{"id":931,"date":"2009-03-24T16:53:48","date_gmt":"2009-03-24T16:53:48","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:42","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:42","slug":"educacao_ambiental","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/educacao_ambiental\/educacao_ambiental.html","title":{"rendered":"Educa\u00e7\u00e3o Ambiental"},"content":{"rendered":"\n

Conceito<\/strong>               <\/p>\n\n\n\n

No ambiente urbano das m\u00e9dias e grandes cidades, a escola, al\u00e9m de outros meios de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 respons\u00e1vel pela educa\u00e7\u00e3o do indiv\u00edduo e conseq\u00fcentemente da sociedade, uma vez que h\u00e1 o repasse de informa\u00e7\u00f5es, isso gera um sistema din\u00e2mico e abrangente a todos.<\/p>\n\n\n\n

A popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cen\u00e1rios urbanos perdendo desta maneira, a rela\u00e7\u00e3o natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cen\u00e1rios, tipo shopping center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza n\u00e3o tem mais pontos de refer\u00eancia na atual sociedade moderna.<\/p>\n\n\n\n

A educa\u00e7\u00e3o ambiental se constitui numa forma abrangente de educa\u00e7\u00e3o, que se prop\u00f5e atingir todos os cidad\u00e3os, atrav\u00e9s de um processo pedag\u00f3gico participativo permanente que procura incutir no educando uma consci\u00eancia cr\u00edtica sobre a problem\u00e1tica ambiental, compreendendo-se como cr\u00edtica a capacidade de captar a g\u00eanese e a evolu\u00e7\u00e3o de problemas ambientais.<\/p>\n\n\n\n

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve in\u00edcio com um m\u00ednimo de interfer\u00eancia nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte press\u00e3o exercida sobre os recursos naturais.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, s\u00e3o comuns a contamina\u00e7\u00e3o dos cursos de \u00e1gua, a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, a devasta\u00e7\u00e3o das florestas, a ca\u00e7a indiscriminada e a redu\u00e7\u00e3o ou mesmo destrui\u00e7\u00e3o dos habitats faun\u00edsticos, al\u00e9m de muitas outras formas de agress\u00e3o ao meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Dentro deste contexto, \u00e9 clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustent\u00e1vel (processo que assegura uma gest\u00e3o respons\u00e1vel dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gera\u00e7\u00f5es futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gera\u00e7\u00f5es atuais), a compatibiliza\u00e7\u00e3o de pr\u00e1ticas econ\u00f4micas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto \u00e0 qualidade de vida de todos.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 subdividida em formal e informal:<\/p>\n\n\n\n

Formal<\/strong> \u00e9 um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino; <\/p>\n\n\n\n

Informal<\/strong> se caracteriza por sua realiza\u00e7\u00e3o fora da escola, envolvendo flexibilidade de m\u00e9todos e de conte\u00fados e um p\u00fablico alvo muito vari\u00e1vel em suas caracter\u00edsticas (faixa et\u00e1ria, n\u00edvel de escolaridade, n\u00edvel de conhecimento da problem\u00e1tica ambiental, etc.).<\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gias de Ensino para a Pr\u00e1tica da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um programa de educa\u00e7\u00e3o ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necess\u00e1rias \u00e0 preserva\u00e7\u00e3o e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laborat\u00f3rio, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e f\u00edsicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhan\u00e7a e sucessivamente at\u00e9 a cidade, a regi\u00e3o, o pa\u00eds, o continente e o planeta.<\/p>\n\n\n\n

A aprendizagem ser\u00e1 mais efetiva se a atividade estiver adaptada \u00e0s situa\u00e7\u00f5es da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.<\/p>\n\n\n\n

 <\/span>Estrat\u00e9gia<\/strong><\/span><\/td> <\/span>Ocasi\u00e3o para Uso<\/strong><\/span> <\/span><\/td> <\/span>Vantagens \/ Desvantagens<\/strong><\/span> <\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 <\/span>Discuss\u00e3o em  clas.se<\/span><\/strong>  (grande  grupo)<\/span><\/td> Permite que os estudantes  exponham  suas opini\u00f5es  oralmente  a respeito  de  determinado problema.<\/span><\/td>\n

