A import\u00e2ncia de estudar o solo, se deve ao fato dele ser um componente fundamental do ecossistema terrestre, al\u00e9m de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para seu crescimento e dissemina\u00e7\u00e3o, fornecendo nutrientes e \u00e1gua.<\/p>\n\n\n\n
O solo \u00e9 criado ao longo de um longo per\u00edodo de tempo, por meio da deposi\u00e7\u00e3o de minerais e mat\u00e9rias org\u00e2nicas, que v\u00e3o se unindo em camadas atrav\u00e9s da influ\u00eancia da chuva, vento, calor, frio e de organismos (minhocas, formigas, bact\u00e9rias, cupins e fungos).<\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, o solo exerce uma s\u00e9rie de fun\u00e7\u00f5es ao ecossistema, destacando-se as seguintes:<\/p>\n\n\n\n
O perfil do solo \u00e9 definido por horizontes que o comp\u00f5em, dando toda uma particularidade de caracter\u00edsticas e forma\u00e7\u00e3o ao longo do tempo deste elemento.<\/p>\n\n\n\n
Os horizontes s\u00e3o classificados como:<\/p>\n\n\n\n
Como recurso natural din\u00e2mico, o solo \u00e9 pass\u00edvel de ser degradado em fun\u00e7\u00e3o do uso inadequado pelo ser humano, condi\u00e7\u00e3o em que o desempenho de suas fun\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas fica severamente prejudicado. Tal fator, acarreta em interfer\u00eancias negativas ao equil\u00edbrio ambiental, como por exemplo:<\/p>\n\n\n\n
O estudo cient\u00edfico do solo, a aquisi\u00e7\u00e3o e dissemina\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es do papel que o mesmo exerce na natureza e sua import\u00e2ncia na vida do homem, s\u00e3o condi\u00e7\u00f5es primordiais para sua prote\u00e7\u00e3o e conserva\u00e7\u00e3o, e uma garantia da manuten\u00e7\u00e3o de meio ambiente sadio e autossustent\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n
No entanto, o espa\u00e7o dedicado a import\u00e2ncia de estudar o solo \u00e9 frequentemente nulo ou relegado a um plano menor nos conte\u00fados de ensino fundamental e m\u00e9dio, tanto na \u00e1rea urbana como rural.<\/p>\n\n\n\n
A popula\u00e7\u00e3o em geral desconhece a import\u00e2ncia do solo, o que contribui para ampliar processos que levam \u00e0 sua altera\u00e7\u00e3o e degrada\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
V\u00e1rios estudos mostram que h\u00e1 uma grande lacuna no ensino de solos nos n\u00edveis fundamental e m\u00e9dio.<\/p>\n\n\n\n
O conte\u00fado \u201csolo\u201d existente nos materiais did\u00e1ticos, normalmente est\u00e1 em desacordo com os Par\u00e2metros Curriculares Nacionais (PCNs) e, frequentemente, encontra-se desatualizado, incorreto ou fora da realidade brasileira.<\/p>\n\n\n\n
Este conte\u00fado \u00e9 ministrado de forma estanque, apenas levantando aspectos morfol\u00f3gicos do solo, sem relacionar com a utilidade pr\u00e1tica ou cotidiana desta informa\u00e7\u00e3o, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor.<\/p>\n\n\n\n