{"id":1070,"date":"2009-03-25T15:48:03","date_gmt":"2009-03-25T15:48:03","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"tecendo_redes_de_educacao_ambiental_na_regiao_sul_rede_sul-brasileira_de_educacao_ambiental_reasul","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/tecendo_redes_de_educacao_ambiental_na_regiao_sul_rede_sul-brasileira_de_educacao_ambiental_reasul.html","title":{"rendered":"Tecendo Redes de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na Regi\u00e3o Sul Rede Sul-brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REASul)"},"content":{"rendered":"\n

Descri\u00e7\u00e3o do Projeto<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O projeto Tecendo Redes de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental na Regi\u00e3o Sul – REASul \u00e9 coordenado pela Funda\u00e7\u00e3o Universidade do Vale do Itaja\u00ed – UNIVALI, no \u00e2mbito do edital 007\/2002 (Estrutura\u00e7\u00e3o de Redes Multi-institucionais de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental) promovido pelo – FNMA, em mar\u00e7o de 2002.<\/p>\n\n\n\n

A proposta visa integrar as a\u00e7\u00f5es em educa\u00e7\u00e3o ambiental (EA) desenvolvidas nos estados do Paran\u00e1, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal a cria\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o de uma Rede Sul Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REASul), utilizando-se da forma\u00e7\u00e3o de redes e de websites, para difus\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, conhecimentos, pr\u00e1ticas educacionais e desenvolvimento de metodologias em EA. Para tanto, ir\u00e1 promover um diagn\u00f3stico do estado da arte em EA na regi\u00e3o Sul; desenvolver a coopera\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica de servi\u00e7os de informa\u00e7\u00e3o e comunica\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica entre as institui\u00e7\u00f5es participantes, com o Sistema Brasileiro de Informa\u00e7\u00e3o sobre Educa\u00e7\u00e3o Ambiental e Pr\u00e1ticas Sustent\u00e1veis – SIBEA, a Rede Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental – REBEA, e outras redes estaduais; e fomentar a estrutura\u00e7\u00e3o e o fortalecimento de elos regionais e n\u00facleos de pesquisa em EA.<\/p>\n\n\n\n

Metas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A din\u00e2mica para implanta\u00e7\u00e3o do projeto e a estrutura de funcionamento da REASul pode ser melhor explicada a partir do detalhamento das metas do projeto, abaixo descritas.<\/p>\n\n\n\n

Meta 1<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Cria\u00e7\u00e3o, gest\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o da Rede Sul Brasileira de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental (REASul), e estrutura\u00e7\u00e3o, manuten\u00e7\u00e3o e amplia\u00e7\u00e3o de seu website.<\/p>\n\n\n\n

A estrat\u00e9gia a ser empregada para implanta\u00e7\u00e3o da REASul, e com ela o lan\u00e7amento de sementes de id\u00e9ias para a cria\u00e7\u00e3o de redes estaduais e tem\u00e1ticas, ter\u00e1 como base inicial a implanta\u00e7\u00e3o da Comiss\u00e3o de Gest\u00e3o Participativa (CGP) e estrutura\u00e7\u00e3o de uma secretaria executiva. Cada uma das 5 institui\u00e7\u00f5es envolvidas no projeto indicar\u00e1 um representante para a CGP (mais o coordenador t\u00e9cnico) que se reunir\u00e1 fisicamente a cada trimestre, e efetuar\u00e1, tamb\u00e9m, debates atrav\u00e9s de lista eletr\u00f4nica de discuss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Todas as atividades do projeto e da REASul ser\u00e3o disponibilizadas em um site hospedado na UNIVALI (que j\u00e1 mant\u00e9m o site da REBEA), planejado e mantido por um webdesigner, que tamb\u00e9m ser\u00e1 respons\u00e1vel pela instala\u00e7\u00e3o do F\u00f3rum virtual da REASul, principalmente, nas metas 2 e 3.<\/p>\n\n\n\n

Meta 2<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Realiza\u00e7\u00e3o de diagn\u00f3sticos do estado da arte em EA (programas, projetos, pr\u00e1ticas educativas e materiais produzidos) de institui\u00e7\u00f5es de ensino, \u00f3rg\u00e3os governamentais e n\u00e3o-governamentais, associa\u00e7\u00f5es e entidades e dos especialistas \/ pesquisadores \/ docentes \/ ambientalistas atuantes na regi\u00e3o Sul e sua disponibiliza\u00e7\u00e3o para o piloto do SIBEA e integrada ao site da REASul. Na realiza\u00e7\u00e3o deste diagn\u00f3stico, inicialmente, ser\u00e3o utilizados os dados contidos na Ecolista e demais cadastros\/mailling dispon\u00edveis em \u00f3rg\u00e3os p\u00fablicos. Ser\u00e3o remetidos pelo correio 3.000 formul\u00e1rios (1.000 em cada estado) para coletar dados para a REASul e o SIBEA.<\/p>\n\n\n\n

