{"id":927,"date":"2009-03-24T10:05:17","date_gmt":"2009-03-24T13:05:17","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:50","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:50","slug":"agenda_ambiental_na_administracao_publica","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/agenda_ambiental\/agenda_ambiental_na_administracao_publica.html","title":{"rendered":"Agenda Ambiental na Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica"},"content":{"rendered":"\n

O que \u00e9 o Programa Agenda Ambiental na Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A sobreviv\u00eancia das organiza\u00e7\u00f5es p\u00fablicas ou privadas estar\u00e1 assentada – sem a menor d\u00favida – na nossa capacidade de atualizar o seu modelo de gest\u00e3o, adequando-o ao contexto da sustentabilidade.<\/p>\n\n\n\n

Esse contexto envolve a inser\u00e7\u00e3o de crit\u00e9rios ambientais e sociais, mas \u00e9 sobretudo uma ambi\u00eancia nova, um modo de perceber as rela\u00e7\u00f5es coletivas dentro de um constante aprimoramento da qualidade de vida do trabalhador, sua sa\u00fade e bem-estar.<\/p>\n\n\n\n

O momento em que vivemos \u00e9 de corre\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos de desperd\u00edcio e desaten\u00e7\u00e3o. H\u00e1 a necessidade de motivar os servidores p\u00fablicos para estarem abertos a mudan\u00e7as nos procedimentos administrativos. Essa abertura requer a participa\u00e7\u00e3o de profissionais de todas as \u00e1reas, independentemente de cargo ou grau de responsabilidade, em um processo que deve ser encarado com naturalidade e maturidade, pois al\u00e9m de muito din\u00e2mico, est\u00e1 voltado para as exig\u00eancias da sociedade e sua economia de mercado.<\/p>\n\n\n\n

O programa Agenda Ambiental na Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica, identificado como A3P, \u00e9, nesta perspectiva, uma a\u00e7\u00e3o de car\u00e1ter volunt\u00e1rio, que pretende induzir a ado\u00e7\u00e3o de um modelo de gest\u00e3o p\u00fablica que corrija e diminua impactos negativos gerados durante a jornada de trabalho. O meio de conseguir isso \u00e9 o uso eficiente dos recursos naturais, materiais, financeiros e humanos.<\/p>\n\n\n\n

Este programa v\u00eam sendo coordenado pela Secretaria de Pol\u00edticas para o Desenvolvimento Sustent\u00e1vel e tem levado sua experi\u00eancia aos \u00f3rg\u00e3os governamentais, nos tr\u00eas n\u00edveis de governo, mediante solicita\u00e7\u00e3o dos interessados.<\/p>\n\n\n\n

Qual o objetivo do A3P?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Muitas organiza\u00e7\u00f5es e institui\u00e7\u00f5es governamentais ou n\u00e3o-governamentais t\u00eam constru\u00eddo agendas ambientais e agendas 21. Nesse processo, pensar sobre o meio ambiente e suas interfaces eq\u00fcivale a desenvolver um plano de a\u00e7\u00f5es que contemple as possibilidades de execu\u00e7\u00e3o de cada institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Na avalia\u00e7\u00e3o das implica\u00e7\u00f5es ambientais, n\u00e3o se pode esquecer que o homem \u00e9 o integrante diferencial do meio ambiente – que, na pr\u00e1tica \u00e9 um todo formado por partes igualmente complexas, geralmente fr\u00e1geis e passivas.<\/p>\n\n\n\n

Numa perspectiva mais ampla, \u00e0 A3P soma-se a toda institui\u00e7\u00e3o que j\u00e1 se moveu no sentido de que \u00e9 preciso repensar sua posi\u00e7\u00e3o diante das a\u00e7\u00f5es que vem sendo realizadas antecipadamente pela iniciativa privada.<\/p>\n\n\n\n

