{"id":961,"date":"2009-01-19T11:35:58","date_gmt":"2009-01-19T11:35:58","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:33","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:33","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_acre","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_acre.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Acre"},"content":{"rendered":"\n
O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, v\u00eam desenvolvendo projetos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, que abrangem grande parte dos seus munic\u00edpios como Sena Madureira, Feij\u00f3, Tarauac\u00e1, Assis Brasil, Rodrigues Alves etc. Tais projetos s\u00e3o desenvolvidos em parceria com \u00f3rg\u00e3os do Estado como CENAQUA , SEDUC, SEMEC, EMATER, SOS Amaz\u00f4nia, FUNAI, INFRAERO, MPF, INCRA, C\u00c2MARA MUNICIPAL RIO BRANCO, NEA-RO, PREFEITURAS, SINDICATOS RURAIS etc.Dentre as linhas de a\u00e7\u00e3o dos projetos, est\u00e1 a forma\u00e7\u00e3o de multiplicadores no processo de auto-sustentabilidade, buscando promover mudan\u00e7as de comportamento com vistas ao uso, import\u00e2ncia, conserva\u00e7\u00e3o dos recursos naturais renov\u00e1veis com a participa\u00e7\u00e3o das comunidades locais no enfrentamento dos problemas ambientais emergentes.<\/p>\n\n\n\n
O Estado do Acre, embora apresente dificuldades financeiras e de recursos humanos, vem buscando realizar atrav\u00e9s de alguns \u00f3rg\u00e3os diversas atividades de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental. V\u00e1rias experi\u00eancias v\u00eam ocorrendo nos munic\u00edpios, objetivando sensibilizar as comunidades sobre a import\u00e2ncia de se estabelecer novas pr\u00e1ticas, novos h\u00e1bitos, de forma a garantir um desenvolvimento voltado \u00e0 prote\u00e7\u00e3o dos recursos naturais e de compromisso com apresente e futuras gera\u00e7\u00f5es.<\/span><\/span><\/p>\n\n\n\n <\/span>\u00c1 n\u00edvel formal s\u00e3o realizadas diversas atividades na rede estadual. Descascam-se as experi\u00eancias pioneiras com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 inser\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental nos curr\u00edculos escolares desenvolvidas nas escolas Maria Ang\u00e9lica de Castro, Maria Chalub Leite, Adalberto Sena, Alcimar Leit\u00e3o, estas duas \u00faltimas em parceria com a SOS AMAZ\u00d4NIA. Al\u00e9m disso, a SEC, atrav\u00e9s da Coordena\u00e7\u00e3o de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, tamb\u00e9m desenvolve projetos na linha de Preserva\u00e7\u00e3o do Patrim\u00f4nio P\u00fablico Escolar e capacita\u00e7\u00e3o de Recursos Humanos. Nas escolas municipais n\u00e3o \u00e9 muito diferente.<\/p>\n\n\n\n A Educa\u00e7\u00e3o Ambiental se d\u00e1 atrav\u00e9s de atividades extra sala de aula ou campanhas, como exemplo o Projeto “Lixo vira Lixo” realizado em 07 Escolas Municipais, introduzindo-se a tem\u00e1tica do Lixo para uma abordagem dos problemas ambientais aos professores e, em andamento o Projeto “Lixo e Cidadania” que abrange 10 escolas e objetiva a inser\u00e7\u00e3o da tem\u00e1tica no curr\u00edculo escolar .<\/p>\n\n\n\n O Col\u00e9gio de Aplica\u00e7\u00e3o (federal) tamb\u00e9m realiza atividades, contando inclusive, com uma publica\u00e7\u00e3o das experi\u00eancias realizadas pelos t\u00e9cnicos da escola. A Universidade Federal do Acre, atrav\u00e9s do Parque Zoobot\u00e2nico, desenvolve visitas orientadas em suas depend\u00eancias voltadas aos professores e alunos da rede de ensino. A n\u00edvel n\u00e3o formal h\u00e1 atividades sendo desenvolvidas nas institui\u00e7\u00f5es Federais, Estaduais, Municipais e entidades n\u00e3o governamentais.<\/p>\n\n\n\n O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov\u00e1veis, atrav\u00e9s do N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental desenvolve atividades, tanto na capital como no interior do Estado, como, cursos e palestras em legisla\u00e7\u00e3o ambiental, controle das queimadas e desmatamento, combate ao tr\u00e1fico de animais silvestres, entre outros. Destacam-se, a n\u00edvel estadual, o IMAC -Instituto de Meio Ambiente do Acre, atrav\u00e9s de Campanhas ressaltando a quest\u00e3o da qualidade de vida para \u00e1reas urbanas e, para \u00e1reas rurais realiza\u00e7\u00e3o de cursos e campanhas contra as queimadas e desmatamento, al\u00e9m de apoio \u00e0s atividades desenvolvidas nas escolas, em parceria com a SEC -Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o e, a FUNT AC -Funda\u00e7\u00e3o de Tecnologia do Estado do Acre, atrav\u00e9s de trabalhos voltados \u00e0s popula\u00e7\u00f5es tradicionais das Reservas Extrativistas e da Floresta Estadual do Antimari, como exemplo o Manejo da Fauna Silvestre.