{"id":948,"date":"2009-01-19T10:41:21","date_gmt":"2009-01-19T10:41:21","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:35","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:35","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_alagoas","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_alagoas.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Alagoas"},"content":{"rendered":"\n

O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental da SUPES\/AL, tem direcionado as suas a\u00e7\u00f5es, no est\u00edmulo e apoio a participa\u00e7\u00e3o de diferentes segmentos sociais para a gest\u00e3o do meio onde est\u00e3o inseridos, apoiando e executando a\u00e7\u00f5es que venham a fazer com que a popula\u00e7\u00e3o conhe\u00e7a o seu ambiente na busca da melhoria da qualidade de vida, culminando na formula\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas para o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

O Estado de Alagoas se divide em seis regi\u00f5es ambientais: Zona da Mata; O Semi-\u00c1rido; Brejo de Altitude; O S\u00e3o Francisco Alagoano; Fauna e Flora. Tais regi\u00f5es n\u00e3o est\u00e3o livres da a\u00e7\u00e3o humana e, portanto, sujeitas a degrada\u00e7\u00e3o, o que torna de suma import\u00e2nica o papel da educa\u00e7\u00e3o ambiental neste cen\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Para o exerc\u00edcio de 1998, o N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental de Alagoas est\u00e1 propondo a execu\u00e7\u00e3o de 06 projetos a saber:<\/p>\n\n\n\n

– Projeto de Implanta\u00e7\u00e3o de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Processo de Gest\u00e3o na \u00c1rea de Prote\u00e7\u00e3o Ambiental de Pia\u00e7abu\u00e7u;<\/p>\n\n\n\n

– Projeto de Implanta\u00e7\u00e3o de Novas Alternativas Tecnol\u00f3gicas de pesca, na Regi\u00e3o do Baixo S\u00e3o Francisco – Piranhas\/AL;<\/p>\n\n\n\n

– Projeto para Implanta\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na Reserva Biol\u00f3gica de Pedra Talhada;<\/p>\n\n\n\n

– Projeto para Legitima\u00e7\u00e3o da Comiss\u00e3o Estadual de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental;e<\/p>\n\n\n\n

– Projeto Integrado da Reorganiza\u00e7\u00e3o do A\u00e7ude no Munic\u00edpio de Jaramataia.<\/p>\n\n\n\n

Dentre estes merece destaque, o Projeto para Implanta\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o ambiental na Reserva Biol\u00f3gica de Pedra Talhada. Tal reserva foi criada atrav\u00e9s do Decreto 98.524, situada no mun\u00edcipio de Quebrangulo, possui uma rica biodiversidade, inclusive um reservat\u00f3rio de \u00e1gua pot\u00e1vel que beneficia v\u00e1rias comunidades do seu entorno. Contudo, como est\u00e1 situada numa regi\u00e3o bastante seca que atravessa s\u00e9rias dificuldades econ\u00f4micas, s\u00e3o comuns as agress\u00f5es ambientais no local, a exemplo da ca\u00e7a de mam\u00edferos, da explora\u00e7\u00e3o da madeira, com desmatamentos e queimadas, afetando – com isso, o equil\u00edbrio ambiental. \u00c9 neste sentido, que o N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, prop\u00f5e a implanta\u00e7\u00e3o de um Programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, com vistas a contribuir para a forma\u00e7\u00e3o de um consci\u00eania cr\u00edtica da popula\u00e7\u00e3o do entorno sobre a import\u00e2ncia de Pedra Talhada e do papel que cada um, enquanto cidad\u00e3o, pode assumir para garantir a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente e, como consequ\u00eancia, da vida humana.<\/p>\n\n\n\n

Merece destaque , tamb\u00e9m, pelo impacto causado na economia local – a pesca, o Projeto de Implanta\u00e7\u00e3o de Novas Alternativas Tecnol\u00f3gicas de Pesca na Regi\u00e3o do Baixo S\u00e3o Francisco – Piranhas\/AL. A regi\u00e3o do Baixo S\u00e3o Francisco \u00e9 formada pelos Estados de Sergipe e Alagoas, representando um importante papel para o Meio Ambiente e para as comunidades ribeirinhas. A economia \u00e9 incipiente, predominando a agricultura de arroz e da pesca artesanal.<\/p>\n\n\n\n

Na regi\u00e3o de Piranhas est\u00e1 localizada a Cia. Hidroel\u00e9trica do S\u00e3o Francisco – CHESF, tendo uma das suas usinas, a hidrel\u00e9trica de Xing\u00f3, sido constru\u00edda em local com condi\u00e7\u00f5es topogr\u00e1ficas e geol\u00f3gicas muito favor\u00e1veis. Apesar de sua import\u00e2ncia na gera\u00e7\u00e3o de energia, a hidrel\u00e9trica acarretou s\u00e9rios problemas para a pesca artesanal, devido o fechamento das comportas, por dimininuirem o n\u00edvel do rio, causando fortes impactos ambientais e descaracteriza\u00e7\u00e3o da pesca local. Por isso, torna-se necess\u00e1ria, a cria\u00e7\u00e3o de novas alternativas tecnol\u00f3gicas para a regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Em conjunto com a CODEVASF e DNOCS, o IBAMA, pretende, ainda este ano, implantar o Projeto Integrado da Reorganiza\u00e7\u00e3o do A\u00e7ude no munic\u00edpio de Jaramataia, onde a atividade econ\u00f4mica \u00e9 a agropecu\u00e1ria, por\u00e9m a principal fonte de renda \u00e9 a pesca . Tal Projeto tem como objetivo auxiliar o processo de implanta\u00e7\u00e3o do peixamento do a\u00e7ude p\u00fablico e particulares, atrav\u00e9s de um trabalho de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, visando aumentar a fonte de alimenta\u00e7\u00e3o e renda de sua comunidade.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Marl\u00facia Cavalcanti da Silva – Coordenadora do NEA\/AL
\nFone: (82) 241-1600 – Fax: (82) 241-7711
\nFonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental da SUPES\/AL, tem direcionado as suas a\u00e7\u00f5es, no est\u00edmulo e apoio a participa\u00e7\u00e3o de diferentes segmentos sociais para a gest\u00e3o do meio onde est\u00e3o inseridos, apoiando e executando a\u00e7\u00f5es que venham a fazer com que a popula\u00e7\u00e3o conhe\u00e7a o seu ambiente na busca da melhoria da qualidade de vida, culminando na formula\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas para o meio ambiente. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[206,182,188],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/948"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=948"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/948\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5626,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/948\/revisions\/5626"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=948"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=948"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=948"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}