{"id":1065,"date":"2009-03-25T14:48:51","date_gmt":"2009-03-25T14:48:51","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:34","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:34","slug":"o_uso_da_percepcao_ambiental_como_instrumento_de_gestao_em_aplicacoes_ligadas_as_areas_educacional_e_meio_ambiente","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/o_uso_da_percepcao_ambiental_como_instrumento_de_gestao_em_aplicacoes_ligadas_as_areas_educacional_e_meio_ambiente.html","title":{"rendered":"O Uso da Percep\u00e7\u00e3o Ambiental como Instrumento de Gest\u00e3o em Aplica\u00e7\u00f5es Ligadas \u00e0s \u00c1reas Educacional e Meio Ambiente"},"content":{"rendered":"\n
A Faculdade Brasileira \u2013 UNIVIX \/ Vit\u00f3ria (www.univix.br), Estado do Esp\u00edrito Santo oferece os cursos de Farm\u00e1cia, Enfermagem, Psicologia, Direito, Ci\u00eancias Cont\u00e1beis, Administra\u00e7\u00e3o, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia El\u00e9trica e Engenharia de Produ\u00e7\u00e3o Civil, para cerca de 2.500 alunos.<\/p>\n\n\n\n
Por iniciativa do curso de Engenharia de Produ\u00e7\u00e3o Civil (EPC), visando dar maior amplitude a seu programa de extens\u00e3o para alunos interessados na tem\u00e1tica ambiental, implantou, em fins de 2002, o N\u00facleo de Estudos em Percep\u00e7\u00e3o Ambiental – NEPA.<\/p>\n\n\n\n
O NEPA teve como membros fundadores os cursos de Psicologia, Direito, Enfermagem e Engenharia El\u00e9trica, sendo coordenado pela EPC.<\/p>\n\n\n\n
Estes participam do n\u00facleo de estudo, com professores mestres e doutores, objetivando um enfoque multidisciplinar (processamento de dados, estat\u00edstica, qu\u00edmica, engenharia ambiental, direito, psicologia, etc), possibilitando o atendimento das demandas de pesquisa de interesse dos alunos ou propostas pelos pr\u00f3prios professores.<\/p>\n\n\n\n
A produ\u00e7\u00e3o cient\u00edfica do NEPA se destacou em 2003 atrav\u00e9s da publica\u00e7\u00e3o de artigos em tr\u00eas revistas t\u00e9cnicas de circula\u00e7\u00e3o nacional, sendo que o trabalho \u201cPercep\u00e7\u00e3o Ambiental de Professores da Faculdade Brasileira \u2013 UNIVIX\u201d, recebeu o Pr\u00eamio Ecologia 2003 (promovido pela Secretaria de Estado para Assuntos de Meio Ambiente e Recursos H\u00eddricos do Estado do Esp\u00edrito Santo), bem como Men\u00e7\u00e3o Honrosa no Pr\u00eamio Conselho de Meio Ambiente 2003, da Federa\u00e7\u00e3o das Ind\u00fastrias do Estado do Esp\u00edrito Santo.<\/p>\n\n\n\n
A escolha da tem\u00e1tica \u201cPercep\u00e7\u00e3o Ambiental\u201d foi produto de um estudo cuidadoso. Optou-se por esta tem\u00e1tica, pois era inten\u00e7\u00e3o da coordena\u00e7\u00e3o do curso de EPC estabelecer uma forma diferenciada de oferta da disciplina \u201cCi\u00eancias do Ambiente\u201d, direcionando-a as efetivas necessidades dos alunos. Por outro lado, aspecto n\u00e3o menos importante, o instrumento favorecia uma a\u00e7\u00e3o interdisciplinar no processo de inser\u00e7\u00e3o da vari\u00e1vel ambiental ao longo de toda a grade curricular do curso, e n\u00e3o apenas atrav\u00e9s da disciplina oferecida regularmente.<\/p>\n\n\n\n
Lan\u00e7ando m\u00e3o de question\u00e1rios especialmente desenvolvidos, o NEPA, que concentrou seu trabalho em segmentos formadores de opini\u00e3o, desenvolveu e vem usando a percep\u00e7\u00e3o ambiental (PA) como instrumento pedag\u00f3gico auxiliar no encaminhamento da tem\u00e1tica ambiental no \u00e2mbito das institui\u00e7\u00f5es de ensino.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 importante destacar que a base do sucesso de uma pesquisa envolvendo PA est\u00e1 diretamente ligada \u00e0 qualidade do question\u00e1rio adotado . Tal question\u00e1rio dever\u00e1 estar estruturado \u00e0 luz dos objetivos a que se pretende e, sobretudo, considerar o tipo \/ n\u00edvel do entrevistado.<\/p>\n\n\n\n
Portanto, um dos objetivos iniciais das pesquisas do NEPA foi a proposi\u00e7\u00e3o de um instrumento pedag\u00f3gico auxiliar que pudesse ser aplicado em alunos ingressantes em uma institui\u00e7\u00e3o de ensino,possibilitando a identifica\u00e7\u00e3o e quantifica\u00e7\u00e3o da percep\u00e7\u00e3o dos entrevistados frente \u00e0s v\u00e1rias \u00e1reas do conhecimento ambiental.<\/p>\n\n\n\n
