{"id":966,"date":"2009-01-19T14:22:35","date_gmt":"2009-01-19T14:22:35","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:30","slug":"ciencias_do_mar_centro_de_estudos_do_mar_da_ufpr","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/profissionais_do_ambiente\/ciencias_do_mar_centro_de_estudos_do_mar_da_ufpr.html","title":{"rendered":"Ci\u00eancias do Mar Centro de Estudos do Mar da UFPR"},"content":{"rendered":"\n

O curso dever\u00e1 ser estruturado em m\u00f3dulos seriados, constitu\u00eddos por sua vez por conjuntos de disciplinas, sempre ministradas de forma concentrada, em hor\u00e1rio integral, com per\u00edodos vari\u00e1veis de 1 a 4 semanas, com carga hor\u00e1ria de 30 a 40 horas por semana, distribu\u00eddas em atividades te\u00f3ricas, pr\u00e1ticas e atividades dirigidas. A partir de leituras e trabalhos orientados, cada aluno dever\u00e1 executar atividades regulares e sistem\u00e1ticas de pesquisa e extens\u00e3o, nas denominadas Oficinas de Pesquisa.<\/p>\n\n\n\n

Cada um dos m\u00f3dulos ter\u00e1 objetivos espec\u00edficos, variando desde introdu\u00e7\u00f5es gen\u00e9ricas \u00e0s ci\u00eancias do mar at\u00e9 a habilita\u00e7\u00e3o para a atua\u00e7\u00e3o profissional em \u00e1reas espec\u00edficas.<\/p>\n\n\n\n

As disciplinas ter\u00e3o car\u00e1ter obrigat\u00f3rio at\u00e9 os denominados m\u00f3dulos de habilita\u00e7\u00e3o, ao final do curso. O aproveitamento dos alunos ser\u00e1 aferido por avalia\u00e7\u00f5es individuais ou em grupo, sob a forma de exames te\u00f3ricos e\/ou pr\u00e1ticos, dependendo do perfil de cada disciplina. A estrutura em m\u00f3dulos seriados elimina automaticamente a necessidade de pr\u00e9-requisitos disciplinares. Por outro lado, pode criar dificuldades para o correto cumprimento da grade curricular no caso de reprova\u00e7\u00f5es. Para lidar com esta situa\u00e7\u00e3o, ser\u00e1 adotado um sistema de avalia\u00e7\u00e3o cont\u00ednua. Neste sistema, o aluno reprovado em uma disciplina ser\u00e1 obrigado a prestar novos exames em duas outras oportunidades no semestre subsequente, sem necessidade de cursar novamente a disciplina. Em atendimento \u00e0s normas regimentais da universidade, o aluno reprovado nas tr\u00eas oportunidades dever\u00e1 retomar o curso no semestre correspondente \u00e0 disciplina em quest\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Para a obten\u00e7\u00e3o do t\u00edtulo de bacharel em ci\u00eancias do mar, com habilita\u00e7\u00e3o em pesquisa ou gest\u00e3o costeira, o aluno dever\u00e1 desenvolver, paralelamente ao cumprimento de cr\u00e9ditos em disciplinas optativas, um trabalho de pesquisa ou extens\u00e3o, a ser apresentado e defendido sob a forma de uma monografia ou plano de gest\u00e3o ambiental ou manejo de recursos costeiros, dependendo da \u00e1rea de habilita\u00e7\u00e3o. Este trabalho dever\u00e1 contar com a orienta\u00e7\u00e3o de um ou mais membros do corpo docente.<\/p>\n\n\n\n

Durante todo o Curso de Gradua\u00e7\u00e3o em Ci\u00eancias do Mar, um Comit\u00ea Permanente de Acompanhamento (CPA) dos alunos, ajudar\u00e1 a manter a qualidade, controlar o desempenho, elaborar, junto aos professores respons\u00e1veis pelas disciplinas, as provas de re-aproveitamento dos alunos n\u00e3o aprovados regularmente nas respectivas disciplinas, no sistema de avalia\u00e7\u00e3o continuada do curso. O aluno ter\u00e1 duas oportunidades de recuperar, no semestre imediato ao da reprova\u00e7\u00e3o da disciplina, aquelas que n\u00e3o tenham sido aprovadas regularmente. Estes comit\u00eas estar\u00e3o formados pela coordena\u00e7\u00e3o do curso e os docentes respons\u00e1veis das Oficinas de Pesquisa. Os docentes da Oficina de Pesquisa I far\u00e3o parte do CPA dos alunos dos primeiros dois semestres. Os da Oficina de Pesquisa II, formar\u00e3o o CPA para os alunos dos semestres 3 a 5. O CPA dos alunos dos semestres 7\u00ba e 8\u00ba, ser\u00e3o acompanhados pelos docentes respons\u00e1veis da Oficina de Pesquisa III. Nas Habilita\u00e7\u00f5es, o CPA ser\u00e1 formado pelos docentes orientadores.<\/p>\n\n\n\n

Na Listagem a seguir, as disciplinas nas quais n\u00e3o \u00e9 indicado explicitamente o Departamento est\u00e3o sob responsabilidade direta do Centro de Estudos do Mar.<\/p>\n\n\n\n

M\u00f3dulo 1 \u2013 Disciplinas introdut\u00f3rias (1 semestre)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

(1o semestre \u2013 primeiro ano):<\/strong><\/p>\n\n\n\n

1.Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 Oceanografia Geol\u00f3gica – (60 hs – 2 semanas)<\/p>\n\n\n\n

2. Planeta Terra; a Terra e a Lua; o Tempo Geol\u00f3gico; a Terra como um Organismo Vivo; a Tect\u00f4nica de Placas e a Deriva Continental: os Continentes e os Oceanos; o Fundo Oce\u00e2nico; a Zona Costeira.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 Oceanografia F\u00edsica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Breve resenha hist\u00f3rica da oceanografia – O princ\u00edpio de unicidade dos oceanos – Salinidade e temperatura – Correntes oce\u00e2nicas – Ondas – Mar\u00e9s – Intera\u00e7\u00e3o dos oceanos com o leito e a costa – Intera\u00e7\u00e3o dos oceanos com a atmosfera – O oceano aberto – A zona costeira – Estu\u00e1rios e lagoas costeiras – M\u00e9todos de medi\u00e7\u00e3o das vari\u00e1veis f\u00edsicas do mar.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Introdu<\/strong>\u00e7\u00e3o \u00e0 Oceanografia Qu\u00edmica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As propriedades da \u00e1gua do mar; o ciclo hidrol\u00f3gico; a hist\u00f3ria da \u00e1gua do mar; a salinidade nos oceanos; a composi\u00e7\u00e3o qu\u00edmica da \u00e1gua do mar; por que a \u00e1gua do mar \u00e9 salgada?; as rea\u00e7\u00f5es qu\u00edmicas e biol\u00f3gicas na \u00e1gua do mar<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 Oceanografia Biol\u00f3gica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Breve hist\u00f3rico da oceanografia biol\u00f3gica. Conceitos b\u00e1sicos: Oceanografia biol\u00f3gica x biologia marinha. Principais divis\u00f5es batim\u00e9tricas dos ambientes marinhos. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos. Pl\u00e2ncton: principais componentes e produ\u00e7\u00e3o org\u00e2nica. Necton: forma e fun\u00e7\u00f5es em peixes e no\u00e7\u00f5es de diversidade espec\u00edfica. Bentos: principais componentes e associa\u00e7\u00f5es entre esp\u00e9cies. Principais ecossistemas marinhos e transicionais: regi\u00f5es oce\u00e2nicas e ner\u00edticas, zonas de ressurg\u00eancia, ambientes recifais, cost\u00f5es rochosos, praias, estu\u00e1rios. Novas fronteiras: al\u00e7a microbiana, “neve” marinha, fumarolas submarinas (fontes hidrotermais) e ecossistemas associados.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Pr\u00e1tica de texto – (60 hs – 2 semanas).<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Leitura e produ\u00e7\u00e3o de textos. A l\u00edngua (oral e escrita) como processo interlocutivo. Realiza\u00e7\u00e3o de opera\u00e7\u00f5es com e sobre a l\u00edngua.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Teoria e Pr\u00e1tica de Ensino<\/p>\n\n\n\n

