{"id":1070,"date":"2009-03-25T15:48:03","date_gmt":"2009-03-25T15:48:03","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"tecendo_redes_de_educacao_ambiental_na_regiao_sul_rede_sul-brasileira_de_educacao_ambiental_reasul","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/tecendo_redes_de_educacao_ambiental_na_regiao_sul_rede_sul-brasileira_de_educacao_ambiental_reasul.html","title":{"rendered":"Tecendo Redes de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na Regi\u00e3o Sul Rede Sul-brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REASul)"},"content":{"rendered":"\n
Descri\u00e7\u00e3o do Projeto<\/strong><\/p>\n\n\n\n O projeto Tecendo Redes de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na Regi\u00e3o Sul – REASul \u00e9 coordenado pela Funda\u00e7\u00e3o Universidade do Vale do Itaja\u00ed – UNIVALI, no \u00e2mbito do edital 007\/2002 (Estrutura\u00e7\u00e3o de Redes Multi-institucionais de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental) promovido pelo – FNMA, em mar\u00e7o de 2002.<\/p>\n\n\n\n A proposta visa integrar as a\u00e7\u00f5es em educa\u00e7\u00e3o ambiental (EA) desenvolvidas nos estados do Paran\u00e1, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal a cria\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o de uma Rede Sul Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REASul), utilizando-se da forma\u00e7\u00e3o de redes e de websites, para difus\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, conhecimentos, pr\u00e1ticas educacionais e desenvolvimento de metodologias em EA. Para tanto, ir\u00e1 promover um diagn\u00f3stico do estado da arte em EA na regi\u00e3o Sul; desenvolver a coopera\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica de servi\u00e7os de informa\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica entre as institui\u00e7\u00f5es participantes, com o Sistema Brasileiro de Informa\u00e7\u00e3o sobre Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e Pr\u00e1ticas Sustent\u00e1veis – SIBEA, a Rede Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – REBEA, e outras redes estaduais; e fomentar a estrutura\u00e7\u00e3o e o fortalecimento de elos regionais e n\u00facleos de pesquisa em EA.<\/p>\n\n\n\n Metas<\/strong><\/p>\n\n\n\n A din\u00e2mica para implanta\u00e7\u00e3o do projeto e a estrutura de funcionamento da REASul pode ser melhor explicada a partir do detalhamento das metas do projeto, abaixo descritas.<\/p>\n\n\n\n Meta 1<\/strong><\/p>\n\n\n\n Cria\u00e7\u00e3o, gest\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o da Rede Sul Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REASul), e estrutura\u00e7\u00e3o, manuten\u00e7\u00e3o e amplia\u00e7\u00e3o de seu website.<\/p>\n\n\n\n A estrat\u00e9gia a ser empregada para implanta\u00e7\u00e3o da REASul, e com ela o lan\u00e7amento de sementes de id\u00e9ias para a cria\u00e7\u00e3o de redes estaduais e tem\u00e1ticas, ter\u00e1 como base inicial a implanta\u00e7\u00e3o da Comiss\u00e3o de Gest\u00e3o Participativa (CGP) e estrutura\u00e7\u00e3o de uma secretaria executiva. Cada uma das 5 institui\u00e7\u00f5es envolvidas no projeto indicar\u00e1 um representante para a CGP (mais o coordenador t\u00e9cnico) que se reunir\u00e1 fisicamente a cada trimestre, e efetuar\u00e1, tamb\u00e9m, debates atrav\u00e9s de lista eletr\u00f4nica de discuss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Todas as atividades do projeto e da REASul ser\u00e3o disponibilizadas em um site hospedado na UNIVALI (que j\u00e1 mant\u00e9m o site da REBEA), planejado e mantido por um webdesigner, que tamb\u00e9m ser\u00e1 respons\u00e1vel pela instala\u00e7\u00e3o do F\u00f3rum virtual da REASul, principalmente, nas metas 2 e 3.