{"id":953,"date":"2009-01-19T11:35:20","date_gmt":"2009-01-19T11:35:20","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:33","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:33","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_piaui","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_piaui.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Piau\u00ed"},"content":{"rendered":"\n

O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do IBAMA no Piau\u00ed desenvolve trabalhos educativos em diversos munic\u00edpios do Estado. O Piau\u00ed tem uma \u00e1rea de 252.378 Km2, 221 munic\u00edpios e uma popula\u00e7\u00e3o de 2.734.152 habitantes (est-1999). De acordo com o IBGE\/1996, o \u00edndice de analfabetismo \u00e9 de cerca de 35%, e o \u00cdndice de Desenvolvimento Humano \u00e9 o mais baixo do pa\u00eds (Relat.PNUD\/1998). As atividades desenvolvidas pelo homem nos diversos ecossistemas piauienses (cerrado, caatinga, transi\u00e7\u00e3o com a floresta amaz\u00f4nica e manguezais na pequena costa de 66 Km) aparecem como fatores determinantes de transforma\u00e7\u00e3o e problemas s\u00f3cio-ambientais, tais como: processo de desertifica\u00e7\u00e3o no sul do Estado; ocupa\u00e7\u00e3o do cerrado por grandes latif\u00fandios; tr\u00e1fico de animais silvestres; assoreamento e polui\u00e7\u00e3o dos rios; desmatamentos; queimadas indiscriminadas; destrui\u00e7\u00e3o dos mangues; lixo; processo de faveliza\u00e7\u00e3o em Teresina etc. Os projetos desenvolvidos buscam equacionar esses problemas, suscitando reflex\u00f5es acerca da condu\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas p\u00fablicas e do comportamento individual e coletivo dos envolvidos. O NEA tem como objetivo propor discuss\u00f5es acerca desses problemas ambientais, de forma mais ampla poss\u00edvel, assegurando a participa\u00e7\u00e3o democr\u00e1tica. Os projetos em desenvolvimento v\u00e3o desde a realiza\u00e7\u00e3o de semin\u00e1rios, que visam promover o di\u00e1logo e a troca de informa\u00e7\u00f5es entre O.G\u2019s e ONG\u2019s, lideran\u00e7as populares, dirigentes, profissionais de comunica\u00e7\u00e3o e pesquisadores, passando pelo apoio \u00e0 projetos desenvolvidos por outras institui\u00e7\u00f5es, at\u00e9 \u00e0queles que se caracterizam como educa\u00e7\u00e3o no processo de gest\u00e3o ambiental, a exemplo do projeto de Gest\u00e3o Participativa de Conserva\u00e7\u00e3o dos Recursos Naturais do Delta do Rio Parna\u00edba, que tem como objetivo geral desenvolver a\u00e7\u00f5es de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, visando melhorar as condi\u00e7\u00f5es de vida da popula\u00e7\u00e3o residente no Delta, sobretudo dos catadores de caranguejo. Outro projeto com grande demanda \u00e9 o de Capacita\u00e7\u00e3o de Professores em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, dirigido aos docentes oriundos da rede oficial de ensino. A\u00e7\u00f5es em conjunto com a DITEC e DICOF tamb\u00e9m s\u00e3o comuns, privilegiando-se \u00e1reas de entorno das Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o. Campanhas Educativas desenvolvidas com recursos financeiros de empresas privadas t\u00eam surtido efeito, despertando aten\u00e7\u00e3o da m\u00eddia e atingindo grande n\u00famero de pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Ana Helena Mendes Lustosa
\nFone: (86) 233 3369 – Fax: (86) 232 5323
\nFonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do IBAMA no Piau\u00ed desenvolve trabalhos educativos em diversos munic\u00edpios do Estado. O Piau\u00ed tem uma \u00e1rea de 252.378 Km2, 221 munic\u00edpios e uma popula\u00e7\u00e3o de 2.734.152 habitantes (est-1999). De acordo com o IBGE\/1996, o \u00edndice de analfabetismo \u00e9 de cerca de 35%, e o \u00cdndice de Desenvolvimento Humano \u00e9 o mais baixo do pa\u00eds (Relat.PNUD\/1998). <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,188,211],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/953"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=953"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/953\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5615,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/953\/revisions\/5615"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=953"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=953"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=953"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}