M\u00e9todos da ci\u00eancia – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Princ\u00edpios l\u00f3gicos b\u00e1sicos relacionados com o pensar cient\u00edfico: o pensar criativo e os modos de pensar. O conhecimento do senso comum e o conhecimento cient\u00edfico. Ci\u00eancia e m\u00e9todo: uma vis\u00e3o hist\u00f3rica desde as concep\u00e7\u00f5es gregas grega at\u00e9 a ci\u00eancia moderna. A ci\u00eancia contempor\u00e2nea: Os componentes l\u00f3gicos do m\u00e9todo cient\u00edfico: observa\u00e7\u00f5es, modelos (teorias e explica\u00e7\u00f5es), hip\u00f3teses (predi\u00e7\u00f5es e dedu\u00e7\u00f5es), testes (experimentos e avalia\u00e7\u00f5es cr\u00edticas) e conclus\u00f5es (infer\u00eancias ou interpreta\u00e7\u00f5es). Acaso, oportunismo e serendipitidade. Metodologia do trabalho cient\u00edfico. Procedimentos b\u00e1sicos: leitura e an\u00e1lise de textos. Semin\u00e1rios e confer\u00eancias. Pesquisa bibliogr\u00e1fica. Projetos e relat\u00f3rios de pesquisa. A natureza dos trabalhos cient\u00edficos<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Fontes de informa\u00e7\u00f5es e recursos computacionais – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Hardware, sistemas operacionais, multim\u00eddia, redes locais, introdu\u00e7\u00e3o \u00e0s linguagens de computa\u00e7\u00e3o, software b\u00e1sico e a Internet.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Oficina de Pesquisa I – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Uma vis\u00e3o integrada das ci\u00eancias do mar: a ci\u00eancia oceanogr\u00e1fica como atividade interdisciplinar. Escalas espaciais e escalas temporais. Estruturas e processos. Limites: distribui\u00e7\u00e3o cont\u00ednua e distribui\u00e7\u00e3o discreta. Fluxos e ciclos. Um contato com o mar: cruzeiro de batismo.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Total: 16 semanas<\/p>\n\n\n\n

M\u00f3dulo 2 \u2013 Disciplinas instrumentais (1 semestre)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O objetivo deste m\u00f3dulo \u00e9 familiarizar os alunos com os instrumentos mais usados na oceanografia, tanto no que diz respeito \u00e0s ci\u00eancias exatas, concentradas principalmente no Bloco das Ci\u00eancias Exatas, quanto \u00e0s sociais e cognitivas, assim como com as ferramentas instrumentais e experimentais adotadas pelas ci\u00eancias oceanogr\u00e1ficas. As disciplinas programadas, com dura\u00e7\u00e3o m\u00e9dia de 2 a 3 semanas intensivas, s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

(2o semestre \u2013 primeiro ano):<\/p>\n\n\n\n

Pr\u00e9-C\u00e1lculo – (60 hs – 2 semanas<\/strong>)<\/p>\n\n\n\n

N\u00fameros reais. Teoria dos conjuntos. An\u00e1lise combinat\u00f3ria. Fun\u00e7\u00f5es reais. Fun\u00e7\u00e3o linear. Fun\u00e7\u00f5es polinomiais. Fun\u00e7\u00f5es peri\u00f3dicas. Fun\u00e7\u00e3o exponencial e logar\u00edtmica.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Matem\u00e1tica<\/p>\n\n\n\n

Antropologia e Meio Ambiente – (60 hs – 2 semanas).<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O meio ambiente como objeto de reflex\u00e3o antropol\u00f3gica: representa\u00e7\u00e3o da natureza em diferentes culturas. Teorias antropol\u00f3gicas sobre a rela\u00e7\u00e3o do homem com o meio ambiente<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Antropologia<\/p>\n\n\n\n

Instrumenta\u00e7\u00e3o Oceanogr\u00e1fica – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O ambiente marinho – biol\u00f3gico, qu\u00edmico, f\u00edsico e geol\u00f3gico. Princ\u00edpios gerais das teorias das medi\u00e7\u00f5es. Medi\u00e7\u00f5es oceanogr\u00e1ficas. No\u00e7\u00f5es de navega\u00e7\u00e3o. Amostragem direta e remota. Instrumenta\u00e7\u00e3o e t\u00e9cnicas de amostragem biol\u00f3gica: pl\u00e2ncton, necton e bentos. Instrumenta\u00e7\u00e3o e t\u00e9cnicas de amostragem qu\u00edmica: \u00e1gua e sedimento. Instrumenta\u00e7\u00e3o e t\u00e9cnicas de amostragem f\u00edsica. Instrumenta\u00e7\u00e3o e t\u00e9cnicas de amostragem geol\u00f3gica<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1veis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/strong><\/p>\n\n\n\n

BLOCO DAS CI\u00caNCIAS EXATAS<\/strong><\/p>\n\n\n\n

C\u00e1lculo para Ci\u00eancias do Mar – (120 hs \u2013 4 semanas – desdobradas em 4 blocos)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Fun\u00e7\u00e3o de uma vari\u00e1vel. Limites. Continuidade. Derivada. Diferencial. Aplica\u00e7\u00f5es da derivada. Integral indefinida, definida e aplica\u00e7\u00f5es. Seq\u00fc\u00eancias, s\u00e9ries num\u00e9ricas e de fun\u00e7\u00f5es. Superf\u00edcies e curvas no espa\u00e7o. Fun\u00e7\u00f5es de v\u00e1rias vari\u00e1veis. Derivada parcial. Integral m\u00faltipla. Equa\u00e7\u00f5es diferenciais ordin\u00e1rias e parciais. Matrizes, autovalores e autovetores. Resolu\u00e7\u00e3o de sistemas de equa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Matem\u00e1tica<\/p>\n\n\n\n

F\u00edsica para Ci\u00eancias do Mar – (120 hs \u2013 4 semanas – desdobradas em 4 blocos)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Medidas f\u00edsicas, Vetores, Movimento em uma dimens\u00e3o, Movimento no plano, Din\u00e2mica da Part\u00edcula, Gravita\u00e7\u00e3o, Trabalho e Energia, Sistemas de Part\u00edculas, Colis\u00f5es, Condi\u00e7\u00f5es de Equil\u00edbrio, Cinem\u00e1tica e Din\u00e2mica da Rota\u00e7\u00e3o, Elasticidade, Oscila\u00e7\u00f5es, Est\u00e1tica de Flu\u00eddos, Din\u00e2mica de Flu\u00eddos, Temperatura, Calor, Teoria Cin\u00e9tica dos Gases, Primeira lei da Termodin\u00e2mica, Entropia e Segunda Lei da Termodin\u00e2mica, Ondas em meios el\u00e1sticos, Ondas sonoras, Radia\u00e7\u00f5es eletromagn\u00e9ticas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de F\u00edsica<\/p>\n\n\n\n

Estat\u00edstica para Ci\u00eancias do Mar – (120 hs – 4 semanas – desdobradas em 4 blocos)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

An\u00e1lise Explorat\u00f3ria de Dados. Amostragem. Probabilidade. Infer\u00eancia Estat\u00edstica. An\u00e1lise de Regress\u00e3o e Correla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Estat\u00edstica<\/p>\n\n\n\n

Tutoria I – (1 hs semanal – anual )<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Acompanhamento Pedag\u00f3gico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.<\/p>\n\n\n\n

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos s\u00e3o divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes respons\u00e1veis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acad\u00eamico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordena\u00e7\u00e3o, para as quest\u00f5es pedag\u00f3gicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acad\u00eamico.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1veis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 18 semanas<\/p>\n\n\n\n

M\u00f3dulo 3 \u2013 Disciplinas de base (2 semestres)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O objetivo deste m\u00f3dulo \u00e9 familiarizar os alunos com a base conceptual das ci\u00eancias naturais, sociais e cognitivas e com as ferramentas intelectuais adotadas pelas ci\u00eancias oceanogr\u00e1ficas. As disciplinas programadas, com dura\u00e7\u00e3o m\u00e9dia de 2 a 3 semanas intensivas, s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

(1\u00ba semestre- Segundo ano):<\/p>\n\n\n\n

Qu\u00edmica para Ci\u00eancias do Mar – (90 hs – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Estrutura dos \u00e1tomos; correla\u00e7\u00f5es peri\u00f3dicas e estruturais na qu\u00edmica dos elementos; liga\u00e7\u00f5es qu\u00edmicas; no\u00e7\u00f5es de termodin\u00e2mica qu\u00edmica; cin\u00e9tica qu\u00edmica; equil\u00edbrio qu\u00edmico; rea\u00e7\u00f5es qu\u00edmicas em solu\u00e7\u00e3o aquosa; \u00e1cidos e bases; oxirredu\u00e7\u00e3o; estudo da \u00e1gua; os elementos nos sistemas aqu\u00e1ticos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Qu\u00edmica<\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 Teoria Social. (40 hs \u2013 1 semana)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

An\u00e1lise de conceitos e situa\u00e7\u00f5es constitutivas das sociedades contempor\u00e2neas, seus conflitos e desafios socioambientais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Ci\u00eancias Sociais<\/p>\n\n\n\n

Geologia para Ci\u00eancias do Mar – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o as Geoci\u00eancias, Tect\u00f4nica Global, Minerais e Rochas, Din\u00e2mica Externa, Geologia e Meio Ambiente, Rochas \u00cdgneas, Din\u00e2mica Externa, Rochas Sedimentares, Rochas Metam\u00f3rficas, Tempo Geol\u00f3gico, Introdu\u00e7\u00e3o a Geologia do Estado do Paran\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geologia<\/p>\n\n\n\n

