{"id":1095,"date":"2009-01-23T10:38:29","date_gmt":"2009-01-23T10:38:29","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:33:55","modified_gmt":"2021-07-10T23:33:55","slug":"o_uso_do_gn_em_veiculos_gnv","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/energia\/artigos_energia\/o_uso_do_gn_em_veiculos_gnv.html","title":{"rendered":"O uso do GN em ve\u00edculos (GNV)"},"content":{"rendered":"\n

As reservas mundiais de G\u00e1s Natural aumentaram muito nos \u00faltimos anos, em uma propor\u00e7\u00e3o superior ao aumento do consumo. No Brasil, as reservas comprovadas, evolu\u00edram de 164 bilh\u00f5es de metros c\u00fabicos em 1997, para 640 bilh\u00f5es em 2003, Neste mesmo per\u00edodo, o consumo aumentou 300%. Atualmente o consumo di\u00e1rio \u00e9 de 39,8 milh\u00f5es de metros c\u00fabicos dia, nas mais variadas formas de uso ou consumo: ind\u00fastrias, resid\u00eancias, hospitais, na cogera\u00e7\u00e3o e gera\u00e7\u00e3o de eletricidade, e na substitui\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis veiculares l\u00edquidos; a esta forma de consumo, ganha a denomina\u00e7\u00e3o de G\u00e1s Natural Veicular – GNV.<\/p>\n\n\n\n

O G\u00e1s Natural Veicular \u2013 GNV \u00e9 um combust\u00edvel gasoso, cujas propriedades qu\u00edmicas se adaptam bem \u00e0 substitui\u00e7\u00e3o dos combust\u00edveis tradicionais para motores que funcionam atrav\u00e9s de igni\u00e7\u00e3o por centelhamento, sejam motores de quatro tempos (ciclo Otto) ou motores de dois tempos.  Estes motores usam em geral a gasolina como combust\u00edvel, por\u00e9m no Brasil tamb\u00e9m s\u00e3o comuns os motores que utilizam \u00e1lcool hidratado (etanol).<\/p>\n\n\n\n

No caso do uso do GNV, em motores concebidos para utilizar gasolina ou \u00e1lcool hidratado, \u00e9 comum que se opere na forma \u201cbicombust\u00edvel\u201d, utilizando preferencialmente o GNV, por\u00e9m podendo ser usado o combust\u00edvel original, (gasolina ou \u00e1lcool hidratado) quando necess\u00e1rio o for.  Os ve\u00edculos que possuem este tipo de adapta\u00e7\u00e3o, podem ser provindos de f\u00e1brica, ou podem ser adaptados em oficinas credenciadas, onde sofrem um processo de convers\u00e3o e passam a poder contar com a op\u00e7\u00e3o de utilizar o GNV como combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

O GNV tamb\u00e9m pode ser usado para propuls\u00e3o de ve\u00edculos movidos a diesel (motores de dois ou quatro tempos, que possuem igni\u00e7\u00e3o por compress\u00e3o), quer na forma combinada, que utiliza tanto o diesel quanto o g\u00e1s, ou substituindo o antigo motor movido a diesel por outro movido apenas a g\u00e1s.  Neste caso, a convers\u00e3o do ve\u00edculo \u00e9 mais complexa e tamb\u00e9m mais cara, principalmente se houver a necessidade de substitui\u00e7\u00e3o do motor original ou realiza\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de ret\u00edfica.<\/p>\n\n\n\n

Em ambos os casos, a convers\u00e3o se faz adicionando ao ve\u00edculo um conjunto de equipamentos basicamente formado por:<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Conjunto de tubos de alta e baixa press\u00e3o;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Dispositivo regulador de press\u00e3o;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 V\u00e1lvula de abastecimento;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Dispositivo de troca de combust\u00edvel;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Indicadores de condi\u00e7\u00e3o do sistema;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Cilindros de alta press\u00e3o, utilizados como reservat\u00f3rio de combust\u00edvel. <\/p>\n\n\n\n

