{"id":1063,"date":"2009-03-25T14:23:29","date_gmt":"2009-03-25T14:23:29","guid":{"rendered":""},"modified":"2021-07-10T20:13:34","modified_gmt":"2021-07-10T23:13:34","slug":"parque_escola_-_um_novo_conceito_de_diversao_e_preservacao_ambiental","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/educacao\/programas_ambientais\/parque_escola_-_um_novo_conceito_de_diversao_e_preservacao_ambiental.html","title":{"rendered":"Parque Escola – Um novo Conceito de Divers\u00e3o e preserva\u00e7\u00e3o Ambiental"},"content":{"rendered":"\n

Projeto Parque Escola – A divers\u00e3o que educa<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"q\"\/<\/figure>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Aprender sobre a natureza , mantendo um contato pr\u00f3ximo com seus elementos , pode ser a \u00fanica maneira de despertar nos indiv\u00edduos a necessidade de valorizar e buscar equil\u00edbrio din\u00e2mico entre os homens e o meio ambiente. Para que ocorram mudan\u00e7as de atitudes , o indiv\u00edduo precisa estar consciente e, principalmente, sensibilizado de seu papel enquanto esp\u00e9cie integrante de um ambiente equilibrado.<\/p>\n\n\n\n

A educa\u00e7\u00e3o como premissa b\u00e1sica para constru\u00e7\u00e3o de um mundo cidad\u00e3o, torna-se o eixo norteador das diversas rela\u00e7\u00f5es de prote\u00e7\u00e3o e conserva\u00e7\u00e3o que a humanidade pretende estabelecer com seu pr\u00f3prio habitat.<\/p>\n\n\n\n

Pensando na complexidade da natureza e na diversidade de benef\u00edcios que ela pode oferecer, \u00e9 que foi lan\u00e7ado em mar\u00e7o de 2001, o projeto “Parque Escola – a divers\u00e3o que educa”. A principal proposta \u00e9 educar e conscientizar estudantes das escolas p\u00fablicas e particulares de Santa Catarina sobre a import\u00e2ncia da preserva\u00e7\u00e3o da natureza. No primeiro ano de funcionamento, o “Parque Escola” j\u00e1 reuniu quase 11 mil estudantes . Para este ano, o n\u00famero de estudantes, inscritos e efetivados, supera os 6.000 somente no primeiro semestre.<\/p>\n\n\n\n

O cen\u00e1rio escolhido para realiza\u00e7\u00e3o deste trabalho \u00e9 o litoral catarinense, no Parque Unipraias Cambori\u00fa (Balne\u00e1rio Cambori\u00fa). Atrav\u00e9s de bondinhos a\u00e9reos, os visitantes atingem uma altura de 240 metros no alto do Morro da Aguada, ao sul da cidade. L\u00e1, encontra-se a Esta\u00e7\u00e3o Mata Atl\u00e2ntica, uma “vitrine viva” para estudos ecol\u00f3gicos. Sua estrutura \u00e9 composta por 500 metros de passarelas devidamente sinalizadas com dicas de preserva\u00e7\u00e3o ambiental e placas explicativas sobre a fauna e flora da Mata Atl\u00e2ntica; mirantes; orat\u00f3rio; anfiteatro ao ar livre e audit\u00f3rio \u00c2ngelo Bogo. Tudo isso, num parque ambiental de 60 mil m2, uma RPPN (Reserva Particular de Patrim\u00f4nio Nacional).<\/p>\n\n\n\n

Durante o passeio, os estudantes s\u00e3o acompanhados por monitores e bi\u00f3logos mostrando um pouco da biodiversidade da mata, al\u00e9m de palestra sobre o referido tema. Recebem tamb\u00e9m, cartilha explicativa, um lanche e tarifas especiais no ingresso ao Parque Unipraias.<\/p>\n\n\n\n

Com o sucesso do projeto Parque Escola – a divers\u00e3o que educa, o Parque Unipraias recebeu o “Pr\u00eamio Amigo de Santa Catarina”, concedido pelo Governador do Estado, Esperidi\u00e3o Amim em novembro\/2001. O empreendimento tur\u00edstico foi considerado entre as 7 empresas destaque do Estado, no que se refere aos servi\u00e7os em prol ao meio – ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Parque Unipraias<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Parque Unipraias Cambori\u00fa consiste em 47 bondinhos a\u00e9reos, cabines fechadas com capacidade para seis pessoas cada, cortando o c\u00e9u de Balne\u00e1rio Cambori\u00fa, um show de imagens inesquec\u00edveis. S\u00e3o os \u00fanicos bondinhos a\u00e9reos do mundo a ligarem duas praias – a Praia Central de Bal. Cambori\u00fa \u00e0 praia de Laranjeiras. O complexo tur\u00edstico \u00e9 dividido em tr\u00eas esta\u00e7\u00f5es, interligadas por cabos, onde passam os bondinhos a\u00e9reos. O equipamento \u00e9 considerado pela empresa fabricante, a italiana Leitner, como a maior tecnologia j\u00e1 implantada na Am\u00e9rica. A “Barra Sul”, local para embarque dos passageiros, \u00e9 a primeira esta\u00e7\u00e3o com estrutura composta de centro comercial e pra\u00e7a de alimenta\u00e7\u00e3o disposta em tr\u00eas andares.<\/p>\n\n\n\n

A ansiedade toma conta dos visitantes ao chegar na \u00e1rea de embarque da esta\u00e7\u00e3o Barra Sul, o terceiro andar. Depois de entrar nas cabines, o quadro natural se forma, um contraste do verde da Mata Atl\u00e2ntica com o azul do mar. Uma subida a 240 metros de altura no alto do Morro da Aguada at\u00e9 a segunda esta\u00e7\u00e3o, a “Mata Atl\u00e2ntica”, numa altura equivalente a um edif\u00edcio de 80 andares. E como se n\u00e3o bastasse, um parque ambiental de 60 mil m2 foi formado com objetivo de apresentar aos visitantes, as obras de arte constru\u00eddas pela natureza e emolduradas por 500 metros de passarelas ecol\u00f3gicas, devidamente estruturadas.<\/p>\n\n\n\n

De volta aos bondinhos a\u00e9reos, a pr\u00f3xima parada \u00e9 a esta\u00e7\u00e3o Laranjeiras, a 100 metros do mar, onde atrav\u00e9s de um boulevard, as pessoas caminham at\u00e9 a praia de \u00e1guas tranq\u00fcilas, estruturada por bares e restaurantes.<\/p>\n\n\n\n

Mais informa\u00e7\u00f5es podem ser obtidas pelo fone: (47) 367-0493 no Dep. De marketing e comercializa\u00e7\u00e3o ou atrav\u00e9s da home-page: www.unipraias.com.br.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O cen\u00e1rio escolhido para realiza\u00e7\u00e3o deste trabalho \u00e9 o litoral catarinense, no Parque Unipraias Cambori\u00fa (Balne\u00e1rio Cambori\u00fa). Atrav\u00e9s de bondinhos a\u00e9reos, os visitantes atingem uma altura de 240 metros no alto do Morro da Aguada, ao sul da cidade. <\/a><\/p>\n<\/div>","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1436],"tags":[87,1159],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1063"}],"collection":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1063"}],"version-history":[{"count":1,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1063\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4396,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1063\/revisions\/4396"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1063"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1063"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/localhost\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1063"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}