{"id":1069,"date":"2009-03-25T15:36:05","date_gmt":"2009-03-25T15:36:05","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:30","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:30","slug":"estruturacao_da_rede_pantanal_de_educacao_ambiental","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/estruturacao_da_rede_pantanal_de_educacao_ambiental.html","title":{"rendered":"Estrutura\u00e7\u00e3o da Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental"},"content":{"rendered":"\n
\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Resumo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O projeto “ESTRUTURA\u00c7\u00c3O DA REDE PANTANAL DE EDUCA\u00c7\u00c3O AMBIENTAL” pretende implantar e fortalecer a Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental atrav\u00e9s de um conjunto criativo de a\u00e7\u00f5es locais, descentralizadas mas coordenadas por decis\u00f5es colegiadas, embasadas no conhecimento t\u00e9cnico-cient\u00edfico e tendo como princ\u00edpio a qualidade da informa\u00e7\u00e3o e sua democratiza\u00e7\u00e3o por meio de v\u00e1rios instrumentos de comunica\u00e7\u00e3o. A iniciativa, que desconsidera os limites geopol\u00edticos sobre o ambiente natural, visa suprir uma necessidade de ambos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se faz presente mais de 80% do Pantanal – indiretamente pretende atingir tamb\u00e9m as \u00e1reas do Pantanal no Paraguai e Bol\u00edvia. A inexist\u00eancia de uma rede articulada espec\u00edfica para tratar das quest\u00f5es ambientais, voltadas para o processo de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, leva a uma grande car\u00eancia para a\u00e7\u00f5es de prote\u00e7\u00e3o e conserva\u00e7\u00e3o da peculiar biodiversidade do Pantanal, reconhecidamente a maior plan\u00edcie alag\u00e1vel do mundo, de vital import\u00e2ncia para o sustento de comunidades tradicionais, ribeirinhas e ind\u00edgenas biodiversidade. Tal iniciativa faz jus aos t\u00edtulos que a regi\u00e3o recebeu recentemente: Patrim\u00f4nio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera Mundial.<\/p>\n\n\n\n

O projeto pretende implantar e fortalecer a Aguap\u00e9 \u2013 Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental em \u00e1rea de abrang\u00eancia da Bacia do Alto Paraguai (BAP), atrav\u00e9s de um conjunto criativo de a\u00e7\u00f5es locais, descentralizadas mas coordenadas por decis\u00f5es colegiadas, embasadas no conhecimento t\u00e9cnico cient\u00edfico e tendo como princ\u00edpio a qualidade da informa\u00e7\u00e3o e sua democratiza\u00e7\u00e3o por meio de v\u00e1rios instrumentos de comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Para a estrutura\u00e7\u00e3o da Aguap\u00e9 \u2013 Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental foram definidos 10 munic\u00edpios-p\u00f3lo onde acontecer\u00e3o as a\u00e7\u00f5es do projeto: C\u00e1ceres (MT), Santo Ant\u00f4nio do Leverger (MT), Cuiab\u00e1 (MT), Campo Grande (MS), Aquidauana (MS), Coxim (MS), Jardim (MS), Corumb\u00e1 (MS) e Porto Murtinho (MS). A Aguap\u00e9, no entanto, deve se expandir para todo o Pantanal e intercambiar informa\u00e7\u00f5es e a\u00e7\u00f5es com outras redes de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Metas e Produtos Esperados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o cinco grandes metas, que ser\u00e3o atingidas mediante o desenvolvimento de uma s\u00e9rie de atividades. Para sua estrutura\u00e7\u00e3o e detalhamento das metodologias para a execu\u00e7\u00e3o das atividades foram feitas seguidas reuni\u00f5es na Ecoa com as institui\u00e7\u00f5es parceiras as quais se responsabilizaram por um conjunto de tarefas para a constru\u00e7\u00e3o coletiva do projeto. Deste modo o que est\u00e1 adiante apresentado decorre de intensas discuss\u00f5es e troca de experi\u00eancia. Por fim, a distribui\u00e7\u00e3o das atividades previstas e estabelecimento das coordena\u00e7\u00f5es das metas foram feitos de forma participativa, respeitando-se a experi\u00eancia e as aptid\u00f5es e quadro t\u00e9cnico de cada parceira, cuidando-se para descentralizar o uso dos recursos financeiros segundo programa\u00e7\u00e3o or\u00e7ament\u00e1ria adequada para o cumprimento das atividades compactuadas.<\/p>\n\n\n\n

Para que os objetivos deste projeto se concretizem ser\u00e3o realizadas as metas com os seguintes produtos esperados:<\/p>\n\n\n\n

1) Diagn\u00f3stico da Situa\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental no Pantanal<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Prazo de execu\u00e7\u00e3o: primeiros 4 meses da execu\u00e7\u00e3o do projeto.<\/p>\n\n\n\n

Produtos esperados: Diagn\u00f3stico do cen\u00e1rio da educa\u00e7\u00e3o ambiental nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apontando os principais agentes e a cataloga\u00e7\u00e3o das principais institui\u00e7\u00f5es; produ\u00e7\u00e3o de dois relat\u00f3rios com lista e plano de sustentabilidade da Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n

2) Difus\u00e3o de Informa\u00e7\u00f5es e Not\u00edcias Socioambientais<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Prazo de execu\u00e7\u00e3o: 18 meses<\/p>\n\n\n\n

