{"id":937,"date":"2009-01-19T10:02:05","date_gmt":"2009-01-19T10:02:05","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:38","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:38","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_parana","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_parana.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Paran\u00e1"},"content":{"rendered":"\n

A Representa\u00e7\u00e3o do IBAMA no Paran\u00e1, atrav\u00e9s do seu N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, tem buscado nivelar as a\u00e7\u00f5es de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental nas diferentes \u00e1reas de abrang\u00eancia(Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o e Unidades Descentralizadas), norteando as suas atividades para o estabelecimento de um programa integrado de E.A. , tendo em vista que as a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental se d\u00e3o de forma desarticulada das demais esferas do Estado.<\/p>\n\n\n\n

Dentre os projetos desenvolvidos pela NEA, tem-se: Curso de Agentes Multiplicadores das Unidades Descentralizadas da SUPES\/PR, em parceria com o NURH\/DEREH\/DIDER; Curso de Capacita\u00e7\u00e3o de Fiscais e Educa\u00e7\u00e3o Ambiental da APA de Guaraque\u00e7aba em parceria com o NURH e APA Guaraque\u00e7aba; Capacita\u00e7\u00e3o de Professores, Representantes dos Munic\u00edpios Lindeiros, Funcion\u00e1rios do PARNA do Igua\u00e7u com participa\u00e7\u00e3o da FOZTUR, Zool\u00f3gico e Parque das Aves de Foz do Igua\u00e7u para a forma\u00e7\u00e3o de Agentes multiplicadores em defesa do Parque Nacional do Igua\u00e7u; e ainda, ITAIPU, SEMA, SEED e Prefeitura de Foz do Igua\u00e7u.<\/p>\n\n\n\n

Dentre eles, o Projeto Capacita\u00e7\u00e3o de Professores e Agentes Multiplicadores da regi\u00e3o de abrang\u00eancia do Parque Nacional do Igua\u00e7u tem uma relevante import\u00e2ncia, pois este – elevado \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de patrim\u00f4nio natural da humanidade pela UNESCO em 1986 – \u00e9 o \u00faltimo grande remanescente das florestas pluviais subtropicais do Brasil e um importante patrim\u00f4nio gen\u00e9tico destes recursos naturais. Como tal, tem sido alvo de frequentes agress\u00f5es como inc\u00eandio, ca\u00e7a ilegal, roubo de madeira, pesca predat\u00f3ria e o recente epis\u00f3dio da invas\u00e3o da \u00e1rea do Parque para reabertura da Estrada do Colono. Agress\u00f5es estas, sofridas – na maioria das vezes – pela popula\u00e7\u00e3o dos munic\u00edpios do entorno da Unidade, o que justifica a necessidade de um trabalho de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental que estreite as rela\u00e7\u00f5es da comunidade com o PARNA, na perspectiva de uma gest\u00e3o participativa desta Unidade de Conserva\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Jonel Nazareno Iurk
\nFone: (41) 225-7588 \u2013 Fax: (41) 225-7588<\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Representa\u00e7\u00e3o do IBAMA no Paran\u00e1, atrav\u00e9s do seu N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, tem buscado nivelar as a\u00e7\u00f5es de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental nas diferentes \u00e1reas de abrang\u00eancia(Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o e Unidades Descentralizadas), norteando as suas atividades para o estabelecimento de um programa integrado de E.A. , tendo em vista que as a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental se d\u00e3o de forma desarticulada das demais esferas do Estado.<\/p>\n

<\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,188,191],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/937"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=937"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/937\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5635,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/937\/revisions\/5635"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=937"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=937"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=937"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}