{"id":3032,"date":"2010-04-08T09:14:19","date_gmt":"2010-04-08T09:14:19","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:17:40","modified_gmt":"2021-07-10T22:17:40","slug":"emissao_veicular","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/qualidade_do_ar\/fontes_de_poluicao\/emissao_veicular.html","title":{"rendered":"Emiss\u00e3o veicular"},"content":{"rendered":"\n

S\u00f3 o estado de S\u00e3o Paulo enfrenta uma situa\u00e7\u00e3o particularmente preocupante por deter cerca de 40% da frota automotiva do pa\u00eds. Segundo dados da PRODESP, a frota motorizada no Estado de S\u00e3o Paulo, em dezembro de 2007, \u00e9 de aproximadamente 16,9 milh\u00f5es de ve\u00edculos. A frota da Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo (RMSP) representa cerca de 8,5 milh\u00f5es de ve\u00edculos. A frota de ve\u00edculos do ciclo Diesel (caminh\u00f5es, \u00f4nibus, micro\u00f4nibus, caminhonetes e vans), no Estado de S\u00e3o Paulo, \u00e9 composta por 1.077 mil ve\u00edculos e na RMSP por 457,6 mil ve\u00edculos.<\/span><\/p>\n\n\n\n

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Nas \u00e1reas metropolitanas, o problema da polui\u00e7\u00e3o do ar tem-se constitu\u00eddo numa das mais graves amea\u00e7as \u00e0 qualidade de vida de seus habitantes. As emiss\u00f5es causadas por ve\u00edculos carregam diversas subst\u00e2ncias t\u00f3xicas que, em contato com o sistema respirat\u00f3rio, podem produzir v\u00e1rios efeitos negativos sobre a sa\u00fade. Essa emiss\u00e3o \u00e9 composta de gases como: mon\u00f3xido de carbono (CO), \u00f3xidos de nitrog\u00eanio (NOx), hidrocarbonetos (HC), \u00f3xidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc.<\/span><\/p>\n\n\n\n

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O mon\u00f3xido de carbono (CO) \u00e9 uma subst\u00e2ncia inodora, ins\u00edpida e incolor – atua no sangue reduzindo sua oxigena\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n\n\n\n

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Os \u00f3xidos de nitrog\u00eanio (NOx) s\u00e3o uma combina\u00e7\u00e3o de nitrog\u00eanio e oxig\u00eanio que se formam em raz\u00e3o da alta temperatura na c\u00e2mara de combust\u00e3o – participa na forma\u00e7\u00e3o de di\u00f3xido de nitrog\u00eanio e na forma\u00e7\u00e3o do “smog” fotoqu\u00edmico.<\/span><\/p>\n\n\n\n

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Os hidrocarbonetos (HC) s\u00e3o combust\u00edveis n\u00e3o queimados ou parcialmente queimados que \u00e9 expelido pelo motor – alguns tipos de hidrocarbonetos reagem na atmosfera promovendo a forma\u00e7\u00e3o do “smog” fotoqu\u00edmico.<\/span><\/p>\n\n\n\n

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A fuligem (part\u00edculas s\u00f3lidas e l\u00edquidas), sob a denomina\u00e7\u00e3o geral de material particulado (MP), devido ao seu pequeno tamanho, mant\u00e9m-se suspensa na atmosfera e pode penetrar nas defesas do organismo, atingir os alv\u00e9olos pulmonares e ocasionar:<\/span><\/p>\n\n\n\n

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\u2022 mal estar;<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u2022 irrita\u00e7\u00e3o dos olhos, garganta, pele etc.;<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u2022 dor de cabe\u00e7a, enj\u00f4o;<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u2022 bronquite;<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u2022 asma;<\/span><\/p>\n\n\n\n

\u2022 c\u00e2ncer de pulm\u00e3o.<\/span><\/p>\n\n\n\n

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Outro fator a ser considerado \u00e9 que essas emiss\u00f5es causam grande inc\u00f4modo aos pedestres pr\u00f3ximos \u00e0s vias de tr\u00e1fego. No caso da fuligem (fuma\u00e7a preta), a colora\u00e7\u00e3o intensa e o profundo mau cheiro das emiss\u00f5es causam de imediato uma atitude de repulsa e pode ainda ocasionar diminui\u00e7\u00e3o da seguran\u00e7a e aumento de acidentes de tr\u00e2nsito pela redu\u00e7\u00e3o da visibilidade.<\/span><\/p>\n\n\n\n

Cetesb (http:\/\/www.cetesb.sp.gov.br\/Ar\/emissoes\/introducao2.asp)<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O Brasil, como todo pa\u00eds em desenvolvimento, apresenta um crescimento explosivo de suas regi\u00f5es metropolitanas. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1604],"tags":[838,75,579],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3032"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3032"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3032\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3851,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3032\/revisions\/3851"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3032"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3032"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3032"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}