{"id":926,"date":"2009-03-24T09:49:12","date_gmt":"2009-03-24T09:49:12","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:51","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:51","slug":"agenda_ambiental","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/agenda_ambiental\/agenda_ambiental.html","title":{"rendered":"Agenda Ambiental"},"content":{"rendered":"\n

Programa Nacional de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do M.M.A. (Minist\u00e9rio do Meio Ambiente)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

1 – O que \u00e9?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u00c9 um plano de desenvolvimento e manejo ambiental que identifica os problemas e as solu\u00e7\u00f5es para o ser humano reduzir os impactos negativos, decorrentes de sua intera\u00e7\u00e3o com o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

2 – Quais organiza\u00e7\u00f5es podem fazer a agenda ambiental?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quaisquer organiza\u00e7\u00f5es. Ind\u00fastrias, servi\u00e7os, escolas, universidades, organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o-governamentais, \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos e at\u00e9 uma resid\u00eancia. Uma fam\u00edlia pode e at\u00e9 deveria construir a sua agenda ambiental. <\/p>\n\n\n\n

3 – Quais os passos para construir uma agenda ambiental?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) \u00e9 de fundamental import\u00e2ncia que a dire\u00e7\u00e3o da institui\u00e7\u00e3o comunique, voluntariamente, ao p\u00fablico interno e externo da institui\u00e7\u00e3o, a decis\u00e3o de implementar a agenda ambiental. Em seguida, deve ser feito um amplo trabalho de divulga\u00e7\u00e3o, conscientiza\u00e7\u00e3o e sensibiliza\u00e7\u00e3o, com palestras e folhetos informativos junto ao p\u00fablico envolvido nesse processo;<\/p>\n\n\n\n

b) deve ser instalada a Comiss\u00e3o Coordenadora da Agenda Ambiental, com a participa\u00e7\u00e3o de v\u00e1rios segmentos da comunidade interna e do local onde a institui\u00e7\u00e3o est\u00e1 inserida.<\/p>\n\n\n\n

c) delimitar o espa\u00e7o interno e externo. Se for uma escola, delimitar as fronteiras do lote f\u00edsico e construir a agenda dentro desse espa\u00e7o, sem deixar de considerar os efeitos ambientais negativos de fora da escola;<\/p>\n\n\n\n

d) identificar o p\u00fablico ou atores do processo, ou seja, aquelas pessoas direta ou indiretamente envolvidas nas a\u00e7\u00f5es desenvolvidas pela institui\u00e7\u00e3o;<\/p>\n\n\n\n

e) fazer o diagn\u00f3stico do meio ambiente encontrado, identificando, no caso da escola: os pr\u00e9dios que a comp\u00f5e, salas, m\u00f3veis, plantas, animais, a \u00e1gua que chega para o uso, a rede de esgoto, o ar, o solo, os alimentos, a rede el\u00e9trica, materiais (pap\u00e9is, canetas, l\u00e1pis, giz, produtos qu\u00edmicos, quadro-negro), as pessoas e os aspectos externos da escola, como ru\u00eddos e polui\u00e7\u00e3o do ar. Esse diagn\u00f3stico poder\u00e1 ser elaborado a partir do resultado de uma pesquisa de opini\u00e3o junto aos atores envolvidos para identificar os problemas ambientais e solu\u00e7\u00f5es a serem implementadas;<\/p>\n\n\n\n

f) apartir desse diagn\u00f3stico propor as corre\u00e7\u00f5es ou solu\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias de modo que o ambiente da institui\u00e7\u00e3o receba melhorias, a partir de metas de curto, m\u00e9dio e longo prazos;<\/p>\n\n\n\n

g) fazer o Plano de Gest\u00e3o Ambiental – o resultado do diagn\u00f3stico dos impactos ambientais e respectivas solu\u00e7\u00f5es – no qual para cada a\u00e7\u00e3o ser\u00e1 indicado como ser\u00e1 a realiza\u00e7\u00e3o, definindo o respons\u00e1vel, o prazo, os meios e recursos;<\/p>\n\n\n\n

