{"id":2453,"date":"2009-02-04T17:15:55","date_gmt":"2009-02-04T17:15:55","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:32:48","modified_gmt":"2021-07-10T23:32:48","slug":"reciclagem_de_pneus","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/residuos\/reciclagem\/reciclagem_de_pneus.html","title":{"rendered":"Reciclagem de Pneus"},"content":{"rendered":"\n

O surgimento dos pneus de borracha fez com que fossem substitu\u00eddas as rodas de madeira e ferro, usadas emcarro\u00e7as e carruagens desde os prim\u00f3rdios da Hist\u00f3ria. Esse grande avan\u00e7o foi poss\u00edvel quando o norte-americano Charles Goodyear inventou o pneu ao descobrir, o processo de vulcaniza\u00e7\u00e3o da borracha quando deixou o produto, misturado com enxofre, cair no fog\u00e3o. Mal sabia ele que sua invens\u00e3o revolucionaria o mundo. Entre as suas potencialidades industriais, al\u00e9m de ser mais resistente e dur\u00e1vel, a borracha absorve melhor o impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte muito mais pr\u00e1tico e confort\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n

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Por\u00e9m, juntamente com a revolu\u00e7\u00e3o no setor dos transportes, a utiliza\u00e7\u00e3o dos pneus de borracha trouxe consigo a problem\u00e1tica do impacto ambiental, uma vez que a maior parte dos pneus descartados est\u00e1 abandonado em locais inadequados, causando grandes transtornos para a sa\u00fade e a qualidade de vidas humanas.<\/p>\n\n\n\n

Segundo organiza\u00e7\u00f5es internacionais, a produ\u00e7\u00e3o de pneus novos est\u00e1 estimada em cerca de 2 milh\u00f5es por dia em todo o mundo. J\u00e1 o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milh\u00f5es de unidades. S\u00f3 no Brasil s\u00e3o produzidos cerca de 40 milh\u00f5es de pneus por ano e quase metade dessa produ\u00e7\u00e3o \u00e9 descartada nesse per\u00edodo.<\/p>\n\n\n\n

Medidas mitigadoras do Impacto Ambiental<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utiliza\u00e7\u00e3o das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados. O Brasil ocupa o 2o lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus, o que lhe confere uma posi\u00e7\u00e3o vantajosa junto a v\u00e1rios pa\u00edses na luta pela conserva\u00e7\u00e3o ambiental. Esta t\u00e9cnica permite que o recauchutador, seguindo as recomenda\u00e7\u00f5es das normas para atividade, adicione novas camadas de borracha nos pneus velhos, aumentando, desta forma, a vida \u00fatil do pneu em 100% e proporcionando uma economia de cerca de 80% de energia e mat\u00e9ria-prima em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de pneus novos.<\/p>\n\n\n\n

Em termos de Brasil, o Estado do Paran\u00e1 se destaca no cen\u00e1rio nacional de reciclagem de pneus, principalmente por estar localizado num ponto estrat\u00e9gico. Segundo Celso Luiz Dallagrana, diretor da Associa\u00e7\u00e3o dos Recauchutadores de Pneus do Estado do Paran\u00e1, pelas suas estradas circulam um grande volume de caminh\u00f5es que transportam cargas, que ser\u00e3o distribu\u00eddas para o restante do pa\u00eds. “Por essas circunst\u00e2ncias criou-se um p\u00f3lo de pneus, especialmente em Curitiba, onde, por conseq\u00fc\u00eancia, concentrou-se a maior parte das empresas recauchutadoras de pneus do pa\u00eds”, explica o diretor.<\/p>\n\n\n\n