O abastecimento dos ve\u00edculos convertidos para uso de GNV \u00e9 normalmente feito com o produto \u00e0 alta press\u00e3o, cerca de 200 atmosferas.  Os Postos de Servi\u00e7os recebem o produto atrav\u00e9s das linhas de abastecimento provenientes das concession\u00e1rias de g\u00e1s canalizado local, comprimem o GNV em instala\u00e7\u00f5es providas de compressores, e disponibilizam o produto para o usu\u00e1rio em \u201cdispensers\u201d similares a bombas de gasolina ou \u00e1lcool hidratado.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil, a id\u00e9ia original era de se utilizar o GNV como substituto do diesel para a propuls\u00e3o da frota de ve\u00edculos pesados nos centros urbanos.  Esta frota \u00e9 composta por micro \u00f4nibus, \u00f4nibus e caminh\u00f5es de diversas tonelagens.  Esta id\u00e9ia deu lugar a uma maior difus\u00e3o do uso de GNV na frota de ve\u00edculos leves, em fun\u00e7\u00e3o de algumas dificuldades inerentes ao mercado de GNV na substitui\u00e7\u00e3o do diesel, tais como: pequena diferen\u00e7a entre o pre\u00e7o deste combust\u00edvel e do GNV, e pouca disponibilidade em territ\u00f3rio nacional de Postos de Servi\u00e7os com capacidade espec\u00edfica para atender \u00e0 frota de ve\u00edculos pesados.<\/p>\n\n\n\n

Perspectivas futuras<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u2022 O uso de GNV \u00e9 uma tend\u00eancia irrevers\u00edvel;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 A tecnologia de convers\u00e3o est\u00e1 totalmente dominada e regulamentada;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Espera-se uma press\u00e3o dos usu\u00e1rios e a conscientiza\u00e7\u00e3o das montadoras para produ\u00e7\u00e3o em f\u00e1brica de ve\u00edculos movidos a GNV; e isto j\u00e1 esta ocorrendo com o lan\u00e7amento de ve\u00edculos multi-fuel, onde a op\u00e7\u00e3o do combust\u00edvel ser\u00e1 do propriet\u00e1rio;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 A demanda por GNV dever\u00e1 crescer consideravelmente, a partir da maior disponibilidade de oferta;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Um maior n\u00famero de Postos de Servi\u00e7o dever\u00e1 ser aberto; al\u00e9m de uma vigorosa interioriza\u00e7\u00e3o dos mesmos.<\/p>\n\n\n\n

\u2022 A utiliza\u00e7\u00e3o de GNV para ve\u00edculos de transporte coletivo de passageiros dever\u00e1 ser viabilizada, principalmente para ve\u00edculos de pequeno e m\u00e9dio porte, especialmente em substitui\u00e7\u00e3o ao Diesel no transporte p\u00fablico nas grandes cidades.<\/p>\n\n\n\n

Desempenho dos ve\u00edculos convertidos<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Como substituto da gasolina e do \u00e1lcool hidratado, o GNV tem todas as propriedades f\u00edsicas e qu\u00edmicas que um ve\u00edculo necessita para o bom desempenho.  O uso de GNV proporciona a pot\u00eancia necess\u00e1ria e o desempenho regular do motor, tanto em marcha lenta (baixas rota\u00e7\u00f5es e sem carga), como em situa\u00e7\u00e3o de altas solicita\u00e7\u00f5es de pot\u00eancia (altas rota\u00e7\u00f5es e com carga), ou torque (baixas rota\u00e7\u00f5es e muita carga), sendo capaz, se bem regulado, de inibir de forma eficaz o problema de detona\u00e7\u00e3o sem a adi\u00e7\u00e3o de subst\u00e2ncias poluentes ao combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Um motor especialmente projetado ou adequadamente adaptado para o uso de GNV, opera normalmente com altas taxas de compress\u00e3o (da ordem de 13\/1 a 16\/1), permitidas em fun\u00e7\u00e3o do elevado poder antidetonante inerente ao g\u00e1s; e, portanto, apresenta uma efici\u00eancia t\u00e9rmica superior se comparado a motores \u00e0 motores \u00e0 gasolina ou \u00e1lcool hidratado.  Devido \u00e0 necessidade de conciliar a opera\u00e7\u00e3o da forma \u201cbicombust\u00edvel\u201d, em fun\u00e7\u00e3o de uma rede de abastecimento ainda limitada, os ve\u00edculos convertidos devem manter as taxas de compress\u00e3o originais de seus motores a gasolina (8\/1) ou \u00e1lcool hidratado (12\/1), o que pode acarretar uma sub-utiliza\u00e7\u00e3o das caracter\u00edsticas originais do GNV e uma aparente perda de pot\u00eancia; no entanto, largamente compensada pela economia. Mister citar, que as convers\u00f5es bem realizadas com Kits\u2019s homologados pelo Proconve \/ Ibama, atrav\u00e9s do Certificado Ambiental para uso do G\u00e1s Natural \u2013 CAGN, s\u00e3o tecnicamente mais qualificadas quanto a emiss\u00f5es e performance do ve\u00edculo, e apenas reduzem a pot\u00eancia em 8% a 12%, dependendo do modelo e motor do ve\u00edculo.Esta perda equivale a aproximadamente ou at\u00e9 inferior, \u00e0 utilizada por equipamentos de ar condicionado.<\/p>\n\n\n\n