Meta 3<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Estrutura\u00e7\u00e3o e fomento de elos estaduais e n\u00facleos de EA locais para realiza\u00e7\u00e3o de cursos\/oficinas de capacita\u00e7\u00e3o, encontros regionais e semin\u00e1rios de avalia\u00e7\u00e3o,- tanto presencial quanto a dist\u00e2ncia-, visando a estrutura\u00e7\u00e3o, amplia\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o da REASul e de outras redes, e prepara\u00e7\u00e3o de agentes\/educadores em EA para o uso pedag\u00f3gico de redes informacionais.<\/p>\n\n\n\n

Ser\u00e3o efetuados contatos e visitas \u00e0s institui\u00e7\u00f5es de ensino superior (IES) ligadas as 12 entidades pertencentes \u00e0 Associa\u00e7\u00e3o Catarinense das Funda\u00e7\u00f5es Educacionais – ACAFE (www.acafe.rct-sc.br) em Santa Catarina, a Associa\u00e7\u00e3o das Institui\u00e7\u00f5es do Ensino Superior do Rio Grande do Sul (AIES\/RS) e na rede de funda\u00e7\u00f5es no Paran\u00e1, visando a distribui\u00e7\u00e3o dos formul\u00e1rios de diagn\u00f3stico, o estabelecimento de contatos e a celebra\u00e7\u00e3o de Termos de Coopera\u00e7\u00e3o T\u00e9cnica entre os proponentes da REASul e prov\u00e1veis integrantes da rede. Tamb\u00e9m ser\u00e3o oferecidos 5 cursos e oficinas de capacita\u00e7\u00e3o em EA, de forma presencial e por meio da utiliza\u00e7\u00e3o de redes eletr\u00f4nicas de teleconfer\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Com o fortalecimento dos elos regionais pretende-se propor a implanta\u00e7\u00e3o de Grupos de Trabalho em EA, que seriam ampliados em pelo menos um Semin\u00e1rio por estado. Nestes semin\u00e1rios ser\u00e3o apresentados os resultados parciais das informa\u00e7\u00f5es coligadas na meta 2 do projeto. tamb\u00e9m nos semin\u00e1rios ser\u00e1 proposta a organiza\u00e7\u00e3o de grupos de trabalho (GT) sobre temas espec\u00edficos, como a sustentabilidade, forma\u00e7\u00e3o de professores\/agentes\/educadores ambientais, produ\u00e7\u00e3o de materiais educativos para EA, dentre outros. Al\u00e9m destes Semin\u00e1rios estaduais, ser\u00e3o organizados dois encontros interinstitucionais de avalia\u00e7\u00e3o do projeto da REASul.<\/p>\n\n\n\n

Meta 4<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Cria\u00e7\u00e3o de mecanismos de divulga\u00e7\u00e3o\/difus\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es sobre atividades e projetos de EA na regi\u00e3o Sul, visando o fortalecimento de elos regionais e n\u00facleos de EA, o aprimoramento e a capacita\u00e7\u00e3o dos mantenedores e usu\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Nesta meta ser\u00e1 fomentada a organiza\u00e7\u00e3o de grupos interinstitucional de pesquisa, produ\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o de materiais educativos e audiovisuais e de tecnologias para EA, bem como a difus\u00e3o das atividades da REASul e do diagn\u00f3stico realizado na meta 2 por meio eletr\u00f4nico (Revista da FURG) e publica\u00e7\u00f5es. Tamb\u00e9m haver\u00e1 a produ\u00e7\u00e3o e difus\u00e3o de programas educativos de EA para r\u00e1dio, TV, meio eletr\u00f4nico (website das redes) e materiais impressos e audiovisuais j\u00e1 existentes.<\/p>\n\n\n\n

Ao final do projeto, ser\u00e1 editado um n\u00famero especial em revistas mantidas pela UNIVALI e FURG, contendo artigos que descrevam a experi\u00eancia com o projeto. Da mesma forma, ser\u00e3o produzidos e distribu\u00eddos CD Rooms com os resultados da an\u00e1lise do diagn\u00f3stico realizado pela REASul. E, finalizando esta meta, a REASul tamb\u00e9m prestar\u00e1 sua colabora\u00e7\u00e3o \u00e0 REBEA no sentido de produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fado e na distribui\u00e7\u00e3o do Jornal “O Educador Ambiental”.<\/p>\n\n\n\n

Resultados Esperados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ao t\u00e9rmino do projeto espera-se atingir os seguintes resultados:<\/p>\n\n\n\n