 Ajuda o estudante a  compreender as  quest\u00f5es.<\/span><\/p>\n

 Desenvolve  autoconfian\u00e7a  e    express\u00e3o oral.<\/span><\/p>\n

 Podem ocorrer  dificuldades  nos  alunos de  discuss\u00e3o.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 <\/span>Discuss\u00e3o em grupo<\/span><\/strong>  (pequenos  grupos com  supervisor-professor).<\/span><\/td> Quando assuntos tratados  pol\u00eamicos  s\u00e3o  tratados.<\/span><\/td>\n

 Est\u00edmulo ao  desenvolvimento  de  rela\u00e7\u00f5es positivas entre  alunos e professores.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 <\/span>Mutir\u00e3o de id\u00e9ia<\/span><\/strong>s (atividades que  envolvam pequenos grupos, 5 – 10  estudantes para apresentar solu\u00e7\u00f5es  poss\u00edveis para um dado  problema,  todas as sugest\u00f5es s\u00e3o  apontadas.  Tempo limite de 10  a 15 min.).<\/span><\/td> Deve ser usado como recurso para  encorajar e estimular id\u00e9ias  voltadas  \u00e0 solu\u00e7\u00e3o de um certo  problema.  O tempo deve ser  utilizado para  produzir as id\u00e9ias e  n\u00e3o para  avali\u00e1-las.<\/span><\/td>\n

 Est\u00edmulo \u00e0 criatividade,  liberdade.<\/span><\/p>\n

 Dificuldade em evitar  avalia\u00e7\u00f5es  ou  julgamentos  prematuros e em  obter  id\u00e9ias originais.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 <\/span>Trabalho em grupo<\/span><\/strong>: emvolve a  participa\u00e7\u00e3o de grupos de 4 – 8  membros que se tornam  respons\u00e1veis  pela exevu\u00e7\u00e3o de  uma  tarefa.<\/span><\/td> Quando se necessita exevutar  v\u00e1rias  tarefas ao mesmo tempo.<\/span><\/td>\n

 Permite que os alunos  se  responsabilizem por  uma  tarefa oir longos  per\u00edodos (2  a 5  semanas) e exercitem  a  capacidade de  organiza\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

 Deve ser monitorada de  modo que o trabalho  n\u00e3o  envolva apenas  alguns  membros do  grupo.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 <\/span>Debate:<\/span><\/strong> requer a particpa\u00e7\u00e3o de  dois  grupos para apresentar id\u00e9ias e  argumentos de pontos de vista  opostos.<\/span><\/td> Quando assuntos controvertidos  est\u00e3o sendo discutidos e existam  propostas diferentes de solu\u00e7\u00f5es.<\/span><\/td>\n

 Permite o  desenvolvimento  das  habilidades de falar em  p\u00fablico e ordenar a    apresenta\u00e7\u00e3o de fatos  e  id\u00e9ias.<\/span><\/p>\n

 Requer muito tempo de  repara\u00e7\u00e3o<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 Questiin\u00e1rio:<\/span><\/strong> desenvolvimento de  um  conjunto de quest\u00f5e ordenadas  a ser  submetido a um determinado  p\u00fablico.<\/span><\/td> Usado para obter informa\u00e7\u00f5es e\/ou  amostragem de opini\u00e3o das  pessoas  em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 dada  quest\u00e3o. <\/span><\/td>\n

  Aplicado de forma  adequada, produz  excelentes resultados.<\/span><\/p>\n

 Demanda muito tempo  e  experi\u00eancia para  produzir  um  conjunto  ordenado de  quest\u00f5es  que cubram as  infirma\u00e7\u00f5es requeridas.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 Reflex\u00e3o:<\/span><\/strong> o oposto de mutir\u00e3o de  id\u00e9ias. \u00c9 fixado um tempo aos  estudantes para que sentem em  agum  lugar e pensem acerca de um  problema  espec\u00edfico.<\/span><\/td> Usado para encorajar o  desenvolvimento de id\u00e9ias em  resposta a um problema. Tempo  recomendado de 10 a 15 min.<\/span><\/td>\n

 Envolvimento de todos.<\/span><\/p>\n

 N\u00e3o pode ser avaliado  diretamente.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

