{"id":952,"date":"2009-01-19T11:34:41","date_gmt":"2009-01-19T11:34:41","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:33","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:33","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_ceara","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_ceara.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Cear\u00e1"},"content":{"rendered":"\n

Os problemas ambientais vivenciados no Estado do Cear\u00e1 s\u00e3o inerentes as caracter\u00edsticas ambientais de seu territ\u00f3rio, 573 km de litoral, mais 75 % encravado no semi-\u00e1rido e pequenas, mas significativas, ilhas de serras \u00famidas que prestam importante papel nas regula\u00e7\u00f5es ecol\u00f3gicas e rela\u00e7\u00f5es s\u00f3cio-ambientais por suas popula\u00e7\u00f5es. Esse perfil ambiental, aliado as pol\u00edticas a ele direcionadas vem, historicamente, acarretando danos ambientais comprometedores aos ecossistemas e principalmente, desarticulando culturalmente popula\u00e7\u00f5es tradicionais (agricultores, camponeses, pescadores, etc.), influenciando sensivelmente a qualidade de vida atual e de expectativa futura do mesmos como sociedade sustent\u00e1vel. O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, vem procurando trabalhar essas quest\u00f5es tendo como p\u00fablico parceiro as popula\u00e7\u00f5es diretamente atingidas e as institui\u00e7\u00f5es p\u00fablicas que interferem ou regulam os recursos ambientais. O trabalho \u00e9 desenvolvido com comunit\u00e1rios, sejam eles pescadores ou agricultores, atrav\u00e9s de um processo de “reflex\u00e3o \u2013 a\u00e7\u00e3o – reflex\u00e3o”, por meio de reuni\u00f5es, semin\u00e1rios, oficinas, buscando sempre o acesso dos mesmos na disputa dos recursos. Por outro lado, s\u00e3o desenvolvidos trabalhos de capacita\u00e7\u00e3o em gest\u00e3o ambiental com t\u00e9cnicos de institui\u00e7\u00f5es que interferem nas regula\u00e7\u00f5es e disputas dos recursos. O m\u00e9todo utilizado \u00e9 o participativo, no processo de constru\u00e7\u00e3o buscando sempre \u00e0 reflex\u00e3o \u2013 a\u00e7\u00e3o – reflex\u00e3o como instrumento de crescimento de grupo e valora\u00e7\u00e3o do trabalho coletivo. Como resultado desse trabalho tem-se constatado o envolvimento das comunidades pesqueiras nas propostas de ordenamento da pesca, o reconhecimento institucional do IBAMA como de potencial aux\u00edlio dos desprovidos de aporte institucional nas quest\u00f5es ambientais comunit\u00e1rias, a melhoria das rela\u00e7\u00f5es institucionais no incremento de pol\u00edticas p\u00fablicas, diminui\u00e7\u00e3o dos conflitos ambientais e acesso aos recursos ambientais em \u00e1reas efetivamente trabalhadas pelo NEA\/IBAMA\/CE.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Francisco Jo\u00e3o Moreira Juv\u00eancio
\nFone: (85) 272-1600 R. 223 – Fax: (85) 227-9081
\nFonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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