{"id":1129,"date":"2009-01-23T11:39:45","date_gmt":"2009-01-23T11:39:45","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:33:48","modified_gmt":"2021-07-10T23:33:48","slug":"biodiesel_a_experiencia_paranaense","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/energia\/artigos_energia\/biodiesel_a_experiencia_paranaense.html","title":{"rendered":"Biodiesel : A experi\u00eancia paranaense"},"content":{"rendered":"\n

 A hora \u00e9 boa para esclarecer. Banha de porco ou \u00f3leo de soja, soda e \u00e1gua aquecidos produzem sab\u00e3o. Se a \u00e1gua cede lugar ao etanol de cana ou metanol de petr\u00f3leo, o produto \u00e9 um biodiesel et\u00edlico ou met\u00edlico, respectivamente, al\u00e9m de glicerina de interesse farmac\u00eautico. O \u00f3leo diesel cont\u00e9m enxofre gerador de chuva \u00e1cida e benzo-pireno potencialmente cancer\u00edgeno. O biodiesel et\u00edlico nacional proporciona uma combust\u00e3o muito mais limpa. Qu\u00edmica \u00e0 parte, qualquer transeunte sabe do desconforto (mas n\u00e3o do risco) do escapamento de ve\u00edculo pesado movido exclusivamente a diesel. Da\u00ed ser ben\u00e9fico adicionar ao diesel uma parcela dos oxigenados como biodiesel e\/ou etanol (como se faz h\u00e1 longa data com a gasolina). De fato, um m\u00ednimo do neo-combust\u00edvel biodiesel \u00e9 o que viabiliza a mistura diesel + etanol, naturalmente imisc\u00edveis. Isto gera menos fuma\u00e7a preta, rende mais sa\u00fade e … cr\u00e9ditos de carbono, daqueles j\u00e1 negociados entre Brasil e Alemanha.<\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n

<\/span><\/div>\n\n\n\n

Nesta arte, o Estado-celeiro Paran\u00e1, vice campe\u00e3o em soja (10,5 milh\u00f5es de ton) e cana (1,1 bilh\u00f5es de Litros de etanol), na safra em curso, comparando combust\u00edveis convencionais versus biocombust\u00edveis inovadores, vai escrevendo sua hist\u00f3ria, e nela o TECPAR \u2013 Instituto de Tecnologia do Paran\u00e1, \u00f3rg\u00e3o da SETI\/PR \u2013 Secretaria de Ci\u00eancia, Tecnologia e Ensino Superior tem cadeira cativa:<\/p>\n\n\n\n

1. 1983-1985: Na COCAMAR de Maring\u00e1 (40\u00ba anivers\u00e1rio recentemente festejado com o Pres. Lula) a equipe de Richard Fontana, Gerente Industrial e de Germano Ottmann, da ent\u00e3o COCAP, fez rodar, por 20 meses, 4 caminh\u00f5es Mercedes-Benz e Scania-Vabis por centenas de milhares de Km, na base de diesel versus 100% de biodiesel et\u00edlico de borra de refino de \u00f3leo de caro\u00e7o de algod\u00e3o. O 2\u00ba venceu como lubrificante, menor emiss\u00e3o de fuma\u00e7a e at\u00e9 em redu\u00e7\u00e3o de consumo. A expans\u00e3o da planta de 250 L\/dia foi bloqueada alhures por ato do ent\u00e3o regime de exce\u00e7\u00e3o. Saldo l\u00edquido: 20 anos de atraso no embri\u00e3o de um Programa Paranaense de Biodiesel !<\/p>\n\n\n\n

2. 1984: na Engenharia Mec\u00e2nica-UFPR, os relat\u00f3rios FONTERME 1 e 2 dos Profs. Nilton Buhrer, Greg\u00f3rio Bussyguin e Jos\u00e9 Carlos Laurindo (este tamb\u00e9m um especialista do TECPAR no tema) descreveram a produ\u00e7\u00e3o de biodiesel met\u00edlico de \u00f3leo de soja e o ensaio bem sucedido em motor Diesel na bancada.<\/p>\n\n\n\n

3. 1998: a parceria TECPAR\/URBS\/SMMA usou B-20m (80% diesel + 20% biodiesel metilico da ASA-USA) em 40 \u00f4nibus (M.Benz, Volvo e Scania) da Via\u00e7\u00e3o Sto. Antonio, por 450 mil Km: redu\u00e7\u00e3o 18 a 33% nos \u00edndices Bosch e Opacidade, de polui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

