<\/div>\n\n\n\n
Nos Estados Unidos, as fatalidades no tr\u00e2nsito totalizam pouco mais de 40.000 por ano, enquanto a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica ceifa anualmente 70.000 vidas. As mortes causadas pela polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica nos Estados Unidos equivalem \u00e0s mortes por c\u00e2ncer de mama e da pr\u00f3stata, conjuntamente. Este flagelo das cidades, tanto nos pa\u00edses industrializados quanto nos pa\u00edses em desenvolvimento, amea\u00e7a a sa\u00fade de bilh\u00f5es de pessoas.<\/p>\n\n\n\n
Governos se esfor\u00e7am para reduzir os acidentes no tr\u00e2nsito multando aqueles que dirigem em excesso de velocidade, prendendo os que dirigem alcoolizados e, \u00e0s vezes, cassando licen\u00e7as de motoristas. Todavia, d\u00e3o muito pouca aten\u00e7\u00e3o \u00e0s mortes que as pessoas causam simplesmente dirigindo seus ve\u00edculos. Mesmo que as mortes causadas por doen\u00e7as card\u00edacas e respirat\u00f3rias resultantes do ar polu\u00eddo n\u00e3o tenham a dramaticidade das mortes de um desastre automobil\u00edstico, com luzes piscando e sirenes berrando, n\u00e3o s\u00e3o menos reais.<\/p>\n\n\n\n
Entre os poluentes atmosf\u00e9ricos se incluem o mon\u00f3xido de carbono, o oz\u00f4nio, o di\u00f3xido de enxofre, os \u00f3xidos de nitrog\u00eanio e os particulados. Estes poluentes adv\u00eam principalmente da queima de combust\u00edveis f\u00f3sseis, particularmente das usinas el\u00e9tricas a carv\u00e3o e autom\u00f3veis movidos por gasolina. Os \u00f3xidos de nitrog\u00eanio podem levar \u00e0 forma\u00e7\u00e3o de oz\u00f4nio ao n\u00edvel do solo. Particulados s\u00e3o lan\u00e7ados de uma variedade de fontes, principalmente dos motores a diesel.<\/p>\n\n\n\n
O \u201csmog\u201d – uma express\u00e3o inglesa h\u00edbrida utilizada para descrever a mistura de fuma\u00e7a e nevoeiro que envolve algumas cidades – comp\u00f5e-se basicamente de oz\u00f4nio e particulados.<\/p>\n\n\n\n
O ar, na maioria das \u00e1reas urbanas, cont\u00e9m uma mistura de poluentes, podendo cada um aumentar a vulnerabilidade das pessoas aos efeitos dos outros poluentes. A exposi\u00e7\u00e3o ao mon\u00f3xido de carbono causa lentid\u00e3o dos reflexos e sonol\u00eancia, uma vez que suas mol\u00e9culas se ligam \u00e0 hemoglobina, reduzindo a quantidade de oxig\u00eanio que transportam os gl\u00f3bulos vermelhos. O di\u00f3xido de nitrog\u00eanio pode agravar a asma e reduzir as fun\u00e7\u00f5es do pulm\u00e3o, como tamb\u00e9m tornar as vias respirat\u00f3rias mais sens\u00edveis a al\u00e9rgenos. O oz\u00f4nio tamb\u00e9m causa inflama\u00e7\u00e3o do pulm\u00e3o, reduzindo suas fun\u00e7\u00f5es e capacidade.<\/p>\n\n\n\n
Concentra\u00e7\u00e3o de particulados<\/strong><\/p>\n\n\n\nParticulados menores, especialmente aqueles com 10 micr\u00f4metros de di\u00e2metro (1 micr\u00f4metro \u00e9 igual a uma milion\u00e9sima parte de um metro – 1\/2.400 de uma polegada) ou menores, podem se alojar nos alv\u00e9olos do pulm\u00e3o. S\u00e3o respons\u00e1veis por um n\u00famero maior de hospitaliza\u00e7\u00f5es de pessoas com problemas respirat\u00f3rios e um maior \u00edndice de mortalidade, notadamente por doen\u00e7as respirat\u00f3rias e cardiovasculares. \u00c0 medida que as concentra\u00e7\u00f5es de particulados no ar aumentam, tamb\u00e9m se elevam as taxas de mortalidade.<\/p>\n\n\n\n
Quando as pessoas inspiram particulados e oz\u00f4nio nas concentra\u00e7\u00f5es normalmente encontradas em \u00e1reas urbanas, suas art\u00e9rias se comprimem mais, reduzindo o fluxo sang\u00fc\u00edneo e o suprimento de oxig\u00eanio ao cora\u00e7\u00e3o. \u00c9 por este motivo que a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica agrava as doen\u00e7as card\u00edacas e a asma.<\/p>\n\n\n\n
Contrariamente a alguns poluentes com limiares abaixo dos quais n\u00e3o se notam efeitos adversos \u00e0 sa\u00fade, o oz\u00f4nio e particulados causam efeitos negativos \u00e0 sa\u00fade mesmo em n\u00edveis muito baixos. Assim, n\u00e3o existe n\u00edvel \u201dseguro\u201d para estes poluentes. Pesquisas publicadas na revista estadunidense Science, em 2001, observaram que tanto nos pa\u00edses industrializados como nas na\u00e7\u00f5es em desenvolvimento, exposi\u00e7\u00f5es aos n\u00edveis atuais de oz\u00f4nio e particulados \u201cafetam as taxas de mortalidade, hospitaliza\u00e7\u00e3o e consultas m\u00e9dicas, problemas de asma e bronquite, faltas ao trabalho, dias de atividade restrita e uma variedade de enfermidades do pulm\u00e3o\u201d.<\/p>\n\n\n\n
Ao mesmo tempo em que afetam os sistemas de sa\u00fade, tamb\u00e9m prejudicam a economia. O aumento dos gastos monet\u00e1rios relacionados a doen\u00e7as causadas pela polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica inclui os custos de medicamentos, aus\u00eancias do trabalho e tratamento infantil.<\/p>\n\n\n\n
