{"id":894,"date":"2009-03-24T10:58:20","date_gmt":"2009-03-24T10:58:20","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:46","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:46","slug":"jardinagem_e_inclusao_social","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/artigos\/jardinagem_e_inclusao_social.html","title":{"rendered":"Jardinagem e Inclus\u00e3o Social"},"content":{"rendered":"\n
\"qq\"\/<\/figure>\n\n\n\n
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Um dos elos entre o sonho do primeiro emprego e a realidade de entrar no mercado de trabalho pode estar nas plantas. Acreditando nisso, Sergio Bruni (foto), que preside a Rede Brasileira de Jardins Bot\u00e2nicos desde 1997, e com a experi\u00eancia de 10 anos na dire\u00e7\u00e3o do Jardim Bot\u00e2nico do Rio de Janeiro, idealizou o Curso de Capacita\u00e7\u00e3o Profissional em Jardinagem, para jovens de 18 a 25 anos moradores de comunidades consideradas de risco social. Ele conquistou quatro parceiros e implantou o projeto piloto, que forma os primeiros t\u00e9cnicos neste m\u00eas de Abril.<\/p>\n\n\n\n

Bruni detalha objetivos pretendidos com o curso: \u201cContribuir para o resgate da cidadania por meio da inser\u00e7\u00e3o profissional foi o nosso grande est\u00edmulo. Fizemos uma pesquisa com empresas de paisagismo e com profissionais de renome nesta \u00e1rea, e constatamos a enorme car\u00eancia de pessoal preparado para o trabalho t\u00e9cnico com as plantas, seu correto uso, meios de preparo e manuten\u00e7\u00e3o de solos, entre outras quest\u00f5es. O curso suprir\u00e1 as empresas de paisagismo, hortos, condom\u00ednios e outras organiza\u00e7\u00f5es, com a m\u00e3o de obra destes jovens, na maioria, em seu primeiro emprego, mas j\u00e1 capacitados e diplomados em jardinagem. Nossa expectativa \u00e9 que os alunos, ap\u00f3s a conclus\u00e3o do curso, sejam absorvidos pelo mercado. Vamos reunir esfor\u00e7os para isso\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Para Bruni, o ponto alto do curso \u00e9 a qualidade curricular dos professores: \u201cos professores s\u00e3o altamente especializados e temos at\u00e9 Doutores, o que \u00e9 pouco comum em um curso profissionalizante. O balanceamento entre aulas te\u00f3ricas e a pr\u00e1tica mant\u00e9m o entusiasmo e o crescente interesse do grupo, contribuindo para formar um esp\u00edrito de corpo\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Daniela Cunha de Magalh\u00e3es, Engenheira Agr\u00f4noma e Supervisora do Curso de Jardinagem, conclui que \u00e9 este esp\u00edrito de equipe um dos resultados mais vis\u00edveis desta iniciativa: \u201cOs alunos chegaram pensando e trabalhando individualmente. Falavam: \u2018eu vou\u2019, \u2018eu pretendo\u2019; com o decorrer das aulas, o discurso mudou e s\u00f3 falam em \u2018n\u00f3s\u2019, o que significa que o esp\u00edrito de cidadania tamb\u00e9m est\u00e1 plantado\u201d.<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 quatro anos trabalhando em empresas de paisagismo e jardinagem, no Rio de Janeiro, o engenheiro agr\u00f4nomo Bailes Tomiazzi, professor do curso, constata n\u00e3o haver m\u00e3o-de-obra qualificada para suprir a demanda de um mercado em plena expans\u00e3o. Ele adianta que a Prefeitura do Rio sinaliza, para os pr\u00f3ximos anos, grandes investimentos em paisagismo e na cria\u00e7\u00e3o e recupera\u00e7\u00e3o de \u00e1reas verdes da cidade, expandindo o mercado, nesse setor. Tomiazzi d\u00e1 aulas pr\u00e1ticas de Propaga\u00e7\u00e3o de Plantas Ornamentais, Plantio e Manuten\u00e7\u00e3o e Restauro de Jardins. \u201cSeguramente, muitos dos nossos futuros jardineiros terminar\u00e3o o curso j\u00e1 com seu primeiro emprego garantido\u201d, destaca.<\/p>\n\n\n\n