Antes de desencadear uma a\u00e7\u00e3o dessa natureza, \u00e9 preciso que seja estabelecido um processo metodol\u00f3gico b\u00e1sico, cont\u00ednuo, capaz de orientar as etapas, desde a sua concep\u00e7\u00e3o at\u00e9 a implementa\u00e7\u00e3o das a\u00e7\u00f5es e sua manuten\u00e7\u00e3o. Conhe\u00e7a como o Minist\u00e9rio do Meio Ambiente – MMA vem construindo a sua Agenda Ambiental, visando a melhoria das rela\u00e7\u00f5es com o ambiente, em suas atividades di\u00e1rias, e das rela\u00e7\u00f5es interpessoais entre os servidores.<\/p>\n\n\n\n

Hist\u00f3rico<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Programa Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, elaborado e aprovado pelo MMA em 1999, previa a constru\u00e7\u00e3o de agendas ambientais por um processo participativo que possibilite o aprendizado das quest\u00f5es ambientais. Aqui entra a reflex\u00e3o de cada ser humano para criar uma fase transit\u00f3ria entre o velho e o novo paradigma.<\/p>\n\n\n\n

Com o resgate de valores esquecidos e a ado\u00e7\u00e3o de novos seremos capazes de mudar comportamentos, h\u00e1bitos e atitudes, visando a vida saud\u00e1vel da gera\u00e7\u00e3o presente e o n\u00e3o comprometimento da boa qualidade para as gera\u00e7\u00f5es futuras.<\/p>\n\n\n\n

Em agosto de 1999, o MMA criou a Comiss\u00e3o Permanente, composta por representantes de suas unidades, incluindo o Ibama, al\u00e9m de um representante do Centro de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel da Universidade de Bras\u00edlia. Essa comiss\u00e3o, juntamente com os demais servidores volunt\u00e1rios, identificou problemas e prop\u00f4s a\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas para solucion\u00e1-los, de um modo cont\u00ednuo, que sempre se renova.<\/p>\n\n\n\n

Da mesma forma, cada representante de unidade ficou respons\u00e1vel por procedimentos que considerassem peculiares \u00e0 ambi\u00eancia de suas unidades, num processo de multiplica\u00e7\u00e3o e incorpora\u00e7\u00e3o atitudes pr\u00f3prias e saud\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

A partir de setembro de 2000, o Programa A3P passou a ser inclu\u00eddo nas a\u00e7\u00f5es de compet\u00eancia da Secretaria de Pol\u00edticas para o Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, que estabelece a liga\u00e7\u00e3o com as a\u00e7\u00f5es administrativas que buscam a ecoefici\u00eancia governamental.<\/p>\n\n\n\n

No per\u00edodo de 1999\/2000, 16 reuni\u00f5es visaram distribuir tarefas, realizar diagn\u00f3sticos, colher sugest\u00f5es junto aos servidores, caracterizar e quantificar os res\u00edduos gerados e identificar materiais alternativos. Visaram ainda avaliar a inclus\u00e3o de crit\u00e9rios ambientais nos processos licitat\u00f3rios, dando prefer\u00eancia aos parceiros com os mesmos princ\u00edpios ambientais.<\/p>\n\n\n\n

Mais: estabelecer novas formas de sensibiliza\u00e7\u00e3o e motiva\u00e7\u00e3o dos servidores, elabora\u00e7\u00e3o de materiais did\u00e1tico-pedag\u00f3gicos, informativos, e a promo\u00e7\u00e3o de eventos para uma troca descontra\u00edda de informa\u00e7\u00f5es. Foram utilizados os seguintes meios de divulga\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

a) notas no informativo di\u00e1rio do MMA – InforMMA, inclusive pela internet<\/p>\n\n\n\n

b) atividades do grupo de teatro da Diretoria de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental,<\/p>\n\n\n\n

c) exposi\u00e7\u00e3o\/balan\u00e7o dos trabalhos realizados pela Comiss\u00e3o Permanente,<\/p>\n\n\n\n

d) Iniciado o processo de gest\u00e3o ambiental, enfocando a gest\u00e3o dos res\u00edduos gerados e o uso racional de insumos, a partir de princ\u00edpios ambientalmente corretos.<\/p>\n\n\n\n

