{"id":1073,"date":"2009-03-25T16:11:50","date_gmt":"2009-03-25T16:11:50","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"projeto_roda_dagua","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/projeto_roda_dagua.html","title":{"rendered":"Projeto Roda D’\u00c1gua"},"content":{"rendered":"\n
\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
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Apresenta\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Projeto Roda d’\u00e1gua \u00e9 um programa de educa\u00e7\u00e3o ambiental integrado aos curr\u00edculos nacionais do ensino b\u00e1sico, \u00e0s leis que regem o tema no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases e Lei Ambiental) e \u00e0s diretrizes definidas pela Agenda 21.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 apresentado como uma metodologia de ensino que abrange os oito anos do ensino fundamental e os tr\u00eas anos do ensino m\u00e9dio. Por sua caracter\u00edstica de projeto, sua aplica\u00e7\u00e3o respeita as quest\u00f5es locais de cada regi\u00e3o, bem como as diversidades culturais, econ\u00f4micas e sociais do Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Como o nome do projeto sugere, a \u00e1gua (mais especificamente os recursos h\u00eddricos delimitados regionalmente por uma bacia hidrogr\u00e1fica) \u00e9 o ponto de partida para a abordagem, o conhecimento, a aprendizagem, as discuss\u00f5es, as conclus\u00f5es e, finalmente, a conscientiza\u00e7\u00e3o e a tomada de atitudes pr\u00f3-ativas em rela\u00e7\u00e3o aos temas ambientais.<\/p>\n\n\n\n

Todos os elementos de uma bacia hidrogr\u00e1fica est\u00e3o inevitavelmente ligados em um \u00fanico sistema h\u00eddrico. Assim, a\u00e7\u00f5es descuidadas em rela\u00e7\u00e3o a qualquer componente da bacia repercutir\u00e3o naquele sistema como um todo. Quest\u00f5es como crescimento urbano desordenado, uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, recursos energ\u00e9ticos, gera\u00e7\u00e3o de res\u00edduos, deteriora\u00e7\u00e3o e deprecia\u00e7\u00e3o de patrim\u00f4nios devem ser consideradas no \u00e2mbito do conhecimento do meio em estudo, para possibilitar um diagn\u00f3stico claro que reporte a a\u00e7\u00f5es criativas, r\u00e1pidas e control\u00e1veis para o uso racional dos recursos h\u00eddricos.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante que se tenha uma clara vis\u00e3o sobre a poss\u00edvel rela\u00e7\u00e3o entre desenvolvimento – quer seja urbano industrial ou rural agr\u00edcola – e necessidade de prote\u00e7\u00e3o dos recursos h\u00eddricos e dos outros recursos naturais.<\/p>\n\n\n\n

O Projeto Roda d’\u00e1gua procura trazer, para o educador, instrumentos que facilitem a compreens\u00e3o e o conhecimento da bacia hidrogr\u00e1fica de sua regi\u00e3o e de todos os impactos causados e sofridos por ela como resposta \u00e0 a\u00e7\u00e3o do homem. A utiliza\u00e7\u00e3o de mapas das bacias hidrogr\u00e1ficas, fundamental para essa compreens\u00e3o, \u00e9 um dos pontos mais fortes deste Projeto. Vale destacar que, para algumas bacias, o Roda d’\u00e1gua desenvolveu mapas espec\u00edficos; para as bacias que n\u00e3o est\u00e3o mapeadas , orienta-se a utiliza\u00e7\u00e3o de um mapa local. Tal como uma representa\u00e7\u00e3o cartogr\u00e1fica , o mapa ilustrativo tem a excel\u00eancia de aproximar as pessoas do local em que vivem, atrav\u00e9s da simples observa\u00e7\u00e3o de sua cidade, seu entorno, suas \u00e1reas naturais, habitadas ou n\u00e3o. Por isso, desde o in\u00edcio deste Projeto, o mapa tem representado a ferramenta-base da din\u00e2mica dos demais recursos educacionais desenvolvidos.<\/p>\n\n\n\n

Para qualquer projeto em educa\u00e7\u00e3o ambiental, \u00e9 fundamental o conhecimento e a compreens\u00e3o de todas as iniciativas locais sobre o assunto, para que os esfor\u00e7os possam ser somados na busca do melhor resultado. Dessa forma, o Projeto Roda d’\u00e1gua contempla a necess\u00e1ria interatividade entre a escola e o Comit\u00ea de Bacia Hidrogr\u00e1fica (CBH) das regi\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Os Comit\u00eas de Bacias Hidrogr\u00e1ficas, criados em 1997 pela lei federal n\u00famero 9433, s\u00e3o \u00f3rg\u00e3os colegiados compostos por representantes p\u00fablicos estaduais e municipais e da sociedade civil, organizados para a gest\u00e3o dos recursos h\u00eddricos de uma dada regi\u00e3o. Constituem importantes f\u00f3runs para que a popula\u00e7\u00e3o e suas organiza\u00e7\u00f5es, sobretudo as escolas, possam participar ativamente na condu\u00e7\u00e3o e administra\u00e7\u00e3o mais nobre dos recursos h\u00eddricos de sua regi\u00e3o, munic\u00edpio ou estado.<\/p>\n\n\n\n

