{"id":945,"date":"2009-01-19T10:32:59","date_gmt":"2009-01-19T10:32:59","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:35","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:35","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_espirito_santo","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_espirito_santo.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Esp\u00edrito Santo"},"content":{"rendered":"\n

Segundo dados da funda\u00e7\u00e3o SOS Mata Atl\u00e2ntica, o Estado do Esp\u00edrito Santo contava com mais de 90% de cobertura vegetal nativa, e hoje conta com pouco mais de 8% destas matas.O processo de desmatamento, monocultura, pecu\u00e1ria e leis de incentivos fiscais que permitia a troca de florestas heterog\u00eaneas por homog\u00eaneas para atender ao crescimento dos complexos industriais nas d\u00e9cada de 60 e 70, desencadearam um processo de desertifica\u00e7\u00e3o, empobrecimento do solo e assoreamento dos rios, principalmente no norte do estado onde se concentram 5 das 6 unidades de conserva\u00e7\u00e3o do Esp\u00edrito Santo. Por outro lado, estas \u00e1reas sofrem press\u00e3o muito grande por parte das comunidades locais, por ocuparem um espa\u00e7o territorial significativo , sendo vistas por elas sem defini\u00e7\u00e3o clara. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 por isso, que a Representa\u00e7\u00e3o do IBAMA no Esp\u00edrito Santo, atrav\u00e9s do seu N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, vem desenvolvendo a\u00e7\u00f5es de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental nas unidades de conserva\u00e7\u00e3o, comunidades circunvizinhas, centros de pesca do litoral do Estado, objetivando a conscientiza\u00e7\u00e3o da import\u00e2ncia do manejo adequado dos bancos pesqueiros, visando a conserva\u00e7\u00e3o da natureza, promo\u00e7\u00e3o da consci\u00eancia ambiental no intuito de buscar solu\u00e7\u00f5es aos problemas que afetam a qualidade de vida. <\/p>\n\n\n\n

Para isso, busca-se uma articula\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica com os setores da GEREX\/ES, Secretarias e Sub-N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Estadual e Meio Ambiente, Municipal, ONGs, Universidades, Campus Avan\u00e7ados, Conselhos Escolares e Comunit\u00e1rios, com o intuito de detectar os problemas ambientais existentes na regi\u00e3o, como forma de comprometimento na solu\u00e7\u00e3o de problemas ambientais que envolvam as unidades de conserva\u00e7\u00e3o, munic\u00edpios com grande remanescentes de mata atl\u00e2ntica e seus ecossistemas associados e ao mesmo tempo, proporcionar a participa\u00e7\u00e3o das comunidades no processo de conserva\u00e7\u00e3o da natureza.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente o NEA\/ES coordena o Grupo Gestor do Caranguejo que congrega as Prefeituras do litoral, Catadores de caranguejo e Universidade Federal do Esp\u00edrito Santo, visando com o “Projeto Caranguejo” a gest\u00e3o intergral do recurso pesqueiro com a preocupa\u00e7\u00e3o de estabelecer as rela\u00e7\u00f5es entre o homem (catador) o recurso (caranguejo) e o meio (manguezal). O Projeto pretende estabelecer a profissionaliza\u00e7\u00e3o do catador, garantindo seus direitos trabalhistas, assistenciais a si e seus dependentes, de aposentadoria e inser\u00e7\u00e3o social e econ\u00f4mica, promovendo nesta ascen\u00e7\u00e3o o aprimoramento de suas rela\u00e7\u00f5es com o manguezal num processo de troca de saberes entre os \u00f3rg\u00e3os envolvidos. Num futuro bem pr\u00f3ximo pretende-se que os catadores integrem a rede de prote\u00e7\u00e3o aos manguezais que s\u00e3o os ecossistemas dos mais amea\u00e7ados do planeta.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Iber\u00ea Sassi
\nFones: (27) 3324-1811 \u2013 Fax: (27) 3235-8102
\nE-mail ibere@es.ibama.gov.br<\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Segundo dados da funda\u00e7\u00e3o SOS Mata Atl\u00e2ntica, o Estado do Esp\u00edrito Santo contava com mais de 90% de cobertura vegetal nativa, e hoje conta com pouco mais de 8% destas matas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,16,188],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/945"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=945"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/945\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5628,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/945\/revisions\/5628"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=945"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=945"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=945"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}