Metodologia<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Este processo-piloto de constru\u00e7\u00e3o da Agenda Ambiental utiliza metodologia que inclui aspectos l\u00fadicos (manifesta\u00e7\u00f5es art\u00edsticas) ao lado de novos processos administrativos, e que poder\u00e3o ser disponibilizado para outros interessados, institui\u00e7\u00f5es governamentais ou ONGs.<\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a detalhes da primeira etapa de trabalho da Comiss\u00e3o Permanente do MMA na implementa\u00e7\u00e3o da sua Agenda Ambiental, que ouviu sugest\u00f5es encaminhadas pelos servidores. Apresentamos a seguir os “Primeiros Passos” em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 melhoria do desempenho ambiental das atividades deste Minist\u00e9rio, bem como da qualidade das rela\u00e7\u00f5es humanas.<\/p>\n\n\n\n

Resumo dos “Primeiros Passos”<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Realizada a S\u00e9rie V\u00eddeo, M\u00f3dulos I e II, para os prestadores de servi\u00e7os gerais,<\/p>\n\n\n\n

Implantada a Campanha Bras\u00edlia Recicla de coleta Seletiva de Papel (em m\u00e9dia 1200 Quilos por m\u00eas) e vidro,<\/p>\n\n\n\n

Colocado um PEV (Ponto de Entrega Volunt\u00e1ria) para coleta seletiva de Vidro (m\u00e9dia de 300kg a cada 2 meses),<\/p>\n\n\n\n

Implantado programa de redu\u00e7\u00e3o do consumo de papel ( 10 % de redu\u00e7\u00e3o),<\/p>\n\n\n\n

Distribu\u00eddos aos servidores copos de vidros com a logomarca da Campanha Bras\u00edlia Recicla, em substitui\u00e7\u00e3o aos copos descart\u00e1veis,<\/p>\n\n\n\n

Programa de sensibiliza\u00e7\u00e3o, tendo o teatro e outras atividades l\u00fadicas como forma de mobiliza\u00e7\u00e3o e difus\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es sobre a Agenda Ambiental e o Programa,<\/p>\n\n\n\n

Apresentados aos servidores os dados e informa\u00e7\u00f5es sobre os “Primeiros Passos” previstos na Agenda Ambiental – em dezembro\/99,<\/p>\n\n\n\n

Exposi\u00e7\u00e3o de artes com material alternativo “A arte do Lixo”, visando implantar as “Oficinas de Talentos”,<\/p>\n\n\n\n

Estimulada a Campanha do Bloco: aproveitamento de pap\u00e9is com um lado ainda branco para a confec\u00e7\u00e3o de blocos de rascunho,<\/p>\n\n\n\n

Substitu\u00eddas as torneiras tradicionais por torneiras com temporizador e instaladas v\u00e1lvulas autom\u00e1ticas nos lavat\u00f3rios masculinos,<\/p>\n\n\n\n

Aprimorado do programa de manuten\u00e7\u00e3o de ar condicionado,<\/p>\n\n\n\n

Realizado Curso de Forma\u00e7\u00e3o de Brigadas de Inc\u00eandio,<\/p>\n\n\n\n

Interrompido o acesso de pedestres nas passarelas adjacentes ao pr\u00e9dio, por quest\u00f5es de seguran\u00e7as’,<\/p>\n\n\n\n

Substitu\u00eddos os carpetes por pisos paviflex,<\/p>\n\n\n\n

Realizada as Oficinas de Talentos – arte como sensibiliza\u00e7\u00e3o,<\/p>\n\n\n\n

Oferecidos os Cursos de Caixas Ecol\u00f3gicas e Arte em Jornal (mar\u00e7o-julho\/2000),<\/p>\n\n\n\n

Apresentado o Programa A3P durante a reuni\u00e3o do Comit\u00ea Nacional de Desburocratiza\u00e7\u00e3o junho\/2000,<\/p>\n\n\n\n