Na prov\u00edncia canadense de Ont\u00e1rio, por exemplo, com uma popula\u00e7\u00e3o de 11,9 milh\u00f5es, a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica custa aos contribuintes, no m\u00ednimo, US$ 1 bilh\u00e3o por ano em hospitaliza\u00e7\u00f5es, emerg\u00eancias e aus\u00eancias ao trabalho. De acordo com o Banco Mundial, os custos sociais da exposi\u00e7\u00e3o \u00e0 poeira e chumbo a\u00e9reos em Jacarta, Bangcoc e Manila se aproximaram a 10% da renda m\u00e9dia no inicio dos anos 90. Na China, que tem uma das piores taxas de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica do mundo, as doen\u00e7as e mortes das popula\u00e7\u00f5es urbanas causadas pela polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica dever\u00e3o custar 5% do PIB.<\/p>\n\n\n\n
Os custos econ\u00f4micos da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica justificam a redu\u00e7\u00e3o dos impostos sobre a renda e aumento dos impostos sobre combust\u00edveis f\u00f3sseis. Isto encorajaria o uso mais eficiente de combust\u00edveis, mudan\u00e7a para fontes de energia limpa e ado\u00e7\u00e3o de controles contra a polui\u00e7\u00e3o. A alternativa \u00e9 gastar mais em seguros de sa\u00fade para o tratamento de doen\u00e7as decorrentes da polui\u00e7\u00e3o. A eleva\u00e7\u00e3o dos custos dos combust\u00edveis poluentes reduzir\u00e1 o sofrimento provocado pelas doen\u00e7as e as mortes prematuras.<\/p>\n\n\n\n
Em resposta ao congestionamento do tr\u00e2nsito e seus problemas de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, as cidades do M\u00e9xico e de S\u00e3o Paulo restringiram o tr\u00e1fego de ve\u00edculos em determinados dias da semana, com base no \u00faltimo d\u00edgito dos n\u00fameros das placas. Em Bogot\u00e1 se adotaram uma s\u00e9rie de medidas para reduzir a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica causada pelos transportes; tornou-se, assim, uma cidade mais habit\u00e1vel. Desde 1995, a cidade reduziu o tr\u00e1fego durante o hor\u00e1rio de pico em 40% e aumentou o imposto sobre a gasolina.<\/p>\n\n\n\n
Cerca de 120 km das principais vias s\u00e3o bloqueadas por sete horas aos domingos, permitindo que as ruas sejam utilizadas para caminhadas, ciclismo e \u201ccooper\u201d.<\/p>\n\n\n\n
As solu\u00e7\u00f5es para a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica urbana n\u00e3o s\u00e3o dif\u00edceis de discernir. As pessoas podem reduzir o uso do autom\u00f3vel utilizando bicicletas, transporte de massa ou simplesmente andando, e podem utilizar carros mais eficientes no consumo de combust\u00edvel. Comiss\u00f5es de planejamento urbano e governos regionais podem redirecionar as verbas dos transportes para op\u00e7\u00f5es de transporte de massa: metr\u00f4, ferrovia ou \u00f4nibus expressos.<\/p>\n\n\n\n
O ordenamento do solo e outros instrumentos reguladores podem ser utilizados para encorajar empreendimentos de maior densidade, condizentes com o transporte de massa. E os pa\u00edses podem deslocar a gera\u00e7\u00e3o de eletricidade do carv\u00e3o e g\u00e1s natural para energia solar e e\u00f3lica, alavancando subs\u00eddios governamentais e incentivos fiscais para a energia limpa, ao inv\u00e9s de continuar a subsidiar os combust\u00edveis f\u00f3sseis.<\/p>\n\n\n\n
Ao comprar um carro novo, os consumidores normalmente consideram o pre\u00e7o, equipamentos opcionais, seguran\u00e7a e, \u00e0s vezes, a economia de combust\u00edvel. O fato das mortes pela polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica superarem, substancialmente, os \u00f3bitos no tr\u00e2nsito em todo o mundo demonstra a necessidade de uma ampla redefini\u00e7\u00e3o das no\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a para incluir a meta de diminui\u00e7\u00e3o da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica. Enquanto apenas alguns motoristas contribuem para as mortes no tr\u00e2nsito, todos os motoristas contribuem para as fatalidades da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica.<\/p>\n\n\n\n
Por Bernie Fischlowitz-Roberts
\nFonte: Revista Eco 21, Ano XIII, N\u00famero 75, Fevereiro\/2003. <\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Entre os poluentes atmosf\u00e9ricos se incluem o mon\u00f3xido de carbono, o oz\u00f4nio, o di\u00f3xido de enxofre, os \u00f3xidos de nitrog\u00eanio e os particulados. Estes poluentes adv\u00eam principalmente da queima de combust\u00edveis f\u00f3sseis, particularmente das usinas el\u00e9tricas a carv\u00e3o e autom\u00f3veis movidos por gasolina. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1571],"tags":[326,579],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2733"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2733"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2733\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4168,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2733\/revisions\/4168"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2733"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2733"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2733"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}