{"id":1074,"date":"2009-03-25T16:28:13","date_gmt":"2009-03-25T16:28:13","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"trilha_interpretativa_percepcao_e_interpretacao_ambiental_da_microbacia_do_ribeirao_do_ouro_atraves_da_fotografia_-_araraquara-sp","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/trilha_interpretativa_percepcao_e_interpretacao_ambiental_da_microbacia_do_ribeirao_do_ouro_atraves_da_fotografia_-_araraquara-sp.html","title":{"rendered":"Trilha Interpretativa: percep\u00e7\u00e3o e interpreta\u00e7\u00e3o ambiental da microbacia do Ribeir\u00e3o do Ouro atrav\u00e9s da fotografia – Araraquara-SP"},"content":{"rendered":"\n

Por Cristiane Regina Stuchi Fabbri e Andreia Cristina Eloy Bissesto<\/p>\n\n\n\n

A percep\u00e7\u00e3o \u00e9 um processo mental que ocorre entre o ser humano e o meio ambiente atrav\u00e9s de mecanismos perceptivos e cognitivos. Cada indiv\u00edduo percebe, reage e responde diferentemente frente \u00e0s a\u00e7\u00f5es do meio.<\/p>\n\n\n\n

Acreditamos que pode ser poss\u00edvel consolidar a fotografia como meio de express\u00e3o na comunica\u00e7\u00e3o social para uma tomada de conscientiza\u00e7\u00e3o entre os alunos, para a participa\u00e7\u00e3o de cada um no processo de preserva\u00e7\u00e3o ambiental. O aluno percebe e reconhece os elementos do universo ou espa\u00e7os em que est\u00e1 inserido numa escala muito mais significativa de percep\u00e7\u00e3o de espa\u00e7o-ambiente, quando ele mesmo faz o registro visual em imagens fotogr\u00e1ficas. Estas obten\u00e7\u00f5es fotogr\u00e1ficas visam a perspectiva da produ\u00e7\u00e3o de conhecimento, reconhecimento e cr\u00edtica do indiv\u00edduo em rela\u00e7\u00e3o ao seu territ\u00f3rio, cujos resultados podem servir de fonte de identifica\u00e7\u00e3o, an\u00e1lise e interpreta\u00e7\u00e3o dos elementos que constituem o seu universo.<\/p>\n\n\n\n

Neste sentido, a Fotografia e a Educa\u00e7\u00e3o Ambiental comp\u00f5em um terreno f\u00e9rtil na elabora\u00e7\u00e3o de uma nova rela\u00e7\u00e3o homem e natureza e do homem com sua pr\u00f3pria natureza, na consolida\u00e7\u00e3o de uma consci\u00eancia ecol\u00f3gica que reconhe\u00e7a a import\u00e2ncia e o valor de todas as formas de vida e na responsabilidade da formula\u00e7\u00e3o de um novo pensamento coletivo e planet\u00e1rio. \u00c0 medida que a fotografia permite o movimento de \u201cenxergar a si pr\u00f3prio\u201d e o mundo em que vivemos, podemos agir rumo \u00e0 constru\u00e7\u00e3o do mundo que sonhamos e queremos, com uma sociedade mais po\u00e9tica, justa, solid\u00e1ria, sustent\u00e1vel e eticamente planet\u00e1ria.<\/p>\n\n\n\n

O projeto foi desenvolvido com 21 alunos da 4\u00aa s\u00e9rie A da Escola Municipal de Ensino Fundamental \u201cWaldemar Saffiotti\u201d, utilizando a trilha interpretativa como recurso educativo de percep\u00e7\u00e3o ambiental. De acordo com JUNQUEIRA (2004) a trilha interpretativa \u201c\u00e9 utilizada como estrat\u00e9gia para promover maior integra\u00e7\u00e3o entre homem e natureza, proporcionando melhor conhecimento do ambiente local na abordagem de aspectos hist\u00f3ricos, geomorfol\u00f3gicos, culturais e ambientais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O percurso da trilha foi elaborado tendo como base as diferentes paisagens naturais e constru\u00eddas ao longo de toda a Microbacia do Ribeir\u00e3o do Ouro que possui duas nascentes. O percurso total do Ribeir\u00e3o do Ouro, da nascente a sua foz (excetuando-se os afluentes), possui 17.600 metros de extens\u00e3o com trechos caracterizados por espa\u00e7os naturais e artificiais destacando-se \u00e1reas de preserva\u00e7\u00e3o com fragmentos de mata nativa de cerrado, \u00e1reas que necessitam de recupera\u00e7\u00e3o, \u00e1reas urbanas e \u00e1reas rurais. Ao longo do seu trajeto demarcamos cinco esta\u00e7\u00f5es principais sugeridas como pontos de paradas para a realiza\u00e7\u00e3o de atividades e de observa\u00e7\u00f5es dos diversos aspectos da trilha como tipo de vegeta\u00e7\u00e3o, presen\u00e7a ou aus\u00eancia de animais silvestres, presen\u00e7a ou aus\u00eancia de mata ciliar, sons e odores predominantes, impactos ambientais e qualidade da \u00e1gua. Nestes pontos, os alunos tiraram fotografias de acordo com o que mais chamou aten\u00e7\u00e3o naquele ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Utilizamos v\u00eddeos educativos, question\u00e1rios, aulas expositivas, reda\u00e7\u00f5es, brincadeiras ecol\u00f3gicas e din\u00e2micas de grupo como recursos pedag\u00f3gicos, bem como as aulas de campo para posterior an\u00e1lise e interpreta\u00e7\u00e3o das fotografias tiradas pelos alunos.<\/p>\n\n\n\n

Podemos concluir que o ensino vivencial permite uma aprendizagem mais efetiva, sendo o papel da educa\u00e7\u00e3o ambiental estimular a reflex\u00e3o cr\u00edtica como proposta da constru\u00e7\u00e3o do conhecimento e da afetividade.<\/p>\n\n\n\n

Assim, procuramos encorajar os alunos agu\u00e7ando sua curiosidade acerca da realidade cotidiana levando-os a refletir e interagir conosco seus questionamentos e observa\u00e7\u00f5es cr\u00edticas, de modo que as perguntas dos alunos se transformaram em novas quest\u00f5es de aprofundamento te\u00f3rico. Isto nos deu subs\u00eddios para fazer um cen\u00e1rio avaliativo de respeito \u00e0 diversidade de suas perguntas e respostas, constitu\u00eddo por discuss\u00f5es que ultrapassaram os temas meramente ecol\u00f3gicos estendendo-se para temas sociais e \u00e9ticos. Dessa forma, conseguimos trabalhar a sensibilidade e a afetividade dos alunos de modo a conceber a avalia\u00e7\u00e3o como um projeto de futuro, no sentido de buscar garantir a todos uma aprendizagem para toda a vida.<\/p>\n\n\n\n

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Alunos da 4\u00aa s\u00e9rie A, Andr\u00e9ia, Cristiane e a foz do Ribeir\u00e3o do Ouro ao fundo.<\/span><\/div>\n\n\n\n

Fonte: Cristiane Regina Stuchi Fabbri (crisfabbri@terra.com.br) e Andreia Cristina Eloy Bissesto (abissesto@araraquara.sp.gov.br), P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o em Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e Recursos H\u00eddricos \u2013 CRHEA\/USP\/S\u00e3o Carlos<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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