{"id":682,"date":"2009-01-06T14:55:15","date_gmt":"2009-01-06T14:55:15","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:35:34","modified_gmt":"2021-07-10T23:35:34","slug":"snowboard_-_surf_na_neve","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/ecoturismo\/eco-esportes\/snowboard_-_surf_na_neve.html","title":{"rendered":"Snowboard – Surf na neve"},"content":{"rendered":"\n

Por sua semelhan\u00e7a com esportes jovens como o skate e o surf, passou a ser cada vez mais procurado pelas crian\u00e7as e adolescentes, que viam no <\/span>snowboard<\/span><\/strong> <\/span>uma caracater\u00edstica mais radical, dentro do esp\u00edrito de sua faixa et\u00e1ria\u2026 e o crescimento do n\u00famero de usu\u00e1rios passou a ser not\u00e1vel nas <\/span>pistas de ski<\/span><\/strong> <\/span>do mundo: o que era algo ex\u00f3tico no in\u00edcio dos anos 90, logo passou a ser algo comum, e as f\u00e1bricas de pranchas e equipamentos espec\u00edficos para o <\/span>snowboard<\/span><\/strong> <\/span>se multiplicaram, sendo hoje uma ind\u00fastria milion\u00e1ria, com eventos e campeonatos disputados em todos os continentes.<\/p>\n\n\n\n

Todo <\/span>centro de esqui<\/strong> <\/span>oferece equipamentos e roupas de <\/span>snowboard<\/strong> <\/span>para alugar e, quase sempre, para vender; da mesma forma, as <\/span>escolas de ski<\/strong> <\/span>foram acrescidas das <\/span>escolas de snowboard<\/strong>, que apresentam t\u00e9cnicas espec\u00edficas para o aprendizado do esporte, com instrutores especializados nas suas manobras.<\/p>\n\n\n\n

O esporte \u00e9 praticado tanto nas pistas como, com enorme freq\u00fc\u00eancia, no chamado \u201cfora-de-pista\u201d, j\u00e1 que o formato da prancha facilita muito o deslocamento nas \u00e1reas de neve fofa \u2013 al\u00e9m da habitual caracter\u00edstica de \u201cradicalidade \u201cde seus praticantes.<\/p>\n\n\n\n

Locais para a pr\u00e1tica:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Como n\u00e3o existem, no Brasil esta\u00e7\u00f5es de esqui, alguns praticantes t\u00eam seguido para Argentina e Chile.<\/p>\n\n\n\n

Argentina<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

– Cerro Catedral<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Cerro Bayo<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Cerro Cahpelco<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Valle de Las Le\u00f1as<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Caviahue<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Cerro Castor<\/span><\/p>\n\n\n\n

– La Hoya<\/span><\/p>\n\n\n\n

Chile<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

– Antillanca<\/span><\/p>\n\n\n\n

– El Colorado<\/span><\/p>\n\n\n\n

– La Parva<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Portillo<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Puc\u00f3n Villarrica<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Termas de Chill\u00e1n<\/span><\/p>\n\n\n\n

– Valle Nevado;<\/p>\n\n\n\n

Roupas e equipamentos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Todo centro de neve oferece para aluguel as roupas e equipamentos para a pr\u00e1tica do snowboard. O estilo de roupas usadas neste esporte costumam ter um car\u00e1ter \u201cgrunge\u201d, s\u00e3o mais informais e soltas do que as utilizadas no ski, e consistem em:<\/p>\n\n\n\n

Cal\u00e7as<\/span><\/strong> <\/span>de tecido com isolamento t\u00e9rmico e impermeabiliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Jaqueta<\/span><\/strong> <\/span><\/span>ou <\/span>Moleton Especial<\/span><\/strong> <\/span>com as caracter\u00edsticas de isolamento e impermeabiliza\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Roupa de Baixo<\/span><\/strong>, feita de material leve e isolante: ceroula e camiseta 2\u00aa pele. <\/span>Meias<\/span><\/strong>, tamb\u00e9m de material de alta tecnologia, finas e com \u00f3timo isolamento. Gorro, \u00f3culos<\/span><\/strong>, luvas<\/span><\/strong>, capacete e protetor Lombar<\/span><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

\".\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Prancha<\/span><\/strong>, com as suas fixa\u00e7\u00f5es que se adaptam \u00e0s botas.<\/p>\n\n\n\n