 <\/span>Imita\u00e7\u00e3o<\/span><\/strong>: estimula os estudantes a  pr\u00f3pria vrs\u00e3o dos jornais, dos  programas de r\u00e1dio e Tv.<\/span><\/td> Os estudantes podem obter  informa\u00e7\u00f5es de sua escolha e lev\u00e1-  las para outros grupos. Dependendo  das circunst\u00e2ncias e do assunto a  ser abordado, podem ser  distribu\u00eddos na escola, aos pais e \u00e0  comunidade.<\/span><\/td> Forma efetiva de  aprendizagem e a\u00e7\u00e3o  social.<\/span><\/td><\/tr>
 <\/span>Projeto<\/span><\/strong>: os alunos,  supervisionados,  planejam,  executam, avaliam e  redirecionam  um projeto sobre um  tema  espec\u00edfico.<\/span><\/td> Realiza\u00e7\u00e3o de tarefas com objetivos  a serem alcan\u00e7ados a longo prazo,  com envolvimento da comunidade.<\/span><\/td> As pessoas recebem e  executam o pr\u00f3prio  trabalho,  assim como  podem  diagnosticar  falhas nos  mesmos.<\/span><\/td><\/tr>
 Explora\u00e7\u00e3o do ambiente local<\/span><\/strong>: prev\u00ea  a utiliza\u00e7\u00e3o\/explora\u00e7\u00e3o dos  rescursos  locais pr\u00f3ximo para  estudos,  observa\u00e7\u00f5es, caminhadas  etc.<\/span><\/td> Compreens\u00e3o do metabolismo  local,  ou seja, complexa dos  processos  ambientais a sua volta.<\/span><\/td>\n

 Agradabilidade na  execeu\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

 Grande participa\u00e7\u00e3o de  pessoas envolvidas.<\/span><\/p>\n

 Viv\u00eancia de situa\u00e7\u00f5es  concretas.<\/span><\/p>\n

 Requer planejamento  minucioso.<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Fonte: UNESCO\/UNEP\/IEEP<\/p>\n\n\n\n

No\u00e7\u00f5es B\u00e1sicas em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental         <\/strong>     <\/p>\n\n\n\n

Sistemas de vida<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A educa\u00e7\u00e3o ambiental enfatiza as regularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente com as especificidades locais, \u00e9 resumido no seguinte lema: Pensar globalmente, agir localmente.<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 tr\u00eas n\u00edveis ou sistemas distintos de exist\u00eancia: <\/p>\n\n\n\n

F\u00edsico:<\/strong> planeta f\u00edsico, atmosfera, hidrosfera (\u00e1guas) e litosfera (rochas e solos), que seguem as leis da f\u00edsica e da qu\u00edmica;<\/p>\n\n\n\n

Biol\u00f3gico:<\/strong> a biosfera com todas as esp\u00e9cies da vida, que obedecem as leis da f\u00edsica, qu\u00edmica, biologia e ecologia; <\/p>\n\n\n\n

Social:<\/strong> o mundo das m\u00e1quinas e constru\u00e7\u00f5es criadas pelo homem, governos e economias, artes, religi\u00f5es e culturas, que seguem leis da f\u00edsica, da qu\u00edmica, da biologia, da ecologia e tamb\u00e9m leis criadas pelo homem. <\/p>\n\n\n\n

Ciclos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O material necess\u00e1rio para a vida (\u00e1gua, oxig\u00eanio, carbono, nitrog\u00eanio, etc.) passa atrav\u00e9s de ciclos biogeoqu\u00edmicos que mant\u00eam a sua pureza e a sua disponibilidade para os seres vivos. O ser humano est\u00e1 apenasn come\u00e7ando a planejar uma economia industrial complexa, moderna e de alta produtividade que assegura a necessidade de reciclagem no planeta. Nos ecossistemas, os organismos e o ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia atrav\u00e9s das cadeias alimentares e ciclos biogeoqu\u00edmicos.<\/p>\n\n\n\n

Crescimento Populacional e Capacidade de Suporte<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A capacidade de suporte para a vida humana e para a sociedade \u00e9 complexa, din\u00e2mica e variada de acordo com a forma segundo a qual o homem maneja os seus recursos ambientais. Ela \u00e9 definida pelo seu fator mais limitante e pode ser melhorada ou degradada pelas atividades humanas.<\/p>\n\n\n\n