T\u00e9cnicas de dissemina\u00e7\u00e3o do conhecimento cient\u00edfico (40 hs – 1 semana)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Prepara\u00e7\u00e3o de relat\u00f3rios t\u00e9cnicos, projetos de pesquisa, monografias, teses e trabalhos cient\u00edficos. Reuni\u00f5es e congressos: apresenta\u00e7\u00e3o oral ou pain\u00e9l? Lidando com tabelas e gr\u00e1ficos. O uso de transpar\u00eancias e slides. Os meandros da publica\u00e7\u00e3o cient\u00edfica: escolha da revista, processo da revis\u00e3o por pares, din\u00e2mica editorial. A Internet e as perspectivas da publica\u00e7\u00e3o cient\u00edfica: novas tecnologias e novos modos de encarar a publica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Biologia e diversidade dos organismos marinhos (120 hs – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Caracter\u00edsticas da mat\u00e9ria viva. Origem da vida. C\u00e9lulas procar\u00f3ticas, eucari\u00f3ticas e a teoria de endosimbiontes. Organismos aut\u00f3trofos e heter\u00f3trofos. A diversifica\u00e7\u00e3o das esp\u00e9cies atrav\u00e9s da evolu\u00e7\u00e3o biol\u00f3gica. A diversidade dos organismos: as varia\u00e7\u00f5es entre e dentro das esp\u00e9cies. Os sistemas de classifica\u00e7\u00e3o e nomenclatura e as an\u00e1lises filogen\u00e9ticas. Organiza\u00e7\u00e3o funcional dos protozo\u00e1rios. Organiza\u00e7\u00e3o funcional dos metazo\u00e1rios marinhos: especializa\u00e7\u00e3o dos tecidos, cavidades do corpo, segmenta\u00e7\u00e3o. Processos de respira\u00e7\u00e3o, nutri\u00e7\u00e3o, excre\u00e7\u00e3o, reprodu\u00e7\u00e3o assexuada e sexuada, locomo\u00e7\u00e3o. Organiza\u00e7\u00e3o funcional dos vertebrados marinhos. Filogenia dos filos animais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Economia – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O capitalismo como fase de desenvolvimento econ\u00f4mico. O surgimento do pensamento econ\u00f4mico e as diferentes escolas. Elementos para a compreens\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o e do mercado. As contas nacionais e a balan\u00e7a de pagamentos. A economia fase o meio ambiente. Mecanismos de pol\u00edtica econ\u00f4mica para valorar o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento<\/p>\n\n\n\n

Estat\u00edstica param\u00e9trica e n\u00e3o param\u00e9trica – (80 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Planejamento de Experimento. An\u00e1lise de vari\u00e2ncia. Testes de Compara\u00e7\u00f5es M\u00faltiplas. Testes N\u00e3o Param\u00e9tricos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Estat\u00edstica<\/p>\n\n\n\n

Fotogrametria e fotointerpreta\u00e7\u00e3o – (40 hs \u2013 1 semana)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

C\u00e2maras Fotogr\u00e1ficas. Geometria da Fotografia. Estereoscopios. Filmes, Revela\u00e7\u00e3o e Copiagem. Planejamento de recobrimento Fotogr\u00e1fico. Extra\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es m\u00e9tricas. Fotointerpreta\u00e7\u00e3o: Chaves e est\u00e1gios. Elementos de reconhecimento. Aplica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geom\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 15 semanas +1 semanas de l\u00edngua inglesa = 16 semanas<\/p>\n\n\n\n

(2o semestre \u2013 segundo ano):<\/p>\n\n\n\n

Qu\u00edmica Org\u00e2nica para Ci\u00eancias do Mar – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Estrutura, propriedades e reatividade dos compostos org\u00e2nicos. Nomenclatura, isomerismo, espectroscopia, cat\u00e1lise, mecanismos de rea\u00e7\u00f5es e estereoqu\u00edmica. Aplica\u00e7\u00e3o dos princ\u00edpios da qu\u00edmica org\u00e2nica aos sistemas biol\u00f3gicos – carbohidratos, prote\u00ednas, enzimas e cofatores.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Qu\u00edmica<\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 cartografia e navega\u00e7\u00e3o – (40 hs \u2013 1 semana)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sistemas de Proje\u00e7\u00e3o. Representa\u00e7\u00f5es Cartogr\u00e1ficas e Cartografia N\u00e1utica. No\u00e7\u00f5es de Cartometria: Orienta\u00e7\u00e3o, Posicionamento, navega\u00e7\u00e3o e Medidas de \u00e2ngulos e dist\u00e2ncias em cartas. Sistemas de Refer\u00eancia para Navega\u00e7\u00e3o. Sistemas de Posicionamento e Navega\u00e7\u00e3o. Princ\u00edpios de Navega\u00e7\u00e3o e o Problema Geral da Navega\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geom\u00e2tica<\/p>\n\n\n\n

Ecologia geral – (80 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Defini\u00e7\u00e3o. N\u00edveis de organiza\u00e7\u00e3o da vida. Escalas espaciais e temporais. Conceitos especiais. N\u00edveis dos organismos, das comunidades, das popula\u00e7\u00f5es e dos ecossistemas. Heterogeneidade, perturba\u00e7\u00f5es e estabilidade ambiental. Extin\u00e7\u00e3o e conserva\u00e7\u00e3o. Biodiversidade. Amea\u00e7as atuais aos processos ecol\u00f3gicos. Ecologia humana. Uso de recursos vegetais e animais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

An\u00e1lise multivariada e an\u00e1lise de s\u00e9ries temporais – (120 hs – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o. Principais an\u00e1lises multivariadas. Processos multivariados e multidimensionais. An\u00e1lise Espectral. An\u00e1lise de S\u00e9ries Temporais. An\u00e1lise espectral na pr\u00e1tica. Recursos computacionais aplicados \u00e0s an\u00e1lises multivariadas.<\/p>\n\n\n\n

Responsavel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar \/ Departamento de Estat\u00edstica<\/p>\n\n\n\n

Hist\u00f3ria geol\u00f3gica da vida – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O universo e a Terra. Princ\u00edpios da data\u00e7\u00e3o absoluta e data\u00e7\u00e3o relativa. A origem e desenvolvimento da vida primitiva. F\u00f3sseis: defini\u00e7\u00e3o, modos de fossiliza\u00e7\u00e3o, icnof\u00f3sseis, subf\u00f3sseis. Processos tafon\u00f4micos e diagen\u00e9ticos do registro fossil\u00edfero. M\u00e9todos em Paleontologia. No\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas de Bioestratigrafia. Conceito de esp\u00e9cie paleontol\u00f3gica. Evolu\u00e7\u00e3o. Extin\u00e7\u00e3o e Extin\u00e7\u00e3o em massa. A vida pr\u00e9-cambriana. Diversidade biol\u00f3gica e a evolu\u00e7\u00e3o na Era Paleoz\u00f3ica, Mesoz\u00f3ica e Cenoz\u00f3ica.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar \/ Departamento de Geologia<\/p>\n\n\n\n

Sensoriamento remoto e geoprocessamento \u2013 (80 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sensoriamento Remoto: Origem e Evolu\u00e7\u00e3o. Princ\u00edpios F\u00edsicos: radia\u00e7\u00e3o eletromagn\u00e9tica, conceitos radiom\u00e9tricos b\u00e1sicos, intera\u00e7\u00e3o e atenua\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica: Plataformas e Sensores. Comportamento Espectral de Alvos. An\u00e1lise visual, Processamento digital de imagens. Aplica\u00e7\u00f5es no Ambiente Costeiro e Marinho. Geoprocessamento: Origem e Evolu\u00e7\u00e3o. Funcionamento de um Sistema de Informa\u00e7\u00f5es Geogr\u00e1ficas (SIG): Elementos essenciais de um SIG. Estrutura dos dados. Aquisi\u00e7\u00e3o dos dados. Manipula\u00e7\u00e3o e An\u00e1lise de dados. Gera\u00e7\u00e3o de produtos. Usos Potenciais no Ambiente Costeiro e Marinho. Estudo de Caso.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geom\u00e2tica<\/p>\n\n\n\n

Mergulho cient\u00edfico – (100 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o e hist\u00f3rico do mergulho. Equipamentos de mergulho. O mergulho livre e aut\u00f4nomo. F\u00edsica aplicada ao mergulho. Fisiologia do Mergulho. Principais acidentes correlatos a pr\u00e1tica do mergulho. Doen\u00e7as decompressivas e medicina do mergulho. Primeiros socorros e plano de evacua\u00e7\u00e3o em opera\u00e7\u00f5es de mergulho. No\u00e7\u00f5es de marinharia e manipula\u00e7\u00e3o de pequenas embarca\u00e7\u00f5es. Aplica\u00e7\u00e3o do mergulho na pesquisa cient\u00edfica. Planejamento de mergulho, normas de seguran\u00e7a e documenta\u00e7\u00e3o de atividades subaqu\u00e1ticas. T\u00e9cnicas de fundeio e manuten\u00e7\u00e3o de equipamentos oceanogr\u00e1ficos subaqu\u00e1ticos. M\u00e9todos qualitativos e quantitativos de amostragem de sedimento e organismos b\u00eanticos. Senso visual, teoria e pratica. Fotografia e v\u00eddeo como auxiliares na pesquisa oceanogr\u00e1fica.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Oficina de Pesquisa II: Os passos da pesquisa cient\u00edfica – (100 hs \u2013 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pr\u00e1tica cient\u00edfica e seus passos. A elabora\u00e7\u00e3o de um projeto de pesquisa (contextualiza\u00e7\u00e3o, fundamenta\u00e7\u00e3o te\u00f3rica, elabora\u00e7\u00e3o de hip\u00f3teses, defini\u00e7\u00e3o de objetivos, estabelecimento de metodologias, protocolos de campo e processamento de dados). Discuss\u00e3o de resultados e defini\u00e7\u00e3o de formas de apresenta\u00e7\u00e3o. Atividade pr\u00e1tica: Desenvolvimento de um mini-projeto de pesquisa.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Tutoria II – (1 hs semanal – anual )<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Acompanhamento Pedag\u00f3gico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.<\/p>\n\n\n\n

