{"id":3039,"date":"2010-04-21T17:00:42","date_gmt":"2010-04-21T17:00:42","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:17:31","modified_gmt":"2021-07-10T22:17:31","slug":"proconve_-_programa_de_controle_de_emissoes_veiculares","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/qualidade_do_ar\/indicadores_da_qualidade_do_ar\/proconve_-_programa_de_controle_de_emissoes_veiculares.html","title":{"rendered":"PROCONVE – Programa de controle de emiss\u00f5es veiculares"},"content":{"rendered":"\n

Al\u00e9m de causar congestionamentos constantes, com a conseq\u00fcente degrada\u00e7\u00e3o ambiental, devido \u00e0 polui\u00e7\u00e3o do ar e sonora provocada pelos ve\u00edculos automotores, o crescimento do n\u00famero de ve\u00edculos eleva os custos socioecon\u00f4micos e provoca s\u00e9rios danos \u00e0 sa\u00fade humana, devendo ser controlados atrav\u00e9s da ado\u00e7\u00e3o de medidas eficazes de controle da polui\u00e7\u00e3o veicular, direta ou indiretamente.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Com o objetivo de reduzir e controlar a contamina\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica por fontes m\u00f3veis (ve\u00edculos automotores) o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA criou os Programas de Controle da Polui\u00e7\u00e3o do Ar por Ve\u00edculos Automotores: PROCONVE (autom\u00f3veis) e PROMOT (motocicletas) fixando prazos, limites m\u00e1ximos de emiss\u00e3o e estabelecendo exig\u00eancias tecnol\u00f3gicas para ve\u00edculos automotores, nacionais e importados.<\/span><\/p>\n\n\n\n


<\/span><\/p>\n\n\n\n

I – OS LIMITES<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n


<\/span><\/p>\n\n\n\n

Limites M\u00e1ximos de Emiss\u00e3o de Poluentes para Ve\u00edculos Automotores<\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n

Ve\u00edculos Leve de Passageiros<\/span><\/strong><\/span><\/p>\n\n\n\n

\n

POLUENTES<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td>

\n

LIMITES<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

Fase L-5<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td>

\n

Fase L-6(1)<\/sup><\/strong><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

Desde
1\u00ba\/1\/2009<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td>

\n

A partir de
1\u00ba\/1\/2014<\/strong><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

mon\u00f3xido de carbono (CO em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

2,00<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

1,30<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

hidrocarbonetos (HC em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,30(2)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,30(2)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

hidrocarbonetos n\u00e3o metano (NMHC em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,05<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,05<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

\u00f3xidos de nitrog\u00eanio (NOx em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,12(3)<\/sup> ou 0,25(4)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,08<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

material particulado (MP em g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,05<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,025<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

alde\u00eddos(3)<\/sup> (CHO g\/km)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,02<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

0,02<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

emiss\u00e3o evaporativa (g\/ensaio)<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

2,0<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

1,5(3)(6)<\/sup> ou 2,0(3)(5)(6)<\/sup><\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

emiss\u00e3o de g\u00e1s no c\u00e1rter<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

nula<\/span><\/p>\n<\/td>

\n

nula<\/span><\/p>\n<\/td><\/tr>

\n

(1)<\/strong> <\/span>Em 2014 -> para todos os novos lan\u00e7amentos<\/span><\/span><\/p>\n

      <\/span>A partir de 2015 -> para todos os ve\u00edculos comercializados<\/span><\/span><\/p>\n

(2) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel somente a ve\u00edculos movidos a GNV;<\/span><\/span><\/p>\n

(3) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel somente a ve\u00edculos movidos a gasolina ou etanol;<\/span><\/span><\/p>\n

(4) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel somente a ve\u00edculos movidos a \u00f3leo diesel;<\/span><\/span><\/p>\n

(5) <\/span><\/strong>Aplic\u00e1vel aos ensaios realizados em c\u00e2mera sel<\/span><\/span><\/p>\n

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4<\/p>\n<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

IBAMA
\n(http:\/\/www.ibama.gov.br\/qualidade-ambiental\/proconve\/)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"