{"id":185,"date":"2015-04-28T14:04:00","date_gmt":"2015-04-28T14:04:00","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T19:16:03","modified_gmt":"2021-07-10T22:16:03","slug":"amapa_-_hidrovias_e_portos","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/agua\/hidrovias_e_portos_da_amazonia_legal\/amapa_-_hidrovias_e_portos.html","title":{"rendered":"Amap\u00e1 – Hidrovias e Portos"},"content":{"rendered":"\n

A constru\u00e7\u00e3o do Porto de Santana (antigo Porto de Macap\u00e1) foi iniciada em 1980, com a finalidade original de atender \u00e0 movimenta\u00e7\u00e3o de mercadorias por via fluvial, transportadas para o Estado do Amap\u00e1 e para a Ilha de Maraj\u00f3. Todavia, pela sua posi\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica privilegiada, tornou-se uma das principais rotas mar\u00edtimas de navega\u00e7\u00e3o, permitindo conex\u00e3o com portos de outros continentes, al\u00e9m da proximidade com o Caribe, Estados Unidos e Uni\u00e3o Europ\u00e9ia, servindo como porta de entrada e sa\u00edda da regi\u00e3o amaz\u00f4nica.
A inaugura\u00e7\u00e3o oficial das instala\u00e7\u00f5es ocorreu em 6 de maio de 1982.<\/p>\n\n\n\n

A partir de 14 de dezembro de 2002, atrav\u00e9s do Conv\u00eanio de Delega\u00e7\u00e3o n\u00ba 009\/02 do Minist\u00e9rio dos Transportes e a Prefeitura de Santana, com a interveni\u00eancia da Companhia Docas do Par\u00e1, foi criada a Companhia Docas de Santana, empresa p\u00fablica de direito privado para exercer a fun\u00e7\u00e3o de Autoridade Portu\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

ADMINISTRA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Companhia Docas de Santana \u2013 CDSA<\/p>\n\n\n\n

LOCALIZA\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Na margem do Rio Amazonas, no canal de Santana, em frente \u00e0 ilha do mesmo nome, a 18 km de Macap\u00e1, capital do Estado do Amap\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

Latitude<\/strong>: 0\u00ba 4\u2019 N<\/p>\n\n\n\n

Longitude<\/strong>: 51\u00ba 10\u2019 W<\/p>\n\n\n\n

Endere\u00e7o<\/strong>: Rua Cl\u00e1udio L\u00facio Monteiro, 1380 \u2013 Novo Horizonte \u2013 Santana<\/p>\n\n\n\n

CEP<\/strong>: 68925-000 \u2013 Macap\u00e1 \u2013 AP<\/p>\n\n\n\n

Fone<\/strong>: 96 3314\u20131200 \/3314\u20131205<\/p>\n\n\n\n

Site<\/strong>: www.docasdesantana.com.br<\/p>\n\n\n\n

\u00c1REA DE INFLU\u00caNCIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Compreende o Estado do Amap\u00e1 e toda bacia amaz\u00f4nica e seus principais portos: Porto de Trombeta; Porto de Munguba; Porto de Santarem; Porto de Itacoatiara; Porto de Manaus, Porto de Porto Velho e Porto de Itaituba, os munic\u00edpios paraenses de Afu\u00e1 e Chaves, situados na foz do Rio Amazonas, a noroeste da ilha de Maraj\u00f3.<\/p>\n\n\n\n

ACESSOS<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Rodovi\u00e1rio<\/strong>: pelas rodovias AP-010, ligando as cidades de Macap\u00e1 e Mazag\u00e3o; BR-210 (Perimetral Norte), encontra a BR-156, pr\u00f3ximo a Macap\u00e1, e na \u00e1rea urbana, pela Rua Cl\u00e1udio L\u00facio Monteiro.<\/p>\n\n\n\n

Ferrovi\u00e1rio<\/strong>: a 2km das instala\u00e7\u00f5es portu\u00e1rias, a estrada de ferro do Amap\u00e1 \u2013 EFA, liga a Serra do Navio at\u00e9 o terminal privativo da Tocantins Minera\u00e7\u00e3o S\/A, em Santana.<\/p>\n\n\n\n

Mar\u00edtimo<\/strong>: pelo Rio Amazonas, pela Barra Norte, situada entre as ilhas Janaucu e Curu\u00e1 e pela Barra Sul, delimitada pelas ilhas de Maraj\u00f3 e Mexiana; pelo canal natural de Santana, bra\u00e7o norte do Rio Amazonas, com largura vari\u00e1vel entre 500m e 800m e profundidade operacional de 12m.<\/p>\n\n\n\n

Fluvial<\/strong>: pelo Rio Amazonas e seus afluentes.<\/p>\n\n\n\n

A\u00e9reo<\/strong>: Aeroporto Internacional de Macap\u00e1, a 20 km do porto, com v\u00f4os di\u00e1rios para as principais capitais do Brasil.<\/p>\n\n\n\n

ESTRUTURA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Cais A<\/strong>: com 200m de extens\u00e3o, profundidade de 12m e um ber\u00e7o pr\u00f3prio para navios tipo Panamax.<\/p>\n\n\n\n

Cais B<\/strong>: com 150m de extens\u00e3o, 11m de profundidade, e um ber\u00e7o, atende \u00e0s navega\u00e7\u00f5es de longo curso de cabotagem.<\/p>\n\n\n\n

1 armaz\u00e9m de 2.800m\u00b2 para carga geral<\/p>\n\n\n\n

1 galp\u00e3o de 1.500m\u00b2<\/p>\n\n\n\n

1 p\u00e1tio de 3.000m\u00b2<\/p>\n\n\n\n

P\u00e1tio de Cont\u00eaineres com 16.500m\u00b2, com capacidade para 900 TEUs.<\/p>\n\n\n\n

TERMINAIS PRIVADOS<\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/strong>Anglo Ferrous<\/strong>: com 270m de cais e 12m de calado, opera na exporta\u00e7\u00e3o de min\u00e9rio.<\/p>\n\n\n\n

Ipiranga\/Texaco<\/strong>: com 120m de cais e 10m de calado, movimenta combust\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n

\"Porto
Porto de Santana.
Foto por Bunks.
…. <\/span><\/div>\n\n\n\n

www.docasdesantana.com.br;
\nReda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"