h) deve ser criado um Sistema de Acompanhamento e Avalia\u00e7\u00e3o da Agenda Ambiental, se poss\u00edvel informatizado para facilitar o processo gerencial. Isto pressup\u00f5e que os dados devem ser monitorados continuamente, inclusive conferindo se as solu\u00e7\u00f5es est\u00e3o sendo alcan\u00e7adas, verificar o percentual atingido das metas previstas e fazer ajustes de percurso. Esse sistema \u00e9 de responsabilidade da dire\u00e7\u00e3o da institui\u00e7\u00e3o e deve ser acompanhado por uma comiss\u00e3o coordenadora da agenda ambiental, com a participa\u00e7\u00e3o de dirigentes, profissionais e demais integrantes da institui\u00e7\u00e3o. \u00c9 importante que sejam realizadas reuni\u00f5es e semin\u00e1rios entre v\u00e1rias institui\u00e7\u00f5es, visando a troca de experi\u00eancias sobre a constru\u00e7\u00e3o da agenda ambiental;<\/p>\n\n\n\n

i) a agenda ambiental dever\u00e1 ser revisada anualmente pelos integrantes da institui\u00e7\u00e3o. Todos direta ou indiretamente relacionados com a institui\u00e7\u00e3o devem ser mobilizados a participar do processo. No caso, por exemplo, de uma escola, \u00e9 preciso estudar de forma did\u00e1tica como ser\u00e1 a participa\u00e7\u00e3o das turmas de ensino fundamental e m\u00e9dio.<\/p>\n\n\n\n

4 – Quais os produtos de uma agenda ambiental?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) o diagn\u00f3stico da situa\u00e7\u00e3o encontrada identificando problemas e solu\u00e7\u00f5es;<\/p>\n\n\n\n

b) o plano de a\u00e7\u00e3o que inclui programas, projetos, atividades para corre\u00e7\u00e3o de problemas e\/ou minimiza\u00e7\u00e3o de impactos ambientais negativos decorrentes da interven\u00e7\u00e3o do homem no meio e ainda da melhoria na qualidade das rela\u00e7\u00f5es humanas. O processo de constru\u00e7\u00e3o de uma agenda ambiental nos propicia oportunidades para a solu\u00e7\u00e3o dos mais diferentes tipos de interesses.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante lembrar que, por ser um processo interdisciplinar, a constru\u00e7\u00e3o de uma Agenda Ambiental dever\u00e1, se poss\u00edvel, envolver especialistas das mais variadas \u00e1reas, como engenheiros, educadores, especialistas em res\u00edduos e psic\u00f3logos.<\/p>\n\n\n\n

5-Agenda ambiental interna do MMA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A constru\u00e7\u00e3o da Agenda Ambiental Interna do MMA teve in\u00edcio no ano passado. Foi constitu\u00edda uma comiss\u00e3o, formada por representantes de todas as secretarias, do gabinete do ministro, do Ibama e do Centro de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel da Universidade de Bras\u00edlia (UnB). A primeira reuni\u00e3o ocorreu em agosto de 99 e ficou definido que seria elaborada uma agenda que tornasse as fun\u00e7\u00f5es administrativas voltadas para a elimina\u00e7\u00e3o do desperd\u00edcio \u2013 papel, energia, \u00e1gua e outros insumos \u2013 inclusive do tempo de cada servidor, sem perda da efici\u00eancia no atendimento ao p\u00fablico. Essa atividade busca a melhoria do relacionamento interpessoal, do atendimento ao p\u00fablico externo e a redu\u00e7\u00e3o de gastos em insumos.<\/p>\n\n\n\n

Para isto realizou-se pesquisa de urna entre os funcion\u00e1rios, de modo a conhecer os problemas ambientais e humanos existentes no MMA. Com os resultados obtidos, aproximadamente 190 formul\u00e1rios, foram classificados em 13 temas distintos. A tabula\u00e7\u00e3o das respostas revelou que grande parte das a\u00e7\u00f5es era de car\u00e1ter administrativo. Uma parcela destas a\u00e7\u00f5es poderia ser executada a curto prazo, mas a maioria somente a m\u00e9dio e longo prazos. A comiss\u00e3o organizou todas as sugest\u00f5es e definiu as primeiras atividades, que s\u00e3o a campanha de coleta de papel e a s\u00e9rie v\u00eddeo.<\/p>\n\n\n\n

A comiss\u00e3o utilizou recursos l\u00fadicos e uma s\u00e9rie de v\u00eddeos no processo se sensibiliza\u00e7\u00e3o e mobiliza\u00e7\u00e3o, visando a mudan\u00e7a de h\u00e1bitos exigida para a implanta\u00e7\u00e3o dos princ\u00edpios ambientais, compat\u00edveis com a proposta de desenvolvimento sustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

Entre as a\u00e7\u00f5es desenvolvidas pela Comiss\u00e3o, durante o segundo semestre de 1999, destacam-se:<\/p>\n\n\n\n