{"id":349,"date":"2009-03-03T10:33:50","date_gmt":"2009-03-03T10:33:50","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:15:39","modified_gmt":"2021-07-10T23:15:39","slug":"hidrovias_no_brasil","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/recursos_hidricos\/hidrovias_no_brasil.html","title":{"rendered":"Hidrovias no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

Hoje, a navega\u00e7\u00e3o fluvial no Brasil est\u00e1 numa posi\u00e7\u00e3o inferior em rela\u00e7\u00e3o aos outros sistemas de transportes. \u00c9 o sistema de menor participa\u00e7\u00e3o no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a v\u00e1rios fatores. Muitos rios do Brasil s\u00e3o de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navega\u00e7\u00e3o. \u00c9 o caso dos rios Tiet\u00ea, Paran\u00e1, Grande, S\u00e3o Francisco e outros. Outro motivo s\u00e3o os rios de plan\u00edcie facilmente naveg\u00e1veis (Amazonas e Paraguai), os quais encontram-se afastados dos grandes centros econ\u00f4micos do Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Nos \u00faltimos anos t\u00eam sido realizadas v\u00e1rias obras, com o intuito de tornar os rios brasileiros naveg\u00e1veis. Eclusas s\u00e3o constru\u00eddas para superar as diferen\u00e7as de n\u00edvel das \u00e1guas nas barragens das usinas hidrel\u00e9tricas. \u00c9 o caso da eclusa de Barra Bonita no rio Tiet\u00ea e da eclusa de Jupi\u00e1 no rio Paran\u00e1, j\u00e1 prontas.<\/p>\n\n\n\n

Existe tamb\u00e9m um projeto de liga\u00e7\u00e3o da Bacia Amaz\u00f4nica \u00e0 Bacia do Paran\u00e1. \u00c9 a hidrovia de Contorno, que permitir\u00e1 a liga\u00e7\u00e3o da regi\u00e3o Norte do Brasil \u00e0s regi\u00f5es Centro-Oeste, Sudeste e Sul, caso implantado. O seu significado econ\u00f4mico e social \u00e9 de grande import\u00e2ncia, pois permitir\u00e1 um transporte de baixo custo.<\/p>\n\n\n\n

O Porto de Manaus, situado \u00e0 margem esquerda do rio Negro, \u00e9 o porto fluvial de maior movimento do Brasil e com melhor infra-estrutura. Outro porto fluvial relevante \u00e9 o de Corumb\u00e1, no rio Paraguai, por onde \u00e9 escoado o min\u00e9rio de mangan\u00eas extra\u00eddo de uma \u00e1rea pr\u00f3xima da cidade de Corumb\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

Transporte Hidrovi\u00e1rio<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Brasil tem mais de 4 mil quil\u00f4metros de costa atl\u00e2ntica naveg\u00e1vel e milhares de quil\u00f4metros de rios. Apesar de boa parte dos rios naveg\u00e1veis estarem na Amaz\u00f4nia, o transporte nessa regi\u00e3o n\u00e3o tem grande import\u00e2ncia econ\u00f4mica, por n\u00e3o haver nessa parte do Pa\u00eds mercados produtores e consumidores de peso.<\/p>\n\n\n\n

Os trechos hidrovi\u00e1rios mais importantes, do ponto de vista econ\u00f4mico, encontram-se no Sudeste e no Sul do Pa\u00eds. O pleno aproveitamento de outras vias naveg\u00e1veis dependem da constru\u00e7\u00e3o de eclusas, pequenas obras de dragagem e, principalmente, de portos que possibilitem a integra\u00e7\u00e3o intermodal. Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tiet\u00ea-Paran\u00e1 e a Hidrovia Taguari -Gua\u00edba.<\/p>\n\n\n\n

