{"id":321,"date":"2009-02-27T16:23:50","date_gmt":"2009-02-27T16:23:50","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:15:46","modified_gmt":"2021-07-10T23:15:46","slug":"a_percepcao_ambiental_de_diversos_segmentos_socioeconomicos_da_regiao_metropolina_de_vitoria-es_frente_a_problematica_do_uso_racional_da_agua","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/projetos_e_programas_-_agua_doce\/a_percepcao_ambiental_de_diversos_segmentos_socioeconomicos_da_regiao_metropolina_de_vitoria-es_frente_a_problematica_do_uso_racional_da_agua.html","title":{"rendered":"A Percep\u00e7\u00e3o Ambiental de Diversos Segmentos Socioecon\u00f4micos da Regi\u00e3o Metropolina de Vit\u00f3ria-ES Frente \u00e0 Problem\u00e1tica do Uso Racional da \u00c1gua"},"content":{"rendered":"\n
O N\u00facleo de Estudos em Percep\u00e7\u00e3o Ambiental \u2013 NEPA, da Faculdade Brasileira \u2013 Vit\u00f3ria \/ ES, integra professores e alunos no estudo da percep\u00e7\u00e3o ambiental em segmentos formadores de opini\u00e3o, tendo como foco as \u00e1reas educacional, social e ambiental.<\/p>\n\n\n\n
Entre suas pesquisas realizadas e publicadas (Percep\u00e7\u00e3o Ambiental de Professores e Alunos da Faculdade Brasileira, Influ\u00eancia dos Apelos Ecol\u00f3gicos frente ao Perfil de Compra dos Consumidores, Diagn\u00f3stico da Percep\u00e7\u00e3o Ambiental de Professores do Ensino Fundamental Base Para a Formata\u00e7\u00e3o de um Programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, Percep\u00e7\u00e3o da Sociedade em Termos do Conhecimento da Legisla\u00e7\u00e3o Ambiental, etc), dedicou-se este ano a Percep\u00e7\u00e3o Ambiental da Sociedade Frente \u00e0 Problem\u00e1tica do Uso Racional da \u00c1gua.<\/p>\n\n\n\n
Na Regi\u00e3o Metropolitana de Vit\u00f3ria \u2013 ES, selecionou-se tr\u00eas segmentos socioecon\u00f4micos \u2013 bairros da Mata da Praia, Jardim Camburi e Goiabeiras \u2013 e atrav\u00e9s de um question\u00e1rio, foram avaliados e comparados os diferentes comportamentos dos segmentos amostrados.<\/p>\n\n\n\n
Tal question\u00e1rio cobriu itens como, por exemplo, conhecimento das fontes de \u00e1gua da regi\u00e3o, tempo que as atuais fontes ainda t\u00eam condi\u00e7\u00f5es de abastecimento, fontes alternativas para o futuro, consumos m\u00e9dios de \u00e1gua para atividades do dia-a-dia (banho de ducha, escovar os dentes, fazer a barba, etc), avalia\u00e7\u00e3o da atua\u00e7\u00e3o do Poder P\u00fablico e das institui\u00e7\u00f5es de ensino no contexto da conscientiza\u00e7\u00e3o da import\u00e2ncia do uso racional da \u00e1gua, entre outras.<\/p>\n\n\n\n
Para cada segmento amostrado foram realizadas reuni\u00f5es espec\u00edficas para apresenta\u00e7\u00e3o dos resultados da pesquisa e apresenta\u00e7\u00e3o de comportamentos a serem adotados voltados ao uso racional da \u00e1gua.<\/p>\n\n\n\n
Posteriormente, em evento p\u00fablico, aberto a sociedade, foi realizado um semin\u00e1rio onde foram apresentadas alternativas t\u00e9cnicas dispon\u00edveis (aproveitamento da \u00e1gua de chuva, uso de po\u00e7os de pequena profundidade, reuso de \u00e1gua, etc), bem como os n\u00edveis de investimentos necess\u00e1rios \u00e0 implanta\u00e7\u00e3o das mesmas e o tempo de retorno dos investimentos.<\/p>\n\n\n\n
Roosevelt S. Fernandes, M.Sc. (1) (1) \u2013 professores do curso de Eng. de Produ\u00e7\u00e3o Civil da Faculdade Brasileira, ligados ao NEPA O N\u00facleo de Estudos em Percep\u00e7\u00e3o Ambiental \u2013 NEPA, da Faculdade Brasileira \u2013 Vit\u00f3ria \/ ES, integra professores e alunos no estudo da percep\u00e7\u00e3o ambiental em segmentos formadores de opini\u00e3o, tendo como foco as \u00e1reas educacional, social e ambiental. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1391],"tags":[179,87,103,112],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/321"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=321"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/321\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4787,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/321\/revisions\/4787"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=321"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=321"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=321"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
\nValdir Jose de Sousa, M.Sc (1)
\nDiogo Bravin (2)
\nSemara David Fontana Valandro (2) <\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n
\n(2) \u2013 alunos do curso de Farm\u00e1cia e Bio<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"