Desenvolvimento Socialmente Sustent\u00e1vel<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A chave para o desenvolvimento \u00e9 a participa\u00e7\u00e3o, a organiza\u00e7\u00e3o, a educa\u00e7\u00e3o e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentado n\u00e3o \u00e9 centrado na produ\u00e7\u00e3o, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado n\u00e3o s\u00f3 aos recursos e ao meio ambiente, mas tamb\u00e9m \u00e0 cultura, hist\u00f3ria e sistemas sociais do local onde ele ocorre.<\/p>\n\n\n\n

Caracter\u00edsticas dos Ecossistemas Urbanos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ecossistemas Naturais<\/strong><\/span><\/td>Ecossistemas Humanos<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
ENERGIA<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 S\u00e3o sustentados por uma fonte ilimitada  de  energia: radia\u00e7\u00e3o solar.<\/span><\/td> Atualmente sustentados por uma fonte finita de  energia:  combust\u00edveis f\u00f3sseis.<\/span><\/td><\/tr>
 N\u00e3o acumular energia em excesso.<\/span><\/td> O consumo excessivo de combust\u00edveis f\u00f3sseis libera  muito  calor para a biosfera e altera a temperatura.<\/span><\/td><\/tr>
 Nas cadeias alimentares, cerca de 10  calorias  de um organismos s\u00e3o  necess\u00e1rias para  produzir 1 caloria do  outro.<\/span><\/td> Nas cadeias alimentares s\u00e3o necess\u00e1rias 100 calorias  de  combust\u00edvel f\u00f3ssil para produzir 10 calorias de  alimentos que  ir\u00e3o gerar 1 caloria no homem.<\/span><\/td><\/tr>
EVOLU\u00c7\u00c3O<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 A evolu\u00e7\u00e3o biol\u00f3gica adapta todos os  organismo e os seus sistemas de suporte  aos  processos que sustentam a vida.<\/span><\/td> A evolu\u00e7\u00e3o cultiral atualmente subordina os organismos  e os  sistemas de suporte da Terra aos processos que  sustentam  a  tecnologia.<\/span><\/td><\/tr>
POPULA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 Mant\u00e9m os n\u00edveis de popula\u00e7\u00e3o de cada  esp\u00e9cie centro dos limites estabelecidos  pelos  controles e balan\u00e7os naturais,  incluindo fatores  como alimento, abrigo,  doen\u00e7as e presen\u00e7a de  inimigos naturais.<\/span><\/td> Permite que as popula\u00e7\u00f5es cres\u00e7am t\u00e3o rapidamente  quando  podem aumentar a disponibilidade de  alimentos e  abrigo, e  elimina inimigos naturais e  doen\u00e7as via biocidas e  medicamentos.<\/span><\/td><\/tr>
COMUNIDADE<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 Apresenta uma grande diversidade de  esp\u00e9cies  que vivem nos limites ao local  dos recursos  naturais.<\/span><\/td> Tende a excluir a maioria das esp\u00e9cies e \u00e9 sustentada  por  recursos provenientes de \u00e1reas al\u00e9m das \u00e1reas  locais.<\/span><\/td><\/tr>
INTERA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 As comunidades s\u00e3o organizadas em  torno das  intere\u00e7\u00f5es de fun\u00e7\u00f5es  biol\u00f3gicas e processos.  A maioria dos  organismos interage com uma  grande  variedade de outros organismos.<\/span><\/td> As comunidades s\u00e3o organizadas de modo crescente,  em  torno de intera\u00e7\u00f5es de fun\u00e7\u00f5es e processos  tecnol\u00f3gicos.<\/span><\/td><\/tr>
EQUIL\u00cdBRIO<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
 S\u00e3o imediatamente governadas por  processos  comuns, naturais, de controle e  equil\u00edbrio,  incluindo a disponibilidade de  luz, alimentos,  \u00e1gua, oxig\u00eanio, habitat e  a presen\u00e7a ou  aus\u00eancia de inimigos  naturais e doen\u00e7as.<\/span><\/td> S\u00e3o imediatamente governados por um conjunto de  competi\u00e7\u00f5es de controle cultural e equil\u00edbrio, inclusive  de  ideologia, costumes, religi\u00e3o, leis, pol\u00edticas e  economias.  Esse  acordo considera um pouco, ou n\u00e3o  considera os  requerimentos para a sustenta\u00e7\u00e3o da  vida,  que n\u00e3o seja  humana.<\/span><\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Fonte: UNESCO\/UNEP\/IEEP <\/p>\n\n\n\n