4. 1998\/1999: TECPAR e URBS operaram 2 \u00f4nibus dos Transportes Coletivo Gl\u00f3ria com MAD11 (combust\u00edvel tern\u00e1rio com 86,2% de diesel + 11,2% de etanol anidro + 2,6% de AEP-102, um ingrediente biodegrad\u00e1vel para combust\u00edveis ecol\u00f3gicos estabilizados ou variante de biodiesel da ECOMAT-MT) por > 200.000 Km avaliando o efeito sobre bicos injetores junto \u00e0 BOSCH. O TECPAR testou ent\u00e3o a MAD8 (apenas 8% de etanol na mistura) com motor em dinam\u00f4metro no IPT-SP.<\/p>\n\n\n\n

5. 1999: TECPAR e VOLVO ensaiaram B-20m em motor de \u00f4nibus bi-articulados. Fuligem 29% menor e torque\/pot\u00eancia afetados em < 2,6%.\n\n6. 2000\/2001: TECPAR e URBS movimentam 50 \u00f4nibus das Via\u00e7\u00f5es N.Sra. da Luz e Marechal, com a pr\u00e9-testada MAD8; 10% dela nos 6 milh\u00f5es de litros de diesel\/m\u00eas no transporte coletivo de Curitiba reduziria a polui\u00e7\u00e3o do ar em 120 ton. de fuligem.\n\n7. TECPAR e LACTEC ensaiam, desde nov\/2002 um GOLF 1.9 a diesel cedido pela UFPR, (exportado aos milhares pela AUDI-VW do PR, para os USA, Canad\u00e1 e M\u00e9xico) com a bin\u00e1ria B-20e (20% de AEP-102 + 80% de diesel REPAR\/PETROBR\u00c1S). Faz 11,04 Km\/L na cidade e 15,13 na estrada ap\u00f3s > 20.000 rodados.<\/p>\n\n\n\n

