{"id":1180,"date":"2009-01-23T18:07:30","date_gmt":"2009-01-23T18:07:30","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:33:37","modified_gmt":"2021-07-10T23:33:37","slug":"beneficios_ambientais","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/energia\/celula_combustivel\/beneficios_ambientais.html","title":{"rendered":"Benef\u00edcios Ambientais"},"content":{"rendered":"\n
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A tecnologia c\u00e9lula a combust\u00edvel t\u00eam sido reconhecida como uma forma limpa de produzir eletricidade com alta efici\u00eancia energ\u00e9tica em diversas aplica\u00e7\u00f5es, desde a port\u00e1til at\u00e9 em gera\u00e7\u00e3o distribu\u00edda. N\u00e3o importando a sua aplica\u00e7\u00e3o, elas oferecem um n\u00famero importante de benef\u00edcios para usu\u00e1rios individuais, companhias de energia e a sociedade em geral.<\/p>\n\n\n\n

Enquanto os benef\u00edcios da gera\u00e7\u00e3o distribu\u00edda ainda s\u00e3o discutidos, os benef\u00edcios ambientais das CaCs t\u00eam estimulado o seu uso em locais com alta concentra\u00e7\u00e3o de poluentes e, assim, ajudar a minimizar os problemas ambientais e melhorar as condi\u00e7\u00f5es sociais.<\/p>\n\n\n\n

Pelo fato de produzirem energia sem combust\u00e3o e sem partes m\u00f3veis, as CaCs s\u00e3o, em m\u00e9dia, at\u00e9 25% maiseficientes que os motores a combust\u00e3o interna, reduzindo a emiss\u00e3o de poluentes e tamb\u00e9m de di\u00f3xido de carbono na atmosfera.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo quando o hidrog\u00eanio \u00e9 obtido a partir de fontes f\u00f3sseis como o petr\u00f3leo e o g\u00e1s natural, a emiss\u00e3o de di\u00f3xido de carbono (CO2) cai de 25 a 50%, e a fuma\u00e7a produzida quando comparada com equipamentos tradicionais como os geradores a diesel, diminui em 99%.<\/p>\n\n\n\n

Na busca de um melhor aproveitamento dos benef\u00edcios proporcionados pelas CaCs, as fontes de energia renov\u00e1veis s\u00e3o um ponto crucial para aproveitar integralmente os benef\u00edcios desta tecnologia, pois durante o crescimento destes, como a cana-de-a\u00e7\u00facar, ocorre o seq\u00fcestro de carbono presente na atmosfera (CO2), al\u00e9m de liberarem o oxig\u00eanio.<\/p>\n\n\n\n

Como as previs\u00f5es das reservas de petr\u00f3leo est\u00e3o estimadas para mais 40 a 50 anos, uma forma de se aumentar este tempo \u00e9 utilizando equipamentos eficientes \u2013 como as CaCs – que produzam a mesma quantidade de energia, mas utilizando menos petr\u00f3leo.<\/p>\n\n\n\n

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O Departamento de Energia dos EUA estima que se somente 10% dos autom\u00f3veis do seu pa\u00eds utilizassem c\u00e9lulas a combust\u00edvel, a emiss\u00e3o regular de poluentes diminuiria em 1 milh\u00e3o de toneladas por ano, al\u00e9m de diminuir em 60 milh\u00f5es de toneladas o di\u00f3xido de carbono emitido para a atmosfera, e tamb\u00e9m diminuir a importa\u00e7\u00e3o de 800.000 barris de petr\u00f3leo por ano (13% do total de importa\u00e7\u00e3o de petr\u00f3leo dos EUA).<\/p>\n\n\n\n

Recentemente, o presidente da Ford Motors, William Ford, declarou: \u201cEu acredito que as c\u00e9lulas a combust\u00edvel terminar\u00e3o com o reinado de 100 anos dos motores a combust\u00e3o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

E realmente dever\u00e1 acontecer, pois, depois de cem anos, a efici\u00eancia de um motor a combust\u00e3o \u00e9 de apenas 20%, em m\u00e9dia, enquanto que os ve\u00edculos movidos por CaCs atingem efici\u00eancia de 40 a 45%. Esta faixa de efici\u00eancia \u00e9 para as primeiras gera\u00e7\u00f5es desta tecnologia, que ainda est\u00e1 em avan\u00e7o. Desta forma, os ve\u00edculos CaCs ir\u00e3o utilizar at\u00e9 metade do combust\u00edvel para cobrir a mesma dist\u00e2ncia. Isto significa economia e menos emiss\u00e3o de poluentes.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, por praticamente n\u00e3o apresentarem partes m\u00f3veis, os ve\u00edculos CaCs ter\u00e3o menos vibra\u00e7\u00f5es e ru\u00eddos, refletindo em menos manuten\u00e7\u00e3o. No futuro, ao estacionar o carro na garagem, o ve\u00edculo CaC poder\u00e1 ser \u201cplugado\u201d na rede el\u00e9trica de casa para gerar eletricidade e calor para aquecer o ambiente, ou ainda, ser vendido para a rede el\u00e9trica.<\/p>\n\n\n\n

Um autom\u00f3vel que tenha alta performance e n\u00e3o libere praticamente poluentes na atmosfera, tal como um que utilize a tecnologia CaC, \u00e9 uma importante solu\u00e7\u00e3o para resolver o problema da qualidade do ar urbano.<\/p>\n\n\n\n

Em breve, apresentaremos estudos mais complexos e precisos sobre os impactos favor\u00e1veis ao meio ambiente que as CaCs proporcionam.<\/p>\n\n\n\n