Vantagens t\u00e9cnicas no uso de GNV<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O GNV apresenta importantes vantagens t\u00e9cnicas que, se comparadas com os combust\u00edveis tradicionais, gasolina e \u00f3leo diesel, o indicam como alternativa promissora em termos de combust\u00edvel automotivo:<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Temperatura de igni\u00e7\u00e3o superior, o que o torna mais seguro quanto ao manuseio;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 Menor densidade que o ar atmosf\u00e9rico, o que em caso de vazamento, possibilita sua r\u00e1pida dissipa\u00e7\u00e3o na atmosfera, reduzindo a probabilidade de ocorr\u00eancia de concentra\u00e7\u00f5es na faixa de inflamabilidade;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 N\u00e3o \u00e9 t\u00f3xico nem irritante no manuseio;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 A combust\u00e3o do GNV \u00e9 muito pr\u00f3xima da combust\u00e3o completa, reduzindo os res\u00edduos de di\u00f3xido de carbono e vapor d\u2019\u00e1gua, e assim inibindo a forma\u00e7\u00e3o de res\u00edduos de carbono no motor, o que aumenta sua vida \u00fatil e os intervalos entre os per\u00edodos de manuten\u00e7\u00e3o;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 O GNV \u00e9 comercializado dentro de elevados padr\u00f5es de seguran\u00e7a, e em fun\u00e7\u00e3o das altas press\u00f5es de opera\u00e7\u00e3o,  praticamente elimina a possibilidade de escape do produto para o meio ambiente;<\/p>\n\n\n\n

\u2022 O g\u00e1s possui ainda outra not\u00e1vel vantagem quanto a aspectos de seu armazenamento, especialmente nos postos. Ainda em caso de vazamentos, que muito mais facilmente pode ser detectado por equipamentos de controles, do que seus concorrentes l\u00edquidos, n\u00e3o produz o efeito destes, em contaminar o sub-solo e conseq\u00fcentemente os len\u00e7\u00f3is fre\u00e1ticos.  <\/p>\n\n\n\n

\u2022 Em fun\u00e7\u00e3o da baixa forma\u00e7\u00e3o de res\u00edduos da combust\u00e3o, e por ser um combust\u00edvel limpo e seco que n\u00e3o se mistura nem contamina o \u00f3leo lubrificante, permite um maior intervalo entre trocas de \u00f3leo  sem comprometer a integridade das partes e componentes do motor.<\/p>\n\n\n\n

A combust\u00e3o do G\u00e1s Natural, n\u00e3o produz \u00f3xido de enxofre, chumbo e particulados. Dentre os hidrocarbonetos, o GNV \u00e9 o que produz a menor quantidade de mon\u00f3xido de carbono, n\u00e3o emite fuma\u00e7a preta nem odores; sua combust\u00e3o \u00e9 mais lenta permitindo significativa redu\u00e7\u00e3o de ru\u00eddo dos motores, especialmente os que utilizam diesel.<\/p>\n\n\n\n

