{"id":349,"date":"2009-03-03T10:33:50","date_gmt":"2009-03-03T10:33:50","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:15:39","modified_gmt":"2021-07-10T23:15:39","slug":"hidrovias_no_brasil","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/recursos_hidricos\/hidrovias_no_brasil.html","title":{"rendered":"Hidrovias no Brasil"},"content":{"rendered":"\n
Hoje, a navega\u00e7\u00e3o fluvial no Brasil est\u00e1 numa posi\u00e7\u00e3o inferior em rela\u00e7\u00e3o aos outros sistemas de transportes. \u00c9 o sistema de menor participa\u00e7\u00e3o no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a v\u00e1rios fatores. Muitos rios do Brasil s\u00e3o de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navega\u00e7\u00e3o. \u00c9 o caso dos rios Tiet\u00ea, Paran\u00e1, Grande, S\u00e3o Francisco e outros. Outro motivo s\u00e3o os rios de plan\u00edcie facilmente naveg\u00e1veis (Amazonas e Paraguai), os quais encontram-se afastados dos grandes centros econ\u00f4micos do Brasil.<\/p>\n\n\n\n
Nos \u00faltimos anos t\u00eam sido realizadas v\u00e1rias obras, com o intuito de tornar os rios brasileiros naveg\u00e1veis. Eclusas s\u00e3o constru\u00eddas para superar as diferen\u00e7as de n\u00edvel das \u00e1guas nas barragens das usinas hidrel\u00e9tricas. \u00c9 o caso da eclusa de Barra Bonita no rio Tiet\u00ea e da eclusa de Jupi\u00e1 no rio Paran\u00e1, j\u00e1 prontas.<\/p>\n\n\n\n
Existe tamb\u00e9m um projeto de liga\u00e7\u00e3o da Bacia Amaz\u00f4nica \u00e0 Bacia do Paran\u00e1. \u00c9 a hidrovia de Contorno, que permitir\u00e1 a liga\u00e7\u00e3o da regi\u00e3o Norte do Brasil \u00e0s regi\u00f5es Centro-Oeste, Sudeste e Sul, caso implantado. O seu significado econ\u00f4mico e social \u00e9 de grande import\u00e2ncia, pois permitir\u00e1 um transporte de baixo custo.<\/p>\n\n\n\n
O Porto de Manaus, situado \u00e0 margem esquerda do rio Negro, \u00e9 o porto fluvial de maior movimento do Brasil e com melhor infra-estrutura. Outro porto fluvial relevante \u00e9 o de Corumb\u00e1, no rio Paraguai, por onde \u00e9 escoado o min\u00e9rio de mangan\u00eas extra\u00eddo de uma \u00e1rea pr\u00f3xima da cidade de Corumb\u00e1.<\/p>\n\n\n\n
Transporte Hidrovi\u00e1rio<\/strong><\/p>\n\n\n\n O Brasil tem mais de 4 mil quil\u00f4metros de costa atl\u00e2ntica naveg\u00e1vel e milhares de quil\u00f4metros de rios. Apesar de boa parte dos rios naveg\u00e1veis estarem na Amaz\u00f4nia, o transporte nessa regi\u00e3o n\u00e3o tem grande import\u00e2ncia econ\u00f4mica, por n\u00e3o haver nessa parte do Pa\u00eds mercados produtores e consumidores de peso.<\/p>\n\n\n\n Os trechos hidrovi\u00e1rios mais importantes, do ponto de vista econ\u00f4mico, encontram-se no Sudeste e no Sul do Pa\u00eds. O pleno aproveitamento de outras vias naveg\u00e1veis dependem da constru\u00e7\u00e3o de eclusas, pequenas obras de dragagem e, principalmente, de portos que possibilitem a integra\u00e7\u00e3o intermodal. Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tiet\u00ea-Paran\u00e1 e a Hidrovia Taguari -Gua\u00edba.<\/p>\n\n\n\n