Alunos <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Eliane Oliveira de Melo, 22 anos, mora no Parque da Pedra Branca, h\u00e1 20 anos protegido pelo Instituto Estadual de Florestas, e situado em Camorim. Seu pai \u00e9 o respons\u00e1vel pela represa da \u00e1rea. Como outros jovens, ela sonha com a chance do primeiro emprego. Eliane leva uma vantagem: a consci\u00eancia ecol\u00f3gica. Unindo sonho, vontade de realizar e respeito \u00e0 natureza, ela respondeu \u00e0 orienta\u00e7\u00e3o do pessoal do Parque para fazer um Curso de Capacita\u00e7\u00e3o Profissional em Jardinagem. Com o ensino m\u00e9dio completo, ela destacou, no dia da matr\u00edcula, o que esperava do curso e do futuro: \u201cter mais chances de trabalho, conseguir o primeiro emprego e talvez at\u00e9 trabalhar l\u00e1 mesmo. Dividir o conhecimento com outros jovens. Encaro este curso como uma continuidade da minha vida\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s um m\u00eas de aulas, Eliane mant\u00e9m sua proposta e vai muito al\u00e9m: \u201cmudei minha expectativa, que era mais pessoal. Aprendi muito, com as plantas e com todos, professores e colegas. Vejo o empenho de todos. Eu nem tinha inten\u00e7\u00e3o de continuar na \u00e1rea de meio ambiente. Passei para Letras, na Est\u00e1cio de S\u00e1, e desisti para fazer este curso, que me fez mudar o rumo do futuro. Vou investir neste aprendizado e decidi fazer um curso superior nesta \u00e1rea. Os professores est\u00e3o orientando a turma e muitos de n\u00f3s j\u00e1 buscam um pr\u00e9-vestibular. Este curso \u00e9 o melhor dos que j\u00e1 fiz, em todos os sentidos\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Robson Souza Henrique, 18 anos, uma filha de 7 meses, atesta que o curso \u201c\u00e9 uma boa oportunidade para um futuro melhor. Gosto de plantas, cuido delas, na laje da minha casa. Curso o 1\u00ba ano do ensino m\u00e9dio, na Escola Ayrton Senna, e j\u00e1 fiz curso de inform\u00e1tica, al\u00e9m de cursos extras de portugu\u00eas, matem\u00e1tica e cidadania. Minha mulher trabalha em uma creche, onde ajudo, montando barracas e carregando mercadorias de uma feira que acontece aos s\u00e1bados, no clube de l\u00e1. Depois do curso, terei uma profiss\u00e3o. Penso em transmitir o que aprendi aos amigos da comunidade, pois muitos j\u00e1 est\u00e3o interessados. Para isso, buscarei apoio na associa\u00e7\u00e3o de moradores e no com\u00e9rcio local.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Jo\u00e3o Anderson Miranda Peres, 2 filhos, mora em Pedra de Guaratiba, ao Sul do Rio de Janeiro. Avalia o curso assim: \u201c\u00e9 a melhor oportunidade que j\u00e1 tive. J\u00e1 trabalhava com jardins, mas com esfor\u00e7o f\u00edsico e sem informa\u00e7\u00e3o sobre as plantas. Teoria e pr\u00e1tica fazem de mim, agora, um t\u00e9cnico em plantio e manuten\u00e7\u00e3o, com amplos conhecimentos em concep\u00e7\u00e3o de jardins\u201d. Com 29 anos, ele estava al\u00e9m do limite do curso, mas batalhou pela vaga, n\u00e3o desistiu. No dia da matr\u00edcula, mesmo sabendo que dificilmente teria chance, foi ao Riocentro. Como um dos aprovados desistiu do curso, porque arrumara um emprego, ele ficou com a vaga: \u201caquele dia foi um dos mais importantes na minha vida\u201d, lembra.<\/p>\n\n\n\n

O curso e as parcerias
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Gr\u00e1tis e com aulas em tempo integral, o Curso tem a dura\u00e7\u00e3o de 45 dias. Os alunos recebem passagem, almo\u00e7o e ajuda mensal. Do programa constam 18 disciplinas, a maioria nada comum nos cursos desta \u00e1rea, como, por exemplo: \u00c9tica e Cidadania, C\u00e1lculo em Paisagismo e No\u00e7\u00f5es de Empreendedorismo – esta \u00faltima, para possibilitar aos alunos, ap\u00f3s a formatura, ter iniciativas para desenvolver seu pr\u00f3prio neg\u00f3cio. Para isso, eles recebem um conjunto de ferramentas, doado pela Tramontina, um dos parceiros do Projeto.<\/p>\n\n\n\n

