{"id":1169,"date":"2009-01-23T16:15:49","date_gmt":"2009-01-23T16:15:49","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:33:39","modified_gmt":"2021-07-10T23:33:39","slug":"custos_custos_de_oportunidade_e_competitividade","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/energia\/biocombustivel\/custos_custos_de_oportunidade_e_competitividade.html","title":{"rendered":"Custos, custos de oportunidade e competitividade"},"content":{"rendered":"\n
Na Europa e nos Estados Unidos o custo do biodiesel \u00e9 hoje uma e meia a tr\u00eas vezes maior que o diesel mineral. N\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o de redu\u00e7\u00f5es importantes desse custo no futuro. O biodiesel \u00e9 justificado por externalidades positivas como o meio ambiente, gera\u00e7\u00e3o de empregos, seguran\u00e7a e balan\u00e7o de pagamentos. O mesmo ocorreria no Brasil; com exce\u00e7\u00e3o poss\u00edvel no caso da mamona ou algumas oleaginosas que poderiam evoluir muito com a pesquisa agr\u00edcola. Contudo, \u00e9 preciso conhecer de modo mais detalhado, os custos atuais e esperados no futuro. Al\u00e9m de valorizar externalidades positivas importantes como a gera\u00e7\u00e3o de renda e emprego, \u00e9 importante dimensionar os n\u00edveis de subs\u00eddios necess\u00e1rios, decidir sobre adequa\u00e7\u00e3o, ou considerar alternativas.<\/p>\n\n\n\n
A diferen\u00e7a entre custos de produ\u00e7\u00e3o do diesel, sem impostos, e custos de oportunidade, que s\u00e3o os valores pagos no mercado internacional para os \u00f3leos vegetais, indica o valor do subs\u00eddio a ser pago diretamente ou por meio de ren\u00fancia fiscal. Mesmo no caso da soja, que conta com um subs\u00eddio m\u00ednimo, apenas a ren\u00fancia fiscal n\u00e3o seria suficiente para atingir o valor ideal para a incorpora\u00e7\u00e3o do biodiesel com alternativa econ\u00f4mica do \u00f3leo mineral.<\/p>\n\n\n\n
Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"