Para Dallagrana, em vista do trabalho que o recauchutador executa e sua importante participa\u00e7\u00e3o em prol da reciclagem, essa atividade precisa ser mais valorizada no pa\u00eds. “O objetivo principal da recauchutagem, sem d\u00favida, \u00e9 proteger o meio ambiente. Portanto, necessita-se de mais incentivos, tanto por parte do governo, atrav\u00e9s de legisla\u00e7\u00f5es competentes e linhas de cr\u00e9ditos espec\u00edficas, quanto por parte da sociedade em geral, que ainda n\u00e3o est\u00e1 conscientizada sobre a import\u00e2ncia do trabalho que desenvolvemos”, declara o diretor. Al\u00e9m disso, Dallagrana atenta para influ\u00eancia significativa que a recauchutagem exerce no \u00e2mbito social, j\u00e1 que uma empresa recauchutadora chega a empregar 20 funcion\u00e1rios, em m\u00e9dia. Esse ramos brasileiro \u00e9 o segundo maior no mundo e s\u00f3 perde para os Estados Unidos.”No entanto, falta ainda um maior esclarecimento por parte do setor para que o mercado reaproveite esse material,a exemplo do que j\u00e1 acontece com a reciclagem de papel e de alum\u00ednio”, conta Dallagrana.<\/p>\n\n\n\n

As ind\u00fastrias de reciclagem que utilizam o material proveniente do processo de recauchutagem para confec\u00e7\u00e3o de novos produtos tamb\u00e9m exercem um papel importante nesse contexto. No Paran\u00e1, a Ecija Comercial Exportadora e Importadora de Manufaturados Ltda., fundada em 1992, \u00e9 uma das pioneiras nesta categoria. “Compra-se res\u00edduos de borracha provenientes dos pneus e sucata de c\u00e2mara de ar de pneus usados e envia-se para uma empresa com a qual temos parceria, na Holanda, que transforma e revende para f\u00e1bricas de artefatos de borracha, para empresas que aplicam asfalto e para f\u00e1bricas de pneus que os utilizar\u00e3o como parte no composto de novos pneus.”, explica Jacinto Padilla, s\u00f3cio-diretor da Ecija e representante brasileiro da ITRA – Associa\u00e7\u00e3o Americana dos Recauchutadores e Recicladores de Borracha.<\/p>\n\n\n\n

Segundo Padilla, existem dois tipos de pneus: os radiais e os diagonais. O pneu radial tem uma estrutura interna de a\u00e7o, o que dificulta um pouco mais o processo de reciclagem, assim como exige m\u00e1quinas mais sofisticadas para fazer a separa\u00e7\u00e3o do a\u00e7o, incorrendo num custo mais alto para a tritura\u00e7\u00e3o. J\u00e1 o pneu do tipo diagonal, que tem uma estrutura interna \u00e0 base de tecidos, \u00e9 bem mais f\u00e1cil de reciclar. Por\u00e9m, a tend\u00eancia \u00e9 que tenhamos um crescimento na utiliza\u00e7\u00e3o de pneus do tipo radial, cujos investimentos para reciclagem s\u00e3o maiores.<\/p>\n\n\n\n

Conforme Padilla, o material proveniente da reciclagem dos pneus existe em abund\u00e2ncia, assim com h\u00e1 tamb\u00e9m um grande mercado consumidor para esses produtos. No entanto, \u00e9 um processo pouco conhecido e divulgado. Essa \u00e9 uma das raz\u00f5es que o leva a exportar sua produ\u00e7\u00e3o. Em termos internacionais, a reciclagem do pneu tem um potencial impressionante. \u00c9 uma quest\u00e3o levada muito a s\u00e9rio pelos empres\u00e1rios estrangeiros. E o nosso produto desperta interesse porque, al\u00e9m de possuir uma caracetr\u00edstica t\u00e9cnica espec\u00edfica, a tecnologia utilizada para a reciclagem \u00e9 bastante moderna.<\/p>\n\n\n\n

Ao exportar, conforme Padilla, reduz-se o volume de res\u00edduos que podem ser descartados de forma inadequada, uma vez que a empresa manipula cerca de 5 mil toneladas de res\u00edduos por ano. Se houvesse uma conscientiza\u00e7\u00e3o efetiva no Brasil, esse n\u00famero poderia at\u00e9 triplicar. As estimativas atuais demonstram que o res\u00edduo gerado na produ\u00e7\u00e3o da ind\u00fastria da borracha no Brasil e que \u00e9 jogado fora gera um preju\u00edzo em torno de US$ 38 milh\u00f5es de d\u00f3lares. Para viabilizar o aumento dessa atividade seria interessante que houvesse incentivo econ\u00f4mico e uma legisla\u00e7\u00e3o que estimulasse a aplica\u00e7\u00e3o desses res\u00edduos reciclados nos compostos de outros produtos, exigindo, inclusive, que os fabricantes utilizassem uma porcentagem de borracha reciclada em seus produtos.<\/p>\n\n\n\n

