{"id":1107,"date":"2009-01-23T10:44:07","date_gmt":"2009-01-23T10:44:07","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:33:54","modified_gmt":"2021-07-10T23:33:54","slug":"combustivel_limpo_para_o_transporte_sustentavel","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/energia\/artigos_energia\/combustivel_limpo_para_o_transporte_sustentavel.html","title":{"rendered":"Combust\u00edvel limpo para o transporte sustent\u00e1vel"},"content":{"rendered":"\n
\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n

  <\/span><\/div>\n\n\n\n

Esta \u00e9 a atual busca de companhias de petr\u00f3leo que ao se reestruturarem para atender um novo perfil de empresas de energia, visualizam a perspectiva da finitude dos combust\u00edveis f\u00f3sseis e cada vez mais a urg\u00eancia em zelar por quest\u00f5es ambientais. Neste cen\u00e1rio aparece o biodiesel, tamb\u00e9m chamado \u201ccombust\u00edvel verde\u201d, uma evolu\u00e7\u00e3o na tentativa de substitui\u00e7\u00e3o do \u00f3leo diesel mineral por um \u00f3leo origin\u00e1rio da biomassa, atrav\u00e9s do aproveitamento de \u00f3leos vegetais \u201cin natura\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Com a necessidade de fontes de energia renov\u00e1veis, os planejamentos das corpora\u00e7\u00f5es d\u00e3o ind\u00edcios de novos elementos que devem assumir papel crescente na matriz energ\u00e9tica mundial, como o caso da PETROBRAS que planeja no per\u00edodo de 2004 \u00e0 2010 a comercializa\u00e7\u00e3o do biodiesel..<\/p>\n\n\n\n

Hoje, a matriz energ\u00e9tica do Brasil \u00e9 o petr\u00f3leo com 43,1% e o \u00f3leo diesel a matriz dos combust\u00edveis l\u00edquidos com 57,9%, havendo destes, 10% de depend\u00eancia externa. Assim, o biodiesel passa a ser do ponto de vista econ\u00f4mico a oportunidade de substitui\u00e7\u00e3o das importa\u00e7\u00f5es pela possibilidade de exporta\u00e7\u00e3o viabilizada inicialmente atrav\u00e9s do gr\u00e3o da mamona que possui 75% de \u00f3leo extra\u00edvel, podendo assim contribuir de forma direta e expressiva para a independ\u00eancia energ\u00e9tica brasileira.<\/p>\n\n\n\n

Existem hoje no Brasil diversas experi\u00eancias relativas ao uso do biodiesel, origin\u00e1rio de \u00f3leos novos, extra\u00eddos de vegetais e usados, proveniente de restaurantes. Por ser um pa\u00eds rico em oleaginosas o Brasil tem um grande potencial a ser explorado, tanto em rela\u00e7\u00e3o ao aproveitamento energ\u00e9tico de culturas tempor\u00e1rias e perenes, quanto ao aproveitamento energ\u00e9tico do \u00f3leo residual, por\u00e9m para que seja implantado, conforme determina a ANP (Ag\u00eancia Nacional de Petr\u00f3leo), s\u00e3o necess\u00e1rios testes para homologa\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis n\u00e3o especificados.<\/p>\n\n\n\n

Desde 1998 s\u00e3o realizados testes que comprovam diversas vantagens do biodiesel, entre elas, a adaptabilidade aos motores do ciclo diesel pois enquanto a utiliza\u00e7\u00e3o de outros combust\u00edveis limpos como o g\u00e1s natural ou o biog\u00e1s requer adapta\u00e7\u00e3o dos motores, a combust\u00e3o do biodiesel pode dispensar altera\u00e7\u00f5es, configurando-se em uma alternativa t\u00e9cnica capaz de atender toda a frota j\u00e1 existente movida a \u00f3leo diesel.<\/p>\n\n\n\n

Estudos e planejamentos est\u00e3o sendo realizados para que a partir de 2005 seja aplicada no Brasil a mistura B2 (2% de biodiesel) e assim, o governo pretende regulamentar um aumento deste percentual anualmente, como mostra a tabela abaixo.<\/p>\n\n\n\n

