{"id":935,"date":"2009-01-19T09:40:34","date_gmt":"2009-01-19T09:40:34","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:34:38","modified_gmt":"2021-07-10T23:34:38","slug":"nucleos_de_educacao_ambiental_-_rio_grande_do_sul","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/nucleos_de_educacao\/nucleos_de_educacao_ambiental_-_rio_grande_do_sul.html","title":{"rendered":"N\u00facleos de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – Rio Grande do Sul"},"content":{"rendered":"\n

O Programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Rio Grande do Sul, desenvolvido pelas Unidades Descentralizadas, integrantes do NEA\/RS, tem com objetivo desencadear um conjunto de atividades de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental atrav\u00e9s dos quais, de maneira gradativa, possa tranferir \u00e0s comunidades do munic\u00edpio do Estado, informa\u00e7\u00f5es e conhecimentos destinados \u00e0 forma\u00e7\u00e3o de uma consci\u00eancia , de participa\u00e7\u00e3o e recupera\u00e7\u00e3o ambiental da superf\u00edcie do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a melhoria da qualidade de vida perdida por problemas como res\u00edduos s\u00f3lidos, polui\u00e7\u00e3o e contamina\u00e7\u00e3o da \u00e1gua, assoreamento dos rios, eros\u00e3o, desmatamento, queimadas, etc. Para isso, conta-se como apoio de Universiddes, ONGs, EMBRAPA, EMATER, Secretarias e Munic\u00edpios, FAMURS, Comiss\u00e3o de Sa\u00fade e Meio Ambiente, Assembl\u00e9ia Legislativa\/RS, entre outros.<\/p>\n\n\n\n

Dentre os projetos desenvolvidos pelo NEA, tem-se: Projeto ” Espa\u00e7o Eco-Cultural – Capacita\u00e7\u00e3o Permanente”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Passo do Pil\u00e3o”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para a APA Ibicapuita”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para os Parnas da Serra, Serra Geral e “S\u00e3o Joaquim”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental pela Recupera\u00e7\u00e3o do Arroio Cadena”.<\/p>\n\n\n\n

O Projeto de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Passo do Pil\u00e3o, por exemplo, tem como objetivo a recupera\u00e7\u00e3o da mata ciliar do Passo do Pil\u00e3o, localizada na Bacia Hidrogr\u00e1fica do Arroio Pil\u00e3o e seus contribuintes, contando com o apoio da EMATER, IBAMA – POCOF Pelotas e a comunidade de Pelotas. A id\u00e9ia de envolver a comunidade rural organizada nesse trabalho, parte do princ\u00edpio de direcionar as atividades do IBAMA para a\u00e7\u00f5es de cunho educatvo, despertando a comunidade para uma vis\u00e3o cr\u00edtica das quest\u00f5es que afetam a qualidade de vida , possibilitando a busca de novos modelos de desenvolvimento auto sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

O III Encontro de Planejamento dos NEAs\/97 apontou para a integra\u00e7\u00e3o e articula\u00e7\u00e3o das a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental desenvolvidas pelos NEAs com as Ucs. Da\u00ed, surgiu ent\u00e3o interesse da Divis\u00e3o de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e DEUC\/IBAMA\/RS de modo a elaborar uma programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental que abrangesse os Parques Nacionais da Serra, Serra Geral e S\u00e3o Joaquim, buscando fortalecer as a\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o ambiental nestas \u00e1reas. Os PARNAS da Serra, Serra Geral e S\u00e3o Joaquim s\u00e3o caracterizados por ambientes ecologicamente semelhantes com cannyons, floresta atl\u00e2ntica, mata de arauc\u00e1ria, campos limpos e \u00famidos, quedas d\u2019\u00e1gua, que abrigam diferentes esp\u00e9cies da fauna e flora, algumas das quais end\u00eamicas e amea\u00e7adas de extin\u00e7\u00e3o. Estas fei\u00e7\u00f5es cont\u00ednuas formam um corredor ecol\u00f3gico de grande import\u00e2ncia para o desenvolvimento sustent\u00e1vel dos dois estados(Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e 04 munic\u00edpios.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o Programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental pela Recupera\u00e7\u00e3o do Arroio Cadena, vem sendo desenvolvido pelo POCOF\/IBAMA de Santa Maria desde o ano de 1995, sob a coordena\u00e7\u00e3o do NEA\/RS, dando continuidade aos trabalhos desde ent\u00e3o. O Arroio Cadena nasce na zona urbana de Santa Maria. Dos 25 bairros da cidade, 16 encontram-se total e parcialmente localizados no interior da sua bacia hidrogr\u00e1fica. Significativa parcela dos esgotos cloacais \u00e9 lan\u00e7ada diretamente no Arroio, apesar da cidade contar com rede coletora. Tal fato \u00e9 motivado pelas seguintes raz\u00f5es: muitos dos seus afluentes foram canalizados, fechados, facilitando liga\u00e7\u00f5es clandestinas de esgotos diretamente para tais afluentes. Al\u00e9m disto, o Arroio \u00e9 tamb\u00e9m utilizado como um segundo “lix\u00e3o” da cidade. Diversos bairros n\u00e3o recebem coleta di\u00e1ria de lixo, e esta n\u00e3o abrange todas as ruas. A popula\u00e7\u00e3o desassistida \u00e9 induzida ao mau h\u00e1bito de descartar-se do lixo atrav\u00e9s do Arroio.O Projeto tem como parceiros a Secretaria de Munic\u00edpio da Sa\u00fade e do Meio Ambiente, Minist\u00e9rio P\u00fablico, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, funda\u00e7\u00e3o Mo\u2019\u00e3, Banco da Esperan\u00e7a, Universidade Federal de Santa Catarina, Rotary Clube Santa Maria.<\/p>\n\n\n\n

Respons\u00e1vel: Maria Luiza Amaral Rosa
\nFone: (51) 228-7290 – Fax: (51) 226-6392<\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Ibama<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Dentre os projetos desenvolvidos pelo NEA, tem-se: Projeto ” Espa\u00e7o Eco-Cultural – Capacita\u00e7\u00e3o Permanente”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Passo do Pil\u00e3o”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para a APA Ibicapuita”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para os Parnas da Serra, Serra Geral e “S\u00e3o Joaquim”; ” Educa\u00e7\u00e3o Ambiental pela Recupera\u00e7\u00e3o do Arroio Cadena”. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1433],"tags":[182,188,189],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/935"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=935"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/935\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5637,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/935\/revisions\/5637"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=935"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=935"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=935"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}