Realizada a exposi\u00e7\u00e3o em comemora\u00e7\u00e3o ao Dia Internacional do Meio Ambiente, sobre a\u00e7\u00f5es de meio ambiente nas escolas p\u00fablicas e particulares(junho\/2000),<\/p>\n\n\n\n

Adequados e saneados os espa\u00e7os destinados \u00e0 passagem das linhas de distribui\u00e7\u00e3o de \u00e1gua,<\/p>\n\n\n\n

Realizada exposi\u00e7\u00e3o de objetos de arte (lumin\u00e1rias) confeccionadas com materiais naturais,<\/p>\n\n\n\n

Implantada a coleta seletiva de copos descart\u00e1veis usados (novembro\/2000),<\/p>\n\n\n\n

Realizada a adapta\u00e7\u00e3o dos lavat\u00f3rios masculino e feminino (t\u00e9rreo), para pessoas que necessitam e cuidados especiais,<\/p>\n\n\n\n

Realizado o I F\u00f3rum das Agendas Ambientais Institucionais (dezembro\/2000),<\/p>\n\n\n\n

Estabelecida a parceria com a Prefeitura de Palmas para implanta\u00e7\u00e3o da Agenda Ambiental na Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica naquele Munic\u00edpio,<\/p>\n\n\n\n

Realizada “Oficina de Talentos” e Palestra sobre A3P no Minist\u00e9rio da Sa\u00fade,<\/p>\n\n\n\n

Realizada palestra sobre o tratamento de l\u00e2mpadas fluorescente usadas.<\/p>\n\n\n\n

Considera\u00e7\u00f5es<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es constantes da agenda levaram ainda em considera\u00e7\u00e3o os diagn\u00f3sticos e levantamento realizados pela Comiss\u00e3o, elaborados no sentido de nortear as demandas na \u00e1rea administrativa e comportamental.<\/p>\n\n\n\n

Estes dados permitiram tamb\u00e9m definir,al\u00e9m do perfil dos funcion\u00e1rios – independente de suas fun\u00e7\u00f5es (administrativo, t\u00e9cnico, prestador de servi\u00e7os, seguran\u00e7a e recep\u00e7\u00e3o) – as caracter\u00edsticas de cada setor, de suas responsabilidades, comprometimento e compet\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n

O trabalho com base em n\u00fameros permite, juntamente com a \u00e1rea administrativa, elaborar programas de redu\u00e7\u00e3o espec\u00edficos, estabelecendo metas quantific\u00e1veis a serem realizadas e o custo envolvido para a realiza\u00e7\u00e3o do conjunto de a\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 essencial, no entanto, que seja dado grande \u00eanfase ao processo de sensibiliza\u00e7\u00e3o voltado aos respons\u00e1veis pelo setor de compras e o de distribui\u00e7\u00e3o de materiais.<\/p>\n\n\n\n

Os cursos e treinamentos realizados na \u00e1rea de recursos humanos permitiram a conviv\u00eancia entre colegas e servidores, incluindo a\u00e7\u00f5es l\u00fadicas realizadas, assim como atrav\u00e9s dos cursos espec\u00edficoos para os prestadores de servi\u00e7os Gerais S\u00e9rie V\u00eddeo I e II, Cursos de Forma\u00e7\u00e3o de Brigadas, Oficinas de Talentos ou ainda entre os membros da Comiss\u00e3o e seus respectivos colegas.<\/p>\n\n\n\n

Este trabalho deve ser aprofundado pois o processo de mobiliza\u00e7\u00e3o e mudan\u00e7a de h\u00e1bitos \u00e9 lento e requer persist\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

www.mma.gov.br<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A sobreviv\u00eancia das organiza\u00e7\u00f5es p\u00fablicas ou privadas estar\u00e1 assentada – sem a menor d\u00favida – na nossa capacidade de atualizar o seu modelo de gest\u00e3o, adequando-o ao contexto da sustentabilidade. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1421],"tags":[9,86,142],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/927"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=927"}],"version-history":[{"count":3,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/927\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4436,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/927\/revisions\/4436"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=927"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=927"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=927"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}