Atividades  <\/strong>            <\/p>\n\n\n\n

Para Comunidade Florestal – (Vilas de Empresas Florestais)   <\/strong>         <\/p>\n\n\n\n

A atividade florestal dever\u00e1 participar cada vez mais no desenvolvimento do pa\u00eds, n\u00e3o apenas pelo lado econ\u00f4mico, como geradora de divisas, mas tamb\u00e9m do lado social, como componente indispens\u00e1vel \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o da qualidade de vida.<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o programas de educa\u00e7\u00e3o ambiental, especialmente aqueles que se destinam \u00e0s comunidades internas e externas e \u00e0s institui\u00e7\u00f5es florestais, devem centrar-se no tema florestas e na interdepend\u00eancia da sociedade com as mesmas.<\/p>\n\n\n\n

Ambas as forma\u00e7\u00f5es, naturais e implantadas, possuem uma import\u00e2ncia ecol\u00f3gica e s\u00f3cio-econ\u00f4mica de grande relev\u00e2ncia para a sociedade. Esta import\u00e2ncia justifica a implanta\u00e7\u00e3o de programas de educa\u00e7\u00e3o ambiental que, no m\u00ednimo, despertem as pessoas para sua signific\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n

O mais importante nestes programas \u00e9 saber relacionar as florestas com o cotidiano das pessoas, seja demonstrando que m\u00f3veis, materiais de constru\u00e7\u00e3o, papel, f\u00f3sforos e outros elementos s\u00e3o produtos originariamente florestais ou, evidenciando que o microclima, a presen\u00e7a de p\u00e1ssaros, a \u00e1gua de consumo e o lazer s\u00e3o seus produtos indiretos.<\/p>\n\n\n\n

Outros aspectos importantes s\u00e3o os que dizem respeito \u00e0 seguran\u00e7a das \u00e1reas de florestas de propriedade da empresa e com rela\u00e7\u00e3o aos inc\u00eandios florestais.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e7\u00f5es Diretas para e Pr\u00e1tica da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental            <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Visitas<\/strong> a Museus, criadouro cient\u00edfico de animais silvestres.<\/p>\n\n\n\n

Passeios em trilhas ecol\u00f3gicas\/desenhos:<\/strong> normalmente as trilhas s\u00e3o interpretativas; apresentam percursos nos quais existem pontos determinados para interpreta\u00e7\u00e3o com aux\u00edlio de placas, setas e outros indicadores, ou ent\u00e3o pode-se utilizar a interpreta\u00e7\u00e3o espont\u00e2nea, na qual monitores estimulam as crian\u00e7as \u00e0 curiosidade a medida que eventos, locais e fatos se sucedem. Feitos atrav\u00e9s da observa\u00e7\u00e3o direta em rela\u00e7\u00e3o ao ambiente, os desenhos tornam-se instrumentos eficazes para indicar os temas que mais estimulam a percep\u00e7\u00e3o ambiental do observador.<\/p>\n\n\n\n

Parcerias com Secretarias de Educa\u00e7\u00e3o de Munic\u00edpios:<\/strong> formando Clubes de Ci\u00eancias do Ambiente, com o objetivo de executar projetos interdisciplinares que visem solucionar problemas ambientais locais (agir localmente, pensar globalmente). Os temas mais trabalhados s\u00e3o reciclagem do lixo, agricultura org\u00e2nica, arboriza\u00e7\u00e3o urbana e preserva\u00e7\u00e3o do ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Ecoturismo:<\/strong>  quando da exist\u00eancia de parques ecol\u00f3gicos ou mesmo nos locais onde est\u00e3o localizadas as trilhas, h\u00e1 a extens\u00e3o para a comunidade em geral. Os visitantes s\u00e3o orientados na chegada por um funcion\u00e1rio e a visita\u00e7\u00e3o \u00e9 livre, com acesso ao Museu, ao Criadouro de Animais e as trilhas. <\/p>\n\n\n\n

