{"id":196,"date":"2009-02-20T14:36:54","date_gmt":"2009-02-20T14:36:54","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:16:03","modified_gmt":"2021-07-10T23:16:03","slug":"porto_de_manaus","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/hidrovias_e_portos_da_amazonia_legal\/porto_de_manaus.html","title":{"rendered":"Porto de Manaus"},"content":{"rendered":"\n
Sua estrutura permite receber v\u00e1rios navios de qualquer tamanho, mesmo durante as grandes vazantes. O porto est\u00e1 situado entre a praia de S\u00e3o Vicente e a rampa do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. \u00c0 esquerda da entrada fica o edif\u00edcio da alf\u00e2ndega, que veio pr\u00e9-fabricada da Inglaterra, onde funciona o escrit\u00f3rio e, do outro lado da pista, ficam os armaz\u00e9ns destinados \u00e0s mercadorias, \u00e0 frente fica a rampa que \u00e9 destinada aos containers.<\/p>\n\n\n\n
O cais flutuante comp\u00f5e-se de duas partes distintas: a primeira em forma de um T, serve para a atraca\u00e7\u00e3o de navios de cabotagem. A segunda parte \u00e9 o trapiche que liga as balsas flutuantes \u00e0 ponte m\u00f3vel.<\/p>\n\n\n\n
A ponte m\u00f3vel tem 20 metros de largura e, em sua lateral, h\u00e1 uma passarela para pedestres. Logo que foi inaugurado chegaram os paquetes ingleses, italianos, franceses e alem\u00e3es. Eles transportavam mercadorias e passageiros.<\/p>\n\n\n\n
O porto passou a ser o principal ponto tur\u00edstico da \u00e9poca e recebia navios de luxo da Lamport, da Boat Line e outros. Tamb\u00e9m saiam do porto de Manaus embarca\u00e7\u00f5es com borracha, castanha, madeira, produtos de exporta\u00e7\u00e3o da \u00e9poca.<\/p>\n\n\n\n
O Porto de Manaus teve sua estrutura para recep\u00e7\u00e3o de turistas reformada recentemente. Al\u00e9m de servir para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias que v\u00e3o e vem das cidades do interior do Estado, recebe grandes transatl\u00e2nticos de turistas de v\u00e1rias partes do mundo.<\/p>\n\n\n\n
Tamb\u00e9m desembarca produtos destinados ao P\u00f3lo Industrial de Manaus, assim como serve de embarque para produtos fabricados na cidade e que se destinam a v\u00e1rias partes do Brasil e do mundo.<\/p>\n\n\n\n
ADMINISTRA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>\u00c9 realizada pela Sociedade de Navega\u00e7\u00e3o, Portos e Hidrovias do Estado do Amazonas (SNPH), por delega\u00e7\u00e3o ao estado do Amazonas.<\/p>\n\n\n\n LOCALIZA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Situa-se na margem esquerda do rio Negro, na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, distando 13km da conflu\u00eancia com o rio Solim\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n \u00c1REA DE INFLU\u00caNCIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Compreende quase todo o estado do Amazonas, excetuando-se os munic\u00edpios das partes altas dos rios Madeira, Purus e Juru\u00e1, e os estados de Roraima e Rond\u00f4nia.<\/p>\n\n\n\n \u00c1REA DO PORTO ORGANIZADO<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>Conforme a Portaria-MT n\u00ba 1.022, de 20\/12\/93 (D.O.U. de 22\/12\/93), a \u00e1rea do porto organizado de Manaus, no estado do Amazonas, \u00e9 constitu\u00edda:<\/p>\n\n\n\n a) pelas instala\u00e7\u00f5es portu\u00e1rias terrestres existentes na cidade de Manaus, na margem esquerda do rio Negro, tendo como limites extremos, a montante do porto, a foz do igarap\u00e9 S\u00e3o Raimundo e, a jusante, a foz do igarap\u00e9 Educandos, ambos no rio Negro, abrangendo todos os cais, docas, pontes e p\u00ederes de atraca\u00e7\u00e3o e de acostagem, armaz\u00e9ns, edifica\u00e7\u00f5es em geral e vias internas de circula\u00e7\u00e3o rodovi\u00e1ria e ferrovi\u00e1ria e ainda os terrenos ao longo dessas \u00e1reas e em suas adjac\u00eancias