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos s\u00e3o divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes respons\u00e1veis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acad\u00eamico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordena\u00e7\u00e3o, para as quest\u00f5es pedag\u00f3gicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acad\u00eamico.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1veis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 17 semanas + 1 semana de l\u00edngua inglesa = 18 semanas<\/p>\n\n\n\n

M\u00f3dulo 4 \u2013 Ferramentas intelectuais para a atividade cient\u00edfica (1 semestre)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O m\u00f3dulo tem por objetivo a apresenta\u00e7\u00e3o das ferramentas intelectuais adotadas pela ci\u00eancia em geral e pelas ci\u00eancias do mar em particular. Ser\u00e1 composto por disciplinas de car\u00e1ter epistemol\u00f3gico, com dura\u00e7\u00e3o sugerida de duas semanas. Ter\u00e3o o objetivo de conduzir a uma reflex\u00e3o sobre a pr\u00e1tica cient\u00edfica, tomando sempre como estudo de caso ou refer\u00eancia as ci\u00eancias do mar:<\/p>\n\n\n\n

(1o semestre \u2013 terceiro ano)<\/p>\n\n\n\n

Natureza e \u00e9tica – (60 hs- 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A realidade socioambiental e os movimentos de amor \u00e0 natureza: ambientalismo e ecologismo. O discurso da natureza na legitima\u00e7\u00e3o \u00e9tica: fundacionismo, relativismo e pluriculturalismo. Os aportes das ci\u00eancias naturais e das ci\u00eancias sociais para a compreens\u00e3o da g\u00eanese e internaliza\u00e7\u00e3o dos valores \u00e9ticos. A normatividade e as rela\u00e7\u00f5es entre a \u00e9tica pessoal, social e profissional. A reflexividade na pr\u00e1tica cient\u00edfica e a inser\u00e7\u00e3o da consci\u00eancia ambiental na constru\u00e7\u00e3o da cidadania.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento<\/p>\n\n\n\n

Novas abordagens e novos campos na tem\u00e1tica oceanogr\u00e1fica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Teorias da causalidade. Teoria geral dos sistemas. Processos estoc\u00e1sticos. Teoria do caos. Enfoque da complexidade. Normas, limites e riscos. L\u00f3gica “fuzzy”. Tend\u00eancias cient\u00edficas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar \/ Departamento de Estat\u00edstica<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Meio ambiente e desenvolvimento – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O meio ambiente: quest\u00f5es e perspectivas para a pesquisa. O meio ambiente como objeto cient\u00edfico. O meio ambiente no contexto da divis\u00e3o social do trabalho cient\u00edfico. Problemas te\u00f3ricos, metodol\u00f3gicos e tecnol\u00f3gicos. A an\u00e1lise sist\u00eamica. A instrumenta\u00e7\u00e3o e a interdisciplinaridade. An\u00e1lise hist\u00f3rica das estrat\u00e9gias de desenvolvimento. Correntes atuais: monetarismo, ecodesenvolvimento, sustentabilidade e viabilidade. Pol\u00edticas nacionais: prioridades pol\u00edticas e op\u00e7\u00f5es cient\u00edficas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Planejamento experimental – (90 hs – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o: unidades amostrais e unidades experimentais, n\u00famero m\u00ednimo. Princ\u00edpios b\u00e1sicos. Amostragem em campo. Estat\u00edsticas em experimenta\u00e7\u00e3o. M\u00e9todos computacionais aplicados ao planejamento amostral.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Estat\u00edstica \/ Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Direito Ambiental – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Direito Ambiental como Direito Econ\u00f4mico e Humano. Fontes do Direito Ambiental. An\u00e1lise hist\u00f3ria do direito ambiental no Brasil. Pol\u00edticas p\u00fablicas e Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de pol\u00edcia e Direito Ambiental. Zoneamento ambiental. Responsabilidade ambiental. Contextualiza\u00e7\u00e3o legal dos estudos de impacto ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Direito<\/p>\n\n\n\n

Oficina de Pesquisa III – (60 horas – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pr\u00e1tica e o cotidiano da ci\u00eancia. A comunidade e as associa\u00e7\u00f5es cient\u00edficas. Formas de coopera\u00e7\u00e3o t\u00e9cnico-cient\u00edfica. Formas de financiamento. Pol\u00edticas cient\u00edficas. Estudos de caso.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 13 semanas +1,5 semanas de l\u00edngua inglesa= 14,5 semanas<\/p>\n\n\n\n

M\u00f3dulo 5 – As Ci\u00eancias do Mar (2 semestres)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Este m\u00f3dulo pretende fornecer aos alunos os elementos essenciais para o aprofundamento na tem\u00e1tica oceanogr\u00e1fica, ainda como tronco b\u00e1sico e j\u00e1 como prepara\u00e7\u00e3o para a defini\u00e7\u00e3o vocacional pelas habilita\u00e7\u00f5es subsequentes. Dura\u00e7\u00e3o sugerida de cada disciplina: 3 a 4 semanas<\/p>\n\n\n\n

(2o semestre – terceiro ano):<\/p>\n\n\n\n

Oceanografia f\u00edsica – (80 hs\u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Propriedades f\u00edsicas da \u00e1gua do mar. O oceano e suas interfaces. Circula\u00e7\u00e3o Geral e correntes oce\u00e2nicas. Ondas oce\u00e2nicas. Equa\u00e7\u00f5es hidrodin\u00e2micas b\u00e1sicas e equa\u00e7\u00e3o de onda. Ondas internas. Vorticidade relativa. Mar\u00e9s: For\u00e7as geradoras. Mar\u00e9s no Oceano real. \u00c1reas costeiras: din\u00e2mica e circula\u00e7\u00e3o. Estratifica\u00e7\u00e3o. Fen\u00f4menos de converg\u00eancia, diverg\u00eancia e ressurg\u00eancia costeira. Sistemas estuarinos: classifica\u00e7\u00e3o. Frentes costeiras e estuarinas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Oceanografia geol\u00f3gica – (80 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o ao curso de oceanografia geol\u00f3gica. Morfodin\u00e2mica de praias e da linha de costa. Lagunas, estu\u00e1rios e deltas (costas associadas \u00e0s mar\u00e9s). Dunas e ilhas barreiras. Marismas e mangues. Mudan\u00e7as do n\u00edvel relativo do mar.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Oceanografia qu\u00edmica – (120 hs – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A qu\u00edmica redox da \u00e1gua do mar, processos de produ\u00e7\u00e3o e destrui\u00e7\u00e3o da mat\u00e9ria particulada e dissolvida, distribui\u00e7\u00e3o horizontal e vertical dos constituintes dissolvidos nos oceanos, metais-tra\u00e7os na \u00e1gua do mar, elementos radioativos no ambiente marinho, a qu\u00edmica dos sedimentos marinhos. Interfaces continente-oceano: estu\u00e1rios, ba\u00edas, lagoas costeiras e plataforma continental, teoria ecol\u00f3gica, impactos antr\u00f3picos e casos-estudos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Oceanografia biol\u00f3gica – (120 hs – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A divis\u00e3o do ambiente oce\u00e2nico e as comunidades marinhas. Din\u00e2mica espacial e varia\u00e7\u00f5es temporais. A pir\u00e2mide tr\u00f3fica marinha. Principais organismos e habitats. Diversidade e associa\u00e7\u00e3o entre esp\u00e9cies. Efeitos dos fatores ambientais. Biogeografia dos animais e plantas marinhos. A an\u00e1lise oceanogr\u00e1fica e a previs\u00e3o e diagn\u00f3stico pesqueiro.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Polui\u00e7\u00e3o marinha e ecologia da restaura\u00e7\u00e3o – (80 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Princ\u00edpios ecol\u00f3gicos b\u00e1sicos relevantes para a polui\u00e7\u00e3o da \u00e1gua e para a ecotoxicologia. Efluentes dom\u00e9sticos e eutrofiza\u00e7\u00e3o. Tratamento de \u00e1gua para abastecimento p\u00fablico e tratamento de efluentes h\u00eddricos e efluentes industriais. Polui\u00e7\u00e3o por \u00f3leo, pesticidas, metais pesados e pl\u00e1sticos. Polui\u00e7\u00e3o t\u00e9rmica e radioativa. Polui\u00e7\u00e3o de impacto: aterro, dragagens e altera\u00e7\u00f5es de margens. M\u00e9todos de an\u00e1lise da presen\u00e7a de poluentes no meio aqu\u00e1tico marinho e estuarino. Estudos de caso para a considera\u00e7\u00e3o de aspectos pertinentes \u00e0 tomada de decis\u00f5es e estabelecimento de crit\u00e9rios de qualidade da \u00e1gua e dos sedimentos. A ecologia da restaura\u00e7\u00e3o ambiental: formas e procedimentos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Ecotoxicologia – (80 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Meio Marinho- bases ecol\u00f3gicas e origem de sua contamina\u00e7\u00e3o; O papel da Ecotoxicologia na investiga\u00e7\u00e3o e controle da contamina\u00e7\u00e3o marinha; Sa\u00fade de Ecossistemas Aqu\u00e1ticos (padr\u00f5es de qualidade ambiental); Legisla\u00e7\u00e3o Ambiental; M\u00e9todos de Estudos para Ecotoxicologia Aqu\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Tutoria III – (1 hs semanal – anual )<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Acompanhamento Pedag\u00f3gico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.<\/p>\n\n\n\n