Principais Benef\u00edcios Ambientais:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Minimiza nossa depend\u00eancia em produtos do petr\u00f3leo para produzir energia:<\/p>\n\n\n\n

Petr\u00f3leo, g\u00e1s natural e carv\u00e3o s\u00e3o um dos tipos de combust\u00edveis f\u00f3sseis que t\u00eam certas desvantagens. O petr\u00f3leo \u00e9 uma fonte limitada, o g\u00e1s natural \u00e9 dif\u00edcil de transportar, e o carv\u00e3o \u00e9 extremamente agressivo ao meio ambiente. As c\u00e9lulas a combust\u00edvel poder\u00e3o satisfazer nossa demanda por energia ao mesmo tempo em que as reservas de combust\u00edveis f\u00f3sseis diminuam. Para isso, deve-se utilizar fontes renov\u00e1veis de energia, como a cana-de-a\u00e7\u00facar e outras fontes de biomassa, pois durante o seu crescimento, ocorre o seq\u00fcestro de carbono da atmosfera.<\/p>\n\n\n\n

Emite menos gases causadores do efeito estufa:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A maior parte das CaCs emitem oxig\u00eanio e \u00e1gua como seus subprodutos. Imaginem dentro de alguns anos que a maior parte da frota de autom\u00f3veis emita somente estes componentes ao inv\u00e9s de mon\u00f3xido de carbono, di\u00f3xido de carbono e outros gases nocivos, al\u00e9m da fuma\u00e7a. Embora algumas CaCs emitam di\u00f3xido de carbono, a emiss\u00e3o \u00e9 em pequenas quantidades.<\/p>\n\n\n\n

Mais efici\u00eancia na gera\u00e7\u00e3o da energia e no consumo da fonte de energia:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Atualmente, os motores a combust\u00e3o interna mais eficientes atingem efici\u00eancia de 25 a 30%. Em m\u00e9dia, varia de 13 a 20%. As plantas mais eficientes de gera\u00e7\u00e3o de energia t\u00eam efici\u00eancia de 33 a 35%. As c\u00e9lulas a combust\u00edvel mais usuais e maduras no momento, as de \u00e1cido fosf\u00f3rico (PAFC) e as que utilizam metanol (DMFC), t\u00eam efici\u00eancia de 40%. Entretanto, quando \u00e9 utilizado num sistema de cogera\u00e7\u00e3o (onde aproveita-se o calor rejeitado para gerar mais energia), as c\u00e9lulas de \u00e1cido fosf\u00f3rico podem obter efici\u00eancia de 85%. Outras tecnologias de CaCs t\u00eam suas efici\u00eancias variando desde 40% at\u00e9 85%. De um modo geral, todas as c\u00e9lulas a combust\u00edvel t\u00eam efici\u00eancia maior que os motores a combust\u00e3o e plantas de gera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Redu\u00e7\u00e3o de Baterias nos Aterros Sanit\u00e1rios
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As micro c\u00e9lulas a combust\u00edvel s\u00e3o potenciais substitutos da maioria das baterias recarreg\u00e1veis usadas hoje em dia em muitos tipos de equipamentos eletr\u00f4nicos. Al\u00e9m dos benef\u00edcios em performance que as c\u00e9lulas j\u00e1 oferecem, embora em prot\u00f3tipos pouco pr\u00e1ticos, elas tamb\u00e9m podem reduzir potencialmente uma vasta quantidade de baterias jogadas nos lixos e que v\u00e3o parar nos grandes lix\u00f5es das cidades, os aterros sanit\u00e1rios. A contamina\u00e7\u00e3o por parte das baterias pode prejudicar os len\u00e7\u00f3is fre\u00e1ticos, fonte de \u00e1gua pot\u00e1vel, algo muito raro nos dias de hoje.<\/p>\n\n\n\n

A cada ano, bilh\u00f5es de baterias s\u00e3o compradas, usadas, e jogadas fora no Brasil e em todo o mundo, principalmente nos EUA. Somente em 1998, mais de 3 bilh\u00f5es de baterias industriais e de uso dom\u00e9stico foram vendidas. A cada ano, a demanda por baterias cresce de 5 a 6%, devido ao crescimento na venda de telefones celulares, c\u00e2meras de v\u00eddeo, computadores port\u00e1teis, ferramentas que utilizam baterias e brinquedos.<\/p>\n\n\n\n

As baterias s\u00e3o uma fonte potencial de lixo contaminante, sendo respons\u00e1vel por 20% do lixo t\u00f3xico gerado nos EUA por resid\u00eancias e empresas. Praticamente todas as baterias recarreg\u00e1veis usadas em laptops e outros equipamentos port\u00e1teis s\u00e3o de n\u00edquel-c\u00e1dmio. O vazamento de metais pesados no solo como o c\u00e1dmio e o n\u00edquel, e na \u00e1gua de rios \u00e9 um problema de grande preocupa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

As c\u00e9lulas a combust\u00edvel t\u00eam uma expectativa de vida muito superior quando comparadas com as baterias recarreg\u00e1veis w s\u00e3o constru\u00eddas com materiais menos nocivos. Desta forma, com o aumento do uso de c\u00e9lulas a combust\u00edvel em micro-aplica\u00e7\u00f5es, espera-se que diminua a contamina\u00e7\u00e3o de metais pesados nos aterros sanit\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Brasil H2 Fuel Cell Energy
\nPor: Eng. Emilio Hoffmann Gomes Neto<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"