Vantagens econ\u00f4micas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As vantagens t\u00e9cnicas mencionadas s\u00e3o rigorosamente relacionadas com as vantagens econ\u00f4micas e com os problemas de manuten\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos.  A principal vantagem econ\u00f4mica, diz respeito ao menor pre\u00e7o de comercializa\u00e7\u00e3o do GNV se comparado com a gasolina e o \u00e1lcool hidratado, conforme pode ser verificado nas tabelas a seguir, e que se aplica \u00e0 frota de ve\u00edculos leves.<\/p>\n\n\n\n

Comparativo das vantagens econ\u00f4micas com uso do GNV<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ve\u00edculo: Corsa FLex<\/strong><\/p>\n\n\n\n

 Combust\u00edveis <\/strong><\/td> Consumo Km <\/strong><\/td> Valor Combusr\u00edvel <\/strong><\/td> Custo Km rodado<\/strong> <\/td> Economia<\/strong> <\/td><\/tr>
 GNV (1)<\/strong><\/td> 12,0 Km\/m3<\/sup><\/td> R$ 1,10\/m3<\/sup><\/td> R$ 0,09<\/td>–<\/td><\/tr>
 \u00c1lcool (2)<\/strong><\/td> 5,5 Km\/L<\/td> R$ 1,35\/L<\/td> R$ 0,25<\/td> 64%<\/td><\/tr>
 Gasolina (2)<\/strong><\/td> 8,0 Km\/L<\/td> R$ 2,35\/L<\/td> R$ 0,29<\/td> 69%<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Ve\u00edculo: Gol Flex<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

 Combust\u00edveis <\/strong><\/td> Consumo Km 
<\/strong><\/td>
 Valor Combust\u00edvel<\/strong>  <\/td> Custo Km rodado<\/strong> <\/td> Economia 
<\/strong><\/td><\/tr>
 GNV (1)<\/strong><\/td> 12,0 km\/m3<\/sup><\/td> R$ 1,10 Km\/m3<\/sup><\/td> R$ 0,09<\/td> –<\/td><\/tr>
 \u00c1lcool (2)<\/strong><\/td> 5,8 Km\/L<\/td> R$ 1,35 \/L<\/td> R$ 0,23<\/td>  59%<\/td><\/tr>
 Gasolina (2)<\/strong><\/td> 7,6 Km\/L<\/td> R$2,35\/L<\/td> R$ 0,31<\/td>  71%<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Ve\u00edculo: Fiesta Flex <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Combust\u00edvel<\/strong> <\/td> Consumo Km  <\/strong><\/td> Valor Combust\u00edvel <\/strong><\/td>Custo Km rodado <\/strong><\/td> Economia<\/strong> <\/td><\/tr>
 GNV (1)<\/strong><\/td> 12,0 Km\/L<\/td> R$ 1,10 \/m3<\/sup><\/td> R$ 0,09<\/td> –<\/td><\/tr>
 \u00c1lcool (2)<\/strong><\/td> 7,9 Km\/L<\/td> R$ 1,35 \/L<\/td> R$ 0,17<\/td> 47%<\/td><\/tr>
 Gasolina (2)<\/strong><\/td>8,2 Km\/L<\/td> R$ 2,35 \/L<\/td> R4 0,29<\/td> 69%<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Observa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/p>\n\n\n\n

(1)Considera\u00e7\u00e3o m\u00ednima de rendimento,GNV: 12,0 km\/m3. Em convers\u00f5es bem feitas, com \u201cgerenciamento eletr\u00f4nico\u201d, ou seja, kits certificados pelo CAGN; esta marca tem evolu\u00eddo em 10% a 15 %, ou seja, atingindo cerca de 13 a 14,3 km\/m3.<\/p>\n\n\n\n