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos s\u00e3o divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes respons\u00e1veis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acad\u00eamico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordena\u00e7\u00e3o, para as quest\u00f5es pedag\u00f3gicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acad\u00eamico.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1veis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar \/ Departamento de Estat\u00edstica<\/p>\n\n\n\n

Total: 16 semanas<\/p>\n\n\n\n

(1o semestre – quarto ano):<\/p>\n\n\n\n

Modelagem de sistemas marinhos – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o. Representa\u00e7\u00e3o Conceitual de Ecossistemas. Modelos em Ecologia. Ecossistema em Teoria. Din\u00e2mica dos Modelos Num\u00e9ricos em Ecologia. Modelos Est\u00e1ticos. Modelos F\u00edsicos. Modelos Bioqu\u00edmicos. Etapas da Modelagem Ecol\u00f3gica. Processos e Controles nos Ecossistemas.Din\u00e2mica de Sistemas Biol\u00f3gicos. Inclus\u00e3o de fatores f\u00edsico-qu\u00edmicos nos modelos ecol\u00f3gicos. Modelos Econ\u00f4micos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Recursos marinhos renov\u00e1veis e n\u00e3o renov\u00e1veis – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Conceito de recursos marinhos \u2013 usos de mar. Aspecto econ\u00f4mico dos recursos. Produ\u00e7\u00e3o biol\u00f3gica: recursos pesqueiros e de cultico (maricultura). Recursos minerais: dep\u00f3sitos superficiais e subsuperficiais e sua explora\u00e7\u00e3o; minerais da \u00e1gua do mar (hidrocarburos, cloreto de s\u00f3dio, magn\u00e9sio, bromo, etc. e \u00e1gua pot\u00e1vel). Aspectos legais do aproveitamento dos recursos renov\u00e1veis e n\u00e3o renov\u00e1veis do mar.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de decanso)<\/p>\n\n\n\n

Formas de apropria\u00e7\u00e3o e uso de recursos costeiros – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A gest\u00e3o de recursos renov\u00e1veis costeiros. As teorias da sustentabilidade e da viabilidade. Estrat\u00e9gia patrimonial. Gest\u00e3o integrada de recursos costeiros.. A rela\u00e7\u00e3o interdisciplinar. Os modos de apropria\u00e7\u00e3o. Os processos de tomada de decis\u00e3o. Modeliza\u00e7\u00e3o e simula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Zootecnia<\/p>\n\n\n\n

Geologia Ambiental – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Conceitos b\u00e1sicos de Geologia ambiental. Sistemas: carater\u00edstica e propriedades. Sistemas naturais e antr\u00f3picos. Recursos naturais. Riscos ambientais. Enchentes. Eros\u00e3o costeira. Movimentos de massa (deslizamentos, escorregamentos e desabamentos). Eros\u00e3o acelerada (Vo\u00e7orocas). Recursos h\u00eddricos superficiais e subterr\u00e2neos, problemas ambientais Mudan\u00e7as globais: efeito estufa, mudan\u00e7as clim\u00e1ticas, varia\u00e7\u00f5es do n\u00edvel relativo do mar. Cartografia aplicada a problemas ambientais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geologia<\/p>\n\n\n\n

Meteorologia Marinha – (30T\/45AD – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Atmosfera. Radia\u00e7\u00f5es. Temperatura do ar. Press\u00e3o atmosf\u00e9rica. Circula\u00e7\u00e3o geral da atmosfera. Evapora\u00e7\u00e3o. Condensa\u00e7\u00e3o. Precipita\u00e7\u00e3o. Massa de ar e frentes. Ciclones Tropicais e extratropicais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de F\u00edsica e\/ou Departamento de Geografia<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Oficina de pesquisa III (pr\u00e9-habilita\u00e7\u00e3o) – (120 horas – 3 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Oficina de orienta\u00e7\u00e3o vocacional para possibilitar a escolha da \u00e1rea de habilita\u00e7\u00e3o e do tema de trabalho de monografia.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1veis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar \/ Departamento de Estat\u00edstica<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 15 semanas<\/p>\n\n\n\n

M\u00f3dulo 6 \u2013 HABILITA\u00c7\u00c3O \u2013 (2 semestres)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Este m\u00f3dulo tem por objetivo fornecer os elementos pr\u00e1ticos e te\u00f3ricos para a habilita\u00e7\u00e3o disciplinar. A princ\u00edpio, ser\u00e1 constitu\u00eddo por duas grandes \u00e1reas de concentra\u00e7\u00e3o, resultantes da atual capacita\u00e7\u00e3o t\u00e9cnico-cient\u00edfica do Centro de Estudos do Mar. Estas \u00e1reas poder\u00e3o ser eventualmente aumentadas, dependendo dos pr\u00f3prios direcionamentos futuros da unidade e da pr\u00f3pria UFPR. O m\u00f3dulo compreender\u00e1 atividades regulares e sistem\u00e1ticas de ensino te\u00f3rico e pr\u00e1tico, envolvendo pesquisa e extens\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Habilita\u00e7\u00f5es previstas:<\/p>\n\n\n\n

– Habilita\u00e7\u00e3o em pesquisa oceanogr\u00e1fica<\/strong><\/p>\n\n\n\n

– Habilita\u00e7\u00e3o em gest\u00e3o ambiental costeira<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A primeira habilita\u00e7\u00e3o conduzir\u00e1 os alunos para atua\u00e7\u00f5es espec\u00edficas em pesquisa, com indu\u00e7\u00e3o para o doutorado seq\u00fcencial em \u2018Estrutura e funcionamento de sistemas costeiros\u2019, tamb\u00e9m a ser implantado pelo Centro de Estudos do Mar ou para outros cursos de p\u00f3s-gradu\u00e7\u00e3o. A segunda habilita\u00e7\u00e3o pretende fornecer aos alunos o conhecimento e instrumentos b\u00e1sicos para o gerenciamento das atividades humanas na zona costeira.<\/p>\n\n\n\n

As disciplinas deste m\u00f3dulo ser\u00e3o de natureza obrigat\u00f3ria e optativa. As diretrizes para a montagem da grade curricular de cada aluno ser\u00e3o definidas por um comit\u00ea de orienta\u00e7\u00e3o, composto por docentes do curso, incluindo necessariamente o orientador do trabalho de finaliza\u00e7\u00e3o, discutido mais adiante.<\/p>\n\n\n\n

A seguir \u00e9 apresentada uma lista das diversas disciplinas componentes do m\u00f3dulo 5, listadas por \u00e1rea de habilita\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Tutoria IV – (1 hs semanal \u2013 um ano e meio )<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Acompanhamento Pedag\u00f3gico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.<\/p>\n\n\n\n

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos s\u00e3o divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes respons\u00e1veis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acad\u00eamico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordena\u00e7\u00e3o, para as quest\u00f5es pedag\u00f3gicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acad\u00eamico.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1veis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(2o semestre \u2013 quarto ano)<\/p>\n\n\n\n

HABILITA\u00c7\u00c3O EM PESQUISA OCEANOGR\u00c1FICA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Disciplinas obrigat\u00f3rias:<\/p>\n\n\n\n