<\/p>\n\n\n\n A n\u00edvel municipal, a Prefeitura do Munic\u00edpio de Rio Branco, atrav\u00e9s da Escola de Meio Ambiente criada pela SEMEIA – Secretaria de Meio Ambiente, realiza atividades e visita orientada em 03 Parques Municipais (parque Ambiental Chico Mendes, Capit\u00e3o Cir\u00edaco e Horto Florestal), oferece cursos para professores e grupos comunit\u00e1rios organizados, em produ\u00e7\u00e3o de mudas e produ\u00e7\u00e3o de adubo org\u00e2nico a partir do lixo dom\u00e9stico.<\/p>\n\n\n\n RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES INAUGURA N\u00daCLEO DE EDUCA\u00c7\u00c3O AMBIENTAL<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>O “Projeto Constru\u00e7\u00e3o Participativa e Sustentabilidade H\u00eddrica”, executado pela Cooperativa de Trabalho do Acre (COOTAC), o lan\u00e7amento do N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental da bacia hidrogr\u00e1fica do Riozinho do R\u00f4la, localizado no Seringal Albr\u00e1cia, Coloca\u00e7\u00e3o Grugel, no munic\u00edpio de Xapuri, interior da Reserva Extrativista Chico Mendes.<\/p>\n\n\n\n A finalidade do N\u00facleo \u00e9 realizar encontros educativos para comunidades rurais, mensageiros da \u00e1gua e estudantes das escolas estadual, municipal e federal, com vistas no resgate da cultura local, promo\u00e7\u00e3o do aprendizado e o entendimento da import\u00e2ncia para conserva\u00e7\u00e3o e preserva\u00e7\u00e3o dos recursos naturais da regi\u00e3o, tendo como base a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n Segundo a coordenadora do projeto, Nazar\u00e9 Macedo, a constru\u00e7\u00e3o do N\u00facleo \u00e9 uma iniciativa que busca retomar a quest\u00e3o cultural das comunidades rurais por meio do processo de ensino – aprendizagem focados na Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n “Esse processo somente ser\u00e1 poss\u00edvel se houver a valoriza\u00e7\u00e3o do saber local para que as comunidades por meio de suas experi\u00eancias possam atuar como agentes do processo de constru\u00e7\u00e3o do desenvolvimento e ao mesmo tempo a redu\u00e7\u00e3o dos impactos ambientais, especialmente dos recursos h\u00eddricos”, explicou a coordenadora.<\/p>\n\n\n\n Os encontros educativos a serem desenvolvidos no n\u00facleo ser\u00e3o focados nas tem\u00e1ticas de recupera\u00e7\u00e3o de nascentes, recupera\u00e7\u00e3o de mata ciliar, recupera\u00e7\u00e3o de \u00e1reas degradadas com a utiliza\u00e7\u00e3o de sistemas agro florestais, coleta seletiva, destino apropriado para o lixo e gest\u00e3o ambiental.<\/p>\n\n\n\n “O n\u00facleo tem uma arquitetura r\u00fastica, no qual foi aproveitada a mat\u00e9ria-prima fornecida pelos moradores da \u00e1rea. Possui compartimentos de alojamento, refeit\u00f3rio, local de higieniza\u00e7\u00e3o, sala de treinamento e espa\u00e7o para as atividades culturais”, contou a presidente da Cooperativa, L\u00facia Hall.<\/p>\n\n\n\n A idealiza\u00e7\u00e3o do n\u00facleo surgiu a partir de uma pesquisa de doutorado realizada no interior da bacia juntamente com as comunidades, que identificou a necessidade de revitalizar nascentes e recuperar \u00e1reas da bacia, como matas ciliares, pastos e quintais de escolas rurais em fase de degrada\u00e7\u00e3o. Al\u00e9m disso, promover a mobiliza\u00e7\u00e3o social tendo como principal instrumento a comunica\u00e7\u00e3o e Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n O projeto \u00e9 patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e tem como parceiros o governo do Estado, prefeitura municipal de Rio Branco, Xapuri e Brasil\u00e9ia, Associa\u00e7\u00e3o de Moradores da Resex de Xapuri (Amoprex) e Instituto Chico Mendes de Conserva\u00e7\u00e3o da Biodiversidade (ICMBio).<\/p>\n\n\n\n Fontes: O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, v\u00eam desenvolvendo projetos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, que abrangem grande parte dos seus munic\u00edpios como Sena Madureira, Feij\u00f3, Tarauac\u00e1, Assis Brasil, Rodrigues Alves etc. Tais projetos s\u00e3o desenvolvidos em parceria com \u00f3rg\u00e3os do Estado como CENAQUA , SEDUC, SEMEC, EMATER, SOS Amaz\u00f4nia, FUNAI, <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[217,182,188],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/961"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=961"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/961\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5614,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/961\/revisions\/5614"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=961"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=961"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=961"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nwww.icmbio.gov.br
\nwww.mma.gov.br
\nRespons\u00e1vel: Jo\u00e3o do Socorro Pereira – Coordenador do NEA\/AC Fone: (68) 226-3212 – Fax: (68) 226-3212
\nFonte: Ibama
\n<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"