(2) Testes realizados pela Revista Quatro Rodas<\/p>\n\n\n\n

Notas<\/p>\n\n\n\n

  • Transito urbano; pre\u00e7os base S\u00e3o Paulo.<\/li>
  • A economia com o custo do combust\u00edvel (GNV), \u00e9 acrescida de outras decorrentes de um menor desgaste das partes e componentes do motor, como por exemplo, o intervalo de troca de \u00f3leo lubrificante que pode ter a sua vida \u00fatil dobrada. <\/li>
  • Para um usu\u00e1rio que rode em m\u00e9dia 150 km\/dia, pode-se afirmar que o investimento em convers\u00e3o, de cerca de R$ 3.000,00, poder\u00e1 ser amortizado em 3,5 meses se o combust\u00edvel original for gasolina, e 5,2 meses se for \u00e1lcool.Ou ainda o retorno do investimento realizado, em uma boa convers\u00e3o, se dar\u00e1 nos primeiros 14.000 km rodados se o combust\u00edvel at\u00e9 ent\u00e3o utilizado era gasolina. E se considerarmos o \u00e1lcool, este retorno se dar\u00e1 com os primeiros 22.000 km percorridos.<\/li>
  • Outra forma interessante, e que o mercado usa para expressar a economia efetivada apenas com combust\u00edveis, \u00e9 do valor poupado a cada 100 quil\u00f4metros percorridos. Com o \u00e1lcool a economia atual \u00e9 de R$ 12,00 a R$ 14,00; quanto \u00e0 gasolina \u00e9 de R$ 20,00 a R$ 23,00.   <\/li>
  • Pre\u00e7os,base cidade de S\u00e3o Paulo, onde a rela\u00e7\u00e3o da diferen\u00e7a do GNV para os pre\u00e7os praticados por outros combust\u00edveis \u00e9 uma das menores do Pa\u00eds, especialmente com o \u00e1lcool hidratado.Ampliando-se a diferen\u00e7a do pre\u00e7o do metro c\u00fabico GNV, para o litro de \u00e1lcool ou gasolina, os retornos dos investimentos na convers\u00e3o do ve\u00edculo ocorrer\u00e3o em prazos mais reduzidos ou com menor quilometragem percorrida.     <\/li><\/ul>\n\n\n\n

    Seguran\u00e7a<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    O GNV n\u00e3o \u00e9 uma fonte de perigo para o ve\u00edculo, seus componentes e ocupantes.  As normas relacionadas com a convers\u00e3o, s\u00e3o extremamente r\u00edgidas e seus controles s\u00e3o melhores do que aqueles relacionados com a maioria das outras partes do ve\u00edculo.  Os componentes do sistema de convers\u00e3o s\u00e3o testados exaustivamente pelos fabricantes, com a finalidade de assegurar elevada confiabilidade. <\/p>\n\n\n\n

    Uma das caracter\u00edsticas do GNV, \u00e9 que em caso de escapamento, ele se dissipa rapidamente para a atmosfera, evitando assim, concentra\u00e7\u00f5es de produtos potencialmente perigosos. N\u00e3o \u00e9 t\u00f3xico nem irritante, e apresenta um ponto de auto-igni\u00e7\u00e3o elevado (650\u00baC).<\/p>\n\n\n\n

    As normas de projetos e constru\u00e7\u00f5es dos Postos de Abastecimento, s\u00e3o t\u00e3o ou mais severas do que aquelas empregadas na convers\u00e3o dos ve\u00edculos, o que garante normalmente um padr\u00e3o de seguran\u00e7a nas instala\u00e7\u00f5es de GNV, no m\u00ednimo igual ou superior \u00e0quelas encontradas para os combust\u00edveis l\u00edquidos.<\/p>\n\n\n\n

    GNV:  o combust\u00edvel ecol\u00f3gico<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Pelas caracter\u00edsticas descritas anteriormente, pode-se constatar que o uso do GNV, propicia importante a\u00e7\u00e3o na redu\u00e7\u00e3o dos n\u00edveis de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, uma vez que a sua combust\u00e3o tende a ser mais completa, liberando apenas di\u00f3xido de carbono (CO2) e \u00e1gua (H2O).  Acrescente-se a isto o fato de que por ser um combust\u00edvel gasoso, possui um sistema de abastecimento e alimenta\u00e7\u00e3o do motor isolado da atmosfera, reduzindo bastante as perdas por manipula\u00e7\u00e3o para abastecimento e estocagem (principalmente a evapora\u00e7\u00e3o dos combust\u00edveis l\u00edquidos que naturalmente ocorrem pelos respiros dos tanques de combust\u00edvel).<\/p>\n\n\n\n