Fluxos Geof\u00edsicos – (40 hs – 1 semana)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O sistema oceano-atmosfera. Transfer\u00eancia de propriedades entre oceano e atmosfera. Balan\u00e7o t\u00e9rmico dos oceanos. Din\u00e2mica dos fluxos geof\u00edsicos. Vorticidade. Circula\u00e7\u00e3o Geral da Atmosfera. Correntes oce\u00e2nicas. C\u00e1lculo das correntes oce\u00e2nicas por m\u00e9todos indiretos. Circula\u00e7\u00e3o gerada pelo vento. Modelos num\u00e9ricos. Ondas oce\u00e2nicas de larga escala. Popula\u00e7\u00f5es, esp\u00e9cies e evolu\u00e7\u00e3o: a classifica\u00e7\u00e3o dos seres vivos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Ecologia de popula\u00e7\u00f5es – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O conceito de popula\u00e7\u00e3o. Abund\u00e2ncia e distribui\u00e7\u00e3o, a an\u00e1lise das popula\u00e7\u00f5es no espa\u00e7o. M\u00e9todos de amostragem. Par\u00e2metros populacionais, recrutamento, crescimento e mortalidade. Reprodu\u00e7\u00e3o e recrutamento. Analise da reprodu\u00e7\u00e3o, ciclo gonadal e calculo de produ\u00e7\u00e3o gonadal. Padr\u00f5es de recrutamento. Padr\u00f5es de crescimento, varia\u00e7\u00f5es espaciais e temporais. Modelos de crescimento. Analise a partir de dados de tamanho\/idade, tamanho\/incremento e freq\u00fc\u00eancias de tamanho populacional. Mortalidade e tabelas de vida. C\u00e1lculo a partir de curva de captura. Crescimento e regula\u00e7\u00e3o de popula\u00e7\u00f5es. Fatores denso-dependentes e denso-independentes. Modelo exponencial e log\u00edstico. Competi\u00e7\u00e3o intra e inter-espec\u00edfica.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Processos de transporte, eros\u00e3o e acre\u00e7\u00e3o em zonas costeiras. (40 hs – 1 semana)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Transporte de sedimentos pelo efeito combinado de ondas e correntes. Processos f\u00edsicos de sedimentos em suspens\u00e3o. Din\u00e2mica das formas de fundo. Processos f\u00edsicos do transporte por tra\u00e7\u00e3o. C\u00e1lculo de taxas de transporte de sedimentos<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Geoqu\u00edmica Marinha (com \u00eanfase em biogeoqu\u00edmica) – (60 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Composi\u00e7\u00e3o e evolu\u00e7\u00e3o do universo, do sistema solar, da terra, crosta, atmosfera, biosfera, hidrosfera, eros\u00e3o e intemperismo, geoqu\u00edmica das rochas sedimentares, geoqu\u00edmica dos carbonatos, mineralogia das argilas, oxida\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o na sedimenta\u00e7\u00e3o, o oceano como reservat\u00f3rio geoqu\u00edmico, processos geoqu\u00edmicos nos oceanos: termodin\u00e2mica das rea\u00e7\u00f5es aquosas de baixa temperatura, processos no piso oce\u00e2nico e na interface ar-\u00e1gua. Conceitos b\u00e1sicos de Biogeoqu\u00edmica, processos e rea\u00e7\u00f5es, termodin\u00e2mica, Gaia, origem dos elementos, elementos bioativos e elementos n\u00e3o-reativos, produ\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria, ciclos biogeoqu\u00edmicos de nutrientes e sua rela\u00e7\u00e3o com a circula\u00e7\u00e3o oce\u00e2nica, a mat\u00e9ria org\u00e2nica na \u00e1gua do mar, part\u00edculas e col\u00f3ides no oceano e fluxo para os sedimentos, rea\u00e7\u00f5es redox e a zona\u00e7\u00e3o biogeoqu\u00edmica, diag\u00eanese recente, os ciclos do nitrog\u00eanio e do f\u00f3sforo, o ciclo do carbono e o problema do di\u00f3xido de carbono, processos e rea\u00e7\u00f5es nas interfaces \u00e1gua-sedimento e ar-\u00e1gua, o uso de is\u00f3topos est\u00e1veis no estudo dos ciclos biogeoqu\u00edmicos nos oceanos e na atmosfera, com \u00eanfase nos ciclos do carbono, nitrog\u00eanio e enxofre, o uso de radiois\u00f3topos no estudo dos processos marinhos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

F\u00edsica de sistemas costeiros, com \u00eanfase em f\u00edsica estuarina – (60 hs \u2013 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A costa e suas fei\u00e7\u00f5es: da quebra da plataforma \u00e0 linha de costa. Sistemas semi-fechados: ba\u00edas, enseadas, lagoas costeiras, forma\u00e7\u00f5es de barreira, etc. Sistemas estuarinos: classifica\u00e7\u00e3o. Medi\u00e7\u00e3o e an\u00e1lise das propriedades, circula\u00e7\u00e3o, transportes, mistura, dispers\u00e3o e estratifica\u00e7\u00e3o. Propaga\u00e7\u00e3o de ondas longas. Equa\u00e7\u00e3o de conserva\u00e7\u00e3o e equa\u00e7\u00f5es hidrodin\u00e2micas b\u00e1sicas. No\u00e7\u00f5es de modelagem num\u00e9rica. \u00c1reas costeiras: circula\u00e7\u00e3o gerada pelo vento. Estratifica\u00e7\u00e3o. Fen\u00f4menos de converg\u00eancia, diverg\u00eancia e ressurg\u00eancia costeira. Frentes costeiras e estuarinas. Dispers\u00e3o de contaminantes. Modelos num\u00e9ricos uni e bidimensionais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Processos ecol\u00f3gicos em ambientes marinhos – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Produ\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria em ambientes marinhos. Consumidores. Intera\u00e7\u00e3o entre produtores e consumidores. Mat\u00e9ria org\u00e2nica, decomposi\u00e7\u00e3o e ciclo de nutrientes. Diversidade de esp\u00e9cies e estrutura taxon\u00f4mica. Heterogeneidade espacial. Variabilidade temporal de curto e longo prazo. Coloniza\u00e7\u00e3o e sucess\u00e3o. Interfaces din\u00e2micas no ambiente marinho.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Optativa I \u2013 2 semanas
<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Optativa II \u2013 2 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 16 semanas<\/p>\n\n\n\n

(1o semestre \u2013 quinto ano)<\/p>\n\n\n\n

Optativa III \u2013 2 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Optativa IV \u2013 2 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Est\u00e1gio Obrigat\u00f3rio – 12 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O m\u00f3dulo ser\u00e1 encerrado com o Est\u00e1gio Obrigat\u00f3rio no decorrer do qual ser\u00e1 finalizada a Monografia da habilita\u00e7\u00e3o em pesquisa (480 horas), sob a orienta\u00e7\u00e3o de docentes do CEM ou de professores visitantes ou convidados.<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 16 semanas<\/p>\n\n\n\n

(2o semestre \u2013 quarto ano):<\/p>\n\n\n\n

HABILITA\u00c7\u00c3O EM GEST\u00c3O AMBIENTAL COSTEIRA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Disciplinas obrigat\u00f3rias:<\/p>\n\n\n\n

Gerenciamento costeiro – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Conceitos b\u00e1sicos. Problemas priorit\u00e1rios de um progrma de GERCO. Artributos de um programa integrado de GERCO. Defini\u00e7\u00e3o de zona costeira e seus crit\u00e9rios. A Conven\u00e7\u00e3o sobre o Direito do Mar das Na\u00e7\u00f5es Unidas e suas defini\u00e7\u00f5es. Ferramentas, metodologias e estrat\u00e9gias de gerenciamento costeiro: estabelecimento de padr\u00f5es de qualidade ambiental, zoneamento, avalia\u00e7\u00e3o de impactos, licenciamentos, \u00e1reas de uso regulamentado. O GERCO em diferentes pa\u00edses. O GERCO no Brasil e no Paran\u00e1. O PNGC. Instrumentos, \u00f3rg\u00e3os e iniciativas no Paran\u00e1. Simula\u00e7\u00f5es e estudos de caso.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Zootecnia.<\/p>\n\n\n\n

Elementos de educa\u00e7\u00e3o ambiental – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Percep\u00e7\u00e3o e levantamento ambiental: Crise ambiental, crise energ\u00e9tica, desenvolvimento sustent\u00e1vel, hip\u00f3tese gaia, contato com o ambiente costeiro e com a comunidade local. Elementos humanos – naturezas versus culturas: \u00c9tica, cidadania, qualidade de vida, alternativas de conserva\u00e7\u00e3o, pol\u00edticas ambientais, press\u00f5es econ\u00f4micas e pol\u00edticas Propostas pedag\u00f3gicas: Hist\u00f3rico da EA, ecoturismo, sistema educacional formal e n\u00e3o formal, m\u00e9todos de aplica\u00e7\u00e3o, transforma\u00e7\u00e3o e transmiss\u00e3o do conhecimento, Lei de Diretrizes e Bases, Programa Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Danielle Carneiro<\/p>\n\n\n\n

Avalia\u00e7\u00e3o de impactos ambientais – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A avalia\u00e7\u00e3o de impactos ambientais como disciplina. A a\u00e7\u00e3o do homem sobre a natureza. Tipos de impacto. T\u00e9cnicas qualitativas e quantitativas de identifica\u00e7\u00e3o de impactos. Abordagens econ\u00f4micas. A previs\u00e3o de impactos: Diagn\u00f3stico do ambiente f\u00edsico, da biota e o contexto s\u00f3cio-econ\u00f4mico. A capacidade de suporte do ambiente. A natureza interdisciplinar do processo de avalia\u00e7\u00e3o de impactos ambientais. Defini\u00e7\u00e3o de compet\u00eancias t\u00e9cnicas e \u00e9tica profissional. Legisla\u00e7\u00e3o ambiental, pol\u00edticas p\u00fablicas e tomada de decis\u00f5es. Agentes sociais, procedimentos e ferramentas da avalia\u00e7\u00e3o de impactos ambientais. O licenciamento ambiental: pedidos, elabora\u00e7\u00e3o de termos de refer\u00eancia e de EIA-RIMAs, an\u00e1lises t\u00e9cnicas, audi\u00eancias p\u00fablicas. Acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais. Auditorias ambientais. As experi\u00eancias internacionais em AIAs. Previs\u00e3o de cen\u00e1rios futuros.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar \/ Departamento de Departamento de Geologia<\/p>\n\n\n\n

(1 semana de descanso)<\/p>\n\n\n\n

Zoneamento ambiental – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Conceito de zoneamento. Zoneamento ambiental: normas gerais. Zoneamento ambiental urbano. Zoneamento agr\u00edcola. Zoneamento costeiro. Zoneamento a diferentes escalas e vari\u00e1veis tem\u00e1ticas. Estabelecimento de recuos e limites.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geografia.<\/p>\n\n\n\n