As entidades que congregam as empresas de recauchutagem e reciclagem de pneus no Brasil t\u00eam empreendido v\u00e1rias a\u00e7\u00f5es para promover a import\u00e2ncia da atividade. Entre elas, destaca-se a cria\u00e7\u00e3o de um Grupo de Trabalho composto de representantes destes organismos, para atuar junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normatiza\u00e7\u00e3o e Qualidade Industrial na elabora\u00e7\u00e3o de uma norma que garanta a qualidade, tanto do pneu novo quanto do pneu recauchutado, fabricado no Brasil. Segundo Alexandre Moreira, diretor da ABR – Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Recauchutagem e representante da entidade neste grupo de trabalho, j\u00e1 houve a cria\u00e7\u00e3o de uma norma com esse objetivo. Assim, o Inmetro visa garantir que o pneu reformado tamb\u00e9m tenha o mesmo padr\u00e3o de qualidade t\u00e9cnica. Este trabalho foi dividido em dois setores: ve\u00edculo de passeio e o ve\u00edculo de transporte de carga e passageiro. Para ele, a participa\u00e7\u00e3o das entidades e demais categorias empresariais do setor tem sido bastante atuante.<\/p>\n\n\n\n

Visando diminuir o passivo ambiental dos pneus inserv\u00edveis no pa\u00eds, o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente publicou a Resolu\u00e7\u00e3o No 258, de 26 de Agosto de 1999<\/strong>, que trata da destina\u00e7\u00e3o final, de forma ambientalmente adequada e segura, dispondo sobre a reciclagem, prazos de coleta, entre outros fatores. Segundo Paulo Moreira, vice-presidente da ABR, a publica\u00e7\u00e3o da Resolu\u00e7\u00e3o, impondo que as empresas fabricantes e produtoras fa\u00e7am a coleta e d\u00eaem uma destina\u00e7\u00e3o final ambientalmente adequada aos res\u00edduos, empreende metas progressivas para que o setor a cumpra num prazo relativamente grande. Em 2005, o processo estar\u00e1 bastante avan\u00e7ado e espera-se alcan\u00e7ar um patamar de quase 120% da reciclagem dos inserv\u00edveis. Desta forma, chegaremos a uma rela\u00e7\u00e3o crescente da reciclagem, de modo a liquidar com o passivo ambiental de pneus no pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

Como \u00e9 o processo de reciclagem de pneus
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O processo de recupera\u00e7\u00e3o e regenera\u00e7\u00e3o dos pneus exige a separa\u00e7\u00e3o da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus s\u00e3o cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas s\u00e3o mo\u00eddas e depois submetidas \u00e0 digest\u00e3o em vapor d’\u00e1gua e produtos qu\u00edmicos, como \u00e1lcalis e \u00f3leos minerais, para desvulcaniz\u00e1-las. O produto obtido pode ser ent\u00e3o refinado em moinhos at\u00e9 a obten\u00e7\u00e3o de uma manta uniforme ou extrudado para a obten\u00e7\u00e3o de gr\u00e2nulos de borracha. Este material tem v\u00e1rias utilidades: cobrir \u00e1reas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para autom\u00f3veis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; c\u00e2maras de ar; rodos dom\u00e9sticos; tiras para ind\u00fastrias de estofados; buchas para eixos de caminh\u00f5es e \u00f4nibus, entre outros produtos.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Boletim Informativo da Bolsa de Reciclagem Sistema FIEP
\nAno I – N\u00b7mero 3 – JUL\/AGO – 2001
\nwebsite: http:\/\/www.cetsam.senai.br\/bolsa <\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utiliza\u00e7\u00e3o das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a recauchutagem tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":2454,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1544],"tags":[887,44,874],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2453"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2453"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2453\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5333,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2453\/revisions\/5333"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2454"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2453"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2453"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2453"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}