<\/figure>\n\n\n\nProduzidas com folhas de espessura vari\u00e1vel entre 0,06 mm (refrigerantes e cervejas) e 0,18 mm (tintas 18 litros) e eletronicamente soldadas, as latas de a\u00e7o venceram o obst\u00e1culo do peso espec\u00edfico que fazia sombra \u00e0s suas vantagens de resist\u00eancia mec\u00e2nica e inviolabilidade totais. No manuseio, supera os concorrentes na velocidade de envasamento (800 unidades por minuto, no \u00f3leo comest\u00edvel) e resiste \u00e0s oscila\u00e7\u00f5es de temperatura, oferecendo barreira contra a luz, microorganismos e predadores extrenos.<\/p>\n\n\n\n
Os alimentos s\u00e3o embalados logo ap\u00f3s o processamento. Alguns vegetais chegam a peder todos os seus nutrientes depois de alguns minutos de cozimento. Na alta de a\u00e7o, s\u00e3o cozidos em segundos, dentro de autoclaves se altas press\u00e3o e temperatura. Produtos agressivos s\u00e3o embalados, transportados e armazenados com total seguran\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n
Pr\u00e1tica, vers\u00e1til e resistente, a lata de a\u00e7o agregou, \u00e0s suas propriedades intr\u00ednseca, tecnologias de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o em design, constru\u00e7\u00e3o, processamento e envase. Por isso, o surgimetno de novos materiais n\u00e3o afetram a sua lideran\u00e7a no mercado de embalagens.<\/p>\n\n\n\n
Prolata<\/strong><\/p>\n\n\n\nO Prolata – Programa de Valoriza\u00e7\u00e3o e Incentivo ao Consumo da Embalagem Met\u00e1lica<\/strong> – \u00e9 uma iniciativa do Sindicato de Estamparia em Metais no Estado de S\u00e3o Paulo (SIEMESP). Participam 25 empresas direta ou indiretamente relacionadas \u00e0 fabrica\u00e7\u00e3o de latas de a\u00e7o, entre elas a CSN – Cia. Sider\u00fargica Nacional (folha de flandres) – e o Grupo Gerdau, principal reciclador de sucata ferrosa do pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\nFundado em 1992, o Prolata vem atuando junto \u00e0s empresas, \u00f3rg\u00e3os governamentais, escolas e outros segmentos da sociedade, com tr\u00eas objetivos principais:<\/p>\n\n\n\n
Promover a utiliza\u00e7\u00e3o e o consumo da lata de a\u00e7o, com base nas suas vantagens t\u00e9cnicas e ambientais<\/li> Aumentar a competitividade do produto<\/li> Promover as metas de participa\u00e7\u00e3o social das empresas do setor.<\/li><\/ul>\n\n\n\nA entidade est\u00e1 estruturada em quatro comit\u00eas: Administra\u00e7\u00e3o, Marketing, Competitividade e Reciclagem. Em contato com o p\u00fablico, funciona o servi\u00e7o Disque-A\u00e7o (0800-17044), que atende chamadas de todo pa\u00eds, em busca de comercializa\u00e7\u00e3o da sucata proveniente da lata de a\u00e7o. N ainternet, o Prolata mant\u00e9m, desde julho de 1998, o site www.prolata.com.br com informa\u00e7\u00f5es atualizadas sobre o setor, programas de reciclagem e caracter\u00edsticas da lata de a\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n
O Comit\u00ea de Reciclagem fornece, constantemente, apoio t\u00e9cnico e operacional aos \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos e programas comunit\u00e1rios de reciclagem, tais como os das prefeituras de Angra dos Reis (RJ), S\u00e3o Jos\u00e9 dos Campos (SP), Santos (SP) e Porto Alegre (RS0, Sociedade Reciclar (Piracicaba, SP), Hospital S\u00e3o Jos\u00e9 (Joinville, SC) e Sociedade Amigos do Parque da \u00c1gua Branca (SP), entre outros.<\/p>\n\n\n\n
Na \u00e1rea de Educa\u00e7\u00e3o, a entidade promoveu, em parceria com a Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o do Estado de S\u00e3o Paulo, o primeiro projeto de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental de incentivo \u00e0 reciclagem do pa\u00eds junto \u00e0 rede p\u00fablica de ensino e realiza palestras em escolas e universidades p\u00fablicas e privadas, estimulando a reutiliza\u00e7\u00e3o e reciclagem de embalagens empregando procedimentos abrangentes que envolvem a participa\u00e7\u00e3o de todos os materiais descartados.<\/p>\n\n\n\n
