{"id":1071,"date":"2009-03-25T15:59:01","date_gmt":"2009-03-25T15:59:01","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"reflexoes_sobre_a_trajetoria_da_rede_ceas_por_uma_praxis_inovadora","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/reflexoes_sobre_a_trajetoria_da_rede_ceas_por_uma_praxis_inovadora.html","title":{"rendered":"Reflex\u00f5es sobre a trajet\u00f3ria da Rede CEAs \u2013 por uma pr\u00e1xis inovadora"},"content":{"rendered":"\n
Com a prolifera\u00e7\u00e3o do conceito de redes que se tem verificado nos \u00faltimos anos, alias \u00e0s pr\u00e1xis da\u00ed decorrentes, tem-se observado consider\u00e1vel avan\u00e7o na forma\u00e7\u00e3o e no fortalecimento de diversas redes do campo da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Brasil. Enquanto a Rede Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REBEA) vem efetivamente se articulando e refor\u00e7ando-se como tal, estimula e cria condi\u00e7\u00f5es para que redes estaduais de EA possam articular-se e vai pouco a pouco entrela\u00e7ando e fortalecendo seus elos pelo pa\u00eds. Sabemos que muitos Estados\/Regi\u00f5es n\u00e3o disp\u00f5em de redes de EA e esta observa\u00e7\u00e3o pode ser considerada sob diversos n\u00edveis:<\/p>\n\n\n\n
a) aqueles Estados\/Regi\u00f5es que n\u00e3o possuem qualquer coletivo de educadores ambientais organizados em rede;<\/p>\n\n\n\n
b) aqueles que disp\u00f5em de embri\u00f5es de redes de EA, mas com uma organiza\u00e7\u00e3o ainda bastante t\u00edmida;<\/p>\n\n\n\n
c) aqueles que tinham iniciativas de redes de EA formadas, mas que atravessam na atualidade momento de contra\u00e7\u00e3o\/repouso, devido a diversos fatores;<\/p>\n\n\n\n
d) aquelas redes que atravessam momento de rica (re)cria\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o, com projetos e a\u00e7\u00f5es em andamento e com uma consider\u00e1vel capacidade de articula\u00e7\u00e3o e de comunica\u00e7\u00e3o entre seus membros. Cabe neste item tanto as redes que j\u00e1 tinham um hist\u00f3rico de exist\u00eancia como aquelas mais novas.<\/p>\n\n\n\n
Paralelamente a este cen\u00e1rio mais ligado a dimens\u00f5es geogr\u00e1ficas e pol\u00edticas, observa-se o surgimento de redes tem\u00e1ticas de EA, que pautam sua organiza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m nestes fatores, mas emergem a partir de objetivos tem\u00e1ticos convergentes. Na medida em que o campo da EA no pa\u00eds vai avan\u00e7ando, tanto em termos de produ\u00e7\u00e3o te\u00f3rica, quanto em termos de a\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas, vai clareando diversas \u00e1reas que merecem ser trabalhadas de forma espec\u00edfica e que dentro do campo da EA de uma forma geral acabam n\u00e3o sendo discutidas com a profundidade que merecem.<\/p>\n\n\n\n
Com rela\u00e7\u00e3o ao processo de forma\u00e7\u00e3o destas redes tem\u00e1ticas, observa-se que embora sejam poucas as a\u00e7\u00f5es que v\u00e3o neste sentido, sua pr\u00f3pria constitui\u00e7\u00e3o como redes ligadas a determinadas tem\u00e1ticas inerentes ao campo da EA j\u00e1 pode ser encarada como um consider\u00e1vel amadurecimento da EA brasileira na atualidade. Esta, nesse in\u00edcio de s\u00e9culo XXI, vem demonstrando o quanto pode contribuir para a implementa\u00e7\u00e3o de in\u00fameras a\u00e7\u00f5es voltadas para a transforma\u00e7\u00e3o das realidades socioambientais atuais, para a melhoria da qualidade de vida de todos os seres (humanos e n\u00e3o humanos) que habitam esse planeta.<\/p>\n\n\n\n