{"id":2758,"date":"2009-04-28T11:29:45","date_gmt":"2009-04-28T11:29:45","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:00:54","modified_gmt":"2021-07-10T23:00:54","slug":"paisagismo_rodoviario","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/urbano\/paisagismo\/paisagismo_rodoviario.html","title":{"rendered":"Paisagismo Rodovi\u00e1rio"},"content":{"rendered":"\n
Paisagismo rodovi\u00e1rio \u00e9 a integra\u00e7\u00e3o da estrada \u00e0 paisagem a qual ela atravessa. A vegeta\u00e7\u00e3o proporciona maior estabilidade aos terrenos das faixas de dom\u00ednio, diminuindo a movimenta\u00e7\u00e3o de part\u00edculas do solo e facilitando obras de drenagem que regularmente s\u00e3o assoreadas por ocasi\u00e3o das chuvas.<\/p>\n\n\n\n
O termo arboriza\u00e7\u00e3o de estradas \u00e9 empregado de forma gen\u00e9rica para designar n\u00e3o s\u00f3 a arboriza\u00e7\u00e3o propriamente dita, mas tamb\u00e9m os demais revestimentos de suas margens, taludes e terrenos adjacentes. A arboriza\u00e7\u00e3o poder\u00e1 ser implantada ou melhorada, incrementando-se a vegeta\u00e7\u00e3o existente com o manejo da faixa de dom\u00ednio.<\/p>\n\n\n\n
O manejo da faixa de dom\u00ednio consiste num conjunto de pr\u00e1ticas que visam a execu\u00e7\u00e3o do manejo adequado da vegeta\u00e7\u00e3o restante, selecionando as esp\u00e9cies paisagisticamente interessantes e colocando-as em locais de destaque e protegendo as esp\u00e9cies remanescentes.<\/p>\n\n\n\n
As esp\u00e9cies devem ser selecionadas considerando-se fatores como:<\/p>\n\n\n\n
Devido aos trabalhos de terraplanagem das faixas de dom\u00ednio, h\u00e1 uma grande dificuldade em se estabelecer esp\u00e9cies rasteiras, quanto mais \u00e1rvores. Por isto, a escolha recai sobre nativas r\u00fasticas adaptadas \u00e0 regi\u00e3o. Recomenda-se como \u00e9poca adequada para o plantio o per\u00edodo de chuvas da regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
ABAP- Assoc.Brasileira dos Arquitetos Paisagistas – www.abap.org.br<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" O termo arboriza\u00e7\u00e3o de estradas \u00e9 empregado de forma gen\u00e9rica para designar n\u00e3o s\u00f3 a arboriza\u00e7\u00e3o propriamente dita, mas tamb\u00e9m os demais revestimentos de suas margens, taludes e terrenos adjacentes. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1574],"tags":[1284,296],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2758"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2758"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2758\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4119,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2758\/revisions\/4119"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2758"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2758"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2758"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}