{"id":2178,"date":"2010-03-19T10:33:53","date_gmt":"2010-03-19T10:33:53","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:17:55","modified_gmt":"2021-07-10T22:17:55","slug":"mecanismos_do_protocolo_de_quioto","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/mudancas_climaticas\/protocolo_de_quioto\/mecanismos_do_protocolo_de_quioto.html","title":{"rendered":"Mecanismos do Protocolo de Quioto"},"content":{"rendered":"\n

No entanto, o Protocolo de Quioto, oferece-lhes um meio suplementar de alcan\u00e7ar as suas metas, atrav\u00e9s de tr\u00eas mecanismos baseados no mercado, s\u00e3o eles:<\/span><\/p>\n\n\n\n

    * Com\u00e9rcio de emiss\u00f5es \u2013 (Emissions Trading)
    * Mecanismo de Desenvolvimento Limpo \u2013 MDL (Clean Development Mechanism)
    * Implementa\u00e7\u00e3o Conjunta – IC (Joint Implementation)<\/p>\n\n\n\n

 Os mecanismos ajudam a estimular o investimento verde e as Partes a cumprirem suas metas de emiss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Com\u00e9rcio de Emiss\u00f5es<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>
Partes dos compromissos assumidos no \u00e2mbito do Protocolo de Quioto (Partes do Anexo B) \u00e9 o cumprimento de metas para limitar ou reduzir as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa. Estas metas s\u00e3o expressas como n\u00edveis de emiss\u00f5es permitidos, ou “quantidades atribu\u00eddas”, durante o per\u00edodo de 2008-2012. As emiss\u00f5es permitidas s\u00e3o divididas em “unidades de quantidade atribu\u00edda” (UQA).
O com\u00e9rcio de emiss\u00f5es, tal como estabelecido no artigo 17 do Protocolo de Quioto, permite que os pa\u00edses que possuem unidades de emiss\u00e3o de sobra (emiss\u00f5es permitidas, mas n\u00e3o utilizadas) vender esse excesso de capacidade para os pa\u00edses que est\u00e3o buscando o cumprimento de suas metas.
Outras unidades de negocia\u00e7\u00e3o no mercado de carbono
Mais do que as unidades reais de emiss\u00f5es podem ser negociados e vendidos sob negocia\u00e7\u00e3o do Protocolo de Quioto, as emiss\u00f5es de regime.
As outras unidades que podem ser transferidas ao abrigo do regime, cada um equivalente a uma tonelada de CO2, pode ser na forma de:
A unidade de remo\u00e7\u00e3o (RMU) com base no uso da terra, mudan\u00e7a no uso da terra e reflorestamento.
Uma unidade de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es (RCE) gerados por um projeto de implementa\u00e7\u00e3o conjunta .
Uma redu\u00e7\u00e3o certificada de emiss\u00f5es (CER) gerados a partir de uma atividade de projeto de Mecanismo de Desenvolvimento<\/span><\/p>\n\n\n\n

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), definido no artigo 12 do Protocolo, permite que um pa\u00eds com um compromisso de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00e3o definido no \u00e2mbito do Protocolo de Quioto (Partes do Anexo B) possam adquirir os certificados de emiss\u00f5es reduzidas (CERs) de um projeto de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es de um pa\u00eds em desenvolvimento. Portanto, tais CERs podem ser contabilizadas no sentido de cumprir as metas de Quioto, dos pa\u00edses ANEXO B.<\/span><\/p>\n\n\n\n

O Mecanismo estimula o desenvolvimento sustent\u00e1vel e a redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es, ao mesmo tempo que d\u00e1 aos pa\u00edses industrializados certa flexibilidade na forma de cumprirem as suas metas de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Implementa\u00e7\u00e3o Conjunta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>
O mecanismo conhecido como “implementa\u00e7\u00e3o conjunta”, definido no artigo 6 \u00ba do Protocolo de Quioto, permite que um pa\u00eds com uma redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es ou de limita\u00e7\u00e3o de empenho no \u00e2mbito do Protocolo de Quioto (Partes do Anexo B) obter redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es (RCE) de uma redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es ou remo\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es em outra Parte do Anexo B, cada um equivalente a uma tonelada de CO2<\/sub>, que podem ser contabilizados para atingir as suas metas de Quioto.
A implementa\u00e7\u00e3o conjunta fornece \u00e0s Partes um meio flex\u00edvel e economicamente eficiente para cumprir uma parte de seus compromissos de Quioto, enquanto o anfitri\u00e3o do projeto, se beneficia com o investimento estrangeiro e com a transfer\u00eancia de tecnologia.
<\/span><\/p>\n\n\n\n

http:\/\/unfccc.int\/kyoto_protocol\/mechanisms\/items\/1673.php
\nhttp:\/\/www.mct.gov.br\/index.php\/content\/view\/28739.html<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Nos termos do Tratado, os pa\u00edses devem cumprir as suas metas principalmente atrav\u00e9s de medidas nacionais. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1515],"tags":[498,489,74,742],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2178"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2178"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2178\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3865,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2178\/revisions\/3865"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2178"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2178"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2178"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}