Produtos esperados: Disponibiliza\u00e7\u00e3o on-line das informa\u00e7\u00f5es ao p\u00fablico sobre os aspectos t\u00e9cnicos, conceituais e pedag\u00f3gicos da educa\u00e7\u00e3o ambiental, al\u00e9m de disponibiliza\u00e7\u00e3o de not\u00edcias socioambientais, produtos e informa\u00e7\u00f5es geradas pela Rede Aguap\u00e9; produ\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es regulares sobre pr\u00e1ticas de educa\u00e7\u00e3o ambiental; produ\u00e7\u00e3o de 9 edi\u00e7\u00f5es impressas de revista informativo-noticiosa com periodicidade bimestral; produ\u00e7\u00e3o e difus\u00e3o de conhecimento t\u00e9cnico em educa\u00e7\u00e3o ambiental, com a confec\u00e7\u00e3o de artigos elaborados por t\u00e9cnicos que atuam na \u00e1rea de meio ambiente\/educa\u00e7\u00e3o ambiental\/educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

3) Capacita\u00e7\u00e3o de Agentes Multiplicadores para gest\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o Ambiental em Rede<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Prazo de execu\u00e7\u00e3o: 6 meses<\/p>\n\n\n\n

Resultados esperados: Curso de capacita\u00e7\u00e3o para trabalho em rede aliado \u00e0 Educa\u00e7\u00e3o Ambiental com 30 vagas gratuitas, sendo que 20 est\u00e3o garantidas para a participa\u00e7\u00e3o de dois representantes moradores dos 10 munic\u00edpios-p\u00f3lo definidos no projeto; o curso \u00e9 dividido em tr\u00eas m\u00f3dulos: 1-Estrat\u00e9gia de organiza\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o em redes; 2-Pol\u00edtica Ambiental, Legisla\u00e7\u00e3o e educa\u00e7\u00e3o Ambiental em Rede e 3-Planejamento e Gest\u00e3o Ambiental em Rede. Ser\u00e3o dois meses para cada m\u00f3dulo, com aulas te\u00f3ricas nos tr\u00eas iniciais e nos dois \u00faltimos. Durante o intervalo entre as aulas te\u00f3ricas, os alunos desenvolver\u00e3o atividades pr\u00e1ticas demonstrativas, al\u00e9m de se articularem com os atores da educa\u00e7\u00e3o ambiental local.<\/p>\n\n\n\n

4) Anima\u00e7\u00e3o da Rede, Articula\u00e7\u00e3o e Mobiliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Prazo de execu\u00e7\u00e3o: 18 meses<\/p>\n\n\n\n

Resultados esperados: Promo\u00e7\u00e3o de 10 reuni\u00f5es multidisciplinares e de articula\u00e7\u00e3o; realiza\u00e7\u00e3o de 10 visitas t\u00e9cnicas; realiza\u00e7\u00e3o de 6 semin\u00e1rios tem\u00e1ticos; realiza\u00e7\u00e3o de 6 oficinas de interc\u00e2mbio.<\/p>\n\n\n\n

A Aguap\u00e9 \u2013 Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental estar\u00e1 organizada de forma descentralizada. Os instrumentos a serem criados por meio de S\u00edtio Web, Lista de Discuss\u00e3o On line e comunica\u00e7\u00e3o via fax, telefone e correio eletr\u00f4nico permitir\u00e3o a perman\u00eancia e a participa\u00e7\u00e3o democr\u00e1tica de membros da rede virtual, a ECOA estabeleceu parcerias com as entidades Universidade Federal de Mato grosso do Sul (UFMS), Secretaria de Estado de Educa\u00e7\u00e3o de MS (SED\/MS), Instituto Brasileiro de Inova\u00e7\u00f5es pr\u00f3-Sociedade Saud\u00e1vel \u2013 Centro Oeste (IBISS-CO), Mulheres em A\u00e7\u00e3o no Pantanal. (MUPAN) e Instituto de Meio Pantanal (IMAP\/MS) que visam assegurar a qualidade de produtos gerados e das informa\u00e7\u00f5es e dados a serem divulgados.<\/p>\n\n\n\n

Foi criada tamb\u00e9m a categoria de \u201cAssociado\u201d \u00e0 rede, na qual pessoas f\u00edsicas ou jur\u00eddicas poder\u00e3o se tornar membros da rede e participar de discuss\u00f5es, eventos e atividades, bem como receber materiais produzidos como revista impressa, relat\u00f3rios, diagn\u00f3stico e demais informa\u00e7\u00f5es geradas pelas a\u00e7\u00f5es da rede sem \u00f4nus para si.<\/p>\n\n\n\n

Reda\u00e7\u00e3o Ambiente Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Para a estrutura\u00e7\u00e3o da Aguap\u00e9 \u2013 Rede Pantanal de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental foram definidos 10 munic\u00edpios-p\u00f3lo onde acontecer\u00e3o as a\u00e7\u00f5es do projeto: C\u00e1ceres (MT), Santo Ant\u00f4nio do Leverger (MT), Cuiab\u00e1 (MT), Campo Grande (MS), Aquidauana (MS), Coxim (MS), Jardim (MS), Corumb\u00e1 (MS) e Porto Murtinho (MS). A Aguap\u00e9, no entanto, deve se expandir para todo o Pantanal e intercambiar informa\u00e7\u00f5es e a\u00e7\u00f5es com outras redes de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental do Brasil. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1436],"tags":[87,641,383],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1069"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1069"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1069\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4390,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1069\/revisions\/4390"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1069"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1069"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1069"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}