Biologia pesqueira – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Revis\u00e3o de Conceitos. Amostragem. Seletividade das Artes de Pesca. Estimativas dos Par\u00e2metros de Crescimento. Estimativa das Taxas de Mortalidade. M\u00e9todos de Popula\u00e7\u00e3o Virtual. Modelos de Proje\u00e7\u00e3o. Avalia\u00e7\u00e3o de estoques de Peixes.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Bases econ\u00f4micas da gest\u00e3o ambiental costeira – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Abordagem econ\u00f4mica da quest\u00e3o ambiental. Instrumentos de ajuda ao processo decis\u00f3rio: an\u00e1lise custo-benef\u00edcio e avalia\u00e7\u00e3o de impacto ambiental. Perspectivas te\u00f3ricas. Avalia\u00e7\u00e3o de perdas e benef\u00edcios relacionadas com eros\u00e3o e recrea\u00e7\u00e3o costeiras. Diretrizes de pesquisa aplicadas ao planejamento e gest\u00e3o ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Economia e\/ou Doutorado em Meio Ambiente<\/p>\n\n\n\n

Biologia da conserva\u00e7\u00e3o de ambientes terrestres e marinhos – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Processos demogr\u00e1ficos naturais e induzidos. Par\u00e2metros que afetam a longevidade de popula\u00e7\u00f5es, efeitos sobre o sistema e esp\u00e9cies constituintes (exposi\u00e7\u00e3o e resposta a impactos). Efeito de borda. Corredores biol\u00f3gicos. Rela\u00e7\u00e3o de \u00e1rea com tamanho de popula\u00e7\u00f5es, probabilidade de extin\u00e7\u00f5es (tamanho populacional m\u00ednimo vi\u00e1vel). \u00c1rea de vida e territorialidade. Rela\u00e7\u00e3o esp\u00e9cies-\u00e1rea: biogeografia de ilhas, din\u00e2mica de fragmentos e probabilidades de extin\u00e7\u00e3o e coloniza\u00e7\u00e3o. Planejamento de reservas. Introdu\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies. Sele\u00e7\u00e3o de bioindicadores. Efeito de bordas. Identifica\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies-chave e descri\u00e7\u00e3o dos efeitos secund\u00e1rios de seu desaparecimento. Reconhecimento de esp\u00e9cies amea\u00e7adas ou raras ou que ocorrem em popula\u00e7\u00f5es pequenas ou fragmentares. Sucess\u00e3o florestal. Modelos multiespec\u00edficos de invas\u00f5es de comunidades e remo\u00e7\u00e3o de esp\u00e9cies, incluindo as teorias de nicho e coevolu\u00e7\u00e3o. Ordena\u00e7\u00e3o de padr\u00f5es de distribui\u00e7\u00e3o multiespec\u00edficas e suas rela\u00e7\u00f5es simult\u00e2neas com par\u00e2metros ambientais. Ucs brasileiras. Sistemas e estrat\u00e9gias de implementa\u00e7\u00e3o de Ucs. Gest\u00e3o e manejo de unidades de conserva\u00e7\u00e3o, resolu\u00e7\u00e3o de conflitos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

(15 semanas)<\/p>\n\n\n\n

(Primeiro semestre \u2013 Quinto ano)<\/p>\n\n\n\n

Optativa I \u2013 2 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Optativa II \u2013 2 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Optativa III \u2013 2 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Est\u00e1gio Obrigat\u00f3rio – 10 semanas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O m\u00f3dulo ser\u00e1 encerrado com o Est\u00e1gio Obrigat\u00f3rio no decorrer do qual ser\u00e1 finalizado o trabalho de habilita\u00e7\u00e3o em gest\u00e3o costeira (400 horas), sob a orienta\u00e7\u00e3o de docentes do CEM ou de professores visitantes ou convidados.<\/p>\n\n\n\n

Total do semestre: 16 semanas<\/p>\n\n\n\n

Lista de algumas disciplinas optativas para as habilita\u00e7\u00f5es (a serem cumpridas paralelamente ao desenvolvimento da monografia). Esta listagem poder\u00e1 ser aumentada com o aumento da oferta de disciplinas tanto pelo CEM como por outros Departamentos da UFPR. Todas ter\u00e3o duas semanas de dura\u00e7\u00e3o, com distribui\u00e7\u00e3o da carga hor\u00e1ria vari\u00e1vel:<\/p>\n\n\n\n

Mec\u00e2nica Cl\u00e1ssica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Matrizes e equa\u00e7\u00f5es lineares. Espa\u00e7os vetoriais. Transforma\u00e7\u00f5es lineares. Operadores matriciais. Espa\u00e7os com produto interno. Operadores Mec\u00e2nica Newtoniana. Gravita\u00e7\u00e3o. Sistemas inercias e n\u00e3o inerciais de refer\u00eancia: o problema das coordenadas m\u00f3veis. Mec\u00e2nica anal\u00edtica e \u00e1lgebra tensorial. Rota\u00e7\u00e3o de corpos r\u00edgidos. Transforma\u00e7\u00f5es de sistemas de coordenadas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de F\u00edsica<\/p>\n\n\n\n

Mec\u00e2nica dos Flu\u00eddos – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Propriedades dos flu\u00eddos: No\u00e7\u00f5es gerais (densidade, peso espec\u00edfico, etc.). Flu\u00eddos perfeitos. Est\u00e1tica dos flu\u00eddos. Press\u00e3o. Equil\u00edbrio. For\u00e7as internas. Atmosfera e press\u00e3o atmosf\u00e9rica. Cinem\u00e1tica dos flu\u00eddos: M\u00e9todos de Lagrange e Euler. Linhas de corrente. Equa\u00e7\u00e3o de continuidade. Teorema de Bernoulli. Din\u00e2mica dos flu\u00eddos. Equil\u00edbrio din\u00e2mico. Teorema da quantidade de movimento. Viscosidade. Reg\u00edmenes laminar e turbulento. Atrito e tens\u00f5es de corte. An\u00e1lise dimensional.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de F\u00edsica<\/p>\n\n\n\n

Termodin\u00e2mica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Conserva\u00e7\u00e3o da energia. Primeiro princ\u00edpio da termodin\u00e2mica. Entropia: segundo princ\u00edpio da termodin\u00e2mica. Potenciais termodin\u00e2micos. Processos irrevers\u00edveis. Leis fenomenol\u00f3gicas. Estados estacion\u00e1rios e de n\u00e3o equil\u00edbrio. Termodin\u00e2mica n\u00e3o linear e processos irrevers\u00edveis. Ordem, caos e dissipa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de F\u00edsica<\/p>\n\n\n\n

Ondas e mar\u00e9s – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Classifica\u00e7\u00e3o das ondas. Equa\u00e7\u00f5es hidrodin\u00e2micas b\u00e1sicas: equa\u00e7\u00e3o de onda. Ondas harm\u00f4nicas simples. Gera\u00e7\u00e3o, crescimento, propaga\u00e7\u00e3o, energia das ondas e suas medi\u00e7\u00f5es. Ondas internas: gera\u00e7\u00e3o, forma e propaga\u00e7\u00e3o Mar\u00e9s: descri\u00e7\u00e3o e medi\u00e7\u00e3o. For\u00e7as geradoras e o potencial de mar\u00e9. Teoria do equil\u00edbrio e teoria din\u00e2mica das mar\u00e9s. Mar\u00e9s no Oceano real. Princ\u00edpios da An\u00e1lise Espectral. An\u00e1lise harm\u00f4nica de registros e previs\u00e3o de mar\u00e9s. Correntes de mar\u00e9s. Oscila\u00e7\u00e3o de longo per\u00edodo do n\u00edvel m\u00e9dio do mar. Mar\u00e9s Meterol\u00f3gicas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Intera\u00e7\u00e3o Oceano – Atmosfera – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Natureza e caracter\u00edsticas do sistema atmosfera-oceano. Balan\u00e7o t\u00e9rmico. Transfer\u00eancia de propriedades entre atmosfera e oceano. Ciclo hidrol\u00f3gico. Massa de ar e frentes Comportamento t\u00e9rmico do sistema oceano-atmosfera. Sistema atmosfera-oceano em latitudes temperadas tropicais. Equa\u00e7\u00e3o da continuidade e do movimento. M\u00e9todo din\u00e2mico para c\u00e1lculo de correntes nos oceanos. C\u00e1lculo de correntes em sistemas estratigraficados de \u00e1guas rasas. Fluxo de declive, ciclostr\u00f3fico e inercial. Correntes causadas por fric\u00e7\u00e3o. Verticidade relativa.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Qu\u00edmica Aqu\u00e1tica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Aplica\u00e7\u00e3o da f\u00edsico-qu\u00edmica e da termodin\u00e2mica aos processos que controlam a composi\u00e7\u00e3o das \u00e1guas naturais. Cin\u00e9tica qu\u00edmica, \u00e1cidos e bases. O sistema carbonato. Precipita\u00e7\u00e3o e dissolu\u00e7\u00e3o em sistemas aqu\u00e1ticos. Ions met\u00e1licos e sua especia\u00e7\u00e3o qu\u00edmica. Rea\u00e7\u00f5es de oxida\u00e7\u00e3o-redu\u00e7\u00e3o em ecossistemas aqu\u00e1ticos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Qu\u00edmica<\/p>\n\n\n\n

