{"id":943,"date":"2009-01-19T10:28:17","date_gmt":"2009-01-19T10:28:17","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:35","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:35","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_rio_de_janeiro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_rio_de_janeiro.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Rio de Janeiro"},"content":{"rendered":"\n
O que se coloca, \u00e9 a necessidade da forma\u00e7\u00e3o de um educador capaz de refletir o conhecimento sobre a realidade, de atuar em conjunto com a sociedade num processo dial\u00f3gico, respeitando a pluralidade e a diversidade cultural, fortalecendo a a\u00e7\u00e3o coletiva numa vis\u00e3o de Educa\u00e7\u00e3o ambiental como um processo estruturante de novas rela\u00e7\u00f5es entre homem e natureza e homens entre si.<\/span><\/p>\n\n\n\n Esse treinamento vem possibilitar a ado\u00e7\u00e3o de referenciais te\u00f3ricos compat\u00edveis para a realiza\u00e7\u00e3o de parcerias entre as v\u00e1rias Ag\u00eancias que atuam no RJ e as ONG\u2019s. Al\u00e9m disso, este NEA, est\u00e1 desenvolvendo outro projeto “Caracteriza\u00e7\u00e3o da M\u00e3o-de-Obra na Atividade Pesqueira Artesanal relacionada \u00e0 Captura do Caranguejo-u\u00e7\u00e1 no Manguezal do Delta do Rio Para\u00edba do Sul”, o qual faz um perfil s\u00f3cio – econ\u00f4mico e cultural das comunidades envolvidas na cata da esp\u00e9cie e a sua forma de se relacionar com os recursos naturais. Essa caracteriza\u00e7\u00e3o utilizar\u00e1 um enfoque de investiga\u00e7\u00e3o social – a pesquisa participante – atrav\u00e9s da qual se busca a plena participa\u00e7\u00e3o da comunidade na an\u00e1lise de sua pr\u00f3pria realidade, com o objetivo de promover a transforma\u00e7\u00e3o social para o benef\u00edcio dos participantes da investiga\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Programa da PUC-Rio<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>A educa\u00e7\u00e3o ambiental \u00e9 um processo de transforma\u00e7\u00e3o dos h\u00e1bitos insustent\u00e1veis existentes na sociedade tendo como objetivo futuro a consolida\u00e7\u00e3o de costumes ambientalmente corretos e socialmente justos e solid\u00e1rios. Todas as tem\u00e1ticas desenvolvidas pela Agenda Ambiental da PUC-Rio necessitam ser acompanhadas de a\u00e7\u00f5es consistentes de educa\u00e7\u00e3o ambiental, envolvendo a comunidade educativa como agente ativo e transformador do processo.<\/p>\n\n\n\n Alunos, professores e funcion\u00e1rios s\u00e3o os agentes ativos que transformar\u00e3o as propostas de sustentabilidade em atitudes do cotidiano da Universidade. Esta participa\u00e7\u00e3o ser\u00e1 alcan\u00e7ada atrav\u00e9s de diferentes a\u00e7\u00f5es como campanhas, feiras, eventos, palestras, semin\u00e1rios, atividades culturais, f\u00f3runs, s\u00edtios na internet etc.<\/p>\n\n\n\n Essa mobiliza\u00e7\u00e3o visa estimular pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis, atrav\u00e9s de iniciativas voltadas para a qualidade de vida local, regional e planet\u00e1ria. S\u00e3o iniciativas comprometidas com o equil\u00edbrio das rela\u00e7\u00f5es do ser humano consigo mesmo, com a transcend\u00eancia, com a sociedade e com a natureza.<\/p>\n\n\n\n As responsabilidades da sustentabilidade, apoiadas na educa\u00e7\u00e3o ambiental, extrapolam os muros da Universidade, envolvendo atividades de extens\u00e3o com as comunidades que habitam o vale da G\u00e1vea, os projetos municipais e estaduais e as comunidades carentes mais distantes. Grupos organizados, associa\u00e7\u00f5es e escolas devem ser alvos de a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental, conservando sempre o Campus universit\u00e1rio como um espa\u00e7o, um laborat\u00f3rio vivo, que possa ser utilizado como refer\u00eancia para os processos de sensibiliza\u00e7\u00e3o, conhecimento e pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n Visando incentivar, dar continuidade e expandir a educa\u00e7\u00e3o ambiental no Campus , como base para a transforma\u00e7\u00e3o dos h\u00e1bitos da comunidade da PUC e dos transeuntes, sugerimos as seguintes diretrizes gerais:<\/p>\n\n\n\n Diretrizes<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>– Dar continuidade ao processo de estrutura\u00e7\u00e3o do Campus <\/span>da PUC-Rio, para que o mesmo possa ser cada vez mais transformado num grande laborat\u00f3rio vivo de educa\u00e7\u00e3o <\/span>ambiental.<\/p>\n\n\n\n – Estimular pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis no Campus.<\/p>\n\n\n\n – Estabelecer programas cont\u00ednuos e espec\u00edficos de educa\u00e7\u00e3o ambiental para alunos, funcion\u00e1rios, professores, moradores da comunidade do entorno e a forma\u00e7\u00e3o de <\/span>agentes multiplicadores no munic\u00edpio e no estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n – Implementar a\u00e7\u00f5es simb\u00f3licas e operacionais que estimulem a participa\u00e7\u00e3o da comunidade no processo cont\u00ednuo <\/span>de educa\u00e7\u00e3o ambiental, como, por exemplo, um galp\u00e3o de <\/span>reciclagem, um barrac\u00e3o de trocas, pontos de carona solid\u00e1ria e visitas roteirizadas na \u00e1rea verde do Campus, no jardim de plantas b\u00edblicas e na esta\u00e7\u00e3o experimental.<\/p>\n\n\n\n – Estruturar linhas de pesquisa multidisciplinares voltadas para diferentes tem\u00e1ticas em educa\u00e7\u00e3o ambiental formal e informal.<\/p>\n\n\n\n Metas<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Curto prazo<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>– Mapear iniciativas sustent\u00e1veis e pr\u00e1ticas relacionadas <\/span>com a educa\u00e7\u00e3o ambiental no Campus da PUC-Rio, buscando informa\u00e7\u00f5es sobre o que se faz, quem faz e como faz, assim como resultados obtidos e perspectivas.<\/p>\n\n\n\n – Registro de Pr\u00e1ticas Sustent\u00e1veis<\/p>\n\n\n\n – Incentivar, por meio de campanhas, o consumo consciente <\/span>na Universidade.<\/p>\n\n\n\n – Incentivar, por meio de campanhas, o uso consciente de <\/span>\u00e1gua na Universidade.<\/p>\n\n\n\n – Consumo Consciente<\/p>\n\n\n\n