{"id":943,"date":"2009-01-19T10:28:17","date_gmt":"2009-01-19T10:28:17","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:35","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:35","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_rio_de_janeiro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_rio_de_janeiro.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Rio de Janeiro"},"content":{"rendered":"\n

O que se coloca, \u00e9 a necessidade da forma\u00e7\u00e3o de um educador capaz de refletir o conhecimento sobre a realidade, de atuar em conjunto com a sociedade num processo dial\u00f3gico, respeitando a pluralidade e a diversidade cultural, fortalecendo a a\u00e7\u00e3o coletiva numa vis\u00e3o de Educa\u00e7\u00e3o ambiental como um processo estruturante de novas rela\u00e7\u00f5es entre homem e natureza e homens entre si.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Esse treinamento vem possibilitar a ado\u00e7\u00e3o de referenciais te\u00f3ricos compat\u00edveis para a realiza\u00e7\u00e3o de parcerias entre as v\u00e1rias Ag\u00eancias que atuam no RJ e as ONG\u2019s. Al\u00e9m disso, este NEA, est\u00e1 desenvolvendo outro projeto “Caracteriza\u00e7\u00e3o da M\u00e3o-de-Obra na Atividade Pesqueira Artesanal relacionada \u00e0 Captura do Caranguejo-u\u00e7\u00e1 no Manguezal do Delta do Rio Para\u00edba do Sul”, o qual faz um perfil s\u00f3cio – econ\u00f4mico e cultural das comunidades envolvidas na cata da esp\u00e9cie e a sua forma de se relacionar com os recursos naturais. Essa caracteriza\u00e7\u00e3o utilizar\u00e1 um enfoque de investiga\u00e7\u00e3o social – a pesquisa participante – atrav\u00e9s da qual se busca a plena participa\u00e7\u00e3o da comunidade na an\u00e1lise de sua pr\u00f3pria realidade, com o objetivo de promover a transforma\u00e7\u00e3o social para o benef\u00edcio dos participantes da investiga\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Programa da PUC-Rio<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>A educa\u00e7\u00e3o ambiental \u00e9 um processo de transforma\u00e7\u00e3o dos h\u00e1bitos insustent\u00e1veis existentes na sociedade tendo como objetivo futuro a consolida\u00e7\u00e3o de costumes ambientalmente corretos e socialmente justos e solid\u00e1rios. Todas as tem\u00e1ticas desenvolvidas pela Agenda Ambiental da PUC-Rio necessitam ser acompanhadas de a\u00e7\u00f5es consistentes de educa\u00e7\u00e3o ambiental, envolvendo a comunidade educativa como agente ativo e transformador do processo.<\/p>\n\n\n\n

Alunos, professores e funcion\u00e1rios s\u00e3o os agentes ativos que transformar\u00e3o as propostas de sustentabilidade em atitudes do cotidiano da Universidade. Esta participa\u00e7\u00e3o ser\u00e1 alcan\u00e7ada atrav\u00e9s de diferentes a\u00e7\u00f5es como campanhas, feiras, eventos, palestras, semin\u00e1rios, atividades culturais, f\u00f3runs, s\u00edtios na internet etc.<\/p>\n\n\n\n

Essa mobiliza\u00e7\u00e3o visa estimular pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis, atrav\u00e9s de iniciativas voltadas para a qualidade de vida local, regional e planet\u00e1ria. S\u00e3o iniciativas comprometidas com o equil\u00edbrio das rela\u00e7\u00f5es do ser humano consigo mesmo, com a transcend\u00eancia, com a sociedade e com a natureza.<\/p>\n\n\n\n

As responsabilidades da sustentabilidade, apoiadas na educa\u00e7\u00e3o ambiental, extrapolam os muros da Universidade, envolvendo atividades de extens\u00e3o com as comunidades que habitam o vale da G\u00e1vea, os projetos municipais e estaduais e as comunidades carentes mais distantes. Grupos organizados, associa\u00e7\u00f5es e escolas devem ser alvos de a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental, conservando sempre o Campus universit\u00e1rio como um espa\u00e7o, um laborat\u00f3rio vivo, que possa ser utilizado como refer\u00eancia para os processos de sensibiliza\u00e7\u00e3o, conhecimento e pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

Visando incentivar, dar continuidade e expandir a educa\u00e7\u00e3o ambiental no Campus , como base para a transforma\u00e7\u00e3o dos h\u00e1bitos da comunidade da PUC e dos transeuntes, sugerimos as seguintes diretrizes gerais:<\/p>\n\n\n\n

