{"id":2173,"date":"2010-03-17T13:31:43","date_gmt":"2010-03-17T13:31:43","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:17:59","modified_gmt":"2021-07-10T22:17:59","slug":"historico_das_cops","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/mudancas_climaticas\/evolucao_do_debates\/historico_das_cops.html","title":{"rendered":"Hist\u00f3rico das COPS"},"content":{"rendered":"\n

As Confer\u00eancias COP foram realizadas em todas as partes do mundo. A primeira aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha. A COP de 2009 ocorrer\u00e1 em Copenhague, Dinamarca e refere-se \u00e0 COP 14.<\/p>\n\n\n\n

A seguir um breve hist\u00f3rico sobre as Confer\u00eancias das Partes.<\/p>\n\n\n\n

COP1 Berlim \u2013 1995<\/p>\n\n\n\n

A primeira Confer\u00eancia das Partes, foi marcada pela incerteza quanto ao significado do que cada um dos pa\u00edses possu\u00eda para combater as emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa. Isso resultou no “Mandato de Berlim”, que estabeleceu um per\u00edodo de dois anos de an\u00e1lise e fase de avalia\u00e7\u00e3o. Esta fase resultou em um cat\u00e1logo de instrumentos a partir do qual os pa\u00edses membros podiam escolher e, assim, compor um conjunto de iniciativas que correspondem \u00e0s suas necessidades.<\/p>\n\n\n\n

COP2 Genebra – 1996<\/p>\n\n\n\n

A segunda Confer\u00eancia das Partes, aprovou o resultado do relat\u00f3rio da segunda avalia\u00e7\u00e3o do IPCC, que saiu em 1995. Nesta confer\u00eancia foi estabelecido que os pa\u00edses membros n\u00e3o deveriam buscar solu\u00e7\u00f5es uniformes. Cada pa\u00eds deve ter a liberdade para encontrar as solu\u00e7\u00f5es que forem mais relevantes para a sua pr\u00f3pria situa\u00e7\u00e3o. Na confer\u00eancia de Genebra, as partes manifestaram o desejo de objetivos vinculativos, a definir, a m\u00e9dio prazo, no futuro.<\/p>\n\n\n\n

COP3 Kyoto – 1997<\/p>\n\n\n\n

Nesta confer\u00eancia o Protocolo de Quioto foi aprovado ap\u00f3s intensas negocia\u00e7\u00f5es. Pela primeira vez, introduziu-se metas obrigat\u00f3rias de emiss\u00f5es de gases de efeito de estufa em 37 pa\u00edses industrializados, o per\u00edodo de 2008 a 2012. Passaram-se alguns anos na incerteza de saber se um n\u00famero suficiente de pa\u00edses ratificaram o Protocolo, no entanto, em 16 de fevereiro de 2005, o tratado entrou em vigor. V\u00e1rios dos pa\u00edses membros da UNFCCC n\u00e3o ratificaram o Protocolo de Quioto.<\/p>\n\n\n\n

COP4 Buenos Aires – 1998<\/p>\n\n\n\n

Nessa confer\u00eancia, ficou claro que haviam v\u00e1rias quest\u00f5es pendentes relativas ao Protocolo de Quioto. Assim, foi agendado um per\u00edodo de dois anos para esclarecer e desenvolver ferramentas para a implementa\u00e7\u00e3o do Protocolo de Quioto.<\/p>\n\n\n\n

COP5 Bonn – 1999<\/p>\n\n\n\n

Esta confer\u00eancia foi dominada por discuss\u00f5es t\u00e9cnicas sobre os mecanismos do Protocolo de Quioto.<\/p>\n\n\n\n

COP6 La Haya – 2000<\/p>\n\n\n\n

Esta confer\u00eancia foi rapidamente marcada por veementes discuss\u00f5es pol\u00edticas sobre uma proposta dos Estados Unidos para permitir que \u00e1reas agr\u00edcolas e florestais pudessem ser  inclu\u00eddas como sumidouros de carbono. Se a proposta tivesse sido aprovada, os Estados Unidos poderia cumprir, em grande parte, a obriga\u00e7\u00e3o de redu\u00e7\u00e3o de suas emiss\u00f5es de gases de efeito estufa. Tamb\u00e9m ficou claro que havia uma incerteza quanto \u00e0s possibilidades de san\u00e7\u00f5es para os pa\u00edses que n\u00e3o fizeram jus \u00e0s suas obriga\u00e7\u00f5es de reduzir emiss\u00f5es. A reuni\u00e3o terminou quando os pa\u00edses da Uni\u00e3o Europ\u00e9ia recusaram uma proposta de compromisso, e, na realidade, as negocia\u00e7\u00f5es fracassaram. Foi acordado que as negocia\u00e7\u00f5es seriam retomadas em uma confer\u00eancia extraordin\u00e1ria em julho de 2001.<\/p>\n\n\n\n

COP-6 bis Bonn 2001<\/p>\n\n\n\n

Quando as Partes reuniram-se novamente cerca de seis meses ap\u00f3s o fracasso das negocia\u00e7\u00f5es em La Haya, as expectativas de chegar a um resultado n\u00e3o eram altas. Os Estados Unidos, com o seu novo presidente Bush, que definitivamente rejeitou o Protocolo de Quioto, passaram a participar das negocia\u00e7\u00f5es sobre o Protocolo apenas como observador. Apesar do baixo n\u00edvel de expectativas, foi alcan\u00e7ado um acordo sobre v\u00e1rias quest\u00f5es importantes. Estes inclu\u00edram a medida com que as florestas e outros sumidouros de carbono poderia ser inclu\u00edda nos or\u00e7amentos dos pa\u00edses para as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa, os princ\u00edpios relativos a aplica\u00e7\u00e3o de san\u00e7\u00f5es aos pa\u00edses que n\u00e3o cumprirem as suas metas, e dos mecanismos flex\u00edveis que, em diferentes maneiras, permite que circulem entre os pa\u00edses as obriga\u00e7\u00f5es de redu\u00e7\u00f5es, em troca de uma compensa\u00e7\u00e3o financeira.<\/p>\n\n\n\n