    No ambiente urbano, o uso adequado deste combust\u00edvel, se comparado com os combust\u00edveis tradicionais, podem reduzir as emiss\u00f5es de mon\u00f3xido de carbono (CO) em 76%, de \u00f3xidos de nitrog\u00eanio (NOx) em 84%, e de hidrocarbonetos pesados (CnHm) em 88%, praticamente eliminando as emiss\u00f5es de benzeno e formalde\u00eddos, que s\u00e3o cancer\u00edgenos.<\/p>\n\n\n\n

    Atualmente as principais fontes de polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, em especial nos grandes centros urbanos, s\u00e3o causadas por ve\u00edculos. O \u00faltimo relat\u00f3rio da Companhia de Tecnologia Ambiental de S\u00e3o Paulo \u2013 CETESB – 2.003 nos d\u00e1 conta que 97% destes poluentes na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo, s\u00e3o emitidos por ve\u00edculos em circula\u00e7\u00e3o ou em processos evaporativos de seus reservat\u00f3rios.<\/p>\n\n\n\n

    Para ilustrar, na j\u00e1 citada regi\u00e3o urbana, os ve\u00edculos movidos \u00e0 gasolina s\u00e3o respons\u00e1veis pela emiss\u00e3o anual de 790,2 mil toneladas de mon\u00f3xido de carbono (CO), 84,2 ton. de hidrocarbonetos e 51,8 mil ton. de di\u00f3xidos de nitrog\u00eanio(NOx).<\/p>\n\n\n\n

    Os ve\u00edculos a \u00e1lcool, respondem por 211,5 mil toneladas de mon\u00f3xido de carbono (CO), 22,9 mil ton. de hidrocarbonetos e 12,6 mil ton. de di\u00f3xidos de nitrog\u00eanio(NOx).<\/p>\n\n\n\n

    Os ve\u00edculos a diesel, respondem por 444,4 mil toneladas de mon\u00f3xido de carbono (CO), 72,4 mil ton. de hidrocarbonetos, 324,5 ton. de di\u00f3xidos de nitrog\u00eanio(NOx), 11,2 mil ton. de di\u00f3xidos de enxofre (SOx) e 20, 2 mil ton. de materiais particulados. <\/p>\n\n\n\n

    Vale citar que as motocicletas na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo, emitem anualmente 238,9 mil toneladas de mon\u00f3xido de carbono. E todos combust\u00edveis l\u00edquidos, atrav\u00e9s de seu manuseio, e mesmo acondicionados em tanques, produzem ainda cerca de 168 mil toneladas anuais de hidrocarbonetos, atrav\u00e9s de processos evaporativos. <\/p>\n\n\n\n

    Note a import\u00e2ncia dos dados acima, pois se trata do terceiro maior conglomerado urbano do mundo, ocupa 0,1% do territ\u00f3rio nacional, cerca de 8.015 km quadrados e possui uma popula\u00e7\u00e3o superior a 17 milh\u00f5es de pessoas. A deteriora\u00e7\u00e3o da qualidade do ar, basicamente originada por uma frota de aproximadamente 7,3 milh\u00f5es de ve\u00edculos, causa sens\u00edveis problemas de sa\u00fade a toda comunidade. Atentarmos para isto, \u00e9 respeitar desde j\u00e1 um futuro melhor para as gera\u00e7\u00f5es que nos suceder\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

    GNV, bom para o bolso e para a sa\u00fade tamb\u00e9m.<\/p>\n\n\n\n

    Associa\u00e7\u00e3o Brasileira do G\u00e1s Natural Veicular \u2013 ABgnv
    \nInstitucional – Treinamento ABgnv -dezembro de 2004.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"