<\/p>\n\n\n\n Meta 2<\/strong><\/p>\n\n\n\n Realiza\u00e7\u00e3o de diagn\u00f3sticos do estado da arte em EA (programas, projetos, pr\u00e1ticas educativas e materiais produzidos) de institui\u00e7\u00f5es de ensino, \u00f3rg\u00e3os governamentais e n\u00e3o-governamentais, associa\u00e7\u00f5es e entidades e dos especialistas \/ pesquisadores \/ docentes \/ ambientalistas atuantes na regi\u00e3o Sul e sua disponibiliza\u00e7\u00e3o para o piloto do SIBEA e integrada ao site da REASul. Na realiza\u00e7\u00e3o deste diagn\u00f3stico, inicialmente, ser\u00e3o utilizados os dados contidos na Ecolista e demais cadastros\/mailling dispon\u00edveis em \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos. Ser\u00e3o remetidos pelo correio 3.000 formul\u00e1rios (1.000 em cada estado) para coletar dados para a REASul e o SIBEA.<\/p>\n\n\n\n Meta 3<\/strong><\/p>\n\n\n\n Estrutura\u00e7\u00e3o e fomento de elos estaduais e n\u00facleos de EA locais para realiza\u00e7\u00e3o de cursos\/oficinas de capacita\u00e7\u00e3o, encontros regionais e semin\u00e1rios de avalia\u00e7\u00e3o,- tanto presencial quanto a dist\u00e2ncia-, visando a estrutura\u00e7\u00e3o, amplia\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o da REASul e de outras redes, e prepara\u00e7\u00e3o de agentes\/educadores em EA para o uso pedag\u00f3gico de redes informacionais.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e3o efetuados contatos e visitas \u00e0s institui\u00e7\u00f5es de ensino superior (IES) ligadas as 12 entidades pertencentes \u00e0 Associa\u00e7\u00e3o Catarinense das Funda\u00e7\u00f5es Educacionais – ACAFE (www.acafe.rct-sc.br) em Santa Catarina, a Associa\u00e7\u00e3o das Institui\u00e7\u00f5es do Ensino Superior do Rio Grande do Sul (AIES\/RS) e na rede de funda\u00e7\u00f5es no Paran\u00e1, visando a distribui\u00e7\u00e3o dos formul\u00e1rios de diagn\u00f3stico, o estabelecimento de contatos e a celebra\u00e7\u00e3o de Termos de Coopera\u00e7\u00e3o T\u00e9cnica entre os proponentes da REASul e prov\u00e1veis integrantes da rede. Tamb\u00e9m ser\u00e3o oferecidos 5 cursos e oficinas de capacita\u00e7\u00e3o em EA, de forma presencial e por meio da utiliza\u00e7\u00e3o de redes eletr\u00f4nicas de teleconfer\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Com o fortalecimento dos elos regionais pretende-se propor a implanta\u00e7\u00e3o de Grupos de Trabalho em EA, que seriam ampliados em pelo menos um Semin\u00e1rio por estado. Nestes semin\u00e1rios ser\u00e3o apresentados os resultados parciais das informa\u00e7\u00f5es coligadas na meta 2 do projeto. tamb\u00e9m nos semin\u00e1rios ser\u00e1 proposta a organiza\u00e7\u00e3o de grupos de trabalho (GT) sobre temas espec\u00edficos, como a sustentabilidade, forma\u00e7\u00e3o de professores\/agentes\/educadores ambientais, produ\u00e7\u00e3o de materiais educativos para EA, dentre outros. Al\u00e9m destes Semin\u00e1rios estaduais, ser\u00e3o organizados dois encontros interinstitucionais de avalia\u00e7\u00e3o do projeto da REASul.