{"id":936,"date":"2009-01-19T09:55:55","date_gmt":"2009-01-19T09:55:55","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:38","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:38","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_santa_catarina","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_santa_catarina.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Santa Catarina"},"content":{"rendered":"\n

A Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, no Estado de Santa Catarina, conta com dois N\u00facleos que atuam em conjunto: o da Representa\u00e7\u00e3o Estadual e do Centro de Pesquisa e Extens\u00e3o Pesqueira das Regi\u00f5es Sudeste e Sul \u2013 CEPSUL. As \u00e1reas de atua\u00e7\u00e3o desses N\u00facleos abrangem as Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o Federais, a conserva\u00e7\u00e3o de manguezais e a capacita\u00e7\u00e3o de recursos humanos em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental. O IBAMA administra 10 Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o Federais no Estado de Santa Catarina pertencentes a 7 diferentes categorias de manejo. J\u00e1 implantado um Centro de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na FLONA de Tr\u00eas Barras e um em implanta\u00e7\u00e3o na FLONA de Chapec\u00f3. Os NEAs tem como meta a implanta\u00e7\u00e3o destes centros em todas as demais Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o localizadas no interior do Estado e est\u00e1 sendo realizado um diagn\u00f3stico das potenciais parcerias e problemas ambientais existentes no entorno do PARNA de S\u00e3o Joaquim. Dentro desta diversidade de categorias de manejo, a APA do Anhatomirim, a RESEX do Pirajuba\u00e9, a ESEC de Carij\u00f3s e a REBIO Marinha do Arvoredo est\u00e3o localizadas em ecossistemas marinho-costeiros e se interligam atrav\u00e9s de suas \u00e1reas de abrang\u00eancia sendo que, para elas, est\u00e1 em fase de implanta\u00e7\u00e3o o Centro de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental das Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o Federais Marinho Costeiras de Santa Catarina, localizado na Fortaleza de Santa Cruz, constru\u00edda em 1738 na Ilha do Anhatomirim. No \u00e2mbito da capacita\u00e7\u00e3o de recursos humanos em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental est\u00e3o sendo priorizados os servidores do IBAMA em todo o Estado. Al\u00e9m dos projetos internos destacam-se os trabalhos dos N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental em atua\u00e7\u00e3o interinstitucional atrav\u00e9s da C\u00e2mara T\u00e9cnica de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, subordinada ao CONSEMA; da Comiss\u00e3o Interinstitucional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, criada por Decreto Estadual, que congrega cerca de vinte institui\u00e7\u00f5es governamentais e n\u00e3o governamentais, com as atribui\u00e7\u00f5es de elabora\u00e7\u00e3o da Proposta de Lei Estadual de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e do Programa Estadual de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel : Martha Tresinari Bernardes Wallauer
\nFone: (48) 234-6077 \/ 234-0021 \u2013 Fax: (48) 234-1580 \/ 234-4293<\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, no Estado de Santa Catarina, conta com dois N\u00facleos que atuam em conjunto: o da Representa\u00e7\u00e3o Estadual e do Centro de Pesquisa e Extens\u00e3o Pesqueira das Regi\u00f5es Sudeste e Sul \u2013 CEPSUL. As \u00e1reas de atua\u00e7\u00e3o desses N\u00facleos abrangem as Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o Federais, a conserva\u00e7\u00e3o de manguezais e a capacita\u00e7\u00e3o de recursos humanos em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,188,190],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/936"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=936"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/936\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5636,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/936\/revisions\/5636"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=936"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=936"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=936"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}