{"id":1076,"date":"2009-03-25T17:10:35","date_gmt":"2009-03-25T17:10:35","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"projeto_de_trabalho_da_unibairro","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/projeto_de_trabalho_da_unibairro.html","title":{"rendered":"Projeto de Trabalho da UNIBAIRRO"},"content":{"rendered":"\n

A UNIBAIRROS \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Comunit\u00e1ria Unificada trata-se de uma associa\u00e7\u00e3o de moradores, formada pela reuni\u00e3o de v\u00e1rios bairros vizinhos: CONJUNTO HABITACIONAL ADOLFO LAZARIN, CONJUNTO HABITACIONAL ANT\u00d4NIO GARCIA SANCHES, JARDIM PLANALTO, JARDIM PRESIDENTE, JARDIM SAN MARINO, PARQUE DAS PALMEIRAS, PARQUE DA SERINGUEIRA e PARQUE DAS VIDEIRAS do munic\u00edpio de Marialva-PR, e tem como uma de suas metas promover e contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, social e econ\u00f4mico, a fim de recuperar e ampliar a infra-estrutura e valorizar os espa\u00e7os dos Bairros, consolidando o bem-estar e uma melhor qualidade de vida para os moradores.<\/p>\n\n\n\n

Em face disso, um dos primeiros passos desta Associa\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo a de estimular a participa\u00e7\u00e3o coletiva para que, juntos, os moradores possam identificar suas condi\u00e7\u00f5es de vida em todas as \u00e1reas: educacional, sanit\u00e1rias, sociais, econ\u00f4micas, etc., colocando seus problemas e aspira\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Os bairros em quest\u00e3o s\u00e3o perif\u00e9ricos, localizados a oeste da cidade, em pontos poucos vis\u00edveis para os demais moradores da cidade e para os visitantes. Com exce\u00e7\u00e3o do Jardim Planalto, os demais bairros foram constru\u00eddos mais recentemente. Os terrenos onde hoje se situam esses bairros eram ch\u00e1caras de antigos moradores da cidade que, devido ao processo de crescimento populacional e a necessidade de habita\u00e7\u00f5es, foram obrigados a se desfazer deles pela proximidade com o centro da cidade.<\/p>\n\n\n\n

Pois bem, eles s\u00e3o resultados do crescimento natural da cidade, criados numa perspectiva de favorecer a escassez de habita\u00e7\u00e3o, pelo crescimento demogr\u00e1fico urbano notado nas \u00faltimas estat\u00edsticas. Por\u00e9m, foram alocados de forma incorreta, apesar de estarem interligando bairros j\u00e1 existentes, ao centro da cidade. A sua proximidade com o Dep\u00f3sito de Esgoto Municipal cria problemas de saneamento b\u00e1sico para essas comunidades, contradizendo um planejamento adequado para a expans\u00e3o da zona urbana, no munic\u00edpio, ficando claro a desobedi\u00eancia a normas legais e causando uma s\u00e9rie de transtornos para os seus habitantes. Por outro lado, como h\u00e1 muitas datas vazias, o desleixo dos pr\u00f3prios propriet\u00e1rios e do \u00f3rg\u00e3o p\u00fablico, respons\u00e1vel pelo saneamento b\u00e1sico municipal, faz crescer o mato e da\u00ed favorecer tamb\u00e9m o aparecimento de moscas, pernilongos e outros insetos transmissores de doen\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Apesar das leis exigirem o planejamento das cidades dentro de uma estrutura ambiental adequada, ainda h\u00e1 munic\u00edpios crescendo de forma desordenada e sem proporcionar condi\u00e7\u00f5es dignas de vida a seus habitantes. Marialva \u00e9 um exemplo e muitos moradores, descontentes diante do que vivem, ainda pioram a situa\u00e7\u00e3o jogando detritos, entulhos e outros dejetos nas datas vazias. H\u00e1 aqueles que por dificuldades econ\u00f4micas n\u00e3o constroem muros, nem cal\u00e7adas, dificultando ainda mais os problemas de saneamento.<\/p>\n\n\n\n

Nestes bairros, h\u00e1 apenas projetos futuros da Prefeitura para a instala\u00e7\u00e3o da rede de esgoto, mas nada de concreto existe at\u00e9 o momento.<\/p>\n\n\n\n

Observa-se tamb\u00e9m que essa popula\u00e7\u00e3o, em sua maioria, se mant\u00e9m alienada diante das leis que regem seu espa\u00e7o ambiental, desconhecendo uma s\u00e9rie de medidas e princ\u00edpios que poderiam nortear seu comportamento, de modo a favorecer melhoria no ambiente em que vive.<\/p>\n\n\n\n

