Biólogos estudam todos os organismos vivos. Investigam aspectos como origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Analisam seres nos seus vários níveis de organização: desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.
Pesquisadores podem trabalhar em laboratórios, onde são utilizados equipamentos como microscópios, computadores, termômetros. Algumas experiências são realizadas com cobaias, como ratos, sapos, macacos e coelhos. A pesquisa de campo -anotação de dados e coleta de material para análise em laboratório – muitas vezes necessária em especialidades como botânica e zoologia, implica deslocamentos ou viagens para florestas ou áreas distantes, de infra-estrutura precária. Na área de educação ambiental as atividades podem ser realizadas em fins de semana e feriados.
Quem quiser seguir carreira na área de Biologia pode optar por dois caminhos: bacharelado ou licenciatura. No bacharelado, o profissional estará apto a atuar como biólogo em empresas públicas e privadas dos mais variados ramos, desde zoológicos e reservas naturais até a indústria de alimentos. Já quem faz licenciatura é formado para dar aulas nos ensinos fundamental e médio.
O curso de Biologia
O curso de Biologia, também conhecido como Ciências Biológicas, é oferecido nas modalidades bacharelado e licenciatura e dura entre 4 e 5 anos.
Enquanto a licenciatura forma professores dos ensinos fundamental e médio, o bacharelado prepara o profissional para trabalhar com pesquisa científica, consultoria e outras atividades.
O curso aborda diversas matérias ligadas à biologia, como Botânica, Zoologia, Anatomia Humana, Microbiologia, Genética e Biodiversidade, entre outras. No bacharelado, o aluno conta ainda com aulas práticas e saídas a campo. Na licenciatura, o currículo inclui disciplinas como Didática e Pedagogia.
Faculdades de Biologia
Os cursos de bacharelado e licenciatura em Biologia são oferecidos em várias instituições públicas e privadas de todo o País. Conheça algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Biologia:
Privadas
Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Faculdade Redentor (FACREDENTOR)
Públicas
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para quem se forma em Biologia está relacionado ao tipo de curso.
Quem faz licenciatura encontra oportunidades de emprego nos ensinos fundamental e médio, ministrando aulas de Biologia. Pode também atuar na revisão de material pedagógico desta disciplina. A empregabilidade de quem faz licenciatura em geral é alta. De acordo com relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2013, a área de Educação e Formação de Professores apresenta uma taxa de ocupação de 94,13%.
Para os bacharéis em Biologia, as ofertas de emprego estão empresas preocupadas com o impacto que suas atividades exercem sobre o meio ambiente, tais como as indústrias de alimentos, farmacêutica e petroquímicas. O biólogo também pode atuar em zoológicos, reservas naturais e institutos de pesquisa entre outras instituições.
Fonte:
www.guiadacarreira.com.br