<\/p>\n\n\n\n Meta 4<\/strong><\/p>\n\n\n\n Cria\u00e7\u00e3o de mecanismos de divulga\u00e7\u00e3o\/difus\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es sobre atividades e projetos de EA na regi\u00e3o Sul, visando o fortalecimento de elos regionais e n\u00facleos de EA, o aprimoramento e a capacita\u00e7\u00e3o dos mantenedores e usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n Nesta meta ser\u00e1 fomentada a organiza\u00e7\u00e3o de grupos interinstitucional de pesquisa, produ\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o de materiais educativos e audiovisuais e de tecnologias para EA, bem como a difus\u00e3o das atividades da REASul e do diagn\u00f3stico realizado na meta 2 por meio eletr\u00f4nico (Revista da FURG) e publica\u00e7\u00f5es. Tamb\u00e9m haver\u00e1 a produ\u00e7\u00e3o e difus\u00e3o de programas educativos de EA para r\u00e1dio, TV, meio eletr\u00f4nico (website das redes) e materiais impressos e audiovisuais j\u00e1 existentes.<\/p>\n\n\n\n Ao final do projeto, ser\u00e1 editado um n\u00famero especial em revistas mantidas pela UNIVALI e FURG, contendo artigos que descrevam a experi\u00eancia com o projeto. Da mesma forma, ser\u00e3o produzidos e distribu\u00eddos CD Rooms com os resultados da an\u00e1lise do diagn\u00f3stico realizado pela REASul. E, finalizando esta meta, a REASul tamb\u00e9m prestar\u00e1 sua colabora\u00e7\u00e3o \u00e0 REBEA no sentido de produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fado e na distribui\u00e7\u00e3o do Jornal “O Educador Ambiental”.<\/p>\n\n\n\n Resultados Esperados<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ao t\u00e9rmino do projeto espera-se atingir os seguintes resultados:<\/p>\n\n\n\n Participa\u00e7\u00e3o do Mater Natura no Projeto<\/strong><\/p>\n\n\n\n \u00c9 um dos parceiros e co-executor das metas da REASul no estado do Paran\u00e1, sendo a Funda\u00e7\u00e3o Universidade do Vale do Itaja\u00ed (UNIVALI) a proponente do projeto.<\/p>\n\n\n\n Financiador<\/strong><\/p>\n\n\n\n Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) \/ Minist\u00e9rio do Meio Ambiente (MMA)<\/p>\n\n\n\n Equipe Executora\/Coordena\u00e7\u00e3o T\u00e9cnica<\/p>\n\n\n\n Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI)<\/p>\n\n\n\n Secret\u00e1rio Executivo<\/strong><\/p>\n\n\n\n Jo\u00e3o Moya Neto<\/p>\n\n\n\n Coordenadores dos Estados:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Paran\u00e1 – Karina Luiza de Oliveira (Mater Natura)<\/p>\n\n\n\n Santa Catarina – Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI)<\/p>\n\n\n\n Rio Grande do Sul – Jos\u00e9 Vicente de Freitas (FURG)<\/p>\n\n\n\n T\u00e9cnicos Respons\u00e1veis:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Anabel de Lima (Mater Natura), Regina S. Peres (Mater Natura), Ana Maria Torres (CEPSUL\/IBAMA – SC), Martha Tresinari Bernardes Wallauer (NEA\/IBAMA-SC)<\/p>\n\n\n\n Consultores:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Gilberto da Silva Luy, Jos\u00e9 Erno Taglieber, Mich\u00e9le Sato.<\/p>\n\n\n\n Colaboradores:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Andr\u00e9 Luiz Raabe, Arion de Castro Kurtz dos Santos, Ces\u00e1rio Pereira, Claudio Nova Cruz Bandeira, Dailey Fischer, D\u00e9bora Laurino Ma\u00e7ada, Genoina Battistini de Pinho, Estela Maris Giordani, Jos\u00e9 Mauro Junglhaus, Marco Antonio Pinheiro, Maria do Carmo Galiazzi, Luiz Alberto Fernandes, Paulo Aparecido Pizzi, Rosemeri Carvalho Marenzi, Silvana de Andrade, Solange Puntel Mustafa, Susana In\u00eas Molon, Yara Christina.<\/p>\n\n\n\n Institui\u00e7\u00f5es Parceiras da UNIVALI na execu\u00e7\u00e3o do Projeto: MATER NATURA – Instituto de Estudos Ambientais; Funda\u00e7\u00e3o Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Centro de Pesquisa e Gest\u00e3o de Recursos Pesqueiros (CEPSUL\/IBAMA); N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A proposta visa integrar as a\u00e7\u00f5es em educa\u00e7\u00e3o ambiental (EA) desenvolvidas nos estados do Paran\u00e1, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 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