{"id":2778,"date":"2009-04-28T10:43:01","date_gmt":"2009-04-28T10:43:01","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:00:57","modified_gmt":"2021-07-10T23:00:57","slug":"poluicao_urbana","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/urbano\/poluicao\/poluicao_urbana.html","title":{"rendered":"Polui\u00e7\u00e3o Urbana"},"content":{"rendered":"\n
\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

A polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, nas regi\u00f5es urbanas, tem aumentado devido \u00e0 crescente atividade industrial e ao aumento do n\u00famero de ve\u00edculos motorizados em circula\u00e7\u00e3o. A qualidade do ar urbano tem causado s\u00e9rios problemas \u00e0s condi\u00e7\u00f5es de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.<\/p>\n\n\n\n

Elevadas concentra\u00e7\u00f5es de poluentes advindos de atividades industriais e do processo de descarga da combust\u00e3o de ve\u00edculos automotores, part\u00edculas s\u00f3lidas em suspens\u00e3o, got\u00edculas de \u00f3leo expelidas pelos motores, altas concentra\u00e7\u00f5es de CO, CO2 e SO2 e compostos de Fl\u00faor e Cloro s\u00e3o algumas das causas da baixa qualidade do ar.<\/p>\n\n\n\n

Estes poluentes prov\u00eam de v\u00e1rias fontes, algumas emitidas diretamente de ve\u00edculos automotores, outras formadas indiretamente atrav\u00e9s de rea\u00e7\u00f5es fotoqu\u00edmicas no ar.<\/p>\n\n\n\n

Principais poluentes atmosf\u00e9ricos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Poluentes<\/strong><\/span><\/td>Principal Fonte<\/strong><\/span><\/td>O que causa<\/strong><\/span><\/td><\/tr>
NO2<\/span><\/td> Escape dos ve\u00edculos motorizados<\/span><\/td> Problemas respirat\u00f3rios<\/span><\/td><\/tr>
 Centrais termoel\u00e9tricas<\/span><\/td><\/tr>
 F\u00e1bricas de fertilizantes, de explosivos ou de \u00e1cido n\u00edtrico<\/span><\/td><\/tr>
SO2<\/span><\/td> Centrais termoel\u00e9tricas<\/span><\/td> Problemas respirat\u00f3rios, irrita\u00e7\u00e3o nos olhos, problemas cardiovasculares<\/span><\/td><\/tr>
 Petr\u00f3leo ou carv\u00e3o<\/span><\/td><\/tr>
 F\u00e1bricas de \u00e1cido sulf\u00farico<\/span><\/td><\/tr>
Part\u00edculas em suspens\u00e3o<\/span><\/td> Escape dos ve\u00edculos motorizados<\/span><\/td> Problemas respirat\u00f3rios, irrita\u00e7\u00e3o nos olhos, problemas cardiovasculares
<\/span><\/td><\/tr>
 Processos industriais<\/span><\/td><\/tr>
 Centrais termoel\u00e9tricas<\/span><\/td><\/tr>
 Rea\u00e7\u00e3o dos gases poluentes na atmosfera<\/span><\/td><\/tr>
CO<\/span><\/td> Escape dos ve\u00edculos motorizados<\/span><\/td> Problemas respirat\u00f3rios, intoxica\u00e7\u00f5es, problemas cardiovasculares.<\/span><\/td><\/tr>
 Alguns processos industriais<\/span><\/td> Na exposi\u00e7\u00e3o prolongada: aumento do volume do ba\u00e7o, hemorragias, n\u00e1useas, diarr\u00e9ias,  pneumonia, perda da mem\u00f3ria e outros males<\/span><\/td><\/tr>
 Fuma\u00e7a de Cigarro<\/span><\/td><\/tr>
Pb (Chumbo)<\/span><\/td> Escape dos ve\u00edculos motorizados (gasolina com chumbo)<\/span><\/td> Efeito t\u00f3xico acumulativo<\/span><\/td><\/tr>
 Incinera\u00e7\u00e3o de res\u00edduos<\/span><\/td> Anemia e destrui\u00e7\u00e3o de tecido cerebral<\/span><\/td><\/tr>
O3 (Oz\u00f4nio)<\/span><\/td> Formados na atmosfera devido \u00e0 rea\u00e7\u00e3o de \u00f3xidos de  azoto, hidrocarbonetos e luz solar.<\/span><\/td> Irrita\u00e7\u00e3o nos olhos<\/span><\/td><\/tr>
 Problemas respirat\u00f3rios (rea\u00e7\u00e3o inflamat\u00f3ria das vias a\u00e9reas)<\/span><\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Nas plantas, os poluentes prejudicam o processo qu\u00edmico. Danos na membrana celular, interfer\u00eancia no mecanismo de abertura e fechamento de est\u00f4matos e corros\u00e3o da cut\u00edcula das folhas e ac\u00edculas s\u00e3o alguns dos efeitos dos poluentes qu\u00edmicos.<\/p>\n\n\n\n

Geralmente, os poluentes do ar que causam danos \u00e0s plantas s\u00e3o gasosos, como os \u00f3xidos de nitrog\u00eanio, di\u00f3xido de enxofre, hidrocarbonetos e subst\u00e2ncias foto-oxidantes. O efeito \u00e9 direto ou indireto sobre as plantas e depende de sua concentra\u00e7\u00e3o e per\u00edodo de exposi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Quando as plantas est\u00e3o sujeitas a altas concentra\u00e7\u00f5es de poluentes, sofrem danos agudos, com sintomas exteriormente vis\u00edveis: despigmenta\u00e7\u00e3o da clorofila, descolora\u00e7\u00e3o das folhas, necrose de \u00e1reas de tecido e \u00f3rg\u00e3os ou a morte. Com baixas concentra\u00e7\u00f5es de poluentes, n\u00e3o h\u00e1, de in\u00edcio, nenhum envenenamento exteriormente vis\u00edvel. Mas mudan\u00e7as qu\u00edmicas, bioqu\u00edmicas, estruturais e funcionais podem ocorrer (entupimento dos est\u00f4matos, altera\u00e7\u00f5es na fisiologia da planta), al\u00e9m da susceptibilidade a pragas e doen\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Calcula-se que 60% da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica nas regi\u00f5es das grandes cidades sejam decorrentes dos ve\u00edculos automotores. Outras fontes problem\u00e1ticas s\u00e3o ind\u00fastrias e queimadas, agravadas pelas condi\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas.<\/p>\n\n\n\n

Dos gases emitidos pelos ve\u00edculos automotores, 99,9% s\u00e3o inofensivos, mas 1% \u00e9 altamente ofensivo ao homem e ao meio ambiente. Considerando o aumento de ve\u00edculos nas cidades (em 2000 o n\u00famero de ve\u00edculos foi de 500.000.000 no mundo), este 1% \u00e9 extremamente significativo.<\/p>\n\n\n\n

Reda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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