8. Em 24 de outubro de 2002 s\u00e3o firmados, durante o Semin\u00e1rio Brasileiro de Biodiesel (Curitiba-PR), entre o MCT – Minist\u00e9rio de Ci\u00eancia e Tecnologia e a SETI-PR, o Protocolo de Inten\u00e7\u00e3o 07.0002.00\/2002 (D.O.U. 215, se\u00e7\u00e3o 3, pg. 4; 6.11.2002) e o Conv\u00eanio de Coopera\u00e7\u00e3o 01.0029.00\/2002 (D.O.U. 216, se\u00e7\u00e3o 3, pg. 4; 7.11.2002), respectivamente para o uso \/ aprimoramento da mistura diesel + etanol anidro + biodiesel (MAD8 ou DESOL) e cria\u00e7\u00e3o do CERBIO \u2013 Centro Brasileiro de Refer\u00eancia em Biocombust\u00edveis. O TECPAR, reconhecida sua compet\u00eancia hist\u00f3rica de mais de 2 d\u00e9cadas na experimenta\u00e7\u00e3o bem sucedida com biocombust\u00edveis, \u00e9 designado pela SETI-PR para sediar o CERBIO. Simultaneamente, o MCT baixa a Portaria 702, em 30.10.2002 (D.O.U. 215, se\u00e7\u00e3o 1, pg. 23; 6.11.2002) instituindo o PROBIODIESEL \u2013 Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnol\u00f3gico de Biodiesel e um leque crescente de parcerias multi-facetadas de Brasil afora come\u00e7a a se desenhar em torno do CERBIO\/TECPAR\/SETI-PR, j\u00e1 somando 38 institui\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Tal Centro tem comparecido \u00e0s reuni\u00f5es de Bras\u00edlia, SP e Rio, organizado as de Curitiba e vai estreitando as rela\u00e7\u00f5es com o MME em Bras\u00edlia; UFRJ, COPPE e INT do RJ; FGV, ABIOVE, USP-RP, CENBIO, SINDIPE\u00c7AS de SP; ECOMAT do MT; UESC da BA; UFPR, COAMO, ALCOPAR, URBS, SMMA e LACTEC do PR, enquanto aguarda a ANFAVEA, CENPES-PETROBRAS, UNICA-SP, BOSCH, CEFET-RN e o Cear\u00e1 pioneiro, al\u00e9m de presente com palestras no evento \u201cBiocombust\u00edvel\/Frota Verde\u201d de Goi\u00e2nia-GO em 19\/3\/2003, compartidas com o MCT\/CADE, MDIC, MAPA, Transportes N.Sra. da Gl\u00f3ria e URBS de Curitiba; esta parceira nos relat\u00f3rios ante a ANP. O CERBIO co-financiou e fez apresenta\u00e7\u00f5es no Congresso de Biodiesel na USP-Ribeir\u00e3o Preto de abril passado.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o obstante a estrutura em constru\u00e7\u00e3o, o Centro est\u00e1 aberto a todos, torce para que a a\u00e7\u00e3o parlamentar (e.g., PL do Dep-SP A. C. M. Thame \u2013 5% de biodiesel et\u00edlico em diesel para 2004) frutifique em favor de um meio ambiente mais limpo. N\u00e3o \u00e9 despropositado especular que no Paran\u00e1 a hist\u00f3ria seja escrita \u2013 uma vez mais \u2013 antes. Seria um not\u00e1vel adendo \u00e0 isen\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o de ICMS com a qual o Governador Requi\u00e3o deu a largada de governan\u00e7a. A prop\u00f3sito, na concorrida reuni\u00e3o de 11\/junho\/2003 que o Sr. Secret\u00e1rio de Agricultura, Orlando Pessutti convocou para a EMATER e na qual tamb\u00e9m falou como Vice-Governador em nome do Governador Roberto Requi\u00e3o, a fitobiomassa oleaginosa\/sucro-alcooleira, a matriz energ\u00e9tica e o biodiesel paranaensens foram a t\u00f4nica, a par de uma nova concep\u00e7\u00e3o de COPEL. Aos anfitri\u00e3os e a esta for\u00e7a pol\u00edtica e t\u00e9cnica foi manifestado o convite do Sr. Secret\u00e1rio Aldair Rizzi para o evento em \u201cBiodiesel-PR\u201d de julho\/2003 sendo organizado pela SETI-PR e a ser sediado na UEL de Londrina. Al\u00ed ser\u00e1 escrito um 1\u00ba cap\u00edtulo de um \u201cLivro Verde da Fitobiomassa Paranaense\u201d.<\/p>\n\n\n\n

As semanas pregressas tamb\u00e9m estiveram pontilhadas de eventos pr\u00f3-biodiesel na EMATER\/CREA-Maring\u00e1, FIEP e Instituto Euvaldo Lodi. Pulsantes tamb\u00e9m as Universidades, a EMBRAPA-PR e o IAPAR. Em Goi\u00e1s, o pr\u00f3prio setor canavieiro estar\u00e1 implantando a MAD8 curitibana em sua frota cativa. A COAMO, publicitando sua pr\u00f3xima futura planta de biodiesel. Compilados pelo CERBIO\/TECPAR e pr\u00e9-avaliados pela Diretoria Executiva do Instituto, farto documental a respeito da experi\u00eancia com neo-combust\u00edveis e sua pr\u00e9-viabilidade t\u00e9cnica, econ\u00f4mica e s\u00f3cio-ambiental est\u00e1 sendo entregue ao titular da SETI-PR. Dali tais argumentos poder\u00e3o ser depositados no MME \u2013 Minist\u00e9rio de Minas e Energia o qual mant\u00e9m a mais promissora interlocu\u00e7\u00e3o com o MCT, este o minist\u00e9rio-sede da intensa luta pelo biodiesel.<\/p>\n\n\n\n

O trio CERBIO\/TECPAR\/SETI-PR entende estar cumprindo sua parte no cen\u00e1rio de tecnologias sociais \u2013 qualidade de objetivo e quantidade de cidad\u00e3os-alvo \u2013 preconizado pelo novo Governo do Paran\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Jos\u00e9 Domingos Fontana \u00e9 Diretor T\u00e9cnico do TECPAR, Coordenador pro-tempore do CERBIO, Prof. Visitante Volunt\u00e1rio da PG em Ci\u00eancias Farmac\u00eauticas da UFPR, Pesquisador 1A do CNPq e 11\u00ba Pr\u00eamio de C&T no PR.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"