Diretrizes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>– Dar continuidade ao processo de estrutura\u00e7\u00e3o do Campus <\/span>da PUC-Rio, para que o mesmo possa ser cada vez mais transformado num grande laborat\u00f3rio vivo de educa\u00e7\u00e3o <\/span>ambiental.<\/p>\n\n\n\n

– Estimular pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis no Campus.<\/p>\n\n\n\n

– Estabelecer programas cont\u00ednuos e espec\u00edficos de educa\u00e7\u00e3o ambiental para alunos, funcion\u00e1rios, professores, moradores da comunidade do entorno e a forma\u00e7\u00e3o de <\/span>agentes multiplicadores no munic\u00edpio e no estado do Rio de Janeiro.<\/p>\n\n\n\n

– Implementar a\u00e7\u00f5es simb\u00f3licas e operacionais que estimulem a participa\u00e7\u00e3o da comunidade no processo cont\u00ednuo <\/span>de educa\u00e7\u00e3o ambiental, como, por exemplo, um galp\u00e3o de <\/span>reciclagem, um barrac\u00e3o de trocas, pontos de carona solid\u00e1ria e visitas roteirizadas na \u00e1rea verde do Campus, no jardim de plantas b\u00edblicas e na esta\u00e7\u00e3o experimental.<\/p>\n\n\n\n

– Estruturar linhas de pesquisa multidisciplinares voltadas para diferentes tem\u00e1ticas em educa\u00e7\u00e3o ambiental formal e informal.<\/p>\n\n\n\n

Metas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Curto prazo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>– Mapear iniciativas sustent\u00e1veis e pr\u00e1ticas relacionadas <\/span>com a educa\u00e7\u00e3o ambiental no Campus da PUC-Rio, buscando informa\u00e7\u00f5es sobre o que se faz, quem faz e como faz, assim como resultados obtidos e perspectivas.<\/p>\n\n\n\n

– Registro de Pr\u00e1ticas Sustent\u00e1veis<\/p>\n\n\n\n

– Incentivar, por meio de campanhas, o consumo consciente <\/span>na Universidade.<\/p>\n\n\n\n

– Incentivar, por meio de campanhas, o uso consciente de <\/span>\u00e1gua na Universidade.<\/p>\n\n\n\n

– Consumo Consciente<\/p>\n\n\n\n

– Incentivar, por meio de campanhas, o uso racional de <\/span>energia na Universidade.<\/p>\n\n\n\n

– Incentivar, por meio de campanhas, a reciclagem na Universidade.<\/p>\n\n\n\n

Campanha – Coleta Seletiva de Papel<\/a><\/p>\n\n\n\n

– Estimular a corona solid\u00e1ria na Universidade atrav\u00e9s campanhas de conscientiza\u00e7\u00e3o e ferramentas de web.<\/p>\n\n\n\n

-Estimular atrav\u00e9s do barrac\u00e3o de trocas e de ferramentas <\/span><\/span>de web a troca solid\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

– Incentivar, por meio de campanhas, o uso de bicicletas na <\/span><\/span>Universidade.<\/p>\n\n\n\n

– Continuar dando apoio \u00e0 feira de produtos org\u00e2nicos no <\/span><\/span>Campus.<\/p>\n\n\n\n

M\u00e9dio prazo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

– Continuar a fazer o registro escrito das pr\u00e1ticas sustent\u00e1veis realizadas dentro do Campus, no entorno da Universidade e nos projetos de educa\u00e7\u00e3o ambiental da PUC-Rio com o munic\u00edpio, o estado e as empresas p\u00fablicas e privadas.<\/p>\n\n\n\n

– Montar um acervo das publica\u00e7\u00f5es, CDs e DVDs dos projetos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental realizados pela PUC-Rio, <\/span><\/span>para que possa ser consultado pelos corpos docente e discente e p\u00fablico externo.<\/p>\n\n\n\n

– Implementar estrat\u00e9gias de integra\u00e7\u00e3o de professores que <\/span><\/span>lecionam as in\u00fameras disciplinas voltadas para as quest\u00f5es ambientais, na perspectiva da constru\u00e7\u00e3o de concep\u00e7\u00f5es e pr\u00e1ticas acad\u00eamicas que sejam transdisciplinares.<\/p>\n\n\n\n

– Implantar uma feira de trocas no Campus.<\/p>\n\n\n\n

Longo prazo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>– Estimular a participa\u00e7\u00e3o da comunidade no processo de <\/span>implanta\u00e7\u00e3o da Agenda Ambiental, integrando-a no Plano Diretor do Campus.<\/p>\n\n\n\n

– Implementar sistemas participativos de cogest\u00e3o ambiental do Campus da universidade.<\/p>\n\n\n\n