O question\u00e1rio visava identificar, em rela\u00e7\u00e3o ao conhecimento ambiental original dos alunos, as denominadas \u201clacunas de informa\u00e7\u00e3o\u201d, bem como \u201cinforma\u00e7\u00f5es distorcidas\u201d. Tais aspectos s\u00e3o essenciais (vis\u00e3o inter e multidisciplinar) quando do planejamento das atividades a serem oferecidas (v\u00eddeos, visitas t\u00e9cnicas, palestras de especialistas externos \u00e0 institui\u00e7\u00e3o, discuss\u00e3o de casos, pesquisas dirigidas, est\u00e1gios programados em empresas e \u00f3rg\u00e3os normativos de controle ambiental, etc).<\/p>\n\n\n\n
Em rela\u00e7\u00e3o aos professores, a metodologia proposta permite identificar vulnerabilidades no contexto do conhecimento do corpo docente da institui\u00e7\u00e3o, objetivando, tamb\u00e9m, a defini\u00e7\u00e3o de um processo de interven\u00e7\u00e3o sobre tais vulnerabilidades e, por conseq\u00fc\u00eancia, o aprimoramento do conhecimento da tem\u00e1tica ambiental dos mesmos (workshops direcionados, semin\u00e1rios internos com a presen\u00e7a de alunos, circula\u00e7\u00e3o de bibliografia direcionada, defini\u00e7\u00e3o conjunta de temas a serem trabalhados com os alunos de forma multidisciplinar, estrutura\u00e7\u00e3o conjunta do programa de extens\u00e3o, visitas t\u00e9cnicas, etc).<\/p>\n\n\n\n
Portanto, explicitadas as vulnerabilidades de conhecimento ambiental de alunos e professores, a metodologia adotada tornou poss\u00edvel planejar, de forma objetiva, as formas mais eficazes de encaminhar a solu\u00e7\u00e3o mais adequada para os problemas identificados.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 importante destacar, como mostrou a pesquisa desenvolvida com os alunos, que os problemas diagnosticados n\u00e3o estavam vinculados apenas a alunos ingressantes de diferentes cursos, mas, tamb\u00e9m, entre turmas de alunos de um mesmo curso.<\/p>\n\n\n\n
Neste novo contexto, um processo de transfer\u00eancia de conhecimento at\u00e9 ent\u00e3o considerado est\u00e1tico (disciplina padr\u00e3o oferecida sistematicamente \u00e0s v\u00e1rias turmas) se transformou em um processo din\u00e2mico, sustentado em informa\u00e7\u00f5es quantitativas, pass\u00edveis de reavalia\u00e7\u00e3o peri\u00f3dica (gera\u00e7\u00e3o de um banco de dados), adequado \u00e0s necessidades da real demanda de informa\u00e7\u00f5es de cada turma e\/ou curso. Tal fato consolidou uma proposta pedag\u00f3gica diferenciada, mais eficaz no encaminhamento da tem\u00e1tica ambiental nas institui\u00e7\u00f5es de ensino.<\/p>\n\n\n\n
A mesma metodologia tamb\u00e9m vem sendo utilizada pelo NEPA como instrumento de pr\u00e9-diagn\u00f3stico do conhecimento ambiental de comunidades a que se pretende oferecer programas de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental, evitando, como muitas das vezes ocorre, oferecer um programa sem plena ader\u00eancia com as reais expectativas dos participantes.<\/p>\n\n\n\n
A mesma metodologia pode ser utilizada para a avalia\u00e7\u00e3o,junto a comunidades de sua \u00e1rea de influ\u00eancia (partes interessadas), dos resultados percebidos pela sociedade decorrentes de programas ambientais e\/ou sociais, mantidos por uma empresa ou institui\u00e7\u00e3o. Ou seja, a quantifica\u00e7\u00e3o, via avalia\u00e7\u00e3o da percep\u00e7\u00e3o ambiental, dos efeitos (efic\u00e1cia) das a\u00e7\u00f5es de responsabilidade ambiental e social de uma organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
No momento o NEPA est\u00e1 iniciando uma pesquisa com 1.500 professores do ensino fundamental p\u00fablico, de escolas do estado e munic\u00edpios do sul do Esp\u00edrito Santo. A pesquisa visa, a partir da an\u00e1lise de seus resultados, estabelecer uma proposta de programa de Educa\u00e7\u00e3o Ambiental a ser oferecido a tais professores. Este trabalho, que est\u00e1 sendo desenvolvido com apoio de uma grande empresa do estado, conta com a \u00edntima participa\u00e7\u00e3o das Secretarias Estadual e Municipais de Educa\u00e7\u00e3o, bem como as de Meio Ambiente.<\/p>\n\n\n\n
Para a sustenta\u00e7\u00e3o da pesquisa, foi elaborado um question\u00e1rio, com perguntas de m\u00faltipla escolha que, para alguns itens solicita a apresenta\u00e7\u00e3o de justificativa para a resposta apresentada.<\/p>\n\n\n\n
