{"id":200,"date":"2015-04-28T14:53:35","date_gmt":"2015-04-28T14:53:35","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:16:03","modified_gmt":"2021-07-10T22:16:03","slug":"porto_de_santarem","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/hidrovias_e_portos_da_amazonia_legal\/porto_de_santarem.html","title":{"rendered":"Porto de Santar\u00e9m"},"content":{"rendered":"\n
A constru\u00e7\u00e3o do porto de Santar\u00e9m foi iniciada em 18 de dezembro de 1971. O porto come\u00e7ou a operar em 11 de fevereiro de 1979, com a finalidade de atender \u00e0 demanda de movimenta\u00e7\u00e3o de mercadorias at\u00e9 ent\u00e3o realizada nas instala\u00e7\u00f5es do cais municipal daquela cidade.<\/p>\n\n\n\n
ADMINISTRA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>O porto \u00e9 administrado pela Companhia Docas do Par\u00e1 (CDP), por meio da ger\u00eancia do porto de Santar\u00e9m.<\/p>\n\n\n\n LOCALIZA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Est\u00e1 localizado na margem direita do rio Tapaj\u00f3s, pr\u00f3ximo \u00e0 conflu\u00eancia com o rio Amazonas, no local denominado Ponta da Caieira, na cidade de Santar\u00e9m, no estado do Par\u00e1. Abrange os munic\u00edpios do m\u00e9dio Amazonas e dos vales dos rios Trombetas e Tapaj\u00f3s. A BR-163 (Cuiab\u00e1-Santar\u00e9m) estabelece a liga\u00e7\u00e3o do porto com o norte do estado de Mato Grosso.<\/p>\n\n\n\n \u00c1REA DE INFLU\u00caNCIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Abrange os munic\u00edpios do m\u00e9dio Amazonas e dos vales dos rios Trombetas e Tapaj\u00f3s. A rodovia BR-163 (Cuiab\u00e1 \u2013 Santar\u00e9m) estabelece a liga\u00e7\u00e3o do porto com o norte do estado de Mato Grosso.<\/p>\n\n\n\n \u00c1REA DO PORTO ORGANIZADO<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Conforme a Portaria – MT n\u00ba 1.023, de 20\/12\/93 (D.O.U. de 22\/12\/93), a \u00e1rea do porto organizado de Santar\u00e9m, no estado do Par\u00e1, \u00e9 constitu\u00edda:<\/p>\n\n\n\n a) pelas instala\u00e7\u00f5es portu\u00e1rias terrestres existentes na cidade de Santar\u00e9m, na margem direita do rio Tapaj\u00f3s, tendo como limites extremos, a montante do porto, a Ponta Maria Jos\u00e9 e, a jusante, j\u00e1 no rio Amazonas, a foz do Furo Maic\u00e1, abrangendo todos os cais, docas, pontes e p\u00ederes de atraca\u00e7\u00e3o e de acostagem, armaz\u00e9ns, edifica\u00e7\u00f5es em geral e vias internas de circula\u00e7\u00e3o rodovi\u00e1ria e ferrovi\u00e1ria e ainda os terrenos ao longo dessas \u00e1reas e em suas adjac\u00eancias pertencentes \u00e0 Uni\u00e3o, incorporados ou n\u00e3o ao patrim\u00f4nio do porto de Santar\u00e9m ou sob sua guarda e responsabilidade;<\/p>\n\n\n\n b) pela infra-estrutura de prote\u00e7\u00e3o e acessos aquavi\u00e1rios, compreendendo as \u00e1reas de fundeio, bacias de evolu\u00e7\u00e3o, canal de acessoe \u00e1reas adjacentes a esse at\u00e9 as margens das instala\u00e7\u00f5es terrestres do porto organizado, conforme definido no item “a” acima, existentes ou que venham a ser constru\u00eddas e mantidas pela Administra\u00e7\u00e3o do Porto ou por outro \u00f3rg\u00e3o do poder p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n ACESSOS<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>RODOVI\u00c1RIO \u2013 <\/strong>Pela rodovia BR-163 (Cuiab\u00e1 \u2013 Santar\u00e9m), atingindo-se o porto, na \u00e1rea urbana, pela avenida Cuiab\u00e1.<\/p>\n\n\n\n FLUVIAL \u2013<\/strong> O rio Tapaj\u00f3s forma um canal de acesso natural, desde a sua foz no rio Amazonas at\u00e9 o cais do porto, numa dist\u00e2ncia de 3,1km, com largura de 1,8km e profundidade de 15m.<\/p>\n\n\n\n INSTALA\u00c7\u00d5ES<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>As instala\u00e7\u00f5es de acostagem compreendem o Cais Marginal de 228m de extens\u00e3o, contendo quatro ber\u00e7os, com profundidade de 3m, destinado a embarca\u00e7\u00f5es fluviais de pequeno porte, e o Cais Comercial com 435m e profundidades variando de 6m a 10m, dispondo de seis ber\u00e7os de atraca\u00e7\u00e3o. Conta com dois armaz\u00e9ns para carga geral com \u00e1rea total de 3.000m2 , dois galp\u00f5es totalizando 900m2 , um p\u00e1tio descoberto com 10.000m2 e 7 tanques para gran\u00e9is l\u00edquidos, de uso privativo, somando 3.500t de capacidade est\u00e1tica de armazenagem.<\/p>\n\n\n\n www2.transportes.gov.br;
Porto de Santar\u00e9m.
Foto por Docas.
… <\/span><\/div>\n\n\n\n
\nReda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"