1992 <\/strong>– Outro documento internacional de extrema import\u00e2ncia \u00e9 o Tratado de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para Sociedades Sustent\u00e1veis e Responsabilidade Global elaborado pela sociedade civil planet\u00e1ria no F\u00f3rum Global, durante a Confer\u00eancia das Na\u00e7\u00f5es Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). <\/li><\/ul>\n\n\n\nO que foi a Rio 92 e seus objetivos?<\/h4>\n\n\n\n
Esse documento elaborado durante a Rio 92, estabelece princ\u00edpios fundamentais da educa\u00e7\u00e3o para sociedades sustent\u00e1veis, destacando a necessidade de forma\u00e7\u00e3o de um pensamento cr\u00edtico, coletivo e solid\u00e1rio, de interdisciplinaridade, de multiplicidade e diversidade. <\/p>\n\n\n\n
Estabelece ainda uma rela\u00e7\u00e3o entre as pol\u00edticas p\u00fablicas de educa\u00e7\u00e3o ambiental e a sustentabilidade, apontando princ\u00edpios e um plano de a\u00e7\u00e3o para educadores ambientais. Enfatiza os processos participativos voltados para a recupera\u00e7\u00e3o, conserva\u00e7\u00e3o e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.<\/p>\n\n\n\n
O Tratado tem bastante relev\u00e2ncia por ter sido elaborado no \u00e2mbito da sociedade civil e por reconhecer a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental como um processo pol\u00edtico din\u00e2mico, em permanente constru\u00e7\u00e3o, orientado por valores baseados na transforma\u00e7\u00e3o social.<\/p>\n\n\n\n
A Agenda 21 , documento tamb\u00e9m concebido e aprovado pelos governos durante a Rio 92, \u00e9 um plano de a\u00e7\u00e3o para ser adotado global, nacional e localmente, por organiza\u00e7\u00f5es do sistema das Na\u00e7\u00f5es Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as \u00e1reas em que a a\u00e7\u00e3o humana impacta o meio ambiente. Al\u00e9m do documento em si, a Agenda 21 \u00e9 um processo de planejamento participativo que resulta na an\u00e1lise da situa\u00e7\u00e3o atual de um pa\u00eds, estado, munic\u00edpio, regi\u00e3o, setor e planeja o futuro de forma socioambientalmente sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n
A partir disso, os marcos hist\u00f3ricos mais recentes da educa\u00e7\u00e3o ambiental internacional, foram seguidos de:<\/p>\n\n\n\n
- 1997 <\/strong>– Em Tessaloniki, durante a Confer\u00eancia Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educa\u00e7\u00e3o e Consci\u00eancia P\u00fablica para a Sustentabilidade, os temas colocados na Rio 92 s\u00e3o refor\u00e7ados. Chama-se a aten\u00e7\u00e3o para a necessidade de se articularem a\u00e7\u00f5es de EA baseadas nos conceitos de \u00e9tica e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobiliza\u00e7\u00e3o e participa\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de pr\u00e1ticas interdisciplinares.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
Foi reconhecido que, passados cinco anos da Rio 92, o desenvolvimento da EA foi insuficiente. Como consequ\u00eancia, configura-se a necessidade de uma mudan\u00e7a de curr\u00edculo, de forma a contemplar as premissas b\u00e1sicas que norteiam uma educa\u00e7\u00e3o \u201cem prol da sustentabilidade\u201d, motiva\u00e7\u00e3o \u00e9tica, \u00eanfase em a\u00e7\u00f5es cooperativas e novas concep\u00e7\u00f5es de enfoques diversificados.<\/p>\n\n\n\n
- 2005 <\/strong>– Ainda no \u00e2mbito internacional, a iniciativa das Na\u00e7\u00f5es Unidas de implementar a D\u00e9cada da Educa\u00e7\u00e3o para o Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (2005-2014), cuja institui\u00e7\u00e3o representa uma conquista para a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, ganha sinais de reconhecimento de seu papel no enfrentamento da problem\u00e1tica socioambiental, na medida em que refor\u00e7a mundialmente a sustentabilidade a partir da Educa\u00e7\u00e3o. A D\u00e9cada da Educa\u00e7\u00e3o para o Desenvolvimento Sustent\u00e1vel potencializa as pol\u00edticas, os programas e as a\u00e7\u00f5es educacionais j\u00e1 existentes, al\u00e9m de multiplicar as oportunidades inovadoras.<\/li>
- 2021 <\/strong>– Durante a Confer\u00eancia Mundial Virtual, a Declara\u00e7\u00e3o de Berlim sobre Educa\u00e7\u00e3o para o Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (EDS) descreve uma s\u00e9rie de pol\u00edticas para transformar a educa\u00e7\u00e3o ambiental em um componente curricular b\u00e1sico presente em todos os n\u00edveis de educa\u00e7\u00e3o at\u00e9 2025.\u00a0<\/li><\/ul>\n\n\n\n
Maria Beatriz Ayello Leite
Reda\u00e7\u00e3o Ambientebrasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Os dados hist\u00f3ricos da educa\u00e7\u00e3o ambiental no Brasil refletem a evolu\u00e7\u00e3o do conceito em pol\u00edticas p\u00fablicas e ferramentas educativas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":6264,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1428],"tags":[170,171,172,173,169,363,1682,168,87,167,184],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/930"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=930"}],"version-history":[{"count":2,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/930\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":6266,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/930\/revisions\/6266"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/6264"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=930"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=930"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=930"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}