{"id":198,"date":"2015-04-28T14:31:26","date_gmt":"2015-04-28T14:31:26","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:16:03","modified_gmt":"2021-07-10T22:16:03","slug":"porto_de_porto_velho","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/hidrovias_e_portos_da_amazonia_legal\/porto_de_porto_velho.html","title":{"rendered":"Porto de Porto Velho"},"content":{"rendered":"\n
A constru\u00e7\u00e3o do porto teve in\u00edcio em 20 de abril de 1973, pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Naveg\u00e1veis do Minist\u00e9rio dos Transportes, visando \u00e0 substitui\u00e7\u00e3o das antigas rampas implantadas pela Estrada de Ferro Madeira \u2013 Mamor\u00e9 na d\u00e9cada de 1920. A partir de 1976, a Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras) deu continuidade \u00e0s obras, com a execu\u00e7\u00e3o de um terminal para opera\u00e7\u00f5es ro-ro.<\/p>\n\n\n\n
Em 1986 foi iniciado o novo cais que foi conclu\u00eddo em 1988. Quando da transforma\u00e7\u00e3o do territ\u00f3rio de Rond\u00f4nia em estado, em 9 de janeiro de 1982, as instala\u00e7\u00f5es se encontravam sob a responsabilidade da Administra\u00e7\u00e3o do Porto de Manaus, mas, posteriormente, em 31 de janeiro de 1985, foi constitu\u00edda a Administra\u00e7\u00e3o do Porto de Porto Velho. Atualmente, pelo conv\u00eanio n\u00ba 6, de 12\/11\/97, o porto passou a ser administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rond\u00f4nia (SOPH), por delega\u00e7\u00e3o ao estado de Rond\u00f4nia.<\/p>\n\n\n\n
ADMINISTRA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>\u00c9 realizada pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rond\u00f4nia (SOPH), por delega\u00e7\u00e3o ao estado de Rond\u00f4nia.<\/p>\n\n\n\n LOCALIZA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Est\u00e1 localizado na margem direita do rio Madeira, a 2km a jusante da cidade de Porto Velho (RO), distando aproximadamente 80km a montante da foz do rio Jamari. \u00c1REA DE INFLU\u00caNCIA Compreende o estado de Rond\u00f4nia, o sul do estado do Amazonas e o leste do estado do Acre.<\/p>\n\n\n\n \u00c1REA DO PORTO ORGANIZADO<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Conforme a Portaria-MT n\u00ba 1.012, de 16\/12\/93 (D.O.U. de 17\/12\/93), a \u00e1rea do porto organizado de Porto Velho, no estado da Rond\u00f4nia, \u00e9 constitu\u00edda:<\/p>\n\n\n\n a) pelas instala\u00e7\u00f5es portu\u00e1rias terrestres existentes na margem direita do rio Madeira, na cidade de Porto Velho, desde a extremidade norte do porto, a jusante da rampa ro-ro, at\u00e9 a extremidade sul, a montante dos dolfins de atraca\u00e7\u00e3o do cais flutuante, abrangendo todos os cais, rampas ro-ro, docas, pontes, p\u00ederes de atraca\u00e7\u00e3o e de acostagem, armaz\u00e9ns, p\u00e1tios, edifica\u00e7\u00f5es em geral, vias internas de circula\u00e7\u00e3o rodovi\u00e1rias e, ainda, os terrenos ao longo dessas faixas marginais e em suas adjac\u00eancias, pertencentes \u00e0 Uni\u00e3o, incorporados ou n\u00e3o ao patrim\u00f4nio do porto de Porto Velho, ou sob sua guarda e responsabilidade;<\/p>\n\n\n\n b) pela infra-estrutura de prote\u00e7\u00e3o e acessos aquavi\u00e1rios, compreendendo \u00e1reas de fundeio, bacias de evolu\u00e7\u00e3o, canal de acesso e \u00e1reas adjacentes a esse at\u00e9 as margens das instala\u00e7\u00f5es terrestres do porto organizado, conforme definido no item “a” acima, existentes ou que venham a ser constru\u00eddas e mantidas pela Administra\u00e7\u00e3o do Porto ou por outro \u00f3rg\u00e3o do poder p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n ACESSOS<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>RODOVI\u00c1RIO \u2013<\/strong> Pelas rodovias BR-319 (Manaus \u2013 Porto Velho), BR-364 (Cuiab\u00e1 \u2013 Porto Velho) e BR-425 (Porto Velho \u2013 Guajar\u00e1-Mirim).<\/p>\n\n\n\n FLUVIAL \u2013<\/strong> Pelo rio Madeira.<\/p>\n\n\n\n MAR\u00cdTIMO \u2013<\/strong> Pelo rio Amazonas, at\u00e9 a embocadura do rio Madeira, e, pelo rio Madeira, at\u00e9 o porto.<\/p>\n\n\n\n INSTALA\u00c7\u00d5ES<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Compreendem tr\u00eas terminais: um para opera\u00e7\u00f5es ro-ro, contendo duas rampas paralelas que se estendem at\u00e9 um p\u00e1tio de estacionamento descoberto, com 10.000m2 , dispondo, ainda, de outro p\u00e1tio, tamb\u00e9m descoberto, n\u00e3o pavimentado, com \u00e1rea id\u00eantica; um segundo denominado P\u00e1tio das Gruas, desprovido de cais de atraca\u00e7\u00e3o, com movimenta\u00e7\u00e3o direta para uma \u00e1rea de 10.000m2 , e, um terceiro, que opera carga geral, dotado de um flutuante de acostagem, de 115m, com 5 ber\u00e7os, ligado \u00e0 margem por uma ponte met\u00e1lica de 113,5m de v\u00e3o. As profundidades nesses terminais s\u00e3o definidas pelo regime das \u00e1guas do rio Madeira, apresentando as varia\u00e7\u00f5es extremas de 2,5m e 17,5m. O porto possui um armaz\u00e9m para carga geral, com 900m2. A Hermasa, que arrendou uma \u00e1rea no porto, construiu quatro silos verticais para movimenta\u00e7\u00e3o de soja com o uso de esteiras transportadoras e um carregador de embarca\u00e7\u00f5es para o escoamento de gr\u00e3os no cais flutuante, no terceiro terminal.<\/p>\n\n\n\n www2.transportes.gov.br;
Porto de Porto Velho.
Foto por Docas.
… <\/span><\/div>\n\n\n\n
\nReda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"