\"hidrovias<\/figure>\n\n\n\n

Principais hidrovias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Hidrovia Araguaia-Tocantins<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Bacia do Tocantins \u00e9 a maior bacia localizada inteiramente no Brasil. Durante as cheias, seu principal rio, o Tocantins, \u00e9 naveg\u00e1vel numa extens\u00e3o de 1.900 km, entre as cidades de Bel\u00e9m, no Par\u00e1, e Peixes, em Goi\u00e1s, e seu potencial hidrel\u00e9trico \u00e9 parcialmente aproveitado na Usina de Tucuru\u00ed, no Par\u00e1. O Araguaia cruza o Estado de Tocantins de norte a sul e \u00e9 naveg\u00e1vel num trecho de 1.100 km. A constru\u00e7\u00e3o da Hidrovia Araguaia-Tocantins visa criar um corredor de transporte intermodal na regi\u00e3o Norte.<\/p>\n\n\n\n

Hidrovia S\u00e3o Francisco<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Entre a Serra da Canastra, onde nasce, em Minas Gerais, e sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, o “Velho Chico”, como \u00e9 conhecido o maior rio situado inteiramente em territ\u00f3rio brasileiro, \u00e9 o grande fornecedor de \u00e1gua da regi\u00e3o semi-\u00e1rida do Nordeste. Seu principal trecho naveg\u00e1vel situa-se entre as cidades de Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro, na Bahia, num trecho de 1.300 quil\u00f4metros. Nele est\u00e3o instaladas as usinas hidrel\u00e9tricas de Paulo Afonso e Sobradinho, na Bahia; Moxot\u00f3, em Alagoas; e Tr\u00eas Marias, em Minas Gerais. Os principais projetos em execu\u00e7\u00e3o ao longo do rio visam melhorar a navegabilidade e permitir a navega\u00e7\u00e3o noturna.<\/p>\n\n\n\n

Hidrovia da Madeira<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O rio Madeira \u00e9 um dos principais afluentes da margem direita do Amazonas. A hidrovia, com as novas obras realizadas para permitir a navega\u00e7\u00e3o noturna, est\u00e1 em opera\u00e7\u00e3o desde abril de 1997. As obras ainda em andamento visam baratear o escoamento de gr\u00e3os no Norte e no Centro-oeste.<\/p>\n\n\n\n

Hidrovia Tiet\u00ea-Paran\u00e1<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Esta via possui enorme import\u00e2ncia econ\u00f4mica por permitir o transporte de gr\u00e3os e outras mercadorias de tr\u00eas estados: Mato Grosso do Sul, Paran\u00e1 e S\u00e3o Paulo. Ela possui 1.250 quil\u00f4metros naveg\u00e1veis, sendo 450 no rio Tiet\u00ea, em S\u00e3o Paulo, e 800 no rio Paran\u00e1, na divisa de S\u00e3o Paulo com o Mato Grosso do Sul e na fronteira do Paran\u00e1 com o Paraguai e a Argentina. Para operacionalizar esses 1.250 quil\u00f4metros, h\u00e1 necessidade de conclus\u00e3o de eclusa na represa de Jupi\u00e1 para que os dois trechos se conectem.<\/p>\n\n\n\n

Taguari-Gua\u00edba<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com 686 quil\u00f4metros de extens\u00e3o, no Rio Grande do Sul, esta \u00e9 a principal hidrovia brasileira em termos de carga transportada. \u00c9 operada por uma frota de 72 embarca\u00e7\u00f5es, que podem movimentar um total de 130 mil toneladas. Os principais produtos transportados na hidrovia s\u00e3o gr\u00e3os e \u00f3leos. Uma de suas importantes caracter\u00edsticas \u00e9 ser bem servida de terminais intermodais, o que facilita o transbordo das cargas. No que diz respeito ao tr\u00e1fego, outras hidrovias possuem mais import\u00e2ncia local, principalmente no transporte de passageiros e no abastecimento de localidades ribeirinhas.<\/p>\n\n\n\n

Reda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"