Botas<\/span><\/strong>, com desenho de solado espec\u00edfico para se adaptarem \u00e0s fixa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

\".\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Aulas de snowboard<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Qualquer esta\u00e7\u00e3o de neve oferece uma escola com instrutores especializados em snowboard, seja para aulas coletivas (de diversos n\u00edveis, desde o iniciante que jamais viu neve, at\u00e9 as categorias diversas de experts) em que grupos de at\u00e9 6 alunos s\u00e3o reunidos conforme seu n\u00edvel de conhecimento para aulas de, habitualmente, 2 horas e meia; seja para aulas particulares, em que o instrutor \u00e9 contratado para dar aulas por um n\u00famero X de horas para um ou dois alunos, num custo bem superior \u00e0s aulas coletivas. Ter aulas de snowboard, independente do grau de conhecimento do praticante, \u00e9 sempre importante: ir\u00e1 dar todo o tipo de vantagem para o usu\u00e1rio, seja pelo conhecimento da montanha que ir\u00e1 esquiar, pela melhoria do grau de expertize do praticante, pela cria\u00e7\u00e3o de um grupo de novos amigos nas aulas coletivas \u2013 ou por conseguir um \u201camigo na montanha\u201d: o seu instrutor.<\/p>\n\n\n\n

Skilifts<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para chegar na parte de cima das pistas, voc\u00ea ir\u00e1 usar algum tipo de telef\u00e9rico\u2026 estes s\u00e3o conhecidos, internacionalmente, como \u201cskilifts\u201d, e podem ser de diversos tipos \u2013 os de arrasto, em que o praticante segue usando seu equipamento para cima, puxado por um cabo; as cadeirinhas, sejam elas simples, de dois e at\u00e9 6 usu\u00e1rios; as g\u00f4ndolas, bondinhos, ou trens funiculares. Os skilifts s\u00e3o sempre pagos, e o usu\u00e1rio recebe um \u201cskipass\u201d, em que est\u00e1 descrito o n\u00famero de dias em que poder\u00e1 ser usado, e dever\u00e1 ser portado pelo usu\u00e1rio todo o tempo na montanha, seja pendurado no pesco\u00e7o, ou grudado no bra\u00e7o, para que sejam inspecionados pelos fiscais que costumam estar ao in\u00edcio de cada telef\u00e9rico.<\/p>\n\n\n\n

Quando ir?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u00c9poca de ir para a Neve\u2026. as temporadas s\u00e3o divididas em per\u00edodos, com valores bastante distintos em fun\u00e7\u00e3o de diversos fatores, seja pela abundancia de neve, pelas f\u00e9rias escolares, ou pelos feriados e datas nacionais. De uma forma geral, podemos classificar as temporadas como:<\/p>\n\n\n\n

\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n
\n

AM\u00c9RICA DO SUL<\/span><\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

HEMISF\u00c9RIO NORTE<\/span><\/strong><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

Periodo<\/span><\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

Temporada<\/span><\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

Periodo<\/span><\/strong><\/p>\n<\/td>\n

\n

Temporada<\/span><\/strong><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

15\/06 a 01\/07<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Baixa<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

15\/11 a 20\/12<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Baixa<\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

01\/07 a 15\/07<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Media<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

20\/12 a 05\/01<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Alt\u00edssima<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

15\/07\/ a 31\/07<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Alta<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

05\/01 a 01\/02<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Media<\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

31\/07 a 31\/08<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Media<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

01\/02 a 20\/03<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Alta<\/span><\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n

\n

31\/08 a 01\/10<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Baixa<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

20\/03 a 01\/05<\/span><\/p>\n<\/td>\n

\n

Baixa<\/span><\/p>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/thead>\n<\/table>\n<\/div>\n\n\n\n

Fontes:
\nwww.neve.com.br
\nAmbiente Brasil
\n<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O snowboard, um esporte de neve cada vez mais popular, nasceu ao final dos anos 80, come\u00e7ando com o uso de pranchas de madeira parecidas com tren\u00f3s, em que o esportista se segurava com uma corda presa na extremidade. Em pouco tempo, a evolu\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica modificou radicalmente o formato das pranchas e passou a incluir fixa\u00e7\u00f5es na pr\u00f3pria prancha, onde o praticante do snowboard prendia suas botas, a exemplo do ski. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":684,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1411],"tags":[307,280,334,335],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/682"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=682"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/682\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5797,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/682\/revisions\/5797"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/684"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=682"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=682"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=682"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}