{"id":896,"date":"2009-03-24T10:35:59","date_gmt":"2009-03-24T10:35:59","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:46","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:46","slug":"e_hora_de_cuidar_do_brasil","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/artigos\/e_hora_de_cuidar_do_brasil.html","title":{"rendered":"\u00c9 hora de cuidar do Brasil"},"content":{"rendered":"\n
Aprendi que h\u00e1 dois tipos de problemas na administra\u00e7\u00e3o p\u00fablica: os urgentes e os importantes. A tend\u00eancia geral da administra\u00e7\u00e3o p\u00fablica brasileira era atender as urg\u00eancias, ocupar-se com o dia-a-dia, dar respostas pontuais, buscar resultados imediatos e, principalmente, fazer a\u00e7\u00f5es que tivessem impacto na opini\u00e3o p\u00fablica. Enquanto isso, as import\u00e2ncias iam ficando para depois. O passivo de problemas estruturais e a indefini\u00e7\u00e3o em quest\u00f5es estrat\u00e9gicas eram sempre empurrados para os governos futuros.<\/p>\n\n\n\n
O Governo do Presidente Lula se preocupou, desde o in\u00edcio, em recuperar a capacidade de planejamento do Estado brasileiro. Por isso, sem descuidar das quest\u00f5es imediatas e dos problemas do dia-a-dia, buscamos reservar tempo e dedica\u00e7\u00e3o \u00e0s quest\u00f5es estrat\u00e9gicas e \u00e0s a\u00e7\u00f5es estruturantes.<\/p>\n\n\n\n
Esta primeira Confer\u00eancia Nacional do Meio Ambiente tem esse car\u00e1ter. Ela busca aperfei\u00e7oar a pol\u00edtica ambiental brasileira para que tenha a dimens\u00e3o do Brasil e que considere a import\u00e2ncia estrat\u00e9gica do nosso pa\u00eds para o futuro do mundo. Nunca \u00e9 demais repetir as quatro diretrizes que definimos para as a\u00e7\u00f5es do Minist\u00e9rio:<\/p>\n\n\n\n
A primeira delas \u00e9 o desenvolvimento sustent\u00e1vel. Meio Ambiente n\u00e3o \u00e9 um entrave ao desenvolvimento; \u00e9 a garantia de um desenvolvimento adequado. A floresta, o pantanal, os rios, o mar, nada disso impede o Brasil de desenvolver energia, ind\u00fastrias ou transportes, de gerar empregos e moradia, de distribuir renda e justi\u00e7a social. Ao contr\u00e1rio, a natureza \u00e9 a fonte de todas essas riquezas. S\u00f3 precisamos aprender a fazer as coisas de modo adequado, a tomar os cuidados necess\u00e1rios, a seguir as leis e a ouvir a voz do bom senso. O Minist\u00e9rio do Meio Ambiente tem, por exemplo, investido, por meio do seu Programa Nacional de Meio Ambiente, na implementa\u00e7\u00e3o de projetos demonstrativos de desenvolvimento sustent\u00e1vel, com base nos princ\u00edpios da gest\u00e3o ambiental descentralizada e da indu\u00e7\u00e3o do uso sustent\u00e1vel dos recursos naturais.<\/p>\n\n\n\n
Podemos tamb\u00e9m citar o Programa Amaz\u00f4nia Sustent\u00e1vel que est\u00e1 sendo constru\u00eddo em parceria com o Minist\u00e9rio de Integra\u00e7\u00e3o Nacional, os governos estaduais e a sociedade civil, e que dar\u00e1 novo contexto \u00e0s a\u00e7\u00f5es do Programa Piloto para Prote\u00e7\u00e3o das Florestas Tropicais do Brasil.<\/p>\n\n\n\n
A segunda diretriz \u00e9 o que chamamos de “transversalidade”. Os professores de todo o Brasil est\u00e3o bem acostumados com essa palavra, que pode parecer estranha para a maioria das pessoas. Eles conhecem os conte\u00fados transversais da Lei de Diretrizes da Educa\u00e7\u00e3o. O meio ambiente \u00e9 um deles, porque n\u00e3o est\u00e1 preso a uma disciplina mas deve ser ensinado em todas elas. Ou seja, a consci\u00eancia ambiental do aluno se desenvolve junto com o aprendizado de ci\u00eancias, matem\u00e1tica, geografia etc. Da mesma forma, queremos que seja compreendido pela sociedade brasileira e situado nas a\u00e7\u00f5es do governo: n\u00e3o como a preocupa\u00e7\u00e3o exclusiva de um setor, um Minist\u00e9rio, mas como um componente de todos os setores.<\/p>\n\n\n\n