Ora, o homem vive numa complexa teia de rela\u00e7\u00f5es e intera\u00e7\u00f5es que podemos esbo\u00e7ar em tr\u00e1s subsistemas b\u00e1sicos: a biosfera, a tecnosfera e a sociosfera. Os dois primeiros compreendem as estruturas energ\u00e9tica e material, e o terceiro, a institucional. A biosfera inclui os horizontes da atmosfera, litosfera e hidrosfera, onde existe vida. J\u00e1 a tecnosfera abrange as estruturas constitu\u00eddas pelo trabalho humano no espa\u00e7o da biosfera. As comunidades organizam sua vida social e suas rela\u00e7\u00f5es com a biosfera e a tecnosfera atrav\u00e9s de um complexo conjunto de institui\u00e7\u00f5es s\u00f3cio-pol\u00edtico-econ\u00f4mico-culturais: a sociosfera. A humanidade vive e interage na rela\u00e7\u00e3o desses subsistemas que d\u00e3o os limites para a exist\u00eancia da vida humana na Terra.<\/p>\n\n\n\n

Bem sabemos que a revolu\u00e7\u00e3o industrial, o avan\u00e7o tecnol\u00f3gico, a urbaniza\u00e7\u00e3o desenfreada desencadearam problemas de ordem ambiental catastr\u00f3ficos em algumas \u00e1reas do planeta Terra. As altera\u00e7\u00f5es n\u00e3o s\u00f3 surgiram no meio dos seres vivos, mas tamb\u00e9m nas estruturas de trabalho, na vida social e nas rela\u00e7\u00f5es do homem.<\/p>\n\n\n\n

Assim, quando se fala num trabalho de cunho ambiental n\u00e3o se deve restringir apenas ao espa\u00e7o f\u00edsico vivido pelo homem, mas ao conjunto de suas rela\u00e7\u00f5es e intera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Os princ\u00edpios da sustentabilidade n\u00e3o delimitam um campo de saber espec\u00edfico (nem \u00e9 por algum delimitado) mas, sim, transpassa por v\u00e1rios campos, “provocando” e “incitando” a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, pois que envolve diversos ramos do conhecimento cient\u00edfico que procuram estudar e intervir sobre o meio ambiente. Dessa forma, as disciplinas e especialidades poder\u00e3o se comunicar de modo que o conhecimento de cada uma delas, interagindo com o conhecimento das demais, possam levar a resultados que se aproximem de uma vis\u00e3o de mundo transdisciplinar, mais pr\u00f3xima da realidade. Deve-se, assim, aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conte\u00fado espec\u00edfico de cada \u00e1rea, de modo que se consiga uma perspectiva global da quest\u00e3o ambiental.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, a UNIBAIRROS, seguindo os princ\u00edpios de uma sociedade sustent\u00e1vel e da diversidade cultural, procura implantar esse trabalho de educa\u00e7\u00e3o ambiental, em parceria com escolas das localidades e com a colabora\u00e7\u00e3o de \u00f3rg\u00e3os municipais, estaduais, federais e privados, visando orientar os moradores, educando crian\u00e7as, jovens, adultos e velhos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 sua vida numa comunidade de ambiente diversificado, de forma, a princ\u00edpio, a trazer-lhes conhecimentos sobre a situa\u00e7\u00e3o que os cerca, procurando formar um pensamento cr\u00edtico, criativo e prospectivo, a fim de que possa haver transforma\u00e7\u00f5es, de modo individual e coletivo, nas atitudes em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 sua sa\u00fade e bem-estar, preservando, protegendo, conservando, recuperando e reabilitando o seu pr\u00f3prio meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Todavia, a qualidade de vida dessa popula\u00e7\u00e3o depende do acesso aos bens necess\u00e1rios \u00e0 sua sobreviv\u00eancia. Da\u00ed o fator trabalho estar envolvido, pois, atualmente, muitos chefes de fam\u00edlia em quest\u00e3o encontram-se desempregados ou subempregados.<\/p>\n\n\n\n

