{"id":3039,"date":"2010-04-21T17:00:42","date_gmt":"2010-04-21T17:00:42","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:17:31","modified_gmt":"2021-07-10T22:17:31","slug":"proconve_-_programa_de_controle_de_emissoes_veiculares","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/qualidade_do_ar\/indicadores_da_qualidade_do_ar\/proconve_-_programa_de_controle_de_emissoes_veiculares.html","title":{"rendered":"PROCONVE – Programa de controle de emiss\u00f5es veiculares"},"content":{"rendered":"\n
Al\u00e9m de causar congestionamentos constantes, com a conseq\u00fcente degrada\u00e7\u00e3o ambiental, devido \u00e0 polui\u00e7\u00e3o do ar e sonora provocada pelos ve\u00edculos automotores, o crescimento do n\u00famero de ve\u00edculos eleva os custos socioecon\u00f4micos e provoca s\u00e9rios danos \u00e0 sa\u00fade humana, devendo ser controlados atrav\u00e9s da ado\u00e7\u00e3o de medidas eficazes de controle da polui\u00e7\u00e3o veicular, direta ou indiretamente.<\/span><\/p>\n\n\n\n Com o objetivo de reduzir e controlar a contamina\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica por fontes m\u00f3veis (ve\u00edculos automotores) o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA criou os Programas de Controle da Polui\u00e7\u00e3o do Ar por Ve\u00edculos Automotores: PROCONVE (autom\u00f3veis) e PROMOT (motocicletas) fixando prazos, limites m\u00e1ximos de emiss\u00e3o e estabelecendo exig\u00eancias tecnol\u00f3gicas para ve\u00edculos automotores, nacionais e importados.<\/span><\/p>\n\n\n\n I – OS LIMITES<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n Limites M\u00e1ximos de Emiss\u00e3o de Poluentes para Ve\u00edculos Automotores<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n Ve\u00edculos Leve de Passageiros<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n POLUENTES<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td> LIMITES<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> Fase L-5<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td> Fase L-6(1)<\/sup><\/strong><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> Desde A partir de mon\u00f3xido de carbono (CO em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td> 2,00<\/span><\/p>\n<\/td> 1,30<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> hidrocarbonetos (HC em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td> 0,30(2)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td> 0,30(2)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> hidrocarbonetos n\u00e3o metano (NMHC em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td> 0,05<\/span><\/p>\n<\/td> 0,05<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> \u00f3xidos de nitrog\u00eanio (NOx em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td> 0,12(3)<\/sup> ou 0,25(4)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td> 0,08<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> material particulado (MP em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td> 0,05<\/span><\/p>\n<\/td> 0,025<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> alde\u00eddos(3)<\/sup> (CHO g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td> 0,02<\/span><\/p>\n<\/td> 0,02<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> emiss\u00e3o evaporativa (g\/ensaio)<\/span><\/p>\n<\/td> 2,0<\/span><\/p>\n<\/td> 1,5(3)(6)<\/sup> ou 2,0(3)(5)(6)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> emiss\u00e3o de g\u00e1s no c\u00e1rter<\/span><\/p>\n<\/td> nula<\/span><\/p>\n<\/td> nula<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr> (1)<\/strong> <\/span>Em 2014 -> para todos os novos lan\u00e7amentos<\/span><\/span><\/p>\n <\/span>A partir de 2015 -> para todos os ve\u00edculos comercializados<\/span><\/span><\/p>\n (2) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel somente a ve\u00edculos movidos a GNV;<\/span><\/span><\/p>\n (3) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel somente a ve\u00edculos movidos a gasolina ou etanol;<\/span><\/span><\/p>\n (4) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel somente a ve\u00edculos movidos a \u00f3leo diesel;<\/span><\/span><\/p>\n (5) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel aos ensaios realizados em c\u00e2mera sel<\/span><\/span><\/p>\n Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4<\/p>\n<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n IBAMA O aumento da motoriza\u00e7\u00e3o individual, decorrente da defici\u00eancia cr\u00f4nica dos sistemas de transporte de massa, tem intensificado o tr\u00e1fego nos grandes centros urbanos. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1605],"tags":[838,75,579],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3039"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3039"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3039\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3823,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3039\/revisions\/3823"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3039"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3039"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3039"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
<\/span><\/p>\n\n\n\n
<\/span><\/p>\n\n\n\n\n \n \n \n \n
1\u00ba\/1\/2009<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td>\n
1\u00ba\/1\/2014<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n
\n(http:\/\/www.ibama.gov.br\/qualidade-ambiental\/proconve\/)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"