Ano<\/strong><\/td> 2005 <\/td> 2006 <\/td> 2007 <\/td> 2008 <\/td> 2009 <\/td><\/tr>
 % mistura  <\/strong><\/td>2<\/td>2,75<\/td>3,5<\/td>4,25<\/td>5<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Para os centros urbanos, que t\u00eam a polui\u00e7\u00e3o como uma mazela da sociedade contempor\u00e2nea baseada em combust\u00edveis de origem f\u00f3ssil, a substitui\u00e7\u00e3o do petrodiesel pelo biodiesel, ou seja, uma altera\u00e7\u00e3o na matriz energ\u00e9tica veicular, possibilita um transporte rodovi\u00e1rio de passageiros e de carga, mais limpo resultando numa qualidade de ar significativamente melhor, com isso o gasto do governo com tratamento de doen\u00e7as causadas ou agravadas por subst\u00e2ncias nocivas lan\u00e7adas na atmosfera tende a diminuir.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel visualizar este resultado em paises como a It\u00e1lia e Fran\u00e7a que iniciaram estudos com biodiesel no inicio da d\u00e9cada de 1980 e hoje o utilizam como fonte regular de combust\u00edvel. Outro exemplo mundial \u00e9 a Alemanha, onde atualmente existe uma frota de ve\u00edculos leves, coletivos e de carga que utilizam biodiesel puro, obtido de planta\u00e7\u00f5es espec\u00edficas para fins energ\u00e9ticos.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil o uso do biodiesel est\u00e1 alicer\u00e7ado em tr\u00eas pilares: social, ambiental e mercado. A implementa\u00e7\u00e3o de um programa energ\u00e9tico como este, levando-se em conta o aproveitamento dos \u00f3leos vegetais, abre oportunidades para grandes benef\u00edcios sociais decorrentes do alto \u00edndice de gera\u00e7\u00e3o de emprego, culminando com a valoriza\u00e7\u00e3o do campo e a promo\u00e7\u00e3o do trabalhador rural al\u00e9m da demanda por m\u00e3o-de-obra qualificada. Estima-se que com um investimento de US$228,3 milh\u00f5es ser\u00e3o gerados 1.350.000 novos empregos, conforme apresenta\u00e7\u00e3o da ministra Dilma Rousseff do Minist\u00e9rio de Minas e Energia em semin\u00e1rio sobre matriz energ\u00e9tica promovido pela Anfavea.<\/p>\n\n\n\n

As regi\u00f5es norte e nordeste est\u00e3o diretamente ligadas ao vetor social deste programa que permite explorar potencialidades locais reduzindo as diferen\u00e7as regionais, 350 fam\u00edlias j\u00e1 est\u00e3o assentadas no Canto do Buriti, Piau\u00ed, em uma \u00e1rea de 10.000 ha organizada em 16 c\u00e9lulas, cada c\u00e9lula com 35 lotes, onde est\u00e1 sendo desenvolvida a planta\u00e7\u00e3o de mamona para produ\u00e7\u00e3o do biodiesel estimada em 25 milh\u00f5es de litros\/ano.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m do alto poder calor\u00edfico, os \u00f3leos vegetais possuem caracter\u00edsticas raramente encontradas em outros combust\u00edveis tais como, aus\u00eancia de enxofre e a n\u00e3o gera\u00e7\u00e3o de poluentes para produ\u00e7\u00e3o industrial, o que une a busca por alternativas energ\u00e9ticas \u00e0 preocupa\u00e7\u00e3o ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Assim, \u00e9 poss\u00edvel concluir que o biodiesel \u00e9 um combust\u00edvel sustent\u00e1vel, capaz de auxiliar efetivamente e a curto prazo a obten\u00e7\u00e3o de um transporte sustent\u00e1vel, envolvendo portanto, aspectos de natureza social, estrat\u00e9gica, econ\u00f4mica e ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Por Maria Carolina Piassi
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