Publica\u00e7\u00f5es peri\u00f3dicas:<\/strong> abordagem de assuntos relativos aos recursos naturais da regi\u00e3o e \u00e0s atividades da \u00e1rea de ambi\u00eancia da empresa.<\/p>\n\n\n\n

Educa\u00e7\u00e3o ambiental para funcion\u00e1rios:<\/strong> treinamento aplicado aos funcion\u00e1rios da \u00e1rea florestal da empresa, orientado-os quanto aos procedimentos ambientalmente corretos no exerc\u00edcio de suas fun\u00e7\u00f5es, fazendo com que eles se tornem respons\u00e1veis pelas pr\u00e1ticas conservacionistas em seu ambiente de trabalho, chegando ao seu lar e \u00e0 sua fam\u00edlia. <\/p>\n\n\n\n

Atividades com a comunidade e campanhas de conscientiza\u00e7\u00e3o ambiental:<\/strong> com o intuito de incrementar a participa\u00e7\u00e3o da comunidade nos aspectos relativos ao conhecimento e melhoria de seu pr\u00f3prio ambiente, s\u00e3o organizadas e incentivadas diversas atividades que envolvem a comunidade da regi\u00e3o, como caminhadas r\u00fasticas pela regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Programas de orienta\u00e7\u00e3o ambiental:<\/strong> a empresa desenvolve ainda outros programas para orienta\u00e7\u00e3o ambiental como, por exemplo, fichas de visualiza\u00e7\u00e3o dos animais silvestres, orienta\u00e7\u00e3o \u00e0 comunidade para atendimento aos aspectos legais de ca\u00e7a e pesca, produ\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o de cadernos, calend\u00e1rios e cart\u00f5es com motivos ambientalistas. <\/p>\n\n\n\n

Para Comunidades Agr\u00edcolas em Geral<\/strong>            <\/p>\n\n\n\n

Tem como finalidade principal a orienta\u00e7\u00e3o aos pequenos produtores (silvicultores ou agricultores), quanto ao uso correto de agrot\u00f3xicos, suas aplica\u00e7\u00f5es, no\u00e7\u00f5es sobre atividades modificadoras do meio ambiente, t\u00e9cnicas agroflorestais, permacultura e a legisla\u00e7\u00e3o pertinente. Interage como uma contribui\u00e7\u00e3o para a forma\u00e7\u00e3o da consci\u00eancia social e agroecol\u00f3gica da popula\u00e7\u00e3o destas comunidades.<\/p>\n\n\n\n

Acontece atrav\u00e9s de visitas \u00e0s fam\u00edlias, dias de campo e palestras realizadas em escolas ou centros comunit\u00e1rios da regi\u00e3o, onde s\u00e3o demonstradas pr\u00e1ticas e t\u00e9cnicas agr\u00edcolas de conserva\u00e7\u00e3o do solo, de pesquisa e novas alternativas que se conciliem com as pr\u00e1ticas tradicionais de agricultura da comunidade.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m destas a\u00e7\u00f5es, promover atividades educativas para as crian\u00e7as nas escolas e oficinas de trabalhos para as mulheres, sempre com o objetivo de demonstrar que se bem aproveitados e preservados, os recursos do meio ambiente s\u00f3 trazem benef\u00edcios para a comunidade.<\/p>\n\n\n\n

Legisla\u00e7\u00e3o<\/strong>            <\/p>\n\n\n\n

Lei n\u00ba 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Pol\u00edtica Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, e d\u00e1 outras provid\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n

Conceito
\nEstrat\u00e9gias de Ensino
\nNo\u00e7\u00f5es B\u00e1sicas em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental Urbana
\nAtividades
\nLegisla\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

No ambiente urbano das m\u00e9dias e grandes cidades, a escola, al\u00e9m de outros meios de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 respons\u00e1vel pela educa\u00e7\u00e3o do indiv\u00edduo e conseq\u00fcentemente da sociedade, uma vez que h\u00e1 o repasse de informa\u00e7\u00f5es, isso gera um sistema din\u00e2mico e abrangente a todos. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1429],"tags":[179,178,34],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/931"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=931"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/931\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4416,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/931\/revisions\/4416"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=931"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=931"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=931"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}