– Visibilizar exteriormente a Agenda Ambiental da PUC-Rio como um instrumento pioneiro constru\u00eddo de maneira interdisciplinar e interdepartamental, voltado para a <\/span><\/span>busca de solu\u00e7\u00f5es sustent\u00e1veis no n\u00edvel local.<\/p>\n\n\n\n

– Procurar apresentar a Agenda Ambiental da PUC-Rio <\/span><\/span>como uma proposta de compromisso solid\u00e1rio da institui\u00e7\u00e3o com os valores da sustentabilidade global, tendo como meta a melhoria da qualidade de vida socioambiental do planeta.<\/p>\n\n\n\n

Centros de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, afinal de contas, o que s\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Tem\u00e1tica que come\u00e7a a despertar interesse na atualidade, falar sobre Centros de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (CEAs) num pa\u00eds como o Brasil constitui, no m\u00ednimo, um enorme desafio. A presente Rede parte da concep\u00e7\u00e3o de CEA que considera como CENTRO DE EDUCA\u00c7\u00c3O AMBIENTAL toda aquela inciativa que contemple as quatro dimens\u00f5es a seguir explicitadas:<\/p>\n\n\n\n

\".\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Estas quatro dimens\u00f5es seriam ent\u00e3o a ess\u00eancia de qualquer Centro de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (CEA):<\/p>\n\n\n\n

1) Espa\u00e7o F\u00edsico, Equipamentos e Entorno<\/span><\/p>\n\n\n\n

2) Equipe Educativa formada de profissionais em n\u00famero suficiente para a implementa\u00e7\u00e3o das atividades propostas pelo CEA, com desej\u00e1vel car\u00e1ter multidisciplinar e que busque atuar sempre de forma interdisciplinar; e<\/span><\/p>\n\n\n\n

3) Projeto Pol\u00edtico-pedag\u00f3gico, no qual esteja explicitados qual a miss\u00e3o, objetivos e princ\u00edpios do CEA, descri\u00e7\u00e3o das atividades realizadas, delimita\u00e7\u00e3o do p\u00fablico, procedimentos metodol\u00f3gicos, formas de avalia\u00e7\u00e3o da equipe e do pr\u00f3prio CEA, dentre outros pontos a serem contemplados no projeto do CEA.<\/span><\/p>\n\n\n\n

4) Estrat\u00e9gias de Sustentabilidade: considerando que n\u00e3o bastam apenas dispor das tr\u00eas primeiras dimens\u00f5es, mas o delineamento de um plano de sustentabilidade para qualquer iniciativa que se proponha um CEA nos parece fundamental.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Cabe ressaltar que n\u00e3o disp\u00f5e-se no Brasil de trabalhos que procuraram discutir tais quest\u00f5es acerca das poss\u00edveis concep\u00e7\u00f5es de Centros de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental. A presente Rede almeja fomentar um continuado debate inerente a estas quest\u00f5es, com o intuito de construirmos concep\u00e7\u00f5es de CEAs que representem a diversidade de iniciativas existentes no pa\u00eds e que estimulem diversas institui\u00e7\u00f5es que atuam no campo da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental a se pensarem como tal.<\/p>\n\n\n\n

A concep\u00e7\u00e3o adotada por esta Rede \u00e9 apenas um ponto de partida para esse debate, n\u00e3o se tratando de algo encerrado e consensuado.<\/p>\n\n\n\n

Faz necess\u00e1rio comentar que h\u00e1 uma consider\u00e1vel diversidade de \u201ctipos\u201d de CEAs, que trazem consigo uma infinidade de denomina\u00e7\u00f5es: Centros de Meio Ambiente, N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, Museus de Meio Ambiente, Centro de Visitantes, etc, o que configura maior complexidade ao estudo e \u00e0 discuss\u00e3o desta tem\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Fontes:
\nwww.redeceas.esalq.usp.br
\nwww.nima.puc-rio.br
\nIBAMA<\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

iante da complexidade da quest\u00e3o ambiental, face \u00e0 dificuldade de harmonizar conceitos e linguagens entre todos aqueles que desenvolvem atividades de educa\u00e7\u00e3o ambiental e trabalham na gest\u00e3o de recursos ambientais, este NEA\/RJ se prop\u00f4s a realizar o PROJETO DE CAPACITA\u00c7\u00c3O EM E.A. NO PROCESSO DE GEST\u00c3O PARA UNIDADES DE CONSERVA\u00c7\u00c3O. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":944,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,188,201],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/943"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=943"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/943\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5629,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/943\/revisions\/5629"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/944"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=943"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=943"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=943"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}