Outra pesquisa do NEPA que merece destaque est\u00e1 relacionada \u00e0 percep\u00e7\u00e3o, pela sociedade, dos pontos mais importantes da legisla\u00e7\u00e3o ambiental b\u00e1sica, envolvendo, tamb\u00e9m, a forma como o cidad\u00e3o v\u00ea o trabalho (desempenho) dos \u00f3rg\u00e3os normativos de controle ambiental (federal, estadual e municipais)<\/p>\n\n\n\n
Como exemplo final de aplica\u00e7\u00e3o de PA, est\u00e1 a avalia\u00e7\u00e3o dos efeitos denominados \u201capelos ecol\u00f3gicos\u201d (transg\u00eanicos, biodegrad\u00e1veis, reciclagem, etc) sobre o perfil de decis\u00e3o de compra dos consumidores. O trabalho ser\u00e1 realizado em redes de supermercados da Grande Vit\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n
Portando, como mostra a diversidade das pesquisas conduzidas pelo NEPA, o uso da PA como instrumento de gest\u00e3o, apresenta um grande potencial de uso, al\u00e9m de um poderoso instrumento no \u00e2mbito das atividades educacionais.<\/p>\n\n\n\n
Em particular, a proposta do NEPA, voltada ao aprimoramento do ensino da tem\u00e1tica ambiental, vem despertando interesse por parte de outras institui\u00e7\u00f5es de ensino, fato que levou o n\u00facleo a disponibilizar as informa\u00e7\u00f5es aos interessados, bem como, nestes casos, estimulando e estruturando a realiza\u00e7\u00e3o de trabalhos em parceria.<\/p>\n\n\n\n
As informa\u00e7\u00f5es sobre os trabalhos conduzidos pelo NEPA, bem como seus resultados e instrumentos usados nas pesquisas, podem ser acessadas atrav\u00e9s dos sites www.futurasgeracoes.com.br e www.ambientetotal.pro.br , que criaram, a partir dos trabalhos gerados na UNIVIX, espa\u00e7os espec\u00edficos para a divulga\u00e7\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o de iniciativas ligadas a Percep\u00e7\u00e3o Ambiental. Outra forma de informa\u00e7\u00e3o \u00e9 contatar diretamente a coordena\u00e7\u00e3o do NEPA via internet ( roosevelt@ebrnet.com.br) ou por telefone (27) 3335.5629.<\/p>\n\n\n\n
Para concluir, uma das metas do NEPA para 2004, ainda em est\u00e1gio preliminar de encaminhamento, dado que exigir\u00e1 a defini\u00e7\u00e3o de, no m\u00ednimo, um parceiro em cada estado da federa\u00e7\u00e3o, visa \u00e0 defini\u00e7\u00e3o do \u201cPerfil Nacional de Percep\u00e7\u00e3o Ambiental de Estudantes e Professores de Institui\u00e7\u00f5es de Ensino Superior\u201d. Contatos j\u00e1 iniciados – envolvendo institui\u00e7\u00f5es de ensino superior p\u00fablicas e privadas – mostram um interesse efetivo em participar da pesquisa, bem como evidenciam a import\u00e2ncia deste tipo de informa\u00e7\u00e3o consolidada.<\/p>\n\n\n\n
Portanto, o NEPA tem interesse em manter contato, para troca de experi\u00eancias ou a realiza\u00e7\u00e3o de trabalhos em parceria, com outros grupos que se dediquem a pesquisas na linha da Percep\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n\n\n\n
Maiores informa\u00e7\u00f5es:<\/em>\n<\/em><\/p>\n\n\n\n Prof. Roosevelt Fernandes (E-mails: roosevelt@ebrnet.com.br ou nepa@ebrnet.com.br)<\/em><\/p>\n\n\n\n\n<\/em>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Colaboradores: alunos do curso de Engenharia de Produ\u00e7\u00e3o Civil da UNIVIX, em trabalho de extens\u00e3o , ligados ao NEPA (Clarice Melo Gon\u00e7alves, Ana Regi<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A escolha da tem\u00e1tica \u201cPercep\u00e7\u00e3o Ambiental\u201d foi produto de um estudo cuidadoso. Optou-se por esta tem\u00e1tica, pois era inten\u00e7\u00e3o da coordena\u00e7\u00e3o do curso de EPC estabelecer uma forma diferenciada de oferta da disciplina \u201cCi\u00eancias do Ambiente\u201d, direcionando-a as efetivas necessidades dos alunos. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1436],"tags":[87,103,112],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1065"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1065"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1065\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4394,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1065\/revisions\/4394"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1065"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1065"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1065"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}