{"id":957,"date":"2009-01-19T10:59:52","date_gmt":"2009-01-19T10:59:52","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:34","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:34","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_para","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_para.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Par\u00e1"},"content":{"rendered":"\n
O problema da quest\u00e3o ambiental, no estado do Par\u00e1, est\u00e1 se agravando a cada dia, sendo not\u00f3rio a necessidade de desenvolver um processo educativo que vise, sobretudo, a forma\u00e7\u00e3o de agentes multiplicadores nas Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o e \u00c1reas Rurais, a fim de sensibilizar as comunidades para as quest\u00f5es ambientais.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 nesse contexto, que o N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Par\u00e1, em parceria com \u00f3rg\u00e3os governamentais e n\u00e3o-governamentais, vem desenvolvendo suas a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o com vistas a promover a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, dando suporte t\u00e9cnico para a implementa\u00e7\u00e3o da E.A nas \u00e1reas de Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o e Gest\u00e3o Ambiental. Atualmente, o NEA\/PA conta com Projetos , a saber: – Projeto de Carv\u00e3o de Res\u00edduos de Desmatamento; Projeto de Valoriza\u00e7\u00e3o da Costa Paraense; Projeto Ver\u00e3o Limpo; Projeto de Produ\u00e7\u00e3o de Sementeiras e Viveiros de Mudas nas Escolas e Comunidades; Projeto Alternativo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para as Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o e Projeto de Desenvolvimento de T\u00e9cnica Alternativa para Melhorar a Renda da Comunidade do Guajar\u00e1 da costa, Munic\u00edpio de Barcarena, atrav\u00e9s do Estudo Comparativo do Cultivo Experimental do Camar\u00e3o Canela em Viveiro e Tanques-Rede.<\/p>\n\n\n\n
Tais Projetos abrangem desde de Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o como Oriximin\u00e1, Parauapebas, Portel, Itaituba, Santar\u00e9m, Aveiro, Rur\u00f3polis, Altamira, Melga\u00e7o, Almerim, Cachoeira do Piria do Par\u00e1, Floresta Nacional de Tapaj\u00f3s, de Sarac\u00e1-Taquera, Tapirap\u00e9-Aquiri, Caxiuan\u00e3, at\u00e9 as Ilhas de Caviana, Sim\u00e3o Grande e os munic\u00edpios de Soure, Salvaterra, Curu\u00e7\u00e1, Maracan\u00e3, Salin\u00f3polis, S\u00e3o Jo\u00e3o de Pirabas, Augusto Correa, Bragan\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n
Quanto ao apoio de outros \u00f3rg\u00e3os governamentais e n\u00e3o-governamentais, na execu\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o dos referidos projetos, a cada ano novas parcerias v\u00e3o surgindo, prefeituras, Secretaria de Agricultura do Estado – SAGRI, COSIPAR, CEPNOR, CNPT, POCOFS, FCAP etc.<\/p>\n\n\n\n
O Projeto ” Proposta de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental de Aproveitamento de Restos de Desmatamento e Madeiras Serradas”, desenvolvido pelo NEA em parceria com a COSIPAR, se fez necess\u00e1rio devido ao grande desperd\u00edcio de sobra de mat\u00e9ria-prima da floresta e seus subprodutos, tanto provenientes do desmatamento, limpeza de terrenos para ro\u00e7a de subsist\u00eancia, observados no Sul do Par\u00e1. Toda essa biomassa retirada do ecossistema n\u00e3o era reaproveitada, transformada ou beneficiada para garantia de emprego e rendimentos econ\u00f4micos e sociais \u00e0s comunidades locais. Dessa forma, tornou-se necess\u00e1rio a elabora\u00e7\u00e3o de um projeto para desenvolver um trabalho abrangente e sustentado no aproveitamento dos recursos florestais, abrangendo toda a popula\u00e7\u00e3o e principalmente os agropecuaristas, madereiros e pequenos produtores rurais.<\/p>\n\n\n\n
Respons\u00e1vel: Raimundo Ot\u00e1vio da Silva Mendes O problema da quest\u00e3o ambiental, no estado do Par\u00e1, est\u00e1 se agravando a cada dia, sendo not\u00f3rio a necessidade de desenvolver um processo educativo que vise, sobretudo, a forma\u00e7\u00e3o de agentes multiplicadores nas Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o e \u00c1reas Rurais, a fim de sensibilizar as comunidades para as quest\u00f5es ambientais. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,188,213],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/957"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=957"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/957\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5622,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/957\/revisions\/5622"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=957"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=957"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=957"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nFone: (91) 224-5899 \u2013 Fax: (91) 223-1299
\nFonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"