O Comit\u00ea de Marketing administra as rela\u00e7\u00f5es da ind\u00fastria com seus diferentes p\u00fablicos, promovendo a imagem da lata de a\u00e7o junto ao consumidor, mercado, autoridades e opini\u00e3o p\u00fablica, valorizando as propriedades da lata de a\u00e7o e a filosofia de responsabilidade social do setor. O Comit\u00ea responde pelas pesquisas de opini\u00e3o, publicidade, rela\u00e7\u00f5es com a Imprensa, publica\u00e7\u00f5es, v\u00eddeos, Internet e recursos de multim\u00eddia utilizados em palestras, congressos, semin\u00e1rios e exposi\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n
No Comit\u00ea de Competitividade se desenvolvem pesquisas, projetos e a\u00e7\u00f5es voltados \u00e0 rela\u00e7\u00e3o de custo\/benef\u00edcio do setor, com base nos crit\u00e9rios de Qualidade Total, Melhoria Cont\u00ednua, Pre\u00e7os e Servi\u00e7os aos Clientes.<\/p>\n\n\n\n
Reutiliza\u00e7ao, Reaproveitamento, Reciclagem<\/strong><\/p>\n\n\n\nNuma antiga f\u00e1brica de Boa Vista, no Acre, montanhas de latas de a\u00e7o recolhidas do lixo s\u00e3o transformadas em cuias para a coleta da borracha. Nas oficinas promovidas pelo Parque da \u00c1gua Branca, em S\u00e3o Paulo, crian\u00e7as aprendem, com o habilidoso artes\u00e3o, Milton Cruz, como transformar sucata de lata em miniaturas perfeitas de autom\u00f3veis antigos. Nos escrit\u00f3rios, latinhas de chocolates e balas viram porta-clips, l\u00e1pis, borrachas e canetas. Em milhares de resid\u00eancias, transformam-se em lamparinas, medidas, instrumentos musicais, objetos de decora\u00e7\u00e3o e vasos de plantas.<\/p>\n\n\n\n
A lata de a\u00e7o \u00e9 a embalagem mais reaproveitada e reutilizada pelo consumidor, mas tamb\u00e9m pode ser infinitamente reciclada. Nos fornos das sider\u00fargicas n\u00e3o-integradas \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de min\u00e9rio, cerca de 230 mil toneladas de latas descartadas ap\u00f3s o consumo – 30% da produ\u00e7\u00e3o nacional – convertem-se em vergalh\u00f5es, arame, a\u00e7o plano ou laminado para diferentes aplica\u00e7\u00f5es, economizando energia e recursos naturais. A cada 75 latas recicladas salva-se uma \u00e1rvore que se transformaria em carv\u00e3o vegetal. A cada 100 latas refundidas, economiza-se o equivalente a uma l\u00e2mpada de 60 Watts, acesa durante uma hora.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o \u00e9 por acaso que, nos pa\u00edses industrializados, o cidad\u00e3o paga taxas diferenciadas pela coleta de lixo e, em alguns desses pa\u00edses, o pr\u00f3prio fabricante de embalagem se responsabiliza pelo destino final de seu produto. Reciclar \u00e9 importante. Escolher produtos embalados em amteriais considerados amigos da natureza \u00e9 um direito e uma obriga\u00e7\u00e3o de todos.<\/p>\n\n\n\n
Endere\u00e7os \u00fateis:<\/p>\n\n\n\n
PROLATA (Sindicato da Ind\u00fastria de Estamparia de Metais no Estado de S\u00e3o Paulo) Av. Paulista, 1313, 8 andar CEP 01311-200. Fone (11) 0800-172044. Fax (11) 289-2856.<\/p>\n\n\n\n
SINDINESFA\/INESFA – Sindicato Nacional do Com\u00e9rcio Atacadista de Sucata Ferrosa e N\u00e3o Ferrosa e Instituto Nacional das Empresas Preparadoras de Sucata N\u00e3o Ferrosa e de Ferro e A\u00e7o. Rua Rui Barbosa, 95, conj. 82 Bela Vista. CEP: 01326-010 S\u00e3o Paulo – SP. Fone (11) 251-0277 Fax (11) 251-0362.<\/p>\n\n\n\n
IBS – Instituto Brasileiro de Siderurgia Av. Rio Branco, 181, 28 andar, Centro. Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20040-007. Fone (21) 2544-3255 – Fax (21) 2262-2234. Site: http:\/\/www.ibs.org.br E-mail: ibs@ibs.org.br<\/p>\n\n\n\n
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