{"id":2434,"date":"2009-02-04T17:14:52","date_gmt":"2009-02-04T17:14:52","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:32:48","modified_gmt":"2021-07-10T23:32:48","slug":"reciclagem_de_pneus_pela_retortagem","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/residuos\/reciclagem\/reciclagem_de_pneus_pela_retortagem.html","title":{"rendered":"Reciclagem de Pneus pela retortagem"},"content":{"rendered":"\n

Introdu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Processo Petrosix patenteado pela Petrobras, inicialmente desenvolvido para retortagem exclusiva de xisto, foi modificado para o aproveitamento adequado do conte\u00fado energ\u00e9tico de pneus usados e inserv\u00edveis. S\u00e3o adicionados \u00e0 carga de xisto processada, cerca de 5% em peso de pneus picados, o que permite reciclar aproximadamente 140 mil toneladas de borracha anualmente, equivalentes a 27 milh\u00f5es de pneus.<\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Localiza\u00e7\u00e3o da SIX<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A SIX – Unidade de Neg\u00f3cio da Industrializa\u00e7\u00e3o do Xisto da Petrobras est\u00e1 localizada no estado do Paran\u00e1, munic\u00edpio de S\u00e3o Mateus do Sul, situado a 150 km de Curitiba. O munic\u00edpio tem uma superf\u00edcie de 1.280 km\u00b2 e a \u00e1rea da jazida de xisto da forma\u00e7\u00e3o Irati \u00e9 de 140 km\u00b2.<\/p>\n\n\n\n

<\/span><\/div>\n\n\n\n
\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Etapas das Reciclagem
<\/strong>
S\u00e3o v\u00e1rias as etapas envolvidas na reciclagem de pneus. Inicia-se com o recolhimento e armazenamento; na seq\u00fc\u00eancia vem a etapa de transporte entre o armazenador e picotador, seguida do trabalho de picotagem e de transporte do pneu picado para a SIX. Cabe \u00e0 SIX o armazenamento e o co-processamento dos pneus bem como o transporte e disposi\u00e7\u00e3o do material inerte oriundo do processo.<\/p>\n\n\n\n

Hist\u00f3rico<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Depois de cumpridas as etapas indicadas a seguir, o IAP – Instituto Ambiental do Paran\u00e1 concedeu a licen\u00e7a de opera\u00e7\u00e3o n\u00ba 02652 em 05\/01\/00 para co-processamento de pneus com xisto. Nova licen\u00e7a de opera\u00e7\u00e3o foi concedida em 25\/01\/02 sob o n\u00ba 08332.<\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Etapas:<\/p>\n\n\n\n

1\u00ba teste de retortagem: autoriza\u00e7\u00e3o IAP 01403\/98 em nov\/98;<\/p>\n\n\n\n

2\u00ba teste de retortagem: abril e maio\/99;<\/p>\n\n\n\n

Avalia\u00e7\u00e3o e aprova\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio dos testes: ago\/99;<\/p>\n\n\n\n

Protocolo de pedido de licen\u00e7a: out\/99.<\/p>\n\n\n\n

Em maio de 2001 a SIX iniciou a opera\u00e7\u00e3o cont\u00ednua de co-processamento de pneus com xisto. A marca de um milh\u00e3o de pneus reciclados foi atingida em 31 de janeiro de 2002.<\/p>\n\n\n\n

Raz\u00f5es do Projeto<\/strong><\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 v\u00e1rias raz\u00f5es que justificaram a implanta\u00e7\u00e3o de um projeto voltado \u00e0 reciclagem de pneus. Destacamos os seguintes:<\/p>\n\n\n\n

    Sa\u00fade p\u00fablica<\/strong>: O ac\u00famulo de \u00e1gua nos pneus favorece a prolifera\u00e7\u00e3o de insetos vetores de doen\u00e7as infecciosas como dengue, febre amarela, filariose (elefant\u00edase) e mal\u00e1ria (regi\u00e3o Norte).
      O armazenamento inadequado dos pneus torna-se ambiente favor\u00e1vel a roedores, que transmitem doen\u00e7as ao homem atrav\u00e9s da mordedura, fezes e urina (leptospirose, gastrenterite, etc).<\/p>\n\n\n\n