pertencentes \u00e0 Uni\u00e3o, incorporados ou n\u00e3o ao patrim\u00f4nio do porto de Manaus ou sob sua guarda e responsabilidade;<\/p>\n\n\n\n b) pela infra-estrutura de prote\u00e7\u00e3o e acessos aquavi\u00e1rios, compreendendo as \u00e1reas de fundeio, acias de evolu\u00e7\u00e3o, canal de acesso e \u00e1reas adjacentes a esse at\u00e9 as margens das instala\u00e7\u00f5es terrestres do porto organizado, conforme definido no item “a” acima, existentes ou que venham a ser constru\u00eddas e mantidas pela Administra\u00e7\u00e3o do Porto ou por outro \u00f3rg\u00e3o do poder p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n ACESSOS<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>RODOVI\u00c1RIO \u2013<\/strong> Formado pelas rodovias AM-010 (Manaus \u2013 Itacoatiara), bem como pelas rodovias BR-174 e BR-319, ligando o porto, respectivamente, aos estados de Roraima e Rond\u00f4nia.<\/p>\n\n\n\n MAR\u00cdTIMO \u2013<\/strong> A extens\u00e3o total do percurso desde a foz do rio Amazonas, onde o calado \u00e9 limitado a 10m, at\u00e9 o rio Negro em Manaus, \u00e9 de aproximadamente 1.500km, constituindo uma via naveg\u00e1vel natural. O trecho, com aproximadamente 15km, da embocadura do rio Negro at\u00e9 o porto, oferece, em suas condi\u00e7\u00f5es mais restritivas, largura de 500m e profundidade de 35m.<\/p>\n\n\n\n FLUVIAL \u2013<\/strong> O acesso fluvial ao porto se faz pelo rio Negro, afluente da margem esquerda do rio Amazonas.<\/p>\n\n\n\n INSTALA\u00c7\u00d5ES<\/strong><\/p>\n\n\n\n <\/strong>As instala\u00e7\u00f5es de acostagem consistem nos flutuantes do Roadway e das Torres. O flutuante do Roadway possui cinco ber\u00e7os, numa extens\u00e3o de 253m, e o das Torres, tamb\u00e9m com cinco ber\u00e7os, se desenvolve por 268m. Ambos est\u00e3o ligados a um cais fixo por meio de duas pontes flutuantes de 100m de comprimento cada uma. Os ber\u00e7os, cujas profundidades variam entre 25m e 45m, permitem atraca\u00e7\u00e3o, nas faces externas dos flutuantes, a navios de longo curso e, nas partes internas, a embarca\u00e7\u00f5es fluviais. Pode, ainda, ser utilizado o cais fixo denominado Cais do Pared\u00e3o, com 276m de comprimento e profundidades variando de 2m a 12m, e o cais da Plataforma Malcher, com 300m e profundidades de 1m a 11m, para movimenta\u00e7\u00e3o de cont\u00eaineres. A grande varia\u00e7\u00e3o de profundidades nesses cais decorre do regime das \u00e1guas do rio Negro. Para armazenagem, o porto possui nove armaz\u00e9ns de carga geral, somando 16.232m2 de \u00e1rea coberta, e dois p\u00e1tios descobertos na Plataforma Malcher, um deles com 23.400m2 , e o outro, para cont\u00eaineres, ocupando 17.823m2.<\/p>\n\n\n\n www2.transportes.gov.br; O Porto de Manaus, inaugurado em 1907, \u00e9 considerado o mais original do Brasil. Constru\u00eddo em um cais flutuante, acompanha o n\u00edvel das \u00e1guas do rio Negro, em \u00e9pocas de grande cheias. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":197,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1388],"tags":[726,399],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/196"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=196"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/196\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4848,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/196\/revisions\/4848"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media\/197"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=196"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=196"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=196"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}
Porto de Manaus.
Foto por Docas.
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\nReda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"