{"id":192,"date":"2015-04-28T14:18:15","date_gmt":"2015-04-28T14:18:15","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:16:03","modified_gmt":"2021-07-10T22:16:03","slug":"porto_de_belem","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/hidrovias_e_portos_da_amazonia_legal\/porto_de_belem.html","title":{"rendered":"Porto de Bel\u00e9m"},"content":{"rendered":"\n

Localiza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>A capital do Estado, Bel\u00e9m, se destaca entre os munic\u00edpios portu\u00e1rios. \u00c9 l\u00e1 que est\u00e1 instalada a Esta\u00e7\u00e3o das Docas, cart\u00e3o postal da cidade, um projeto arquitet\u00f4nico que ganhou destaque na imprensa nacional e foi, inclusive, indicada para servir como inspira\u00e7\u00e3o para a regi\u00e3o portu\u00e1ria da cidade do Rio de Janeiro, uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 e sede dos Jogos Ol\u00edmpicos de 2016.<\/p>\n\n\n\n

\"Esta\u00e7\u00e3o
Esta\u00e7\u00e3o das Docas.
Foto por Docas.
… <\/span><\/div>\n\n\n\n

O Porto de Bel\u00e9m foi inaugurado h\u00e1 101 anos e conta com uma localiza\u00e7\u00e3o que d\u00e1 seguran\u00e7a aos navios, por ser abrigado, praticamente isento de ventos fortes. O cais tem pouco mais de sete metros de calado, o que n\u00e3o permite atraca\u00e7\u00e3o de grandes navios. O Complexo iniciou suas atividades com a exporta\u00e7\u00e3o da borracha.<\/p>\n\n\n\n

Os principais destinos de exporta\u00e7\u00e3o s\u00e3o os pa\u00edses da Europa, Estados Unidos e Jap\u00e3o, com destaque para cargas de madeira, pimenta-do-reino, castanha-do-par\u00e1, palmito, peixe e camar\u00e3o. O trigo, o cimento, sil\u00edcio e os g\u00eaneros aliment\u00edcios s\u00e3o as mercadorias mais desembarcadas. Anualmente, \u00e9 movimentado cerca de um milh\u00e3o de toneladas de cargas em Bel\u00e9m. Nos \u00faltimos anos, o porto tem investido mais em cargas conteinerizadas. O p\u00e1tio de cont\u00eaineres est\u00e1 passando por amplia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O projeto de constru\u00e7\u00e3o do porto de Bel\u00e9m foi elaborado no come\u00e7o do ano de 1897, prevendo novas instala\u00e7\u00f5es de atraca\u00e7\u00e3o e armazenagem em substitui\u00e7\u00e3o \u00e0s prec\u00e1rias docas de Ver-o-Peso, Reduto e Souza Franco.<\/p>\n\n\n\n

O porto \u00e9 administrado pela Companhia Docas do Par\u00e1 (CDP).<\/p>\n\n\n\n

LOCALIZA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Est\u00e1 localizado na margem direita da ba\u00eda de Guajar\u00e1, em frente \u00e0 Ilha das On\u00e7as, na cidade de Bel\u00e9m (PA), distando aproximadamente 120km do oceano Atl\u00e2ntico.<\/p>\n\n\n\n

\u00c1REA DE INFLU\u00caNCIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Abrange a quase totalidade do territ\u00f3rio paraense, destacando-se a regi\u00e3o centro-leste do estado, bem como, o extremo norte de Goi\u00e1s e o sudoeste do Maranh\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

ACESSOS<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>RODOVI\u00c1RIO <\/strong>\u2013 Pelas rodovias BR-010 e BR-316, que chegam a Bel\u00e9m com seus tra\u00e7ados coincidentes.<\/p>\n\n\n\n

MAR\u00cdTIMO \u2013<\/strong> Pela ba\u00eda de Maraj\u00f3, com a barra demarcada pelos far\u00f3is da ilha Tijoca e do cabo Maguari, apresentando largura de 55km e profundidade m\u00ednima de 10,5m. Por um trecho naveg\u00e1vel natural com aproximadamente 110km de extens\u00e3o, largura de 3,2km a 15km e profundidade de 9m, \u00e9 alcan\u00e7ada a entrada da ba\u00eda de Guajar\u00e1 entre as ilhas da Barra e do Forte, compreendendo uma largura de 350m e profundidade de 10m. O canal de acesso se desenvolve por cerca de 4km, com largura variando entre 90m e 180m e profundidade m\u00ednima de 6m.<\/p>\n\n\n\n

INSTALA\u00c7\u00d5ES<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>O Cais acost\u00e1vel com 1.295m de extens\u00e3o, e dividido em 3 (tr\u00eas) trechos: 1) Trecho do armaz\u00e9m de 4 ao 8, onde est\u00e3o sendo movimentados carga geral e cont\u00eaineres; 2) Trecho do armaz\u00e9m 9 e 10, onde operam apenas embarca\u00e7\u00f5es de navega\u00e7\u00e3o interior, movimentando carga geral e passageiros; 3) Trecho dos armaz\u00e9ns 11, 12 e silos, onde s\u00e3o movimentados cont\u00eaineres e trigo a granel.<\/p>\n\n\n\n

O porto disp\u00f5e de 6 (seis) armaz\u00e9ns de primeira linha, medindo 100mx20m; 2 (dois) armaz\u00e9ns de primeira linha, medindo 120mx20m; 4 armaz\u00e9ns de segunda linha, medindo 100mx20m, 1 p\u00e1tio interno para cont\u00eaineres com \u00e1rea de 12.000m2 , p\u00e1tios internos descobertos para estocagem de cont\u00eaineres vazios; 5 (cinco) p\u00e1tios externos para cont\u00eaineres. O terminal de Miramar, para inflam\u00e1veis, re\u00fane 91 tanques para gran\u00e9is l\u00edquidos (derivados de petr\u00f3leo e produtos qu\u00edmicos), com capacidade est\u00e1tica total de 207.215t, utilizados por diversas empresas distribuidoras.<\/p>\n\n\n\n

\"Porto
Porto de Bel\u00e9m.
Foto por Docas.
… <\/span><\/div>\n\n\n\n

www.caisdoporto.com;
\nwww.cdp.com.br;
\nReda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"