{"id":1071,"date":"2009-03-25T15:59:01","date_gmt":"2009-03-25T15:59:01","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"reflexoes_sobre_a_trajetoria_da_rede_ceas_por_uma_praxis_inovadora","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/reflexoes_sobre_a_trajetoria_da_rede_ceas_por_uma_praxis_inovadora.html","title":{"rendered":"Reflex\u00f5es sobre a trajet\u00f3ria da Rede CEAs \u2013 por uma pr\u00e1xis inovadora"},"content":{"rendered":"\n

Com a prolifera\u00e7\u00e3o do conceito de redes que se tem verificado nos \u00faltimos anos, alias \u00e0s pr\u00e1xis da\u00ed decorrentes, tem-se observado consider\u00e1vel avan\u00e7o na forma\u00e7\u00e3o e no fortalecimento de diversas redes do campo da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Brasil. Enquanto a Rede Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REBEA) vem efetivamente se articulando e refor\u00e7ando-se como tal, estimula e cria condi\u00e7\u00f5es para que redes estaduais de EA possam articular-se e vai pouco a pouco entrela\u00e7ando e fortalecendo seus elos pelo pa\u00eds. Sabemos que muitos Estados\/Regi\u00f5es n\u00e3o disp\u00f5em de redes de EA e esta observa\u00e7\u00e3o pode ser considerada sob diversos n\u00edveis:<\/p>\n\n\n\n

a) aqueles Estados\/Regi\u00f5es que n\u00e3o possuem qualquer coletivo de educadores ambientais organizados em rede;<\/p>\n\n\n\n

b) aqueles que disp\u00f5em de embri\u00f5es de redes de EA, mas com uma organiza\u00e7\u00e3o ainda bastante t\u00edmida;<\/p>\n\n\n\n

c) aqueles que tinham iniciativas de redes de EA formadas, mas que atravessam na atualidade momento de contra\u00e7\u00e3o\/repouso, devido a diversos fatores;<\/p>\n\n\n\n

d) aquelas redes que atravessam momento de rica (re)cria\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o, com projetos e a\u00e7\u00f5es em andamento e com uma consider\u00e1vel capacidade de articula\u00e7\u00e3o e de comunica\u00e7\u00e3o entre seus membros. Cabe neste item tanto as redes que j\u00e1 tinham um hist\u00f3rico de exist\u00eancia como aquelas mais novas.<\/p>\n\n\n\n

Paralelamente a este cen\u00e1rio mais ligado a dimens\u00f5es geogr\u00e1ficas e pol\u00edticas, observa-se o surgimento de redes tem\u00e1ticas de EA, que pautam sua organiza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m nestes fatores, mas emergem a partir de objetivos tem\u00e1ticos convergentes. Na medida em que o campo da EA no pa\u00eds vai avan\u00e7ando, tanto em termos de produ\u00e7\u00e3o te\u00f3rica, quanto em termos de a\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas, vai clareando diversas \u00e1reas que merecem ser trabalhadas de forma espec\u00edfica e que dentro do campo da EA de uma forma geral acabam n\u00e3o sendo discutidas com a profundidade que merecem.<\/p>\n\n\n\n

Com rela\u00e7\u00e3o ao processo de forma\u00e7\u00e3o destas redes tem\u00e1ticas, observa-se que embora sejam poucas as a\u00e7\u00f5es que v\u00e3o neste sentido, sua pr\u00f3pria constitui\u00e7\u00e3o como redes ligadas a determinadas tem\u00e1ticas inerentes ao campo da EA j\u00e1 pode ser encarada como um consider\u00e1vel amadurecimento da EA brasileira na atualidade. Esta, nesse in\u00edcio de s\u00e9culo XXI, vem demonstrando o quanto pode contribuir para a implementa\u00e7\u00e3o de in\u00fameras a\u00e7\u00f5es voltadas para a transforma\u00e7\u00e3o das realidades socioambientais atuais, para a melhoria da qualidade de vida de todos os seres (humanos e n\u00e3o humanos) que habitam esse planeta.<\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

As redes tem\u00e1ticas surgem da necessidade de articular determinados coletivos para a discuss\u00e3o e a implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es direcionadas para fins mais delimitados. Passam ent\u00e3o a organizar-se: docentes, estudantes e profissionais ligados ao meio acad\u00eamico para integrar e discutir conjuntamente o desenvolvimento de programas de EA de universidades brasileiras1; educadores ambientais que atuam junto a Centros de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental ou que pesquisam esta tem\u00e1tica2; jovens que buscam integrar-se \u00e0 quest\u00e3o ambiental organizados ou n\u00e3o em movimentos e entidades de juventude3; dentre outros coletivos, institui\u00e7\u00f5es, setores.<\/p>\n\n\n\n