A \u00e1gua pot\u00e1vel, assim como a coleta de esgoto, tem fundamental import\u00e2ncia para a diminui\u00e7\u00e3o do \u00edndice de mortalidade infantil, pois evitam a dissemina\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as vinculadas \u00e0s m\u00e1s condi\u00e7\u00f5es sanit\u00e1rias e de sa\u00fade. Esses itens s\u00e3o igualmente importantes quando nos referimos ao aumento da expectativa de vida da popula\u00e7\u00e3o. \u00c1guas deterioradas trazem muitos danos \u00e0 sa\u00fade do homem, por exemplo, as doen\u00e7as de veicula\u00e7\u00e3o h\u00eddrica, que podem ser adquiridas por ingest\u00e3o ou contato com \u00e1gua contaminada \u2013 como c\u00f3lera, hepatite infecciosa, esquistossomose – ou transmitidas por insetos que se desenvolvem na \u00e1gua \u2013 como dengue, febre amarela, mal\u00e1ria, entre outras. Esses bairros e toda a cidade recebem \u00e1gua encanada, por\u00e9m de po\u00e7os artesianos, sem tratamento adequado.<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, em rela\u00e7\u00e3o ao seu ambiente social, a comunidade sente necessidade urgente da conclus\u00e3o da constru\u00e7\u00e3o da creche local (iniciada em 2002), a fim de abrigar os filhos daqueles que precisam trabalhar para viverem num ambiente mais saud\u00e1vel e digno. Al\u00e9m disso, n\u00e3o h\u00e1 um ambiente para que crian\u00e7as, jovens, adultos e velhos possam se recrear (sal\u00e3o de festas, parque de divers\u00e3o, quadra de esporte) ou mesmo para se reunir para debater problemas, descobrir coisas novas, realizar algum curso ou outro evento qualquer.<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 uma escola municipal de ensino fundamental (1\u00aa a 4\u00aa) Maria dos Santos Severino que atende a necessidade local, por\u00e9m j\u00e1 havendo demanda para a instala\u00e7\u00e3o da extens\u00e3o do ensino fundamental 5\u00aa a 8\u00aa. Essa institui\u00e7\u00e3o constitui o v\u00ednculo cultural da comunidade com a sociedade em geral.<\/p>\n\n\n\n

Diante dessa crise ecol\u00f3gica da sociedade moderna, uma crise \u00e9tica, de valores, de rela\u00e7\u00f5es humanas, de conviv\u00eancia tamb\u00e9m se revela. E os conflitos surgem. Num desses bairros (Jardim Planalto) h\u00e1 um centro comunit\u00e1rio da igreja cat\u00f3lica que \u00e9 utilizado em primeiro plano para suas atividades religiosas, o que impossibilita que a comunidade em geral tenha acesso a ela. \u00c9 evidente que a comunidade precisa de um espa\u00e7o aberto a todos, sem discrimina\u00e7\u00f5es, para dialogar e manifestar seu potencial criativo, suas aspira\u00e7\u00f5es, suas d\u00favidas, suas diferen\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Com o objetivo de se conseguir um ordenamento mais racional dos recursos e melhorar assim as condi\u00e7\u00f5es ambientais, o munic\u00edpio de Marialva deve adotar um enfoque integrado e coordenado de planejamento de seu desenvolvimento, de modo a que fique assegurada a compatibilidade entre o desenvolvimento e a necessidade de proteger e melhorar o meio ambiente humano em benef\u00edcio de sua popula\u00e7\u00e3o. Esse planejamento racional constitui um instrumento indispens\u00e1vel para conciliar as diferen\u00e7as que possam surgir entre as exig\u00eancias do desenvolvimento e a necessidade de proteger e melhorar o meio ambiente. Deve-se aplicar, portanto, o planejamento aos assentamentos humanos e \u00e0 urbaniza\u00e7\u00e3o com vistas a evitar repercuss\u00f5es prejudiciais sobre o meio ambiente e a obter os m\u00e1ximos benef\u00edcios sociais, econ\u00f4micos e ambientais para todos.<\/p>\n\n\n\n