Qu\u00edmica Anal\u00edtica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Unidades e concentra\u00e7\u00f5es. Revis\u00e3o de c\u00e1lculos b\u00e1sicos utilizados em qu\u00edmica anal\u00edtica. Erro experimental. An\u00e1lises gravim\u00e9tricas. Produto de solubilidade, an\u00e1lises volum\u00e9tricas: curvas e indicadores de neutraliza\u00e7\u00e3o, titula\u00e7\u00f5es, volumetria de oxi-redu\u00e7\u00e3o, e por complexa\u00e7\u00e3o (EDTA) e por precipita\u00e7\u00e3o. Potenciometria e pH. T\u00e9cnicas de an\u00e1lises instrumentais. Asorciometria na faixa de luz vis\u00edvel e por absor\u00e7\u00e3o at\u00f4mica. Espectrometria de massa e de raio-X. Cromatografia l\u00edquida e gasosa. Radia\u00e7\u00e3o eletromagn\u00e9tica e mat\u00e9ria. Efeitos de matriz, brancos, padr\u00f5es e curvas padr\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Qu\u00edmica<\/p>\n\n\n\n

T\u00e9cnicas e M\u00e9todos em Oc. Qu\u00edmica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 instrumenta\u00e7\u00e3o e t\u00e9cnicas de laborat\u00f3rio, seguran\u00e7a no laborat\u00f3rio. T\u00e9cnicas de amostragem de \u00e1gua e de sedimentos, filtra\u00e7\u00e3o de amostras de \u00e1gua e conserva\u00e7\u00e3o de amostras, sa\u00edda de campo em ecossistemas estuarinos para as amostragens do material para as an\u00e1lises dos par\u00e2metros ambientais, an\u00e1lises volum\u00e9tricas: oxig\u00eanio dissolvido, carbono org\u00e2nico, c\u00e1lcio e magn\u00e9sio dissolvidos, cloretos, determina\u00e7\u00e3o potenciom\u00e9trica: pH e alcalinidade, determina\u00e7\u00f5es gravim\u00e9tricas: material em suspens\u00e3o, sulfato dissolvido e ferro no sedimento. Determina\u00e7\u00f5es por absorciometria (vis\u00edvel) de nutrientes inorg\u00e2nicos dissolvidos: am\u00f4nio, am\u00f4nia, ferro, nitrito, nitrato, fosfato e silicato, pigmentos fotossint\u00e9ticos e metais (absor\u00e7\u00e3o at\u00f4mica) como o zinco e o cobre, determina\u00e7\u00e3o de produ\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria, demonstra\u00e7\u00e3o da t\u00e9cnica de cromatografia gasosa e outros instrumentos usados na determina\u00e7\u00e3o de compostos org\u00e2nicos.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Geologia Costeira – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o. Geomorfologia Costeira e Varia\u00e7\u00f5es do N\u00edvel do Mar. Sedimentos Costeiros. Mar\u00e9s (processos). Ondas (processos). Ventos (processos). Praias. Dunas costeiras. Fal\u00e9sias. Estu\u00e1rios. Aplica\u00e7\u00f5es da Gemorfologia Costeira.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geologia.<\/p>\n\n\n\n

Geof\u00edsica – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Propriedades f\u00edsicas dos materiais da terra: Densidade, susceptibilidade magn\u00e9tica, velocidade s\u00edsmica, condutividade el\u00e9trica, permissividade e constante diel\u00e9tricas, polarizabilidade el\u00e9trica.<\/p>\n\n\n\n

M\u00e9todos geof\u00edsicos e suas aplica\u00e7\u00f5es nos estudos ambientais, geot\u00e9cnicos e de explora\u00e7\u00e3o de recursos naturais \u2013 \u00eanfase \u00e0s aplica\u00e7\u00f5es no mar e no litoral: Gravimetria, magnetometria, s\u00edsmica de refra\u00e7\u00e3o e de reflex\u00e3o (\u00eanfase aos levantamentos com perfilagem s\u00edsmica e sonar de varredura lateral em l\u00e2mina d\u2019\u00e1gua), potencial el\u00e9trico natural (self potential-SP), eletrorresistividade, m\u00e9todos eletromagn\u00e9ticos, radar de penetra\u00e7\u00e3o (ground penetrating radar – GPR), perfilagens geof\u00edsicas de po\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Estudo de casos reais: Prospec\u00e7\u00e3o de \u00e1gua subterr\u00e2nea; controle da salinidade das \u00e1guas, mapeamento interface \u00e1gua doce – \u00e1gua salgada; potencial de fluxo (streaming potential); aterros sanit\u00e1rios (dep\u00f3sitos de lixo); contamina\u00e7\u00e3o por hidrocarbonetos; problema do g\u00e1s rad\u00f4nio; acidentes nucleares; estabilidade de encostas\/taludes; determina\u00e7\u00e3o de caracter\u00edsticas mec\u00e2nicas de maci\u00e7os rochosos e terrosos; \u00eanfase a aplica\u00e7\u00f5es da geof\u00edsica nos problemas litor\u00e2neos e em \u00e1reas submersas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geologia<\/p>\n\n\n\n

Sedimentologia – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Produtos Sedimentares: Part\u00edculas sedimentares propriedades f\u00edsicas ou texturais, propriedades qu\u00edmicas ou mineral\u00f3gicas (composi\u00e7\u00e3o das part\u00edculas). Os agregados de part\u00edculas sedimentares Processos sedimentares: as part\u00edculas em movimento (sedimentologia): Transporte e deposi\u00e7\u00e3o por fluidos de baixa viscosidade (suspens\u00e3o) e transporte de carga de fundo (tra\u00e7\u00e3o). Deposi\u00e7\u00e3o em l\u00edq\u00fcido estacion\u00e1rio (suspens\u00e3o). Lei de Stokes, equivalente hidr\u00e1ulico, dep\u00f3sitos e estruturas gerados por suspens\u00e3o. Deposi\u00e7\u00e3o por l\u00edquido em movimento (tra\u00e7\u00e3o). Velocidades cr\u00edticas: limiares de transporte e eros\u00e3o. Estruturas prim\u00e1rias (ou singen\u00e9ticas) produzidas por tra\u00e7\u00e3o. Estruturas sindeposicionais ou construtivas, estruturas pr\u00e9-deposicionais ou destrutivas. Transporte e deposi\u00e7\u00e3o por massa de alta viscosidade: fluxos gravitacionais (escorregamentos, correntes de turbidez, fluxos granulares, corridas de lama e de detritos, liquidifica\u00e7\u00e3o de sedimentos). Estruturas p\u00f3s-deposicionais ou deformacionais. Uso de estruturas sedimentares, f\u00e1cies sedimentares e principais ambientes deposicionais.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Departamento de Geologia<\/p>\n\n\n\n

Programa\u00e7\u00e3o e m\u00e9todos computacionais aplicados \u00e0s ci\u00eancias ambientais – (60 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o: Introdu\u00e7\u00e3o ao processamento de dados, sistemas operacionais, l\u00f3gica da programa\u00e7\u00e3o, estrutura de dados, procedimentos e fun\u00e7\u00f5es. Desenvolvimento em Borland Delphi: programa\u00e7\u00e3o em Pascal, ambiente de desenvolvimento (IDE), componentes visuais e n\u00e3o visuais, estrutura de banco de dados, desenvolvimento de componentes, finaliza\u00e7\u00e3o de programas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Biologia de vertebrados terrestres costeiros – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Origem e evolu\u00e7\u00e3o dos vertebrados. Plano estrutural e funcional b\u00e1sico. \u00d3rg\u00e3os e sistemas. Fisiologia comparada. Adapta\u00e7\u00f5es ao ambiente. No\u00e7\u00f5es de sistem\u00e1tica e taxonomia. Ecologia de ectotermos: Amphibia, Testudines, Crocodilia, Squamata (Sauria e Serpentes). Ecologia de endotermos: Aves e mam\u00edferos. M\u00e9todos de estudo.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Ictiologia – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o aos conceitos, m\u00e9todos e t\u00e9cnicas (te\u00f3rico-pr\u00e1ticos) fundamentais na ictiologia que permitam o aprofundamento, desenvolvimento e compreens\u00e3o nas sub-\u00e1reas derivadas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar<\/p>\n\n\n\n

Vegeta\u00e7\u00e3o costeira – (80 hs – 2 semanas)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Principais tipos de vegeta\u00e7\u00e3o costeira: restingas, manguezais, marismas e pradarias mar<\/p>\n\n\n\n

Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O curso dever\u00e1 ser estruturado em m\u00f3dulos seriados, constitu\u00eddos por sua vez por conjuntos de disciplinas, sempre ministradas de forma concentrada, em hor\u00e1rio integral, com per\u00edodos vari\u00e1veis de 1 a 4 semanas, com carga hor\u00e1ria de 30 a 40 horas por semana, distribu\u00eddas em atividades te\u00f3ricas, pr\u00e1ticas e atividades dirigidas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1435],"tags":[244,243,220],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/966"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=966"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/966\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5603,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/966\/revisions\/5603"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=966"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=966"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=966"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}