O foco deste artigo \u00e9 a discuss\u00e3o da Rede CEAs, que emerge e ganha corpo a partir de pesquisas implementadas pela ESALQ\/USP, iniciadas a partir de 1999. A id\u00e9ia de se incentivar a cria\u00e7\u00e3o de uma rede foi ganhando corpo na medida em que se avan\u00e7ava nas pesquisas sobre a tem\u00e1tica; na medida em que se observava a car\u00eancia e a necessidade de estudos e de discuss\u00f5es sobre ela. Isso foi paulatinamente sendo acompanhado por uma demanda crescente proveniente de diversos setores da sociedade que dispunham de iniciativas CEAs em atividade, qual sejam: prefeituras, ONGs, universidades, empresas, funda\u00e7\u00f5es, Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o, dentre outros, como tamb\u00e9m de setores que cada vez mais sinalizavam para a necessidade de implementa\u00e7\u00e3o de projetos de CEAs.<\/p>\n\n\n\n

A partir desta demanda come\u00e7a-se a vislumbrar que a tem\u00e1tica dos CEAs \u00e9 revestida de consider\u00e1vel complexidade, porque trata-se de um conjunto de iniciativas muito distintas entre si, promovidas e geridas por diferentes setores (p\u00fablicos, privados, mistos, do terceiro setor), que trabalham com p\u00fablicos tamb\u00e9m variados, etc. \u00c9 com este pano de fundo que a Rede CEAs emerge, vislumbrando imensos desafios pela frente. Talvez o primeiro deles \u00e9 relativo ao fomento de discuss\u00f5es sobre quest\u00e3o conceitual dos CEAs: o que s\u00e3o, quais as finalidades destas iniciativas, o que fazem? Contribuir e estimular para que respostas a estas e outras muitas perguntas possam emergir constitui-se um dos desafios principais e iniciais da Rede CEAs, que tamb\u00e9m apresenta diversas outras dificuldades e enfrentamentos pela frente.<\/p>\n\n\n\n

Tem-se na Rede CEAs ent\u00e3o um meio para propiciar que educadores ambientais possam discutir quest\u00f5es inerentes a esta tem\u00e1tica \u2013 dos Centros de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental \u2013 com o intuito de propiciar que as distintas iniciativas se conhce\u00e7am; troquem informa\u00e7\u00f5es sobre suas pr\u00e1ticas, seus projetos, metodologias, formas de avalia\u00e7\u00e3o, etc. A rede passa a servir como um importante instrumento de comunica\u00e7\u00e3o, mas n\u00e3o se restringe a isto. A rede \u00e9 muito mais que um meio de comunica\u00e7\u00e3o e livre circula\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, \u00e9 um canal que pode contribuir para o fortalecimento dos CEAs de um modo geral, das a\u00e7\u00f5es que desenvolvem, dos projetos que implementam, para que seus p\u00fablicos atendidos possam ser provocados para EA (reflex\u00e3o, a\u00e7\u00e3o, mudan\u00e7a de atitudes, comportamentos e valores).<\/p>\n\n\n\n

Desafios da Rede CEAs<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Rede CEAs emerge a partir de alguns mapeamentos de iniciativas de CEAs no pa\u00eds, realizados pela ESALQ\/USP. Trata-se ent\u00e3o de uma a\u00e7\u00e3o que surge do campo acad\u00eamico, como uma esp\u00e9cie de contribui\u00e7\u00e3o da universidade para a sociedade, como um \u201cretorno\u201d \u00e0 sociedade de levantamentos realizados com e para ela. Sabemos que h\u00e1 diversas formas de \u201cretorno\u201d – publica\u00e7\u00f5es, sites, semin\u00e1rios, etc, mas que o prop\u00f3sito inicial n\u00e3o era este. A disponibiliza\u00e7\u00e3o das diversas informa\u00e7\u00f5es levantadas por estas pesquisas e mapeamentos realizados pela ESALQ\/USP4 poderia ser realizada atrav\u00e9s de um fomento \u00e0 implementa\u00e7\u00e3o de uma Rede que organizasse inicialmente as diversas iniciativas de CEAs mapeadas e estudadas desde ent\u00e3o. Trata-se de um processo bastante diferenciado de forma\u00e7\u00e3o e de constitui\u00e7\u00e3o de redes do que se tem verificado nos campos social e ambiental no pa\u00eds. No caso desta Rede o processo foi estimulado pela Universidade, e da\u00ed decorre uma s\u00e9ries de especificidades que merecem ser apontadas e discutidas oportunamente.<\/p>\n\n\n\n

Principais Dificuldades enfrentadas<\/strong><\/p>\n\n\n\n