Eliane, Robson e Jo\u00e3o Anderson, assim como os demais jovens do curso, aprenderam tamb\u00e9m a import\u00e2ncia de buscarem aliados quando a vontade de realizar n\u00e3o se deixa abater pelas dificuldades. Foi a uni\u00e3o de parceiros que possibilitou o curso e pode tornar realidade o sonho do primeiro emprego.<\/p>\n\n\n\n

Bailes Tomiazzi justifica a realiza\u00e7\u00e3o do curso esclarecendo que a falta de m\u00e3o-de-obra qualificada atinge n\u00e3o s\u00f3 as pequenas empresas privadas cariocas como tamb\u00e9m algumas de grande porte que det\u00eam 50% do mercado local de jardinagem. Respons\u00e1veis, entre outros empreendimentos recentes, pelos jardins do Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, com 30 mil m2 de \u00e1rea, e o Hotel Sheraton Barra, essas empresas s\u00e3o obrigadas a contratar pedreiros, balconistas e toda sorte de desempregados, pela car\u00eancia de t\u00e9cnicos capacitados em jardinagem.<\/p>\n\n\n\n

A Rede Brasileira de Jardins Bot\u00e2nicos, que congrega os 30 Jardins existentes no Pa\u00eds, \u00e9 a executora do projeto; a Petrobras a patrocinadora; a Funda\u00e7\u00e3o Xuxa ficou respons\u00e1vel pelo processo seletivo dos alunos (140 inscritos), pela avalia\u00e7\u00e3o do curso e por duas disciplinas (uma delas \u00e9 Empreendedorismo); a Tramontina que doa as ferramentas usadas no curso e um kit para cada aluno, ao seu final. A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro cede o Riocentro para as aulas te\u00f3ricas e pr\u00e1ticas e destinou uma \u00e1rea de 80 m2, onde os alunos criaram um jardim – o cart\u00e3o-postal do projeto. O Riocentro foi escolhido pela grande concentra\u00e7\u00e3o de hortos e empresas de paisagismo, em sua \u00e1rea, que abrange Vargem Grande, Barra e Pedra de Guaratiba e Camorim, al\u00e9m de favorecer a proximidade com os jovens das comunidades ao seu redor. <\/p>\n\n\n\n

Doa\u00e7\u00e3o do CD-ROM <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um CD-ROM com toda a programa\u00e7\u00e3o do curso, incluindo material did\u00e1tico e metodologia para gerenci\u00e1-lo, ser\u00e1 doado pela Petrobras, para qualquer institui\u00e7\u00e3o que queira realizar projeto id\u00eantico, desde que sem fins lucrativos. O lan\u00e7amento deste CD Rom ser\u00e1 durante o Encontro da Rede Brasileira de Jardins Bot\u00e2nicos, em Belo Horizonte, em Julho pr\u00f3ximo, quando cada um dos 30 Jardins nacionais receber\u00e1 um kit completo para promover curso semelhante. A meta dos promotores do curso \u00e9 espalhar esta iniciativa pelo Brasil afora, estendendo seus benef\u00edcios a diversas organiza\u00e7\u00f5es \u2013 empresas, escolas, condom\u00ednios, hortos, flor\u00e1lias, igrejas etc. \u2013 que, em troca de realizarem o curso, ainda poder\u00e3o ter jardins criados ou reformados, dando emprego aos jovens t\u00e9cnicos.<\/p>\n\n\n\n

Por L\u00facia Stela de Moura
\nJornalista
\nInforma\u00e7\u00f5es sobre a doa\u00e7\u00e3o do CD-ROM
\nEMC \u2013 Empresa de Marketing Cultural
\n<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Seu pai \u00e9 o respons\u00e1vel pela represa da \u00e1rea. Como outros jovens, ela sonha com a chance do primeiro emprego. Eliane leva uma vantagem: a consci\u00eancia ecol\u00f3gica. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":895,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1425],"tags":[23,100,102,101],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/894"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=894"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/894\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4428,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/894\/revisions\/4428"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/895"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=894"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=894"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=894"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}