Assim, o Projeto Roda d’\u00e1gua oferece algumas ferramentas para que, a partir de a\u00e7\u00f5es locais – a serem iniciadas na escola e nas comunidades, sejam trilhados os caminhos necess\u00e1rios \u00e0 transforma\u00e7\u00e3o social em que a natureza e suas \u00e1guas sejam contempladas nas mudan\u00e7as das regras at\u00e9 ent\u00e3o vigentes no cotidiano. A responsabilidade dos envolvidos no projeto, como cidad\u00e3os, \u00e9 constantemente abordada e todas as etapas do projeto motivam para a\u00e7\u00f5es e para a difus\u00e3o de valores.<\/p>\n\n\n\n

Em um processo constante de integra\u00e7\u00e3o, alunos e professor s\u00e3o convidados a conhecer e a discutir as quest\u00f5es ambientais atrav\u00e9s de atividades l\u00fadicas, art\u00edsticas, reflexivas, de pesquisa, de estudo do meio etc. As caracter\u00edsticas regionais, em suas perspectivas hist\u00f3ricas, culturais, econ\u00f4micas e sociais s\u00e3o sempre o ponto de partida para o desenvolvimento de uma abordagem mais ampla, aquela que permitir\u00e1 que os jovens construam uma vis\u00e3o adequada sobre sua comunidade, sobre seu pa\u00eds e, enfim, sobre o grande planeta que habitam.<\/p>\n\n\n\n

Hist\u00f3rico<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em 1997, o Comit\u00ea da Bacia Hidrogr\u00e1fica do Rio Sorocaba e do M\u00e9dio Tiet\u00ea, sentindo a necessidade de mapear a bacia, encomendou a Beth Kok um mapa ilustrado que contivesse as informa\u00e7\u00f5es sobre as caracter\u00edsticas comuns de uso e reuso das \u00e1guas superficiais e as principais atividades geradoras de impactos ambientais na regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

A aplica\u00e7\u00e3o piloto do Projeto Roda d’\u00e1gua aconteceu em escolas p\u00fablicas do Comit\u00ea de Bacia Hidrogr\u00e1fica de Sorocaba e M\u00e9dio Tiet\u00ea. O m\u00e9todo, os procedimentos e os materiais did\u00e1ticos escolhidos para o treinamento dos professores mostraram-se ferramentas adequadas para a inser\u00e7\u00e3o das quest\u00f5es ambientais nas diferentes disciplinas dos programas curriculares.<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s a experi\u00eancia e a avalia\u00e7\u00e3o de seus resultados, sob a coordena\u00e7\u00e3o da equipe t\u00e9cnica da OAK Educa\u00e7\u00e3o e Meio Ambiente, o projeto passou por dois anos de aprimoramento t\u00e9cnico, cient\u00edfico, sociol\u00f3gico, antropol\u00f3gico, pedag\u00f3gico e art\u00edstico.<\/p>\n\n\n\n

Esta vers\u00e3o atualizada, contempla os estudos e informa\u00e7\u00f5es mais recentes sobre as quest\u00f5es ambientais.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As unidades hidrogr\u00e1ficas definidas como bacias hidrogr\u00e1ficas e microbacias incluem o conjunto de atividades antr\u00f3picas e naturais localizadas nas \u00e1reas delimitadas. Assim, todas as conseq\u00fc\u00eancias das atividades est\u00e3o inevitavelmente ligadas em um sistema h\u00eddrico.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00f5es como uso e reuso da \u00e1gua, crescimento urbano desordenado, uso e ocupa\u00e7\u00e3o do solo, recursos energ\u00e9ticos, gera\u00e7\u00e3o de res\u00edduos, deteriora\u00e7\u00e3o e deprecia\u00e7\u00e3o de patrim\u00f4nios podem ser abordadas de forma mais racional a partir do conhecimento dos recursos h\u00eddricos de uma regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Conhecer esses recursos a n\u00edvel local, al\u00e9m de auxiliar para que as quest\u00f5es ambientais sejam reconhecidas dentro da hist\u00f3ria e da cultura regionais, pode possibilitar um diagn\u00f3stico claro que reporte a solu\u00e7\u00f5es criativas, r\u00e1pidas e control\u00e1veis para um desenvolvimento racional, com a prote\u00e7\u00e3o da \u00e1gua e dos mananciais, e o conseq\u00fcente beneficio ao meio ambiente e \u00e0 qualidade de vida.<\/p>\n\n\n\n

O Projeto permite ainda a amplia\u00e7\u00e3o de conceitos a partir das quest\u00f5es ambientais como cidadania, \u00e9tica e responsabilidade social.<\/p>\n\n\n\n

Como \u00e9 aplicado?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Projeto Roda d’\u00e1gua comp\u00f5e-se de um programa de capacita\u00e7\u00e3o para professores do Ensino B\u00e1sico e agentes comunit\u00e1rios, realizado por equipes t\u00e9cnicas formadas por profissionais das \u00e1reas de Educa\u00e7\u00e3o e Meio Ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Por meio de atividades orientadas para ambientes externo e interno, workshops e treinamentos para uso do material a ser utilizado como orientador da aplica\u00e7\u00e3o com crian\u00e7as e adolescentes, os participantes ter\u00e3o condi\u00e7\u00f5es de atingir os seguintes objetivos:<\/p>\n\n\n\n