Assim, esses seriam os eixos centrais em que se baseou a UNIBAIRROS, a fim de implantar o seu projeto de educa\u00e7\u00e3o ambiental. E como uma de suas primeiras atua\u00e7\u00f5es na \u00e1rea cultural e ambiental, essa Associa\u00e7\u00e3o prop\u00f5e, aos moradores desses bairros (cerca de 2.500 habitantes), um trabalho de pesquisa, envolvendo a sua sensibilidade e o seu conhecimento pelos seus problemas, procurando, a partir da\u00ed, desenvolver uma conscientiza\u00e7\u00e3o sobre o seu pr\u00f3prio comportamento ambiental, levando-os a compreender o espa\u00e7o f\u00edsico, cultural e social onde moram e algumas leis que regem esse espa\u00e7o, a fim de transformar essa sua realidade, com pr\u00e1ticas de preserva\u00e7\u00e3o, prote\u00e7\u00e3o, conserva\u00e7\u00e3o, recupera\u00e7\u00e3o e reabilita\u00e7\u00e3o do seu ambiente, desenvolvendo o seu esp\u00edrito de cidadania e melhorando o seu bem-estar, adquirindo uma mudan\u00e7a de atitude, um sentimento, um compromisso, uma outra forma de ver a vida, onde o resultado seja uma comunidade melhor para ver e se viver, com base no amor, na fraternidade, na solidariedade, na toler\u00e2ncia, na justi\u00e7a social e ambiental pelo e para o bem do planeta Terra tendo como pressuposto que a comunidade em geral aprenda a avaliar seus progressos e suas falhas, e possa planejar alternativas para melhorar cada vez mais seu desempenho, revelando o seu esp\u00edrito de cidadania.<\/p>\n\n\n\n

Ser\u00e1 necess\u00e1rio, portanto, partir da sensibilidade dos moradores locais em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 situa\u00e7\u00e3o ambiental em que vivem, criando espa\u00e7os para o di\u00e1logo (debates), grupos de estudo, palestras com profissionais de diferentes \u00e1reas, a fim de que reflitam sobre os problemas mais acentuados que afetam a sua comunidade e organizem um trabalho em conjunto para se analisar que sa\u00eddas poder\u00e3o ser dadas a eles, ou seja, quais caminhos percorrer para que possam ser solucionados (reaproveitar lixo, reduzir consumo de \u00e1gua, energia, produtos, usar alimentos alternativos, conhecer as leis e reivindicar seus direitos ambientais junto aos \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos, conservar suas resid\u00eancias e \u00e1reas pr\u00f3ximas a ela, selecionar o lixo de suas casas para uma poss\u00edvel coleta seletiva, valorizar o seu pr\u00f3prio corpo, melhorar a conviv\u00eancia, ter mais consci\u00eancia de conduta pessoal, etc.).<\/p>\n\n\n\n

Espera-se que, no final da execu\u00e7\u00e3o desse projeto, esses moradores estejam mais congregados e conscientes do seu meio s\u00f3cio-ambiental e de sua atua\u00e7\u00e3o sobre ele, formando valores, atitudes e habilidades que propiciem a atua\u00e7\u00e3o individual e coletiva voltada para a preven\u00e7\u00e3o, a identifica\u00e7\u00e3o e a solu\u00e7\u00e3o de seus problemas ambientais; adquiram mais esclarecimentos sobre leis (municipais, estaduais e federais) que regem o meio ambiente, ganhando mais conhecimento e informa\u00e7\u00f5es sobre processos que atuam no seu meio social, cultural e econ\u00f4mico e com os quais convivem no dia-a-dia, a fim de poder melhor se relacionar com o Poder P\u00fablico e reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres; venham ter contato com conhecimentos, espa\u00e7os, situa\u00e7\u00f5es, fatos e pessoas externos ao seu cotidiano, para que dessas rela\u00e7\u00f5es possam surgir solu\u00e7\u00f5es para muitos de seus problemas e favorecer o seu crescimento cultural, econ\u00f4mico, social e espiritual; apresentem mudan\u00e7a de comportamento em rela\u00e7\u00e3o a seu ambiente, de modo sens\u00edvel e criativo, para que possam melhor atuar numa sociedade sustent\u00e1vel e diversificada, desenvolvendo o seu lado humano e de cidad\u00e3o, e melhorando a sua qualidade de vida; conquistem espa\u00e7os mais condizentes \u00e0s suas necessidades de lazer e de rela\u00e7\u00f5es sociais e humanas, para que desenvolvam a sua sensibilidade art\u00edstica, esportiva e est\u00e9tica; e consigam melhorias de infra-estrutura em seus bairros de forma a valorizar o seu meio, a fim de se criar ra\u00edzes neles, enaltecendo-os \u00e0s gera\u00e7\u00f5es futuras.<\/p>\n\n\n\n

UNIBAIRROS – EDUCANDO PARA O AMBIENTE<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os princ\u00edpios da sustentabilidade n\u00e3o delimitam um campo de saber espec\u00edfico (nem \u00e9 por algum delimitado) mas, sim, transpassa por v\u00e1rios campos, “provocando” e “incitando” a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, pois que envolve diversos ramos do conhecimento cient\u00edfico que procuram estudar e intervir sobre o meio ambiente. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1436],"tags":[87,383],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1076"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1076"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1076\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4385,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1076\/revisions\/4385"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1076"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1076"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1076"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}