    Passivo ambiental<\/strong>: Estima-se que haja no Brasil cerca de 45 milh\u00f5es de pneus inserv\u00edveis com disposi\u00e7\u00e3o inadequada. Somam-se a esse volume outros 20 milh\u00f5es que s\u00e3o descartados anualmente.<\/p>\n\n\n\n

    Cumprimento da legisla\u00e7\u00e3o:<\/strong> A legisla\u00e7\u00e3o ambiental brasileira – Resolu\u00e7\u00e3o Conama 258<\/strong> – aprovada em 26\/08\/99, exige dos fabricantes e importadores de pneus a coleta e destina\u00e7\u00e3o adequada, conforme demonstra a tabela a seguir:<\/p>\n\n\n\n

 Ano<\/strong> <\/td> Produzidos no pa\u00eds ou importados novos<\/strong> <\/td> Importados reformados<\/strong> <\/td><\/tr>
2002<\/td>25%<\/td>25%<\/td><\/tr>
2003<\/td>50%<\/td>50%<\/td><\/tr>
2004<\/td>100%<\/td>125%<\/td><\/tr>
2005<\/td>125%<\/td>133%<\/td><\/tr>
2006<\/td>Haver\u00e1 reavaloa\u00e7\u00e3o pelo IBAMA<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

    Tecnologia conhecida<\/strong>: Os pneus podem ser transformados em \u00f3leo, g\u00e1s e enxofre. Al\u00e9m disso, os arames que existem nos pneus radiais podem ser separados por meios magn\u00e9ticos<\/p>\n\n\n\n

Processo Petrosix com pneus<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A SIX produz \u00f3leo, GLP, g\u00e1s combust\u00edvel e enxofre a partir do processamento de xisto h\u00e1 mais de 20 anos e passou a misturar pneus picados \u00e0 rocha de xisto a partir de maio de 2001 em suas plantas industriais, obtendo um acr\u00e9scimo no volume destes produtos.
Atualmente a capacidade de reciclagem anual da SIX \u00e9 de 5 milh\u00f5es de pneus, podendo ser ampliada para 27 milh\u00f5es de pneus por ano no curto prazo.<\/p>\n\n\n\n

Resultados
<\/strong>
Produtos
<\/strong>Uma tonelada de pneus rende cerca de 530 kg de \u00f3leo, 40 kg de g\u00e1s, 300 kg de negro de fumo e 100 kg de a\u00e7o.
Os produtos gerados pelo processamento do xisto adicionado de pneus picados s\u00e3o \u00f3leo, g\u00e1s combust\u00edvel e enxofre. O \u00f3leo de pneu tem poder calor\u00edfico de 10.182 kcal\/kg, densidade 0.9457, viscosidade 4,88 cSt @ 55\u00ba C. O g\u00e1s tem poder calor\u00edfico de 8.015 kcal\/kg.
O enxofre \u00e9 utilizado na agricultura, ind\u00fastria farmac\u00eautica e na ind\u00fastria de vulcaniza\u00e7\u00e3o.
Os res\u00edduos – xisto e pneu retortado – podem ser aproveitados como combust\u00edveis para termel\u00e9trica ou insumo para ind\u00fastrias cer\u00e2micas e o arame pode ser reciclado em ind\u00fastrias sider\u00fargicas.<\/p>\n\n\n\n

Meio Ambiente e Sa\u00fade
<\/strong>O material inerte gerado pelo co-processamento de pneus \u00e9 depositado nas cavas da mina, juntamente com o xisto retortado. Este procedimento faz parte do processo de reabilita\u00e7\u00e3o de \u00e1reas mineradas pela Petrobras.
O processo de reciclagem de pneus, bem como os demais processos de minera\u00e7\u00e3o e industrializa\u00e7\u00e3o do xisto, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de refino de petr\u00f3leo e disposi\u00e7\u00e3o de res\u00edduos urbanos s\u00e3o certificados pelas normas ISO 14001 e OHSAS 18001.<\/p>\n\n\n\n

Reda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

S\u00e3o adicionados \u00e0 carga de xisto processada, cerca de 5% em peso de pneus picados, o que permite reciclar aproximadamente 140 mil toneladas de borracha anualmente, equivalentes a 27 milh\u00f5es de pneus. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":2435,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1544],"tags":[44,874,873],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2434"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2434"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2434\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5334,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2434\/revisions\/5334"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2435"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2434"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2434"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2434"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}