COP7 Marraqueche – 2001  <\/p>\n\n\n\n

Mais tarde, em 2001, as Partes reuniram-se novamente para a confer\u00eancia anual regular. Aqui as negocia\u00e7\u00f5es sobre o Protocolo de Quioto foram (quase) completas. Os resultados foram reunidos em documentos chamados Acordos de Marraqueche.<\/p>\n\n\n\n

COP8 Delhi – 2002<\/p>\n\n\n\n

Nesta confer\u00eancia dos pa\u00edses da Uni\u00e3o Europ\u00e9ia houve a tentativa, sem sucesso, de obter uma declara\u00e7\u00e3o passada apelando para mais a\u00e7\u00f5es das Partes da UNFCCC.<\/p>\n\n\n\n

COP9 Mil\u00e3o – 2003<\/p>\n\n\n\n

O foco desta confer\u00eancia foi o de esclarecer alguns dos \u00faltimos detalhes t\u00e9cnicos sobre o Protocolo de Quioto.<\/p>\n\n\n\n

COP10 Buenos Aires – 2004<\/p>\n\n\n\n

Nesta reuni\u00e3o, os pa\u00edses come\u00e7aram gradualmente a abrir discuss\u00f5es a respeito do que iria acontecer quando o Protocolo de Quioto expirar, em 2012. As discuss\u00f5es t\u00e9cnicas ainda tomaram boa parte do tempo da Confer\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

COP11\/CMP1 Montreal – 2005<\/p>\n\n\n\n

Esta confer\u00eancia foi a primeira ap\u00f3s o Protocolo de Quioto ter entrado em vigor. Assim a reuni\u00e3o anual entre as Partes da UNFCCC (COP) foi completada pela confer\u00eancia anual entre as Partes no Protocolo de Quioto (CMP ou COP \/ MOP).<\/p>\n\n\n\n

O foco de ambas as confer\u00eancias foram as discuss\u00f5es sobre o que deve acontecer ap\u00f3s a expira\u00e7\u00e3o do Protocolo de Quioto em 2012.<\/p>\n\n\n\n

COP12\/CMP2 Nairobi – 2006<\/p>\n\n\n\n

Aqui, os \u00faltimos remanescentes de quest\u00f5es t\u00e9cnicas relativas ao Protocolo de Quioto foram finalmente atendidas. O trabalho envolvido na obten\u00e7\u00e3o de um novo acordo para o per\u00edodo p\u00f3s-Quioto continuou, e uma s\u00e9rie de marcos foram estabelecidos no processo rumo a um novo acordo.<\/p>\n\n\n\n

COP13\/CMP3 Bali – 2007<\/p>\n\n\n\n

Nesta reuni\u00e3o, o trabalho envolvido na obten\u00e7\u00e3o de um novo acordo que substitua o Protocolo de Quioto foi um passo decisivo. Primeiro com o reconhecimento do mais recente relat\u00f3rio do IPCC e suas conclus\u00f5es que os sinais do aquecimento global s\u00e3o inequ\u00edvocos; segundo a formula\u00e7\u00e3o de um texto comum pedindo uma a\u00e7\u00e3o mais r\u00e1pida nessa \u00e1rea, e finalmente com a aprova\u00e7\u00e3o do Plano de A\u00e7\u00e3o de Bali. Este plano estabelece o cen\u00e1rio para as negocia\u00e7\u00f5es a serem levadas \u00e0 COP15, em Copenhague, onde um novo acordo pode esperan\u00e7osamente ser negociado.<\/p>\n\n\n\n

COP14\/CMP4 Poznan – 2008<\/p>\n\n\n\n

Nesta confer\u00eancia o sentido de trabalhar em um novo acordo clim\u00e1tico global em Copenhague continuou. A Confer\u00eancia foi caracterizada pela antecipa\u00e7\u00e3o da postura a ser adotada pelo novo governo americano. Ainda, as Partes chegaram a um acordo sobre o programa de trabalho e plano de reuni\u00e3o para a Confer\u00eancia de Copenhague e sobre a operacionaliza\u00e7\u00e3o final do Fundo de Adapta\u00e7\u00e3o, que vai apoiar medidas de adapta\u00e7\u00e3o concretas nos pa\u00edses menos desenvolvidos. <\/span><\/span><\/p>\n\n\n\n

: http:\/\/en.cop15.dk\/climate+facts\/process\/cop1+%E2%80%93+cop14 \/ http:\/\/unfccc.int\/meetings\/items\/2654.php<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O processo de negocia\u00e7\u00e3o intergovernamental engloba a Confer\u00eancia das Partes (COP), a Reuni\u00e3o das Partes do Protocolo de Quioto (CMP), reuni\u00f5es de \u00f3rg\u00e3os subsidi\u00e1rios e uma s\u00e9rie de workshops. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1510],"tags":[498,74,742],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2173"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2173"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2173\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3870,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2173\/revisions\/3870"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2173"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2173"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2173"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}